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Possível troca de carro

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    Possível troca de carro

    Boas FAHO,

    de momento tenho um A3 8p sportback 2008 com o 1.4 TFSi 125cv e 115000 km, para as voltinhas que faço é suficiente embora seja algo bêbedo (média 7,5 a 8l/100km, dependendo de fazer mais ou menos AE). Surgiu a oportunidade de fazer troca directa com o mesmo modelo, mas com o 2.0TFSi, de 2004. O carro tem cerca de 140 mil km, já o visitei e parece em bom estado.
    Sinto-me muito inclinado a trocar, até porque não pagarei mais por isso. A minha dúvida é: o 2.0 TFSi é um motor fiável (como tem sido o 1.4)? Sei de relatos de consumo de óleo algo excessivo, mas até me parece relativamente normal num carro de 200cv. Quanto a consumos, não ficarei chocado se fizer uns 8,5 ou 9l/100km com o meu tipo de percurso (80% cidade, 20% AE / EN). Estando o carro em bom estado, é boa troca?

    #2
    É péssima troca, mal por mal deixa te estar com o que tens.

    Cumps

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      #3
      Mais opiniões de pessoal que não é anti-VAG?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
        Mais opiniões de pessoal que não é anti-VAG?
        Perdoa-me, mas não consigo ver a lógica de trocar para um carro 4 anos mais antigo, com mais 25mil kms em cima...

        A superior potência do 2.0 faz-te assim tanta falta? É um carro do qual conheces todo o histórico e sobre o qual não tens qualquer suspeita?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Scientist Ver Post
          Perdoa-me, mas não consigo ver a lógica de trocar para um carro 4 anos mais antigo, com mais 25mil kms em cima...

          A superior potência do 2.0 faz-te assim tanta falta? É um carro do qual conheces todo o histórico e sobre o qual não tens qualquer suspeita?
          Por vezes sinto falta de mais potência sim, mas é mais um capricho que outra coisa qualquer. O meu actual não dá problemas e tem sido fiável, mas se o 2.0 for pelo menos tão fiável quanto este, é-me um negócio muito apetecível.

          Comentário


            #6
            É o EA113?
            Penso que esse 2.0 TSI nao é perfeito, mas nenhum diabo.

            Se tens interesse por prazer de conducao, troca.

            Comentário


              #7
              Eu tenho um carro igual ao teu, 1.4 TFSI de 2007, e a minha opinião é a seguinte:

              Vais trocar um carro que conheces e sabes o seu verdadeiro estado, por outro que nada sabes, ou pouco sabes, e nem sabes se o que te dizem é verdade...

              Se é só por ter mais potência, basta fazer uma reprogramação no teu e ficas com mais 30/35cv e tens o assunto resolvido.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
                Boas FAHO,

                de momento tenho um A3 8p sportback 2008 com o 1.4 TFSi 125cv e 115000 km, para as voltinhas que faço é suficiente embora seja algo bêbedo (média 7,5 a 8l/100km, dependendo de fazer mais ou menos AE). Surgiu a oportunidade de fazer troca directa com o mesmo modelo, mas com o 2.0TFSi, de 2004. O carro tem cerca de 140 mil km, já o visitei e parece em bom estado.
                Sinto-me muito inclinado a trocar, até porque não pagarei mais por isso. A minha dúvida é: o 2.0 TFSi é um motor fiável (como tem sido o 1.4)? Sei de relatos de consumo de óleo algo excessivo, mas até me parece relativamente normal num carro de 200cv. Quanto a consumos, não ficarei chocado se fizer uns 8,5 ou 9l/100km com o meu tipo de percurso (80% cidade, 20% AE / EN). Estando o carro em bom estado, é boa troca?
                Duvido muito que consigas fazer consumos abaixo dos dois dígitos, com tanta cidade.

                Comentário


                  #9
                  basicamente já está mais que visto que é unânime nas poucas respostas, também não trocava, se queres mais potencia, simples, fazes uma repro ao teu actual que sabes o que tens, não vais buscar um carro 4 anos mais velho sem saber o seu historial...

                  Comentário


                    #10
                    A repro no existente está fora de questão. Foi apenas um negócio de ocasião (um amigo que conhece o vendedor do carro informou-me) e eu sempre quis um carro destes. Vou contrapor com uma proposta melhor para mim.

                    Comentário


                      #11
                      Resta-me acrescentar que, naturalmente o negócio é mais vantajoso para quem está a vender o 2.0, pois ficará com um carro mais recente e que se vende muito melhor, um 2.000 a gasolina ainda é difícil de vender usado....

