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Opel Corsa B 1.0 ECO 12V X10XE Erros

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    Opel Corsa B 1.0 ECO 12V X10XE Erros

    Viva pessoal,

    O meu Corsa B 1.0 ECO 12V X10XE de 10/1997 (170 mil Km +/-) está com alguns problemas. Quando puxo um pouco mais por ele, normalmente em AE, embora não sendo preciso muito bastando ir a 90 Km/h constantes por exemplo, a luz indicadora de avaria eléctrica do motor acende, e volta a apagar quando reduzo a velocidade. Os sintomas que constato são a panela do tubo de escape que vibra para além do normal em andamento, batendo mesmo na armadura da bagageira, e após parar e desligar o carro, a panela também está extrema e anormalmente quente. Numa inspecção visual à saída do tubo de escape, a mesma está totalmente negra, como se queimada.

    É normal ter que se trocar a panela do tubo de escape neste carro de X em X tempo, devido ao seu interior se romper frequentemente graças às vibrações deste motor de 3 cilindros, pelo que percebo. No entanto a panela foi trocada em Julho de 2017 e parece-me anormal o aspecto interior queimado que o tubo já apresenta, a temperatura e as vibrações que a mesma atinge. Não noto consumos superiores aos normais, apenas maior vibração do motor e sistema de escape, e algum "engasgamento" ao arrancar o motor, pega à primeira mas parece que "vai, não vai" a baixo, tendo mesmo que pressionar 1 ou 2 vezes no acelerador para o motor estabilizar.

    Comprei um Op-com para ler os códigos de erro da centralina e estavam registados estes dois:

    VAUX-COM 120309a - PC based diagnostic tool

    Please add your workshop
    name in the settings window

    VAUX-COM 120309a- KW2000 Communication Window> 1997 (V) > Corsa-B > Engine > X 10 XE

    Keyword #1: EF
    Keyword #2: 8F

    Normal timing parameter set.

    VIN: XXXXXXXX
    systemSupplierECUHardwareNumber: 0261204058
    vehicleManufacturerECUHardwareNumber 90532609 RY
    VehicleManufacturerSpecific: 0261204058
    systemSupplierECUSoftwareNumber: 28SA4143
    systemSupplierECUSoftwareVersionNumber: 1E73
    exhaustRegulationOrTypeApprovalNumber: B97003

    Identifier: 0601

    systemNameOrEngineType: X10XE
    systemSupplierECUHardwareVersionNumber: 01
    RepairShopCodeOrTesterSerialNumber: S001003119
    ProgrammingDate: 20031107
    CalibrationDate: 300703


    Total number of fault codes: 2

    P0100 - Mass Air Flow Sensor Voltage Low
    (02) - Not present

    P0130 - O2 Sensor Open Circuit
    (04) - Not present
    Pelo que se vê, trata-se do Medidor de Massa de Ar (MAF) e da Sonda de Oxigénio, que penso ser a Sonda Lambda. No entanto, o que me causa mais estranheza é o tipo de erro ser "Not present" e "Open Circuit", como se os sensores estivessem desligados. A abordagem mais directa seria trocar a Sonda Lambda (foi metida uma compatível em 2012 após o carro chumbar na inspecção) e limpar a MAF com um produto próprio, e possivelmente ter que a trocar também, mas não quero estar a ir pelo método "tentativa erro", gastando dinheiro e tempo para nada.

    Estive a pesquisar um pouco pela net fora antes de fazer este post, e dado o tipo de erro, li que poderia ser um fusível existente que é responsável tanto pela MAF como pelo Sensor de O2/Lambda estar fundido, mas não encontrei informação nenhuma sobre onde a localização do mesmo e como o substituir (os fusíveis na caixa de fusíveis por baixo do volante estão todos intactos)...

    Já alguém se deu com uma situação semelhante ou sabe do que se trata?

    #2
    Boa noite,

    "Not present" deverá significar que o erro não está a ocorrer agora ( no momento em que está a fazer diagnóstico com o op-com ). No entanto o problema ocorreu durante a condução. "Open circuit" significa que a válvula ou sensor não está a enviar nenhum sinal para a centralina.

    Um problema pode estar relacionado com outro e por isso é difícil diagnosticar qual está a falhar ( se é a sonda lambda ou o medidor de massa de ar, o mais provável é ser só um dos dois )

    Verifique se o filtro de ar está em boas condições, pode também tentar fazer uma limpeza à MAF ( Mass Air Flow ), este sensor se estiver a falhar, com uma limpeza costuma ficar como novo.

    Se mesmo assim não resultar pode mesmo ser a sonda lambda. Verifique o cabo da sonda, se está em bom estado.

    Comentário


      #3
      Tresanda a velas ou bobine KO.

      Comentário


        #4
        Cuidado ao mexer na MAF, não é uma coisa tão simples de limpar. Eu já mandei uma para o lixo.

        Comentário


          #5
          Existem os famosos sprays de contactos eletrónicos que ajudam na limpeza mas deve-se sim ter cuidado a manusear/limpar visto ser um componente electrónico e este carro ser muito "melindroso" de electrónica.

          Comentário


            #6
            Podes-te já considerar sortudo por conseguires ler um x10xe, foi o unico que não consegui ler com um meu OP COM.

            Convém limpar os erros e andar com o carro outra vez para aparecer novamente o erro. Podes estar a ler erros antigos.

            Antes de trocares a MAF vê a tubagem entre a admissão e a MAF e vê a cablagem.

            E antes de trocares a sonda lambda, vê se tem alguma estaladela entre o colector de escape e o sensor. Ou tapa um pouco a ponteira de espace com o pé e vê se sai alguma coisa ali pelos colectores.

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