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Renault Megane break 1.5dci 100cv VS Alfa 156 SW 1.9jtd 140cv

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    Renault Megane break 1.5dci 100cv VS Alfa 156 SW 1.9jtd 140cv

    Sou possuidor de um Renault megane break de 2005 com 140 mil km, motor 1.5dci 100cv.
    Até gosto do carro, esteticamente não é feio, é muito económico, e muito espaçoso, mas noto que o carro deveria puxar um bocado mais, ou é mesmo assim e eu queria mais
    No ano passado fiz-lhe limpeza da egr e ficou praticamente igual... De outros componentes, também não creio que seja.
    Em auto estrada, acho o carro demasiado ruidoso, mesmo comparando com carros e motores mais antiquados... novamente.... queria mais conforto e força e segurança em AE e noto que em AE, já não é assim tão economico mesmo comparado com motores de mais cilindrada.

    Tenho andado a pensar em trocar e um carro que sempre me agradou foi o alfa 156, principalmente o sw...
    os AR que vejo, já contam com cerca de 200mil km, ano 2004 outros 2005, mas têm motores 1.9 com 140cv, caixa de 6v, xenon, jantes de 17", cruise control, coisas que me agradam...

    Os 200mil não me metem medo, mas nos AR não sei, não tenho experiências com a marca nem com estes os motores (sei que estes motores também andam noutras marcas). Mas tenho ideia que, se tratados de forma "normal", um motor 1.9 com 200mil não é assim tanto quilometro...

    Em relação a valores, creio que consigo vender o meu por uns 3500 e comprar o AR por mais uns 1500€.
    O meu megane, se for para manter, tenho que trocar as capas de biela e de vez em quando, parece que já noto a embraiagem a patinar. Para essas duas despesas, acho que nem 500eur me chegam. Atualmente tem a fita do airbag para trocar, e já trocou a coluna da direção assistida...

    É mal pensado avançar com esta troca? a rondar os valores dos AR (entre os 4500 e os 6000) não vejo outros carros que me representem tanto interesse... mas tou aberto a sugestões...

    #2
    ou trocas para algo mais recente que te encha as medidas e menos rodado que o AR ou mais vale reparares a megane, e é mesmo assim a megane nunca foi nenhum foguete é carro pensado para economia, ao contrario do alfa romeu...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por LH Ver Post
      Sou possuidor de um Renault megane break de 2005 com 140 mil km, motor 1.5dci 100cv.
      Até gosto do carro, esteticamente não é feio, é muito económico, e muito espaçoso, mas noto que o carro deveria puxar um bocado mais, ou é mesmo assim e eu queria mais
      No ano passado fiz-lhe limpeza da egr e ficou praticamente igual... De outros componentes, também não creio que seja.
      Em auto estrada, acho o carro demasiado ruidoso, mesmo comparando com carros e motores mais antiquados... novamente.... queria mais conforto e força e segurança em AE e noto que em AE, já não é assim tão economico mesmo comparado com motores de mais cilindrada.

      Tenho andado a pensar em trocar e um carro que sempre me agradou foi o alfa 156, principalmente o sw...
      os AR que vejo, já contam com cerca de 200mil km, ano 2004 outros 2005, mas têm motores 1.9 com 140cv, caixa de 6v, xenon, jantes de 17", cruise control, coisas que me agradam...

      Os 200mil não me metem medo, mas nos AR não sei, não tenho experiências com a marca nem com estes os motores (sei que estes motores também andam noutras marcas). Mas tenho ideia que, se tratados de forma "normal", um motor 1.9 com 200mil não é assim tanto quilometro...

      Em relação a valores, creio que consigo vender o meu por uns 3500 e comprar o AR por mais uns 1500€.
      O meu megane, se for para manter, tenho que trocar as capas de biela e de vez em quando, parece que já noto a embraiagem a patinar. Para essas duas despesas, acho que nem 500eur me chegam. Atualmente tem a fita do airbag para trocar, e já trocou a coluna da direção assistida...

      É mal pensado avançar com esta troca? a rondar os valores dos AR (entre os 4500 e os 6000) não vejo outros carros que me representem tanto interesse... mas tou aberto a sugestões...
      É sair de um problema e entrar noutro. Se ainda fosse um 159..

