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Opinião carro a gasolina para converter a GPL

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    Opinião carro a gasolina para converter a GPL

    Boa tarde a todos

    Estou a pensar em adquirir um novo carro para converter a GPL e gostava de saber a vossa opinião sobre os modelos que tenho em mente e que instalador recomendam aqui pela zona de Braga e arredores.

    os carros que tenho em mente são:

    Dacia's (Lodgy ou Duster 1.2 tce ou Logan MCV 0.9 tce)
    Citroen C-Elysee 1.2 VTI a partir de 2014
    Fiat 500L
    Ford Focus SW 1.0 ecoboost
    Renault Grand Scenic 1.4TCE (esta era a minha preferia mas não se encontra nada cá a gasolina só Dci's

    Instaladores cá pela zona ouvi falar da Lovato mas gostava de saber as vossas opiniões

    Obrigado a todos e bons Kms

    #2
    Tens de ter em conta que existe uma enorme diferença na transformação de motores de injecção directa.

    Verifica bem que soluções existem para os motores que tenham injecção directa, como os ecoboost, os tsis, alguns tces, etc, preços, kits dedicados ou genéricos, etc.

    Só par baralhar um pouco, a Renault tem tces de inj. directa como os 1.2 de 130cv e outros indirecta como o 0.9 de 90cv.

    Comentário


      #3
      Se vier com GPL de origem é sempre um descanso, tens o caso dos dácias e de alguns Fiats.
      Se for para converteres aposta em motores mais velhinhos, pois trarão também menos dores de cabeça com o GPL, nomeadamente o 1.4 da Fiat e o 0.9 TCE, entre outros.

      Comentário


        #4
        Esse 500L tem o mesmo motor do meu Panda. Está a GPL à 75000km sem quaisquer problemas.

        A conversão custou-me em 2013, €1650.

        Hoje, já poupei €2600 depois de amortizar o que paguei a converter.


        Dessas opções, apenas os 0.9 TCe e o 0.9 TwinAir são de injeção indireta, o que torna a conversão mais barata.

        O 1.2 vti não sei se será de injeção indireta... o 1.2 Puretech já é de injeção direta.

        Comentário


          #5
          Aproveitando o tema do tópico, um Citroen C5 1.8 é bom para ser convertido a GPL?

          E se, por exemplo, no mercado existirem modelos C5 mas com o GPL antigo, de botija, será que valerão o risco do investimento, atendendo apenas a estas condicionantes e não motivos externos que também são importantes, como é lógico.

          Comentário


            #6
            Nunca houve sistemas de GPL com botija, pelo menos legais.
            O que mudou foi a restrição ao estacionamento, que desde 2013 é menos restritiva, e em vez de ter que se usar autocolante na traseira, usa-se um dístico no vidro.
            Por isso, se fores procurar um usado a GPL, de preferência procura um que já seja pela nova lei, tem que referir "Reg. 67" no DUA.

            Comentário


              #7
              Exactamente, GPL de botija não existe.

              Há dois tipos de depósitos e nada têm a ver com o sistema implementado.

              Qualquer sistema implementado pode realizar a inspecção extraordinária e receber o selo verde. Tem é custos.

              Comentário


                #8
                Já agora.

                Os dois tipos de depósito são:

                os tóricos, tipo donut, que se encontram no local do pneu suplente. Existe uma variante deste depósito que não tem centro, o buraco, e assim consegue levar mais combustível...vantagens, não ocupam espaço na bagageira, apenas o espaço onde havia o pneu suplente, desvantagens, pouca capacidade... no máximo uns 40/50L

                os cilíndricos, que são colocados na bagageira e conseguem levar bastante mais combustível que os tóricos...vantagens, uma maior capacidade de armazenamento... acima de 70L em alguns casos, desvantagens, ocupa bastante espaço na bagageira e por isso só costumam aparecer em carros com grandes bagageiras.

                Comentário


                  #9
                  Obrigado a todos pelas respostas.

                  Queria um carro relativamente recente. O ideal era mesmo arranjar com GPL já de fábrica mas a oferta é pouca nos usados.

                  Aparecem alguns Dacia's 1.2 mas sem turbo aquilo deve ser uma arrastadeira

                  Gosto mesmo do Citroen E-Elysee mas ainda nao encontro muita informação deste modelo a GPL.

