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    As revistas e as marcas premium

    Há bastantes anos que leio, pelo menos, uma revista de automóveis por semana. Se há uma coisa que me chateia nas revistas portuguesas é a presença excessiva de marca premium no que diz respeito às apresentações e testes.

    Tenho noção que essas marcas são o alvo de maior desejo e, eventualmente, curiosidade do público-alvo dessas revistas, todavia não seria mais interessantes se as revistas prestassem uma maior atenção aos carros que estão ao alcance da maioria dos compradores? De que vale aos leitores a presença massiva de carros premium na revista se não serão alcançáveis à sua carteira?

    Deixo esta reflexão aberta às vossas opiniões, porque tenho tendência a avançar as páginas das revista quando surgem muitos carros premium, principalmente em modelo mais exóticos. A AutoFoco desta semana é um bom exemplo disso.
    Editado pela última vez por Eagle88; 10 March 2018, 10:03.

    #2
    Quem tem dinheiro para gastar em revistas de automóveis provavelmente também procura marcas premium.
    Se calhar a maioria dos clientes que procuram carros mais económicos também não tem o hábito de comprar revistas em papel, procura a informação na internet de borla.

    Comentário


      #3
      Tens razão, Eagle! O exagero pela tradução do estrangeiro para português leva algumas revistas a afastarem-se da realidade do país onde pretendem sobreviver, por isso nem todas sobrevivem...

      Vejo bem melhores exemplos em revistas estrangeiras que não se resumem a segmentos premium e que são já bem velhinhas no mercado europeu.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por AstonM Ver Post
        Quem tem dinheiro para gastar em revistas de automóveis provavelmente também procura marcas premium.
        Se calhar a maioria dos clientes que procuram carros mais económicos também não tem o hábito de comprar revistas em papel, procura a informação na internet de borla.
        Que exagero!

        Originalmente Colocado por CL Ver Post
        Tens razão, Eagle! O exagero pela tradução do estrangeiro para português leva algumas revistas a afastarem-se da realidade do país onde pretendem sobreviver, por isso nem todas sobrevivem...

        Vejo bem melhores exemplos em revistas estrangeiras que não se resumem a segmentos premium e que são já bem velhinhas no mercado europeu.
        De há uns anos a esta parte fiquei fã da AutoFácil. Esta revista espanhola consegue ser acessível e ter muitas informação, dando muita atenção aos carros mais acessíveis.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Eagle88 Ver Post
          Que exagero!



          De há uns anos a esta parte fiquei fã da AutoFácil. Esta revista espanhola consegue ser acessível e ter muitas informação, dando muita atenção aos carros mais acessíveis.
          Os Dacia a GPL aparecem muito?

          Comentário


            #6
            E algumas nem com esses marcatrocinios se safam de falir!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Eagle88 Ver Post
              ...

              Deixo esta refleção....
              reflexão

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ek9t22 Ver Post
                Os Dacia a GPL aparecem muito?
                Não te consigo garantir, mas os Dacia tem bastante presença na revista.

                Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                reflexão


                Porra, não sei como é que escrevi isso!

                Comentário


                  #9
                  Não quero ser profeta da desgraça, mas acho que praticamente todas as revistas impressas têm os dias contados.
                  É apenas uma questão de tempo até que deixem de existir, ou que a sua presença seja "simbólica".
                  Aliás, já acontece um pouco isto.

                  Comentário


                    #10
                    Vamos comparar as revistas auto com as revistas para homem/mulher.
                    Tens numa revista a Scarlett Johansson ou a menina gira de uma cidade qualquer. Qual das duas te despertava mais interesse em comprar?
                    Ou nas revistas de arquitetura, entre a casa comum e uma casa super luxuosa?

                    Comentário


                      #11


                      Porra, não sei como é que escrevi isso! [/QUOTE]

                      foi por distraxão

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Eagle88 Ver Post
                        Há bastantes anos que leio, pelo menos, uma revista de automóveis por semana. Se há uma coisa que me chateia nas revistas portuguesas é a presença excessiva de marca premium no que diz respeito às apresentações e testes.

                        Tenho noção que essas marcas são o alvo de maior desejo e, eventualmente, curiosidade do público-alvo dessas revistas, todavia não seria mais interessantes se as revistas prestassem uma maior atenção aos carros que estão ao alcance da maioria dos compradores? De que vale aos leitores a presença massiva de carros premium na revista se não serão alcançáveis à sua carteira?