      Comentário


        #4
        Já sabes o que contas com a Megane, com outro...

        A Renault tens a vantagem de peças baratas e manuntenção acessível.

        Capas de bielas não é caro, embraiagem pode-te calhar a fava noutro também, que quem vende um carro com 150-200.000km, vai ter sempre coisas que fazer, e claro que é preferível isso ser feito pelo próximo...

        Resumindo, financeiramente, é mais lógico arranja a Megane e ficares descansado.

        Agora, se o emocional falar mais alto, é arriscar.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por winteriscoming Ver Post
          É sair de um problema e entrar noutro. Se ainda fosse um 159..
          podes dar mais pormenores?
          Editado pela última vez por LH; 13 April 2018, 13:51.

          Comentário


            #6
            Vais ter que gastar dinheiro com o teu Mégane e quase de certeza que vais ter que gastar dinheiro num Alfa com 200.000km, por exemplo a suspensão dianteira tem fama de ter que ser trocada com uma certa frequência.
            O Alfa Romeo será em tudo um carro superior aos Mégane (em consumos também) mas eu só faria uma troca dessas se estivesse mentalizado para ter que gastar 1.000 ou 1.500€ nalguma reparação imprevista no Alfa.
            Conheço quem tinha tido o 1.9 de 140cv e anda muito bem e nem gastava muito para os padrões da época, agora é que os carros a diesel gastam todos menos que 4,0 l/100...pelo menos os aqui do FAH.

            Comentário


              #7
              200K nesse bloco, partindo do pressuposto que fez as devidas manutenções, não é nada. Para além de ser um motor vastamente mais disponível que esse DCi.

              O carro em si deve precisar de coisas, mas tudo depende do tratamento.

              Se encontres uma em bom estado e que te pareça um bom negócio, siga.

              Escusado será dizer que também é das minhas carrinhas favoritas

              Comentário


                #8
                Entretanto apareceu uma outra alfa igual, mas com 120mil km... claro que é de desconfiar... mas se houver forma de saber se os km são reais e se aparentar estar em bom estado, parece ser interessante...

                quais os problemas mais comuns nestes alfas?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por LH Ver Post
                  Entretanto apareceu uma outra alfa igual, mas com 120mil km... claro que é de desconfiar... mas se houver forma de saber se os km são reais e se aparentar estar em bom estado, parece ser interessante...

                  quais os problemas mais comuns nestes alfas?
                  120k estava parada...

                  Comentário


                    #10
                    Compra mas é uma caixa de 6v e as transmissões e repro nesse 1.5 dCi 100.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                      120k estava parada...
                      Nem toda a gente come quilómetros.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                        Nem toda a gente come quilómetros.
                        sim claro é um carro a diesel que um senhora só usava para ir a missa a 1km de casa... se há coisa que se desconfia e bem em carros velhos é terem muitos km's e já se pode imaginar o que vem da li a não ser um caso de alguém que zelou sempre pelo carro, mas algo raro, ou quando se apanham com poucos km's é logo de desconfiar que algo se passa...

                        Comentário


                          #13
                          O meu pai tem o mesmo carro há um porradão de anos e a média anual dele deve rondar os 10mil km, se tanto... alguém que pense como vocês e for lá ver o quadrante vai pensar que martelámos os km do carro

                          (e assim de repente lembro-me de 7 ou pessoas minhas conhecidas que devem fazer uma kilometragem anual semelhante, e não aldrabam os carros)
                          Editado pela última vez por pedrorkc; 14 April 2018, 10:26.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por pedrorkc Ver Post
                            O meu pai tem um E270 há um porradão de anos e a média anual dele deve rondar os 10mil km, se tanto... alguém que pense como vocês e for lá ver o quadrante vai pensar que martelámos a quilometragem do carro
                            Está documentado?

                            Comentário


                              #15
                              documentado? folhas das inspecções, manutenção, etc? sim, tudo feito quando deve ser feito

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por LH Ver Post
                                Entretanto apareceu uma outra alfa igual, mas com 120mil km... claro que é de desconfiar... mas se houver forma de saber se os km são reais e se aparentar estar em bom estado, parece ser interessante...