                  Pedi uns Orçamentos para converter este carro e deram-me na ordem dos 1500€/1750€ mas a questão da injecção directa deixa-me de pé atrás...

                  Comentário


                    #10
                    Este não poderia ser uma hipótese?

                    https://www.olx.pt/anuncio/renault-m...tml#94a3e0853f


                    Não é grande em demasia nem pequeno o suficiente para se revelar frustrante.

                    Comentário


                      #11
                      o meu depósito ocupa o lugar do pneu suplente e tem 61lts de capacidade. dá para cerca de 450km a andar devagar (fiat 1.6). ando há alguns dias com um 316 de 85 convertido a gpl em 2000 com um depósito enorme daqueles cilíndricos, com mostrador do gpl e tudo! acho que tem 70lts de capacidade.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                        Este não poderia ser uma hipótese?

                        https://www.olx.pt/anuncio/renault-m...tml#94a3e0853f


                        Não é grande em demasia nem pequeno o suficiente para se revelar frustrante.
                        Obg pela sugestão mas é um modelo que considero feio

                        Comentário


                          #13
                          Se é para comprar já com ideia de GPL, neste caso preferia um de origem, como os Dacia e Fiat à cabeça.

                          Como segunda hipótese ponderava um carro de injecção indirecta, menos problemas e penso que é mais barato de converter. Ainda há alguma oferta nestes, quase sempre 1.4 ou 1.6 atmosféricos, mas há também os 0.9 da fiat e renault com turbo.

                          Para os de injecção também há kit's, provavelmente menos fiáveis e mais dispendiosos. É nestes que residem mais ofertas interessantes em termos de motor, mas à partida só o convertia se já tivesse um carro destes (é o que farei se de repente passar a fazer muitos quilómetros).

                          Acho que tens de dar mais informações, como orçamento, para te poderem ajudar

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                            Se é para comprar já com ideia de GPL, neste caso preferia um de origem, como os Dacia e Fiat à cabeça.

                            Como segunda hipótese ponderava um carro de injecção indirecta, menos problemas e penso que é mais barato de converter. Ainda há alguma oferta nestes, quase sempre 1.4 ou 1.6 atmosféricos, mas há também os 0.9 da fiat e renault com turbo.

                            Para os de injecção também há kit's, provavelmente menos fiáveis e mais dispendiosos. É nestes que residem mais ofertas interessantes em termos de motor, mas à partida só o convertia se já tivesse um carro destes (é o que farei se de repente passar a fazer muitos quilómetros).

                            Acho que tens de dar mais informações, como orçamento, para te poderem ajudar
                            A ideia é comprar e andar uns tempos a ver se o carro está ok e depois instalar o GPL.

                            O orçamento que tenho em mente é máx 10.000€ ja contando com a instalação do GPL

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por zalama Ver Post
                              A ideia é comprar e andar uns tempos a ver se o carro está ok e depois instalar o GPL.

                              O orçamento que tenho em mente é máx 10.000€ ja contando com a instalação do GPL
                              A ideia não parece má de todo, mas em primeiro lugar a instalação do GPL custa pelo menos 1500. Depois, lá se vai o estacionamento em parque coberto, pelo menos a mais de um nível do solo, e a manutenção em casa em DIY.
                              E quando falha no percurso o posto com GPL é a despesa habitual da gasolina.
                              Já pensei nisso pra o meu, mas prefiro ficar quietinho e levá-lo sempre a Espanha a dar-lhe palha.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por DoktorHans Ver Post
                                A ideia não parece má de todo, mas em primeiro lugar a instalação do GPL custa pelo menos 1500. Depois, lá se vai o estacionamento em parque coberto, pelo menos a mais de um nível do solo, e a manutenção em casa em DIY.
                                E quando falha no percurso o posto com GPL é a despesa habitual da gasolina.
                                Já pensei nisso pra o meu, mas prefiro ficar quietinho e levá-lo sempre a Espanha a dar-lhe palha.
                                Obrigado pela resposta. Pelo que tenho visto a instalação do Kit fica "paga" em 3 a 4anos tendo em conta os kms que faço. Diesel nao tenho interesse. Parques cobertos também é raro estacionar e postos GPL pelo que vejo cá pela zona há muitos. Se fizer uma viagem longa é uma questão de pesquisar os postos e se tiver de fazer uns kms a gasolina também não é por aí

                                Manutenção nao sou eu que faço e espanha ainda fica longe para compensar ir la atestar

                                Comentário


                                  #17
                                  doktorhans...