                        Deixo esta reflexão aberta às vossas opiniões, porque tenho tendência a avançar as páginas das revista quando surgem muitos carros premium, principalmente em modelo mais exóticos. A AutoFoco desta semana é um bom exemplo disso.

                        Eu nem olho para revistas de carros. Só qd estou a precisar de comprar. Qd vou cortar o cabelo olho para revistas de carros e faço como tu: salto à frente os super carros e topos de gama germânicos.

                        Uma cosia engraçada transmitirem a ideia que e um berlina germanica tipo serie 5 é um carro "vulgar" para famílias tugas A preocupação dos gajos com o espaço para as crianças e tal das cadeirinhas e não sei quê...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                          Uma cosia engraçada transmitirem a ideia que e um berlina germanica tipo serie 5 é um carro "vulgar" para famílias tugas A preocupação dos gajos com o espaço para as crianças e tal das cadeirinhas e não sei quê...

                          Só mostra como estão desatentos à realidade. Deviam testar os assentos e cintos para cães. Hoje em dia quase há mais famílias com cães do que com crianças.

                          Prevê-se que em breve Portugal tenha oito milhões de pessoas e três milhões de cães, e que haja uma quota de vinte por cento de cães no parlamento, governo e empresas.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por A4B5 Ver Post
                            Só mostra como estão desatentos à realidade. Deviam testar os assentos e cintos para cães. Hoje em dia quase há mais famílias com cães do que com crianças.

                            Prevê-se que em breve Portugal tenha oito milhões de pessoas e três milhões de cães, e que haja uma quota de vinte por cento de cães no parlamento, governo e empresas.

                            Além de que a componente cómica dos cintos para cães vale por si só a compra da revista, sempre que vi imagens parti-me a rir a olhar para os bichos

                            Comentário


                              #15
                              As revistas e as marcas premium

                              Em páginas seguidas na af desta semana temos Nissan, Vw, Peugeot, Renault, Mazda, Toyota.

                              No consultório técnico temos Mazda Ford Opel e Hyundai.
                              Editado pela última vez por Celsius; 10 March 2018, 13:53.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post


                                foi por distraxão
                                Obrigado!

                                Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
                                Não quero ser profeta da desgraça, mas acho que praticamente todas as revistas impressas têm os dias contados.
                                É apenas uma questão de tempo até que deixem de existir, ou que a sua presença seja "simbólica".
                                Aliás, já acontece um pouco isto.
                                Já se fala nisso há muitos anos, mas elas continuam por aí e em números significativos. Eu acredito que cada vez existirá menos imprensa em papel, mas não me parece que seja extinta a 100% num futuro breve,

                                Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                                Vamos comparar as revistas auto com as revistas para homem/mulher.
                                Tens numa revista a Scarlett Johansson ou a menina gira de uma cidade qualquer. Qual das duas te despertava mais interesse em comprar?
                                Ou nas revistas de arquitetura, entre a casa comum e uma casa super luxuosa?
                                Entendo a comparação e até vai de encontro ao que eu referi sobre os premium como objeto de desejo. A diferença reside no facto de dificilmente ter a Scarlett se quer ao perto e, portanto, é simples "objeto" para o qual estamos resignados. No caso dos carros, as pessoas desejam e ambicionam comprar/troca, mas não necessariamente por um premium. Se por um lado compreendo a questão da atractividade associada a eles, por outro fico com a sensação de que a revista não está a cumprir o objetivo.

                                Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                Eu nem olho para revistas de carros. Só qd estou a precisar de comprar. Qd vou cortar o cabelo olho para revistas de carros e faço como tu: salto à frente os super carros e topos de gama germânicos.
                                Uma cosia engraçada transmitirem a ideia que e um berlina germanica tipo serie 5 é um carro "vulgar" para famílias tugas A preocupação dos gajos com o espaço para as crianças e tal das cadeirinhas e não sei quê...
                                Ora aí está...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Celsius Ver Post
                                  Em páginas seguidas na af desta semana temos Nissan, Vw, Peugeot, Renault, Mazda, Toyota.

                                  No consultório técnico temos Mazda Ford Opel e Hyundai.
                                  Autofoco desta semana (N.º937)



                                  Algum carro realista para a classe média?

