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Clio III 1.2 16v

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    Clio III 1.2 16v

    Boa tarde,

    Gostaria que me dessem uma ajuda,
    Recentemente adquiri um clio 1.2 16v de 2010, e quando comprei o carro notei que se engasgava um bocado principalmente a frio e rotações baixas, e decidi trocar as velas, que claramente nunca deviam ter sido mudadas e senti logo melhorias, mas mesmo assim o carro a frio acontece por vezes engasgar-se um bocado e soluça até um pouco e parece que se perde o motor pode calcar-se a fundo que o carro fica ali a soluçar e passados 2 ou 3 segundos volta a andar normalmente, e já depois de muito pesquisar li que poderia ser a bobine de ignição ou os próprios cabos já aconteceu a mais alguém?
    Nunca conduzi mais nenhum carro destes a não ser este e acho-o um pouco lento na resposta ao acelarador, a minha mãe tem um yaris 1000cc e claramente tem menos ponta, mas acho-o muito mais despachado em baixas o carro é muito mais espevitado e neste sinto um resposta fraca ao acelerador é mesmo do carro ter "pouco" motor para o peso?

    Cumps
    João Lopes

    #2
    Tenho um clio 2 com esse motor mas nunca tive esses sintomas , o motor é bastante simples e fiável.
    As bobines e os cabos costumam neste motor ser peça única pelo que torna mais cara a troca mas ficas com o sistema de ignição todo novo e a 100 % visto este ser uns dos problemas "crónicos" deste motor na fase inicial, em 2010 não acredito tanto mas as velas se estavam muito gastas podem ter exigido mais da bobine e fazê-la deitar-se cedo.
    Nessa carroçaria com esse motor não há milagres e o carro vai andar pouco mas o carro engasgar não é normal.
    Antes de qualquer coisa procura um diagnóstico assertivo para não gastares dinheiro em vão.
    Abraço

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      #3
      sim é isso que tenho tentado perceber, tenho um colega mecânico que tem dado ajuda tanto que ele é que me trocou as velas ao carro, e até me arranjou material a preço de "custo" praticamente, as velas que vinham no carro eram quase de certeza as de origem, por isso deviam ter 121 mil km, e pelo que tenho lido mesmo aqui no forum e em outros, referem muitas vezes ser mesmo a bobine ou os cabos de velas.
      Vou esperar por mais opiniões e vejo, tive a ver e o kit de ignição (cabos e bobine) penso que não chegue a 70€, mas queria ter mais certezas antes de comprar o kit, não é que o problema seja assim tao grave, mas por vezes é chato de manha a meter-me em rotundas quando há mais transito as vezes tenho receio de ficar com o carro ali a meio caminho e não sinto confiança a "mandar-me" para as rotundas com o carro a frio

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        #4
        Bem venho aqui de novo para dar nova info.
        Fui por o carro à oficina para mudar óleo de trovoes, da caixa, mudar um retentor qualquer na transmissão que tava a verter um pouco de valvoline e o anti-congelante, e pedi para me verem o problema, uma vez que persiste após muda de velas e limpeza da borboleta, no entanto enquanto o carro lá esteve o mecânico não detectou nenhum sintoma que falei, ligou à máquina e dava erro de ignição no segundo cilindro, ele apagou todos os erros e durante dois dia que o carro lá esteve o carro não mostrou qualquer problema, a minha questão é a seguinte, agora se nos próximos dias voltar a acontecer o mesmo que é o mais provável, troco cabos de velas e bobine ou é preferível por o carro de novo na oficina?

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          #5
          Troca
          O meu Clio ii 1.2 8v 58cv olha que responde muito bem
          E acrescenta limpa injectores no tanque de combustível vale sempre a pena.