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                        Resta-me acrescentar que, naturalmente o negócio é mais vantajoso para quem está a vender o 2.0, pois ficará com um carro mais recente e que se vende muito melhor, um 2.000 a gasolina ainda é difícil de vender usado....
                        Bem sei disso, daí que vá tentar uma contraproposta mais vantajosa para mim. Já agora, é de particular e não de stand, o objectivo com a troca não será vender.

                        Comentário


                          #13
                          Eu alinho pelos comentários anteriores... trocar o meu carro principal por outro mais velho e com mais quilómetros... não o faria.
                          Ainda por cima o mesmo modelo... é que o único "win" da troca seria o aumento de potência, que virá agarrado provavelmente a um aumento de consumos.
                          Se ao menos fosse uma troca por outro modelo/marca, teria para mim um "win" adicional de mudança de ares. Mas mesmo assim, dificilmente o faria.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por tonirai Ver Post
                            Eu alinho pelos comentários anteriores... trocar o meu carro principal por outro mais velho e com mais quilómetros... não o faria.
                            Ainda por cima o mesmo modelo... é que o único "win" da troca seria o aumento de potência, que virá agarrado provavelmente a um aumento de consumos.
                            Se ao menos fosse uma troca por outro modelo/marca, teria para mim um "win" adicional de mudança de ares. Mas mesmo assim, dificilmente o faria.
                            O problema é esse, é que é um "win" muito apetecível. Tenho 125cv agora e passaria para 200cv. A minha única dúvida é se o 2.0 TFSi (penso que seja o EA113, @Ratcher) é fiável ou se a maior potência vai vir com dores de cabeça associadas. Não quero trocar para passar a vida na oficina.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
                              Bem sei disso, daí que vá tentar uma contraproposta mais vantajosa para mim. Já agora, é de particular e não de stand, o objectivo com a troca não será vender.
                              E já agora, seria interessante saber, porque é que o vendedor quer trocar?

                              Mas se estás mesmo interessado, avança com uma contraproposta, tipo o 2.0 mais 1000 euros e tu entregas-lhe o teu.

                              PS: Não sei se 1000 euros será o valor correto

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                                E já agora, seria interessante saber, porque é que o vendedor quer trocar?

                                Mas se estás mesmo interessado, avança com uma contraproposta, tipo o 2.0 mais 1000 euros e tu entregas-lhe o teu.

                                PS: Não sei se 1000 euros será o valor correto
                                Sim, isso é uma boa pergunta. Não me expliquei bem no outro post: fui eu a propôr o negócio, ele apenas aceitou.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
                                  O problema é esse, é que é um "win" muito apetecível. Tenho 125cv agora e passaria para 200cv. A minha única dúvida é se o 2.0 TFSi (penso que seja o EA113, @Ratcher) é fiável ou se a maior potência vai vir com dores de cabeça associadas. Não quero trocar para passar a vida na oficina.
                                  Não me parece que isso vá acontecer (passares a vida na oficina), penso que a fiabilidade será ela por ela, mas no teu sabes o que tens, no outro...

                                  Claro que 200cv dá que pensar

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
                                    Sim, isso é uma boa pergunta. Não me expliquei bem no outro post: fui eu a propôr o negócio, ele apenas aceitou.
                                    E porquê que aceitou logo, apenas para ficar com um carro que não conhece, 4 anos mais recente e menos potente... Será que o 2.0 gasta muita gasolina!? ou terá algum problema!?

                                    São apenas questões

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                                      Não me parece que isso vá acontecer (passares a vida na oficina), penso que a fiabilidade será ela por ela, mas no teu sabes o que tens, no outro...

                                      Claro que 200cv dá que pensar
                                      Sim, mas esse é um problema com qualquer compra de usado... O que me preocupa mais é a fiabilidade do 2.0TFSi, principalmente sendo dos primeiros (2004). Como é um modelo tão raro por cá, pouco encontro sobre ele, infelizmente.

                                      Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                                      E porquê que aceitou logo, apenas para ficar com um carro que não conhece, 4 anos mais recente e menos potente... Será que o 2.0 gasta muita gasolina!? ou terá algum problema!?

                                      São apenas questões
                                      Lá está, terei de esclarecer isso, tanto com o dono, como com um test-drive (ainda não fiz). Se o problema forem só os consumo$, melhor. Não me importo que gaste, desde que ande.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eu não trocava, mas parece-me que já tomaste a tua decisão, só vieste ver se havia mais alguém que alinhasse contigo.

                                        Boa sorte com o carro novo!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                          Eu não trocava, mas parece-me que já tomaste a tua decisão, só vieste ver se havia mais alguém que alinhasse contigo.