                                  No interior da p.6 à p.11 sobre o salão de Genebra. Marcas em destaque: Mercedes, Jaguar, Porsche e....VW! Da p.16 à p.20 sobre o novo CLS e na 21 sobre o CLS 53. Da p.22 à p.27 sobre o Maserati Quatroporte e outros modelos da mesma marca. Da p.28 à p.33 sobre o XC40...D4 AWD de 190cv e com um preço de quase 65000€. Da p.34 à p.36 sobre o novo Touareg. Depois entramos em algo mais realista para a classe média da p.38 à p.41 temos o novo Leaf. Temos ainda da p.48 à p.55 uma comparação entre o 208 GTI, Clio RS e Polo GTI (achei esta comparação curiosa, onde o Clio foi elogiado pelo motor e comportamento e ficou em último. Sendo uma comparação de desportivos...). Por fim temos nas últimas páginas 4 dedicadas ao novo Mazda 3 e 2 ao Auris Híbrido. Mesmo no final da revista ainda dedicam 5 páginas ao I30....N Performance.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Isto não é algo exclusivo dos automóveis... Na informática são as configs de gaming (e quase sempre com aqueles títulos "PC gaming por 450€" )

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Eagle88 Ver Post
                                      Autofoco desta semana (N.º937)



                                      Algum carro realista para a classe média?

                                      No interior da p.6 à p.11 sobre o salão de Genebra. Marcas em destaque: Mercedes, Jaguar, Porsche e....VW! Da p.16 à p.20 sobre o novo CLS e na 21 sobre o CLS 53. Da p.22 à p.27 sobre o Maserati Quatroporte e outros modelos da mesma marca. Da p.28 à p.33 sobre o XC40...D4 AWD de 190cv e com um preço de quase 65000€. Da p.34 à p.36 sobre o novo Touareg. Depois entramos em algo mais realista para a classe média da p.38 à p.41 temos o novo Leaf. Temos ainda da p.48 à p.55 uma comparação entre o 208 GTI, Clio RS e Polo GTI (achei esta comparação curiosa, onde o Clio foi elogiado pelo motor e comportamento e ficou em último. Sendo uma comparação de desportivos...). Por fim temos nas últimas páginas 4 dedicadas ao novo Mazda 3 e 2 ao Auris Híbrido. Mesmo no final da revista ainda dedicam 5 páginas ao I30....N Performance.
                                      Daí a dizer que só aparecem marcas premium vou ali e já venho.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Celsius Ver Post
                                        Daí a dizer que aparecem marcas premium vou ali e já venho.
                                        Eu acho que nunca disse que "só" apareciam marcas premium. O meu "protesto" vai contra o protagonismo que elas têm na imprensa, ocupando um quota muito grande no número de páginas.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Eagle88 Ver Post
                                          Eu acho que nunca disse que "só" apareciam marcas premium. O meu "protesto" vai contra o protagonismo que elas têm na imprensa, ocupando um quota muito grande no número de páginas.
                                          realmente tens razão e se formos a ver todas as revistas semanais, parece que combinam a matéria, é sempre as versões desportivas e versões de topo, e então as versões base e generalizadas isso não interessa desenvolver, mas há já muitos anos que é assim...

                                          podiam destacar mais as gamas acessíveis e apenas dar um aperitivo no que toca ao resto que pouca gente alguma vez vai alcançar, para alem disso, muita gente já não compra revistas derivado ao tipo de conteúdo ser nesse formato, e basta ir á Internet e tem o mesmo muito mais e focado no que cada um procura, e não tem de gastar dinheiro...

                                          eu a única revista que comprava era a autohoje, uma vez que esta se acabou nunca mais comprei mais nenhuma, essa da autofoco e outras do género não são algo que valha apena pelo que já andei a dar uma vista de olhos...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Hoje em dia, as premium até têm uma grande quota de mercado, por isso, se formos ver, provavelmente nem está assim tão desfasado da realidade.

                                            Aliás, é menos útil para os portugueses um ensaio ao Polo GTI e Clio RS que um comparativo entre 320d e C220d, apesar de os primeiros serem mais baratos e de marcas generalistas.

                                            Comentário


                                              #23
                                              É normal que a AutoFoco o faça porque muito da mesma é tradução do grupo AutoBild. Estranho seria se não fosse dessa forma.

                                              Do que conheço, e por alto, em França temos a L’Automobile, que para além dos premium, tinha (tem?) uma tendência para o nacionalismo automóvel. O mesmo na Quattroruote (se bem que esta já nem tem muitas razões para nacionalismo algum).
                                              Na Alemanha, os alemães são reis. Nem adianta dar a volta ao texto.