          Comentário


            #6
            Posso experimentar também esses aditivos já tinha pensado nisso, mas não sei até que ponto seria melhor ou pior

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              #7
              O carro voltou a falhar, e agora ultimamente, para além de falhar ai na casa das 2000 rpm e sente-se que o motor "perde" potência e não desenvolve durante um segundo ou dois e depois volta a andar normal, ao por a trabalhar de manha ou ao fim do dia depois do trabalho, o carro pega mas fica com um relantim muito muito baixo quase a ir a baixo e só passado uns segundos é que por ele volta a subir o relantim, ou se eu der um toque no acelerador e ele lá sobe o relantim e estabiliza

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                #8
                Bobines, cabos de velas, válvula do ralenti. Se dá falha de ignição no segundo cilindro, provavelmente é mesmo dos cabos/cachimbos.

                O motor pastelão nessa carroçaria pesada é normal. O Yaris é um carro muito mais leve, com uma caixa mais curta e VVT, é um brinquedo bastante ágil para cidade, nao dá para comparar.

                Alguém falou aí no motor 1.2 mas de 8 válvulas e 60cv num Clio II. O Clio II para começar é um carro mais leve que o Clio III, e logo aí faz diferença. Mas no Clio III só saiu o motor de 16v, nunca o de 8v. O motor de 8v é mais espevitado que o 16v porque o binário máximo aparece mais cedo. O 16 válvulas mesmo no Clio II era mais "pastoso" na resposta ao acelerador (mas, claro, tinha mais alma a rotações elevadas).

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                  #9
                  Vou mesmo trocar os cabos então, e depois dou notícias, espero que seja por aí o caminho, e pelo que vi para esta bobine vendem-se os cabos em separado

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                    #10
                    Olha rotações baixas o relanti quando liga o relanti é equivalente a temperatura da agua!
                    Pergunta! A temperatura da agua sobe passado 10 minutos o relanti?
                    Mais uma! A fap já foi limpa alguma vez ou testada ?
                    Imagem da Cap

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                      #11
                      O relantim baixa à medida que o carro aquece sim, a fap já desmontei mas nem sei bem como limpar aquilo, se foi testada que eu saiba não

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                        #12
                        Um Clio III 1.2 de 2010 está longe de ter FAP. Pode ter é MAP.

                        Comentário


                          #13
                          Sim é map o nome fica aqui o link do http://www.mister-auto.pt/pt/sensor-pressao-de-sobrealimentacao/renault-clio-iii-br0-1-cr0-1-1-2-16v-65cv_v19047_g3945.html

                          Limpa com wd40 o interior e a parte da ficha também podes abusar da quantidade.
                          Usa a palhinha que a embalagem tem mas não a metas toda lá dentro usa só para aplicar o wd40 no interior deixa virado para cima ums 10 a 15 minutos para desfazer bem a porcaria que tem dentro.
                          Depois viras para baixo passado esse tempo e usas mais um bocado no interior com a palha para a pressão da lata tirar o resto do lixo.
                          Editado pela última vez por DfOR; 04 May 2018, 02:26.

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                            #14
                            ok vou experimentar também

                            Comentário


                              #15
                              Nuvidades?

                              Comentário


                                #16
                                penso que está na mesma, apesar de sentir que o carro tem mais estas falhas com tempo mais frio, mas mesmo assim depois de limpar o map já voltou a ter falhas, já encomendei os cabos de velas para ver

                                Comentário


                                  #17
                                  Podes por um vídeo dessas falhas?

                                  Comentário


                                    #18
                                    É um bocado complicado filmar mas posso tentar, nunca sei ao certo quando vai acontecer

                                    Comentário


                                      #19
                                      Bom não sei se é perceptível se não, mas não foi também das vezes mais "graves" digamos assim, assim que o carro pega, no video é visível que fica meio froxo com as rpm's muito baixas, desta vez até nem foi muito mas por vezes acontece estar ali mais um bocado e se eu lhe der um toque no acelerador sobe o relantim e estabiliza, desta vez até subiu por ele, o vídeo não é de todo o melhor pode ser que eu apanhe um melhor mas de qualquer das formas aqui fica
                                      https://www.youtube.com/watch?v=XRpe...ature=youtu.be

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                                        #20
                                        Então o problema é no arranque ele ficar ali nas 500 a 750 rpm 1 segundo e depois subir para o que deveria?

