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Bateria fraca influencia direcção?

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    Bateria fraca influencia direcção?

    Boas.

    Não percebo muito de mecânica, por isso cá vai:

    - os Seat Leon de 2009 têm direcção elétrica?

    Tenho sentido a direcção mais pesada, e a bateria já tem uns bons 5 anos(Tudor), pelo que já deve estar para o fraco.

    Tenho sentido, além da direcção mais pesada/dura, que o carro em velocidades de 120/130 está instável, parece que tenho de andar sempre a corrigir e dar toques no volante para se manter a direito.

    Levei a uma oficina e parece que tem uns tirantes das rodas com folgas(o que provoca alguns estalos em piso irrgular), e que o mecânico disse que pode ser a origem dessa instabilidade a velocidades um pouco mais altas. Será assim? Só agora me lembrei da bateria e nem o referi ao mecânico.

    Obrigado desde já!

    #2
    sim a bateria se não estiver em plena capacidade pode originar influencia na direcção assistida como noutros sistemas do carro, logo com 5 anos já deve ter visto melhores dias...

    na oficina podiam ter feito logo um teste de capacidade nela para ver como estava de saúde, mas com essa idade é mais que certo que precise de ser trocada...

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      #3
      Se o carro tiver direçao assistida eletrica pode por exemplo ser um problema no sensor de torque da coluna de direção.

      O meu carro tem direção elétrica. Infelizmente, devido a um problema crónico no modelo, o sensor de torque apresentava avaria intermitente e eu ficava com a direção mais leve para um lado do que para o outro, por exemplo, havia muitos mais episódios. Tive de arranjar quem me trocasse o sensor (foi díficil e caro).

      Experimenta por exemplo, calibrar o sensor através de um programa (isto se for direção eletrica).

      PS: Baterias fracas, são inimigas de qualquer circuito eletrico e modulos. Vai pensando em trocar a bateria.

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        #4
        a bateria até te pode durar mais 2 ou 3 anos, trata das folgas nas rodas e logo sentirás se resolveu o problema ou não

        Comentário


          #5
          Obrigado pelas vossas opiniões.

          Quando fui ao mecânico esqueci-me de referir o tempo da bateria. É boa, uma Tudor, e ainda apresenta a luz verde do OK, mas com 5 anos...

          Este modelo Leon tem direcção eléctrica, certo? Ou ainda é hidráulica? Andei a ver se via o depósito do óleo mas nada, pelo menos à vista não descobri.

          E a bateria é de 62ah, o que me parece pouco para o carro, não sei, quando a meti disseram que esta era suficiente.

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            #6
            sim, a bateria influencia a direcção, pode deixar de funcionar se a voltagem baixar de um determinado threshold mas nunca ouvi um caso de de a direcção ficar mais dura... ou funciona ou não funciona...

            deve haver aí outra coisa. talvez alinhamento.

            as folgas são nas ponteiras da direcção?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por mok Ver Post
              sim, a bateria influencia a direcção, pode deixar de funcionar se a voltagem baixar de um determinado threshold mas nunca ouvi um caso de de a direcção ficar mais dura... ou funciona ou não funciona...

              deve haver aí outra coisa. talvez alinhamento.

              as folgas são nas ponteiras da direcção?
              As folgas acho que são nos tirantes das rodas(acho que é isso). Vão ser substituídos os 4, 2 estão com alguma folga considerável, os outros com pouca, mas muda-se tudo.

              A direcção não fica muito dura como se fosse um carro sem dir. assistida, mas noto que não está normal, ou tão leve quanto deveria estar.

              Comentário


                #8
                nao estou a ver o que é, se fosse ponteiras seriam 2...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por mok Ver Post
                  nao estou a ver o que é, se fosse ponteiras seriam 2...

                  Não, as ponteiras de direcção estavam boas, os triângulos também. Andou debaixo do carro com uma chave de fendas enorme a ver e mexer em tudo.

                  Acho que foi tirantes que o mecânico referiu, disse que não demoravam muito a trocar(não será 1coisa para 15 minutos, mas não é preciso deixar lá o carro).

                  Disse-me que mudava os 4 e que custavam entre 10-20 euros cada.

                  Comentário


                    #10
                    não sabia que alguns carros tinham 4...

                    de qualquer das formas o alinhamento já foi verificado?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por mok Ver Post
                      não sabia que alguns carros tinham 4...

                      de qualquer das formas o alinhamento já foi verificado?
                      Vou alinhar após trocar essas peças.

                      O alinhamento pode deixar a direcção mais "pastosa" digamos assim?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por mok Ver Post
                        não sabia que alguns carros tinham 4...

                        de qualquer das formas o alinhamento já foi verificado?
                        Os carros que têm suspensão multi-braços atrás também têm tirantes. No entanto, olhando para a peça são completamente diferentes dos da frente, estes são mais largos, curtos e estão montados na horizontal.

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                          #13
                          A bateria serve para dar "arranque" ao carro, claro que uma bateria tem que estar boa por causa dos picos de tensão no arranque para não queimar módulos. Mas depois disso, o alternador tem que ser capaz de repor a energia gasta no arranque (carregar a bateria) e manter o restos dos sistemas do carro.

                          Comentário


                            #14
                            Boas!

                            Grato por todas as vossas opiniões.

                            Tirantes trocados, direcção alinhada, pressão pneus ok, ficou bastante melhor.

                            Cumpts

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