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BMW E87 M47 20D vs Seat Leon 1P 2.0 140cv PD/CR

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    BMW E87 M47 20D vs Seat Leon 1P 2.0 140cv PD/CR

    Boa noite


    Ando à procura de um novo carro para utilização diária, será para fazer cerca de 2k KM's mês.


    O meu lado pouco irracional leva-me para estas 2 opções, são aquelas que me despertam mais interesse, talvez seja pela minha imaturidade mas adiante...


    N47 excluído por razões óbvias, como gosto do Série 1 então estou virado para o M47, que me podem dizer sobre os problemas crónicos deste modelo para além das borboletas? E claro, problemas típicos deste modelo.


    Outra possibilidade é um Leon 2.0, tenho dúvidas sobre quando é que o motor CR foi lançado no Leon, já ouvi dizer 2008, outros 2009, outros 2011...

    Sei que o PD teve o problema das cabeças e que consome um bocadinho de óleo, 1L entre revisões, o resto desconheço...
    Alguém que me possa elucidar sobre o carro em si em termos de problemas?


    Todas as opiniões serão bem recebidas!


    PS: Uma dúvida, vendi recentemente um carro e tinha VV, retirei o dispositivo, o que terei de fazer para evitar problemas?

    Cumprimentos

    #2
    Originalmente Colocado por delta18 Ver Post
    Boa noite


    Ando à procura de um novo carro para utilização diária, será para fazer cerca de 2k KM's mês.


    O meu lado pouco irracional leva-me para estas 2 opções, são aquelas que me despertam mais interesse, talvez seja pela minha imaturidade mas adiante...


    N47 excluído por razões óbvias, como gosto do Série 1 então estou virado para o M47, que me podem dizer sobre os problemas crónicos deste modelo para além das borboletas? E claro, problemas típicos deste modelo.


    Outra possibilidade é um Leon 2.0, tenho dúvidas sobre quando é que o motor CR foi lançado no Leon, já ouvi dizer 2008, outros 2009, outros 2011...

    Sei que o PD teve o problema das cabeças e que consome um bocadinho de óleo, 1L entre revisões, o resto desconheço...
    Alguém que me possa elucidar sobre o carro em si em termos de problemas?


    Todas as opiniões serão bem recebidas!


    PS: Uma dúvida, vendi recentemente um carro e tinha VV, retirei o dispositivo, o que terei de fazer para evitar problemas?

    Cumprimentos
    Vai ao site da Via Verde e suspende o aparelho senão cada vez que o carro passar nas SCUTs quem paga és tu, é que não é preciso ter o aparelho no carro, aquilo lê as matriculas e manda a conta para a Via Verde que está associada à matricula.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por msantos Ver Post
      Vai ao site da Via Verde e suspende o aparelho senão cada vez que o carro passar nas SCUTs quem paga és tu, é que não é preciso ter o aparelho no carro, aquilo lê as matriculas e manda a conta para a Via Verde que está associada à matricula.
      Era o que previa, tinha dúvida era se dava para fazer online ou teria de me deslocar a uma loja física.

      Obrigado pela ajuda.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por msantos Ver Post
        Vai ao site da Via Verde e suspende o aparelho senão cada vez que o carro passar nas SCUTs quem paga és tu, é que não é preciso ter o aparelho no carro, aquilo lê as matriculas e manda a conta para a Via Verde que está associada à matricula.
        Se ele vendeu o carro, as contas não vão para o novo proprietário?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por delta18 Ver Post
          Boa noite


          Ando à procura de um novo carro para utilização diária, será para fazer cerca de 2k KM's mês.


          O meu lado pouco irracional leva-me para estas 2 opções, são aquelas que me despertam mais interesse, talvez seja pela minha imaturidade mas adiante...


          N47 excluído por razões óbvias, como gosto do Série 1 então estou virado para o M47, que me podem dizer sobre os problemas crónicos deste modelo para além das borboletas? E claro, problemas típicos deste modelo.


          Outra possibilidade é um Leon 2.0, tenho dúvidas sobre quando é que o motor CR foi lançado no Leon, já ouvi dizer 2008, outros 2009, outros 2011...

          Sei que o PD teve o problema das cabeças e que consome um bocadinho de óleo, 1L entre revisões, o resto desconheço...
          Alguém que me possa elucidar sobre o carro em si em termos de problemas?


          Todas as opiniões serão bem recebidas!


          PS: Uma dúvida, vendi recentemente um carro e tinha VV, retirei o dispositivo, o que terei de fazer para evitar problemas?

          Cumprimentos
          Vamos por partes:

          O M47 deu problemas com as borboletas da admissão (mandar retirar, perdes alguma força em baixas apenas) e turbos que, não sendo bem refrigerados, acabavam por rachar. Tirando isso parece bastante fiável embora se note bem a diferença de performance para o N47.