                                              De resto, não conheço imensa gente que comprasse uma revista de propósito para ver um comparativo entre um astra 1.4 e um C4 qualquer coisa. Isso pode interessar a um conjunto de pessoas, e a maioria delas nem às revistas está atenta.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                                                realmente tens razão e se formos a ver todas as revistas semanais, parece que combinam a matéria, é sempre as versões desportivas e versões de topo, e então as versões base e generalizadas isso não interessa desenvolver, mas há já muitos anos que é assim...

                                                podiam destacar mais as gamas acessíveis e apenas dar um aperitivo no que toca ao resto que pouca gente alguma vez vai alcançar, para alem disso, muita gente já não compra revistas derivado ao tipo de conteúdo ser nesse formato, e basta ir á Internet e tem o mesmo muito mais e focado no que cada um procura, e não tem de gastar dinheiro...

                                                eu a única revista que comprava era a autohoje, uma vez que esta se acabou nunca mais comprei mais nenhuma, essa da autofoco e outras do género não são algo que valha apena pelo que já andei a dar uma vista de olhos...
                                                Por falar em revistas semanais, quantos temos neste momento em Portugal? A AutoFoco não é a única?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Há outra disfunção grave: os ensaios são na ótica de piloto e carro de corrida, o que está muito longe de ter algo a ver com o interesse do consumidor.

                                                  Ficamos esclarecidos se o carro curva bem, mas sobre o conforto do mesmo, insonorização, praticabilidade, etc, às vezes quase nada ou mesmo nada.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Numa revista semanal a quantidade das apresentações e das noticias faz toda a diferença, porque todas as semanas é preciso assunto.

                                                    Mas tendo em conta a quota de mercado das marcas em portugal, nem acho nada por aí alem.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Já em 2018, o CEO da Fiat, Sergio Marchionne, deu uma entrevista onde em parte ajuda a explicar isto:
                                                      The brand that’s most vulnerable to commoditization is Fiat itself. I think we can protect it as long as we stick to the 500 and the Sport 500 families.
                                                      If you look at Jeep, RAM, and the premium brands, those are brands that will survive. But if you provide basic transportation, it is like buying a generic phone.
                                                      Como se pode ver na entrevista à Bloomberg, as marcas estão a tornar-se "premium" para fugir à comoditização, as revistas apenas estão a seguir a tendência.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por AstonM Ver Post
                                                        Já em 2018, o CEO da Fiat, Sergio Marchionne, deu uma entrevista onde em parte ajuda a explicar isto:


                                                        Como se pode ver na entrevista à Bloomberg, as marcas estão a tornar-se "premium" para fugir à comoditização, as revistas apenas estão a seguir a tendência.
                                                        Mas quando todas as marcas se querem tornar "premium", deixa de fazer sentido falar em "premium".
                                                        Editado pela última vez por Eagle88; 11 March 2018, 19:46.

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Eagle88 Ver Post
                                                          Mas quando todas as marcas de querem tornam "premium", deixa de fazer sentido para em "premium".
                                                          Obvio...

                                                          No final voltamos sempre ao mesmo ponto e a segregação está sempre presente
                                                          Vejam la as paletes de compradores par DS em 2a mão... Para a maioria doa compradores : é um Citroën na mesma.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Eagle88 Ver Post
                                                            Mas quando todas as marcas de querem tornam "premium", deixa de fazer sentido para em "premium".
                                                            Certo, e nessa altura as revistas ajustam os conteúdos ao que o mercado quiser, no limite também sou dos que acredito que as revistas tradicionais em papel desaparecerão.

                                                            As revistas sabem bem quantas revistas são vendidas em cada semana, e devem ter uns dados engraçados sobre os conteúdos / capas e vendas respectivas. Se concluírem que colocar na capa Suzukis aumenta as vendas, logicamente que vão começar a fazer capas com Suzukis todos as semanas. Se concluírem que colocar Isuzu nas capas faz a revista vender menos e ainda afasta quem lá mete a publicidade, obviamente que deixam de fazer capas com Isuzu.
                                                            Por outro lado se a Isuzu ou a Suzuki não arranjarem carros de imprensa para teste, é natural que os ensaios e comparativos apareçam menos regularmente. Eu calculo que as coisas não sejam feitas ao calhas, isto como qualquer negócio tem uma lógica associada.

                                                            Comentário

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