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E46 - Revisão A a Z

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    E46 - Revisão A a Z

    Boas "everybody" ,

    Adquiri à sensivelmente pouco tempo (1 mês e 1 semana) um BMW E46 Compact 320TD - 150 cv - cx 6, de 2005, nacional, com cerca de 129 mil km, full extras e pack M, em estado... "imaculado"! Acontece que sou um "piquinhas" autêntico com as minhas viaturas e ainda não encontrei nenhum tópico que se enquadrasse com as minhas questões e respostas que pretendo.
    A viatura foi-me entregue com revisão de óleo (Motul 5w40) + filtro do óleo + "breather" trocados + líquido refrigeração . O filtro de ar não foi trocado pois era o lavável K&N - filtro esse que retirei, juntamente com uma box de potência que vinha no carro. Quanto às famosas borboletas de admissão, também já foram removidas.
    Resumindo, após explicação das situações já descritas, e por andar com a cabeça "afundada" em trabalho, gostaria de vos pedir opinião / ajuda de que mais posso eu fazer e que seja necessário à minha viatura, para ficar revista de A a Z, e que o seu coração e periféricos trabalhe por muitos anos a bom ritmo! Agradecia uma pequena lista!

    Um abraço e agradecimento desde já!

    P.s - Já agora uma pequena dúvida, a oficina do stand em que comprei a viatura, partiu esta peça do "breather" (assinalada a vermelho), e eliminaram-a, ou seja retiraram do lugar e "deitaram no lixo" - a minha questão é a seguinte, esta peça tem alguma influência ou é "OK" andar sem a mesma?!?!?!
    "https://i.imgur.com/83CUrul.jpg"
    Editado pela última vez por Corona; 02 February 2018, 05:00.

    #2
    Originalmente Colocado por Corona Ver Post
    Boas "everybody" ,

    Adquiri à sensivelmente pouco tempo (1 mês e 1 semana) um BMW E46 Compact 320TD - 150 cv - cx 6, de 2005, nacional, com cerca de 129 mil km, full extras e pack M, em estado... "imaculado"! Acontece que sou um "piquinhas" autêntico com as minhas viaturas e ainda não encontrei nenhum tópico que se enquadrasse com as minhas questões e respostas que pretendo.
    A viatura foi-me entregue com revisão de óleo (Motul 5w40) + filtro do óleo + "breather" trocados + líquido refrigeração . O filtro de ar não foi trocado pois era o lavável K&N - filtro esse que retirei, juntamente com uma box de potência que vinha no carro. Quanto às famosas borboletas de admissão, também já foram removidas.
    Resumindo, após explicação das situações já descritas, e por andar com a cabeça "afundada" em trabalho, gostaria de vos pedir opinião / ajuda de que mais posso eu fazer e que seja necessário à minha viatura, para ficar revista de A a Z, e que o seu coração e periféricos trabalhe por muitos anos a bom ritmo! Agradecia uma pequena lista!

    Um abraço e agradecimento desde já!

    P.s - Já agora uma pequena dúvida, a oficina do stand em que comprei a viatura, partiu esta peça do "breather" (assinalada a vermelho), e eliminaram-a, ou seja retiraram do lugar e "deitaram no lixo" - a minha questão é a seguinte, esta peça tem alguma influência ou é "OK" andar sem a mesma?!?!?!
    "https://i.imgur.com/83CUrul.jpg"
    Óleo da caixa
    Óleo do diferencial
    Óleo dos travões
    Óleo da direcção assistida
    ...

    Comentário


      #3
      Comprei também à pouco tempo um E46, neste caso o sedan de 150cv. O meu já está reprogramado, também já foram retiradas as borboletas.

      À parte do que já foi mencionado, verifica se a temperatura de funcionamento está correcta. O ponteiro deverá estar sempre a meio, se oscilar em subidas, descidas ou mesmo em para-arranca, verifica os termostatos. Leva um no bloco e outro na EGR. O meu foram ambos trocados, o do bloco já estava uma lástima, tinha os apoios todos partidos.

      Comentário


        #4
        E46, box de potência, filtro K&N, 2005, 129k Km, imaculado

        De certeza que não tem uns 350k Km?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
          Óleo da caixa
          Óleo do diferencial
          Óleo dos travões
          Óleo da direcção assistida
          ...
          Obrigado pela ajuda!

          Originalmente Colocado por DSR Ver Post
          Comprei também à pouco tempo um E46, neste caso o sedan de 150cv. O meu já está reprogramado, também já foram retiradas as borboletas.