                                  Comentário


                                    #18
                                    A opel salvo erro ainda fez motores 1.4T com injecção multi ponto , seria boa aposta talvez. Eu tive num 1.4 (Sem turbo) e zero problemas por mais de 100mk.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por DoktorHans Ver Post
                                      A ideia não parece má de todo, mas em primeiro lugar a instalação do GPL custa pelo menos 1500. Depois, lá se vai o estacionamento em parque coberto, pelo menos a mais de um nível do solo, e a manutenção em casa em DIY.
                                      E quando falha no percurso o posto com GPL é a despesa habitual da gasolina.
                                      Já pensei nisso pra o meu, mas prefiro ficar quietinho e levá-lo sempre a Espanha a dar-lhe palha.
                                      Isso é falso. Com instalações novas só há restrições em pisos subterrâneos e só se não cumprirem um regulamento qualquer. Na prática o pessoal estaciona em todo lado, pelo menos eu estaciono em qualquer lugar e estou-me a borrifar para o regulamento, sinais de proibição, etc.

                                      Comentário


                                        #20
                                        A ideia aqui é ignorar sempre o que o Doutor diz, porque ninguém ganha uma discussão com um idiota, primeiro rebaixa-nos ao nível dele, depois vence-nos claramente por experiência.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Caramba que existem users que pararam no tempo em Julho de 2013. lol

                                          Até a manutenção em casa é falso... não falamos de um carro elétrico...lol

                                          Eu faço a manutenção normal do motor a gasolina na FIAT, tal como poderia fazer em casa, e a mudança de filtro de GPL (±€30) no instalador.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu faço a mudança de todos os filtros GPL e o-rings em casa por 10€. Mas quem quer ser do contra vai arranjar maneira nem que seja a inventar.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Após alguns recuos e avanços estou prestes a avançar para a compra de uma carrinha nova. Depois de muito pesquisar a escolha ficou resumida a 3 hipóteses pela seguinte ordem:

                                              1º Opel Zafira Tourer 1.4T
                                              2º Fiat 500L 0.9 ou 1.4Twinair
                                              3º Renault Grand Scenic 1.4 TCE

                                              A carrinha será para converter para GPL e será importado pois por cá não se arranjam carros a Gasolina :/

                                              Alguém aqui do fórum tem feedback sobre estes modelos? Tive um Opel Vectra 2.2DTI à uns anos e foi uma má experiência pelo que não contava voltar à Opel mas acho que vou dar uma segunda oportunidade escolhendo a Zafira

                                              Agradeço desde já as opiniões ;)

                                              Comentário


                                                #24
                                                Acho que deves ir a um instalador e perguntar se esses motores são facilmente conversíveis e por quanto.
                                                eles estão habituados a responder a essa questão.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  1.4 tce é de injecção directa.

                                                  Eu riscava-o logo para GPL.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                    Acho que deves ir a um instalador e perguntar se esses motores são facilmente conversíveis e por quanto.
                                                    eles estão habituados a responder a essa questão.
                                                    Já pedi opinião a vários instaladores e deram-me informação positiva para todos

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                                      1.4 tce é de injecção directa.

                                                      Eu riscava-o logo para GPL.
                                                      A Grand Scenic vem em ultima escolha por isso mesmo mas os instaladores a quem perguntei disseram que não há problema, o Kit fica é mais caro em relação às outras

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        E explicaram te as diferencas entre esses motores? Nomeadamente nos riscos que corres ao converter um motor de inj. Directa?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                                          E explicaram te as diferencas entre esses motores? Nomeadamente nos riscos que corres ao converter um motor de inj. Directa?
                                                          Sim, motores de inj. directa não são tão fiáveis para GPL

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Já há alguns carros de injecção directa convertidos para GPL, o que é compreensível porque a oferta nos de indirecta acaba por ser curta e pouco apelativa.

                                                            Eu próprio se de repente passasse a fazer mais de 20/30 mil km por ano era o que faria no meu, mas indo comprar agora se calhar é melhor opção escolher um mais "pacífico".

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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