Meus Caros há já algum tempo que não passo por cá.
Então é assim, o meu Peugeot 508 SW 1.6HDi CMP6 com caixa robotizada, no domingo passado ao liga-lo surgiu-me uma mensagem de "Avaria na Caixa de Velocidades", não o permitindo sequer ligar porque por esquecimento deixei-o no A em vez do N, e sempre que mudava a posição o mesmo não assumia o A (Automático) nem o R (Marcha Atrás), só o N.
Achei muito estranho pois tinha feito uma viagem de mais de 800 km's no dia anterior e sem qualquer problema. Passado meia hora voltei novamente a tentar, e era como se nunca tivesse acontecido nada. O carro arrancou, permitia-me utilizar quer o modo automático, o manual, e a marcha atrás. Ao final da tarde voltei a tentar e já tinha a mesma anomalia.
Previa leva-lo apenas hoje a uma oficina, mas ontem levei-o a uma oficina aqui ao lado porque me aconteceu algo que não esperava, estava em 2ª no modo automático, e de um momento para o outro passou-me a N, e era como se tivesse a acelerar em Ponto Morto.
Na oficina ligaram-no ao computador para diagnóstico, e não havia nenhum alerta, pois a mensagem nem sempre aparecia. Existe um vídeo no Youtube ( https://www.youtube.com/watch?v=MCWblwjCWeY ) que refere uma situação semelhante, cuja causa é uma fuga do óleo da caixa, mas o mecânico esteve a verificar e não haviam resíduos de óleo.
Surgiu então a possibilidade de ser não a caixa, mas a embraiagem, sendo que uma vez que se trata de um bi-massa, o mecânico referiu que o ideal seria substituir tudo (embraiagem + volante do motor). Uma vez que o carro sempre foi estável e nunca teve ruídos parto do principio que não haveria a necessidade de substituir a totalidade.
Alguém com o mesmo modelo/caixa já teve alguma situação semelhante? O que trocaram? Há a necessidade de trocar tudo se o carro nunca deu sinais de o volante estar a "ir à vida"?
Obrigado pelos vossos comentários.
Então é assim, o meu Peugeot 508 SW 1.6HDi CMP6 com caixa robotizada, no domingo passado ao liga-lo surgiu-me uma mensagem de "Avaria na Caixa de Velocidades", não o permitindo sequer ligar porque por esquecimento deixei-o no A em vez do N, e sempre que mudava a posição o mesmo não assumia o A (Automático) nem o R (Marcha Atrás), só o N.
Achei muito estranho pois tinha feito uma viagem de mais de 800 km's no dia anterior e sem qualquer problema. Passado meia hora voltei novamente a tentar, e era como se nunca tivesse acontecido nada. O carro arrancou, permitia-me utilizar quer o modo automático, o manual, e a marcha atrás. Ao final da tarde voltei a tentar e já tinha a mesma anomalia.
Previa leva-lo apenas hoje a uma oficina, mas ontem levei-o a uma oficina aqui ao lado porque me aconteceu algo que não esperava, estava em 2ª no modo automático, e de um momento para o outro passou-me a N, e era como se tivesse a acelerar em Ponto Morto.
Na oficina ligaram-no ao computador para diagnóstico, e não havia nenhum alerta, pois a mensagem nem sempre aparecia. Existe um vídeo no Youtube ( https://www.youtube.com/watch?v=MCWblwjCWeY ) que refere uma situação semelhante, cuja causa é uma fuga do óleo da caixa, mas o mecânico esteve a verificar e não haviam resíduos de óleo.
Surgiu então a possibilidade de ser não a caixa, mas a embraiagem, sendo que uma vez que se trata de um bi-massa, o mecânico referiu que o ideal seria substituir tudo (embraiagem + volante do motor). Uma vez que o carro sempre foi estável e nunca teve ruídos parto do principio que não haveria a necessidade de substituir a totalidade.
Alguém com o mesmo modelo/caixa já teve alguma situação semelhante? O que trocaram? Há a necessidade de trocar tudo se o carro nunca deu sinais de o volante estar a "ir à vida"?
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