Viva pessoal,
O meu Corsa B 1.0 ECO 12V X10XE de 10/1997 (170 mil Km +/-) está com alguns problemas. Quando puxo um pouco mais por ele, normalmente em AE, embora não sendo preciso muito bastando ir a 90 Km/h constantes por exemplo, a luz indicadora de avaria eléctrica do motor acende, e volta a apagar quando reduzo a velocidade. Os sintomas que constato são a panela do tubo de escape que vibra para além do normal em andamento, batendo mesmo na armadura da bagageira, e após parar e desligar o carro, a panela também está extrema e anormalmente quente. Numa inspecção visual à saída do tubo de escape, a mesma está totalmente negra, como se queimada.
É normal ter que se trocar a panela do tubo de escape neste carro de X em X tempo, devido ao seu interior se romper frequentemente graças às vibrações deste motor de 3 cilindros, pelo que percebo. No entanto a panela foi trocada em Julho de 2017 e parece-me anormal o aspecto interior queimado que o tubo já apresenta, a temperatura e as vibrações que a mesma atinge. Não noto consumos superiores aos normais, apenas maior vibração do motor e sistema de escape, e algum "engasgamento" ao arrancar o motor, pega à primeira mas parece que "vai, não vai" a baixo, tendo mesmo que pressionar 1 ou 2 vezes no acelerador para o motor estabilizar.
Comprei um Op-com para ler os códigos de erro da centralina e estavam registados estes dois:
Pelo que se vê, trata-se do Medidor de Massa de Ar (MAF) e da Sonda de Oxigénio, que penso ser a Sonda Lambda. No entanto, o que me causa mais estranheza é o tipo de erro ser "Not present" e "Open Circuit", como se os sensores estivessem desligados. A abordagem mais directa seria trocar a Sonda Lambda (foi metida uma compatível em 2012 após o carro chumbar na inspecção) e limpar a MAF com um produto próprio, e possivelmente ter que a trocar também, mas não quero estar a ir pelo método "tentativa erro", gastando dinheiro e tempo para nada.
Estive a pesquisar um pouco pela net fora antes de fazer este post, e dado o tipo de erro, li que poderia ser um fusível existente que é responsável tanto pela MAF como pelo Sensor de O2/Lambda estar fundido, mas não encontrei informação nenhuma sobre onde a localização do mesmo e como o substituir (os fusíveis na caixa de fusíveis por baixo do volante estão todos intactos)...
Já alguém se deu com uma situação semelhante ou sabe do que se trata?
O meu Corsa B 1.0 ECO 12V X10XE de 10/1997 (170 mil Km +/-) está com alguns problemas. Quando puxo um pouco mais por ele, normalmente em AE, embora não sendo preciso muito bastando ir a 90 Km/h constantes por exemplo, a luz indicadora de avaria eléctrica do motor acende, e volta a apagar quando reduzo a velocidade. Os sintomas que constato são a panela do tubo de escape que vibra para além do normal em andamento, batendo mesmo na armadura da bagageira, e após parar e desligar o carro, a panela também está extrema e anormalmente quente. Numa inspecção visual à saída do tubo de escape, a mesma está totalmente negra, como se queimada.
É normal ter que se trocar a panela do tubo de escape neste carro de X em X tempo, devido ao seu interior se romper frequentemente graças às vibrações deste motor de 3 cilindros, pelo que percebo. No entanto a panela foi trocada em Julho de 2017 e parece-me anormal o aspecto interior queimado que o tubo já apresenta, a temperatura e as vibrações que a mesma atinge. Não noto consumos superiores aos normais, apenas maior vibração do motor e sistema de escape, e algum "engasgamento" ao arrancar o motor, pega à primeira mas parece que "vai, não vai" a baixo, tendo mesmo que pressionar 1 ou 2 vezes no acelerador para o motor estabilizar.
Comprei um Op-com para ler os códigos de erro da centralina e estavam registados estes dois:
VAUX-COM 120309a - PC based diagnostic tool
Please add your workshop
name in the settings window
VAUX-COM 120309a- KW2000 Communication Window> 1997 (V) > Corsa-B > Engine > X 10 XE
Keyword #1: EF
Keyword #2: 8F
Normal timing parameter set.
VIN: XXXXXXXX
systemSupplierECUHardwareNumber: 0261204058
vehicleManufacturerECUHardwareNumber 90532609 RY
VehicleManufacturerSpecific: 0261204058
systemSupplierECUSoftwareNumber: 28SA4143
systemSupplierECUSoftwareVersionNumber: 1E73
exhaustRegulationOrTypeApprovalNumber: B97003
Identifier: 0601
systemNameOrEngineType: X10XE
systemSupplierECUHardwareVersionNumber: 01
RepairShopCodeOrTesterSerialNumber: S001003119
ProgrammingDate: 20031107
CalibrationDate: 300703
Total number of fault codes: 2
P0100 - Mass Air Flow Sensor Voltage Low
(02) - Not present
P0130 - O2 Sensor Open Circuit
(04) - Not present
Please add your workshop
name in the settings window
VAUX-COM 120309a- KW2000 Communication Window> 1997 (V) > Corsa-B > Engine > X 10 XE
Keyword #1: EF
Keyword #2: 8F
Normal timing parameter set.
VIN: XXXXXXXX
systemSupplierECUHardwareNumber: 0261204058
vehicleManufacturerECUHardwareNumber 90532609 RY
VehicleManufacturerSpecific: 0261204058
systemSupplierECUSoftwareNumber: 28SA4143
systemSupplierECUSoftwareVersionNumber: 1E73
exhaustRegulationOrTypeApprovalNumber: B97003
Identifier: 0601
systemNameOrEngineType: X10XE
systemSupplierECUHardwareVersionNumber: 01
RepairShopCodeOrTesterSerialNumber: S001003119
ProgrammingDate: 20031107
CalibrationDate: 300703
Total number of fault codes: 2
P0100 - Mass Air Flow Sensor Voltage Low
(02) - Not present
P0130 - O2 Sensor Open Circuit
(04) - Not present
Estive a pesquisar um pouco pela net fora antes de fazer este post, e dado o tipo de erro, li que poderia ser um fusível existente que é responsável tanto pela MAF como pelo Sensor de O2/Lambda estar fundido, mas não encontrei informação nenhuma sobre onde a localização do mesmo e como o substituir (os fusíveis na caixa de fusíveis por baixo do volante estão todos intactos)...
Já alguém se deu com uma situação semelhante ou sabe do que se trata?
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