          Eu não iria para o Léon 2.0 TDI, pela simples razão de que são todos caros para burro! São inclusivamente mais caros que o A3 / Golf da mesma altura, com mais kms e menos bem equipados.

          O grupo VAG passou os 2.0TDI para CR em meados de 2008, e reconheces bem a diferença pelo barulho do motor: o PD soa imenso a tractor e tem aquele "kick" entre as 2000-2500 rpm, o CR é muito mais refinado e linear. Os primeiros 2.0 TDI PD tinham vários problemas de fiabilidade: os primeiros modelos (2004-2006) tinham o famoso problema das cabeças rachadas que entretanto foi corrigido. Os modelos de 170cv vinham com injectores piezoeléctricos com fiabilidade muito baixa. Por outro lado, os modelos CR (143/170cv) são muito mais fiáveis sem grandes problemas, são é dos afectados pelo Dieselgate.

          Quanto à Via Verde, vai já suspender aquilo.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
            Vamos por partes:

            O M47 deu problemas com as borboletas da admissão (mandar retirar, perdes alguma força em baixas apenas) e turbos que, não sendo bem refrigerados, acabavam por rachar. Tirando isso parece bastante fiável embora se note bem a diferença de performance para o N47.

            Eu não iria para o Léon 2.0 TDI, pela simples razão de que são todos caros para burro! São inclusivamente mais caros que o A3 / Golf da mesma altura, com mais kms e menos bem equipados.

            O grupo VAG passou os 2.0TDI para CR em meados de 2008, e reconheces bem a diferença pelo barulho do motor: o PD soa imenso a tractor e tem aquele "kick" entre as 2000-2500 rpm, o CR é muito mais refinado e linear. Os primeiros 2.0 TDI PD tinham vários problemas de fiabilidade: os primeiros modelos (2004-2006) tinham o famoso problema das cabeças rachadas que entretanto foi corrigido. Os modelos de 170cv vinham com injectores piezoeléctricos com fiabilidade muito baixa. Por outro lado, os modelos CR (143/170cv) são muito mais fiáveis sem grandes problemas, são é dos afectados pelo Dieselgate.

            Quanto à Via Verde, vai já suspender aquilo.
            Obrigado pela ajuda desde já!

            Sim, tenho noção que em termos de performance e consumos o N47 é bem superior ao M47, mas a fiabilidade, mesmo que encontrasse um já recentemente intervencionado, iria sempre andar com o coração nas mãos, por muito que tentem aligeirar o problema dizendo que é como se fosse a troca de uma "correia" normal só que mais dispendiosa.

            Os turbos penso que são os Mitsubishi que equipou alguns M47 que deram raia, mas também penso que com a quilometragem a rondar os 200k que já tenha sido alterada, também não é algo que me assuste muito.

            Quanto ao Leon sei que o motor CR é bastante fiável, o ideal seria encontrar um bom exemplar equipado com esse motor mas estava na dúvida quando é que tinham sido inseridos nos Leon e grupo Vag em geral.

            Penso que a melhor maneira de ter a certeza é ir pela potência declarada no livrete, se os CR têm 143cv então deve lá marcar 105kw ao invés de 103kw.


            O objetivo do carro será gozar do mesmo durante 2 ou 3 anos sem ter grandes problemas e depois vender, tendo em conta que já atingiram quase o máximo da desvolarização neste momento.

            A ser o série 1 tem de ser um com GPS e comandos no volante, é difícil encontrar o equilíbrio certo nos que estão neste momento à venda nos sites do costume.

            Já quanto ao Leon, sendo grupo Vag já tenho mais conhecimento relativamente às alterações que se pode fazer em termos de rádios originais que sejam compatíveis, porque o original pré-restyling é muito pobrezito...

            Comentário


              #7
              Atenção que os 2.0 PD de 2007 também estalavam cabeças.

              Comentário


                #8
                O Série 1 não dá problemas na embraiagem bi massa? E na electrónica?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por typerfan Ver Post
                  O Série 1 não dá problemas na embraiagem bi massa? E na electrónica?
                  Não tenho conhecimento disso. Parece ser um carro fiável, tirando os problemas óbvios (borboletas e turbo no M47, corrente no N47).

                  Comentário


                    #10
                    Tendo em conta a proximidade, sei de um exemplar, M47, GPS, comandos no volante mas sem pack M, com 265k KM's por cerca de 9k euros.

                    Supostamente foi feita a revisão no mês passado, borboletas removidas, Nacional...

                    Que dizem?

                    Comentário


                      #11
                      Tenho mais 2 debaixo de olho nas mesmas condições, a rondar supostamente os 200k KM's, por volta dos 10500/11000...


                      A do 9k seria bom no sentido de depois fazer uma revisão mais apurada e ter mais backup para algum problema grave momentâneo.


                      PS: há dias li pelo fórum que era possível verificar os KM's pela matricula de forma Online, com um custo de 27e, alguém me pode dizer ao certo onde e como?

