BMW pára com a produção de Série 7 a gasolina
28/3/2018, 14:49
Autor
Alfredo Lavrador
Quando toda a gente espera a morte anunciada dos motores a gasóleo, eis que surge a BMW a contrariar a “moda” e decide parar com a fabricação de unidades a gasolina. Porquê? Porque ninguém as compra.
Há o politicamente correcto e depois há a vontade dos clientes. O primeiro condenou há muito os motores a gasóleo, uns porque acham que são o diabo e outros apenas porque sim. Ameaça com a proibição, para breve, de circular nas grandes cidades europeias, mas nada disto parece assustar os segundos, os clientes, que continuam a preferir os diesel.
É óbvio que os consumidores fazem contas à vida. Vem isto a propósito do BMW Série 7, o topo de gama da marca germânica que, apesar de ter reforçado a gama com o 730i, 740i, 750i e 760i, todos eles com potência em barda, níveis de acelerações esfuziantes e um prazer de condução ímpar, continuam a atrair menos compradores do que os “malditos” motores a gasóleo. E não, a explicação não é que os clientes da BMW gostam de sofrer ou morrer precocemente de problemas respiratórios. A explicação tem de ser encontrada no simples facto de os motores diesel garantirem menores custos de utilização. Ou seja, consomem menos quantidade de um combustível que é mais barato.
Como se o argumento económico não bastasse, há ainda o argumento tecnológico e científico, que aponta para o simples facto de um motor moderno e legal a gasóleo – com filtro de partículas para eliminar as ditas e sistema AdBlue para cortar 95% dos NOx – ser menos poluente do que um congénere a gasolina.
De uma forma ou outra, os responsáveis da BMW depararam-se com um obstáculo impossível de contornar, pois porque muito que tentassem, os clientes não compram as versões com motor a gasolina. Vai daí, a marca alemã decidiu que em Maio acaba com a produção de Série 7 a gasolina – admitindo que pode reequacionar a decisão em 2019 –, concentrando-se nos diesel, os tais que ‘ninguém’ gosta. Excepto os clientes. De caminho, vai tentar tornar o 745e mais sexy, em relação ao 740e, pois a potência deste híbrido plug-in promete subir de 326 para 390 cv, enquanto a capacidade de circular em modo 100% eléctrico vai passar a ser superior aos 41 km actuais, cortesia de uma bateria de iões de lítio de maior capacidade.
https://observador.pt/2018/03/28/bmw...-7-a-gasolina/
28/3/2018, 14:49
Autor
Alfredo Lavrador
Quando toda a gente espera a morte anunciada dos motores a gasóleo, eis que surge a BMW a contrariar a “moda” e decide parar com a fabricação de unidades a gasolina. Porquê? Porque ninguém as compra.
Há o politicamente correcto e depois há a vontade dos clientes. O primeiro condenou há muito os motores a gasóleo, uns porque acham que são o diabo e outros apenas porque sim. Ameaça com a proibição, para breve, de circular nas grandes cidades europeias, mas nada disto parece assustar os segundos, os clientes, que continuam a preferir os diesel.
É óbvio que os consumidores fazem contas à vida. Vem isto a propósito do BMW Série 7, o topo de gama da marca germânica que, apesar de ter reforçado a gama com o 730i, 740i, 750i e 760i, todos eles com potência em barda, níveis de acelerações esfuziantes e um prazer de condução ímpar, continuam a atrair menos compradores do que os “malditos” motores a gasóleo. E não, a explicação não é que os clientes da BMW gostam de sofrer ou morrer precocemente de problemas respiratórios. A explicação tem de ser encontrada no simples facto de os motores diesel garantirem menores custos de utilização. Ou seja, consomem menos quantidade de um combustível que é mais barato.
Como se o argumento económico não bastasse, há ainda o argumento tecnológico e científico, que aponta para o simples facto de um motor moderno e legal a gasóleo – com filtro de partículas para eliminar as ditas e sistema AdBlue para cortar 95% dos NOx – ser menos poluente do que um congénere a gasolina.
De uma forma ou outra, os responsáveis da BMW depararam-se com um obstáculo impossível de contornar, pois porque muito que tentassem, os clientes não compram as versões com motor a gasolina. Vai daí, a marca alemã decidiu que em Maio acaba com a produção de Série 7 a gasolina – admitindo que pode reequacionar a decisão em 2019 –, concentrando-se nos diesel, os tais que ‘ninguém’ gosta. Excepto os clientes. De caminho, vai tentar tornar o 745e mais sexy, em relação ao 740e, pois a potência deste híbrido plug-in promete subir de 326 para 390 cv, enquanto a capacidade de circular em modo 100% eléctrico vai passar a ser superior aos 41 km actuais, cortesia de uma bateria de iões de lítio de maior capacidade.
https://observador.pt/2018/03/28/bmw...-7-a-gasolina/
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