                                          Boa sorte com o carro novo!
                                          Ainda não tomei a decisão, estou a ouvir opiniões. Porque é que não trocavas?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Por favor nao vas na cantiga da repro em 125cv pra 200cv. Porque assim que fazes repro a durabilidade do carro vai descer um pouco; se nao descer é porque aumentaste tao pouco que nem notas.

                                            Depois, consumos mais altos, ok -> quao importante é o prazer de conducao pra ti? Porque 200cv colocam te sorrisos na cara todos os dias, os 125cv duvido. E o prazer de conducao, pelo menos pra mim, tem cada vez mais importância (nao é de certeza por mais uns euros de gasolina ao fim do mes).

                                            Ja sabemos que as compras de carros destes nao sao pra ser racionais, nao as tentemos fazer disso tambem entao.

                                            É o mesmo bloco do GTI 5?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Mesmo partindo do princípio que ambos os carros têm a mesma fiabilidade (um grande "se"), acho que o negócio não é vantajoso.

                                              Só vejo duas potenciais vantagens:
                                              - Selo pré 06/2007;
                                              - Potência.

                                              E várias desvantagens...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
                                                Ainda não tomei a decisão, estou a ouvir opiniões. Porque é que não trocavas?
                                                Mais kms, mais gastador, mais antigo, desconhecer o historial.

                                                Será que fazendo 80% em cidade precisas mesmo de mais potência?

                                                A ser um capricho, como já disseste, não vai ser racional, por isso, avança e que sejas feliz com a troca

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
                                                  Por favor nao vas na cantiga da repro em 125cv pra 200cv. Porque assim que fazes repro a durabilidade do carro vai descer um pouco; se nao descer é porque aumentaste tao pouco que nem notas.

                                                  Depois, consumos mais altos, ok -> quao importante é o prazer de conducao pra ti? Porque 200cv colocam te sorrisos na cara todos os dias, os 125cv duvido. E o prazer de conducao, pelo menos pra mim, tem cada vez mais importância (nao é de certeza por mais uns euros de gasolina ao fim do mes).

                                                  Ja sabemos que as compras de carros destes nao sao pra ser racionais, nao as tentemos fazer disso tambem entao.

                                                  É o mesmo bloco do GTI 5?
                                                  Tanto quanto sei, o bloco e a maioria da mecânica são iguais (talvez o Golf tenha uma afinação mais desportiva e rija, mas também não pretendo isso).
                                                  A questão dos 200cv vs 125cv: é exactamente o que procuro, basicamente abdicar de um pouco de racionalidade em favor de mais prazer de condução. Não quero é abdicar em demasia da racionalidade, pois será o meu daily driver.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                                    Mais kms, mais gastador, mais antigo, desconhecer o historial.

                                                    Será que fazendo 80% em cidade precisas mesmo de mais potência?

                                                    A ser um capricho, como já disseste, não vai ser racional, por isso, avança e que sejas feliz com a troca
                                                    Verdade, embora o último ponto se aplique a qualquer usado... Já sei de tudo isso, a minha dúvida é mesmo sobre a fiabilidade do motor em geral. Não encontro quase nada e não conheço ninguém que tenha tido um destes, seja no Golf GTI, no A3 ou até num Leon.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      esse carro só terá 2 vantagens, cavalagem superior e IUC pré-2007.... penso que seja melhor que o actual..

                                                      De resto, é o que dizem, irás trocar por algo mais "velho" com origem desconhecida e que pode trazer um easter egg escondido

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Qual o valor de IUC de um e outro?

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por MrDS Ver Post
                                                          esse carro só terá 2 vantagens, cavalagem superior e IUC pré-2007.... penso que seja melhor que o actual..

                                                          De resto, é o que dizem, irás trocar por algo mais "velho" com origem desconhecida e que pode trazer um easter egg escondido
                                                          Sim, é IUC antigo, nacional. É mais velho e com mais kms, por outro lado o motor é mais potente, apesar de não fazer ideia dos problemas crónicos do mesmo e no meu sei com o que contar.

                                                          Originalmente Colocado por ina1982 Ver Post
                                                          Qual o valor de IUC de um e outro?
                                                          154,29€ no actual, o 2.0 seria 144,16€, não seria por aí.

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                                                            #30
                                                            Esta troca tem zero de racional. Como é óbvio.

                                                            Mas.. Nem tudo na vida tem de ser racional.

                                                            No que toca ao motivo que leva o outro proprietário a aceitar a troca, pode já ter em vista uma possível venda para comprar outro, e sabe que o 1.4 com menos 4 anos se vende muito melhor, e por mais dinheiro.

                                                            Comentário

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