          À parte do que já foi mencionado, verifica se a temperatura de funcionamento está correcta. O ponteiro deverá estar sempre a meio, se oscilar em subidas, descidas ou mesmo em para-arranca, verifica os termostatos. Leva um no bloco e outro na EGR. O meu foram ambos trocados, o do bloco já estava uma lástima, tinha os apoios todos partidos.
          Notei essa situação este fim de semana! Mudei o termostato principal ontem, no entanto continua igual. Próximo fim de semana vou mudar o junto da EGR! Obrigado!

          Originalmente Colocado por CHB Ver Post
          E46, box de potência, filtro K&N, 2005, 129k Km, imaculado

          De certeza que não tem uns 350k Km?
          1º lugar - a box de potência é a da AC Schnitzer - por mais que tenha sido desenvolvida especialmente para o meu carro (sim, pelo que parece foi mesmo desenvolvida para o meu carro... coincidência... é por isso que está todo assasinado), retirei-a;
          2º lugar - o filtro notasse que foi novo - a viatura fez poucos km´s com o mesmo e já te explico o porquê abaixo;
          3º lugar - sim, a viatura está imaculada em todos os aspectos - pronto, não é nacional, a viatura é "regional", pois sou das ilhas, talvez te ilumine essa mente (não querendo dizer que não ande cá carro com km´s martelados, mas nada que se compare aí. Vocês e essa mania de todas as viaturas "premium" terem km´s martelados...). Foi comprada nova na no concessionário de cá ("Madeira Motores" - sim tenho a factura de compra da viatura quando nova, vê lá...), e a manutenção sempre lá foi feita ( excepto o filtro da K&N - daí dizer que tenha sido colocado à pouco tempo, inclusive penso que no stand - e sim também tenho o livro de manutenção da mesma e tudo...)

          Alguma dúvida dispõe.

          Abraços!

          Comentário


            #6
            E se tivesse 350k km não via grande problema. Andam muitos por aí com menos de 200mil e com manutenções que deixam a desejar.

            Comentário


              #7
              Pois, nas ilhas é mais complicado fazer 350 mil km
              Eu acrescentaria ao que foi dito coisas como as borrachas das portas, as peças plásticas do exterior (frisos, pára-choques), os faróis (polir ou substituir as ópticas).

              Comentário


                #8
                Se é mesmo para "derreter" (errado, para prevenir), manda ainda fazer um teste de compressão e descarbonizar/verificar o turbo. Aproveita e pede também para verificar o estado dos amortecedores/suspensões que, quase certo, ainda são os originais...

                Boa sorte com a máquina. Não há por aí muitos sítios onde "libertar" a fera, mas os que há chegam, exceto para fazer muita "ponta"!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por DSR Ver Post
                  E se tivesse 350k km não via grande problema. Andam muitos por aí com menos de 200mil e com manutenções que deixam a desejar.
                  Conheço casos de que revisões, só de 40k km em 40k km, e nem filtro de óleo se leva, e de vez em quando leva umas pastilhas de travão, mas é só porque sentem o carro a "andar sobre carris", porque a luz no painel de instrumentos não interessa, sigaaa!!!

                  Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
                  Pois, nas ilhas é mais complicado fazer 350 mil km
                  Eu acrescentaria ao que foi dito coisas como as borrachas das portas, as peças plásticas do exterior (frisos, pára-choques), os faróis (polir ou substituir as ópticas).
                  São só 741 km2 de ilha perante 89015 km2 de vós ... coisa pouca... - porém como só temos "montanhas", facto é que o nivel de "esforço" de um carro aqui é muito superior ao vosso.

                  Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                  Se é mesmo para "derreter" (errado, para prevenir), manda ainda fazer um teste de compressão e descarbonizar/verificar o turbo. Aproveita e pede também para verificar o estado dos amortecedores/suspensões que, quase certo, ainda são os originais...

                  Boa sorte com a máquina. Não há por aí muitos sítios onde "libertar" a fera, mas os que há chegam, exceto para fazer muita "ponta"!
                  Para fazer "ponta" aqui, só temos um ou dois sítios, porém só considero um como o único possível para fazer "ponta", e depende do carro - nesse sítio (tunel do Caniçal) eu a pendura de um Focus RS de 2008 com o kit mountune, ainda ficou muito aquém da velocidade máxima do carro. Porém para libertar "as feras" temos as famosas "serras" com muita curva - no caso do E46 até dá para andar um pouco de lado, mas com o quero zelar a todo o custo, essa hipótese está fora de ideias.


                  Obrigado a todos, estou a reter todos os comentários afim de proporcionar à maquina uma revisão de "A a Z"!

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                    #10
                    Boa sorte com o "bicho"!

                    Tens aí boas estradas de montanha para aproveitar sem estragar.... (ou estragar um pouquinho!! ) para ponta é que está curto!!

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