                                        Comentário


                                          #21
                                          sim as vezes não é só um segundo até fica mais tempo ali meio vai nao vai, isso e depois no primeiro arranque e normalmente em segunda o carro nas 2000 e poucas rotações parece que perde potencia não desenvolve mesmo e passado uns segundos lá volta a desenvolver naturalmente

                                          Comentário


                                            #22
                                            Se fosse só o relenti, ou map que já limpas te ou sensor de marcha lenta:
                                            Sensor marcha lenta-> https://www.youtube.com/watch?v=uxg6PYTWhQ4
                                            Map-> https://www.youtube.com/watch?v=VD3DT6s9oQg
                                            Agora em andamento perda de potência o que digo é depois dos cabos e bobines vemos o que dá
                                            Dado o erro de ignição no segundo cilindro.

                                            PS: Mas que era bom testar os sensores, map,
                                            Sensor marcha lenta e o sensor de posição da borboleta por um eletricista era bom
                                            Editado pela última vez por DfOR; 06 May 2018, 23:42.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Consegue me dizer onde será o tal sensor de marcha lenta? já tentei ver na net e não dou com o gajo

                                              Comentário


                                                #24
                                                Olha que o teu já não tem vi este vídeo é não o vi!
                                                https://www.youtube.com/watch?v=PC6z9Hfev_w

                                                Neste caso é o próprio corpo de borboleta que ajusta a passagem de ar para a marcha lenta!
                                                Editado pela última vez por DfOR; 07 May 2018, 14:41.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Bem vou mudar os cabos de velas assim que chegarem e depois logo vejo, não me vou por a gastar dinheiro à toa porque tou a ver que isto é mais chato do que parece, já estou mais inclinado para calibração da borboleta que acho que é feita electronicamente ou até mesmo qualquer problema na injecção, já li noutro lugar que foi preciso actualizar a electrónica a nível de injecção, caso os cabos não resolvam e os sintomas se intensificarem acho que mais vale ir por o carro à renault mesmo, o pessoal das oficinas também não me tem parecido mostrar muito interesse em tentar resolver o problema ou até mesmo perderem tempo a tentar perceber o que possa ser, e portanto acho que mais vale gastar um bocado mais do que andar aqui de mecanico em mecanico e nenhum me resolver o problema

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Não mostram interesse porque não querem perder tempo ou não sabem. Pena

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      pois eu acho que é um misto dos dois, não saber e não querer perder tempo, e depois também porque os clientes no geral acham que as coisas se fazem num ápice, e muito por causa disso vejo pessoal da mecânica a descartar-se deste tipo de coisas chatas, as pessoas não querem pagar, mas eu prefiro que me digam que vão perder algum tempo e que por causa disso o preço da reparação poderá ser mais dada a mão de obra do que propriamente em peças do que descartarem logo para canto, mas enfim por isso é que estou mesmo inclinado a por o carro na renault, porque certamente que terão mais meios e conhecimento do carro em si do que oficinas multimarcas

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Já troquei os cabos de velas, até ver não senti falhas como antes, o carro parece mais suave e com um trabalhar mais certinho em andamento vamos ver agora como se porta nos próximos dias, caso volte ao mesmo nem sei bem para onde me virar

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Ainda bem dá para por fotos dos novos?

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                                                            #30
                                                            não tirei fotos por acaso, são da beru, assim como as velas que coloquei, no entanto o carro acho que está igual, apesar de notar com menos "intensidade" talvez por estar menos frio, hoje já voltou a "pegar" mal e continua a ter quebras de potencia nas mesmas 2000 rotações no arranque a frio, já não sei o que fazer tive a falar com mais um mecânico e ele disse que bobine não devia ser uma vez que só falha a frio, não sei até que ponto tem ou não razão, e que poderia ser sensor da cambota, mas que era complicado uma vez que não aparecem erros

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