                      Cumpz

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por delta18 Ver Post
                        Tendo em conta a proximidade, sei de um exemplar, M47, GPS, comandos no volante mas sem pack M, com 265k KM's por cerca de 9k euros.

                        Supostamente foi feita a revisão no mês passado, borboletas removidas, Nacional...

                        Que dizem?
                        Opah, o carro é despachado, mas o GPS não me parece um extra que queiras ter, pelo facto de que já deve estar terrivelmente desactualizado. Para além disso são 265 mil km num carro que é um segmento C. Qual o teu orçamento?

                        Comentário


                          #13
                          Não tenho bem um orçamento definido mas será sempre pela casa dos 10k, talvez mais se assim se justificar.

                          Como disse será uma compra irracional e emotiva, provavelmente irei-me arrepender daqui a uns meses mas ao menos pronto...


                          O GPS está atualizado, segundo ele...

                          Queria esta extra mais pelo design interior, fica diferente a meu ver, e como já estou habituado a estes sistemas antigos mas OEM (tinha um MFD 1 com interface no Golf IV), não será algo que me vá chatear muito, até porque GPS uso sempre o Meo Drive que cumpre perfeitamente.

                          Eu sei que são 265k, mas também encontrar um M47 com muito menos que estes KM's é quase certo que está martelado.

                          Os 265k, se estiver fiável, revisões em dia, não me assusta muito, mas assusta um bocadinho...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por delta18 Ver Post
                            Não tenho bem um orçamento definido mas será sempre pela casa dos 10k, talvez mais se assim se justificar.

                            Como disse será uma compra irracional e emotiva, provavelmente irei-me arrepender daqui a uns meses mas ao menos pronto...


                            O GPS está atualizado, segundo ele...

                            Queria esta extra mais pelo design interior, fica diferente a meu ver, e como já estou habituado a estes sistemas antigos mas OEM (tinha um MFD 1 com interface no Golf IV), não será algo que me vá chatear muito, até porque GPS uso sempre o Meo Drive que cumpre perfeitamente.

                            Eu sei que são 265k, mas também encontrar um M47 com muito menos que estes KM's é quase certo que está martelado.

                            Os 265k, se estiver fiável, revisões em dia, não me assusta muito, mas assusta um bocadinho...
                            Se forem kms suaves, em boas estradas, não será por aí também. O pior é se foram 265 mil em ENs esburacadas e a suspensão está toda partida.

                            Comentário


                              #15
                              Pois, esse é o problema!


                              Falo do meu caso, vendi recentemente um Golf IV com 265k também, por acaso , mas estava mesmo muito pouco estimado, o antigo dono não sei como desgastou tanto o carro em tão poucos KM's (tinha 180 quando o adquiri).

                              Por outro lado tenho amigos com Octávias com o mesmo motor e estão na casa dos 400k KM's sem problemas a assinalar, a mim calhou-me mesmo um limão dos grandes.


                              É tudo uma questão de sorte, com a que tenho será outro limão quase de certeza...

                              Comentário


                                #16
                                Isso só tu sabes. Mesmo assim com os 10k consegues boas alternativas noutras marcas mais generalistas, com menos kms.

                                Comentário


                                  #17
                                  Sim eu tenho noção disso, por isso frisei que seria uma escolha pouco racional...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Sim eu tenho noção disso, por isso frisei que seria uma escolha pouco racional...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Tenta esperar pelo negócio certo, se não tiveres pressa. Com 10k e se quiseres um carro (mais) potente a gasóleo não há realmente muitas opções.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Ainda por cima venho de um 1.9 TDI 130...

                                        Irei sempre sentir falta daquele kick às 2000rpm mas pronto, faz parte..

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                          Se ele vendeu o carro, as contas não vão para o novo proprietário?
                                          Não sei se entretanto mudou mas até há uns anos atrás ia para a conta da via verde que está associada à matricula.
                                          Eu recebi uma conta de uma SCUT para pagar e a matricula era de um antigo carro de trabalho a que eu tinha associada a minha via verde pessoal, quando liguei para a Via Verde a contestar e a dizer que o carro não era meu e era impossível este ter o aparelho de Via Verde porque estava guardado na minha casa é que me explicaram que o aparelho nas SCUT não é preciso para nada e que viam qual a via verde que estava associada à matricula e descontavam na conta, se não tiver via verde associada é que iam ver quem era o proprietário do carro, como foram uns 30 cêntimos não tive para me chatear com aquilo e suspendi de imediato a via verde e quando comprei outro carro reactivei, hoje em dia pelo site é muito simples.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por delta18 Ver Post
                                            Ainda por cima venho de um 1.9 TDI 130...

                                            Irei sempre sentir falta daquele kick às 2000rpm mas pronto, faz parte..
                                            Isso não terás no M47, de certeza. É um motor puramente linear, mas muito mais rápido que qualquer 1.9 TDI.

                                            Comentário

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