                                quais os problemas mais comuns nestes alfas?
                                é a cinzenta de braga? se sim, já apareceu há umas semanas, pelo menos. mas ele quer muito dinheiro por ela.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                  é a cinzenta de braga? se sim, já apareceu há umas semanas, pelo menos. mas ele quer muito dinheiro por ela.
                                  não, este está por Lisboa e é cinza escuro...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                                    sim claro é um carro a diesel que um senhora só usava para ir a missa a 1km de casa... se há coisa que se desconfia e bem em carros velhos é terem muitos km's e já se pode imaginar o que vem da li a não ser um caso de alguém que zelou sempre pelo carro, mas algo raro, ou quando se apanham com poucos km's é logo de desconfiar que algo se passa...
                                    E por ser a diesel!?
                                    Há muita gente que compra carros a diesel a pensar no simples facto de o combustível ser mais barato e desvalorizar menos, em comparação com os a gasolina, e não necessariamente porque faz mais de 15 ou 20k km por ano.

                                    Comentário


                                      #19
                                      A megane que tenho é de 2005 e tem 140mil... também não andou muito...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por LH Ver Post
                                        não, este está por Lisboa e é cinza escuro...
                                        ok, pensei que seria outra então.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Quais os principais problemas que ocorrem nestes alfa?

                                          Comentário


                                            #22
                                            transmissões costumam gripar.
                                            algumas podem meter agua ali na zona da porta do condutor (ou pendura).

                                            eu adoro esse alfa mas nunca trocaria, mais vale arranjares o teu, aproveita que vais colocar a embraiagem e coloca reforçada, faz uma repro para mais binário.

                                            Esse teu pensamento é mau e não te deixas levar só porque sim.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por LH Ver Post
                                              Quais os principais problemas que ocorrem nestes alfa?
                                              O facto de não andarem a ar (ou até a urina... não me importava de dar uma mijinha, todos os dias, para dentro do depósito)

                                              Comentário


                                                #24
                                                já agora, quais as diferenças entre as de 140 e 150cv, que havia em 2005 e 2006? foi apenas uma atualização? a nível de suspensões, é muito frequente (e caro) haver arranjos?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                  já agora, quais as diferenças entre as de 140 e 150cv, que havia em 2005 e 2006? foi apenas uma atualização? a nível de suspensões, é muito frequente (e caro) haver arranjos?
                                                  Não faço ideia de quais serão as diferenças entre o 140 e o 150cv. Talvez tenha sido uma actualização por causa das normas??
                                                  Quanto às suspensões, diria que precisas de trocar os triângulos, em média, de 100.000 em 100.000km, dependendo das estradas por onde se anda (podes não os trocar, mas rangem e passam a vida a fazer barulho e quanto mais frio estiver, pior ). Penso que o par de cima fica na casa dos 200€ e o de baixo na casa dos 100€.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Fui hoje experimentar o alfa.

                                                    Pontos positivos: motor mexe-se bem; muito menos ruidoso que o megane que tenho; pneus novos; chapa e pintura em bom estado; interiores em bom estado; suspensão e direção parece estar em bom estado; 121mil km.

                                                    Pontos negativos: embraiagem dura (é mesmo assim?); brecagem fraca; desconheço o estado da correia de distribuição; luz do airbag acesa.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por felyzardo Ver Post
                                                      transmissões costumam gripar.
                                                      algumas podem meter agua ali na zona da porta do condutor (ou pendura).

                                                      eu adoro esse alfa mas nunca trocaria, mais vale arranjares o teu, aproveita que vais colocar a embraiagem e coloca reforçada, faz uma repro para mais binário.

                                                      Esse teu pensamento é mau e não te deixas levar só porque sim.
                                                      As caixas dos 1.5DCI 100cv não aguentam mais de 200Nm de binário. Por isso é que são tão amorfos em baixas.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Os 156 tinham fama de "comer" casquilhos na suspensão dianteira, o que nesse modelo implicava a troca dos triângulos completos. O 1.9 JTD partilha muita coisa com o 1.9CDTI (Opel Insignia, Astra...) que sempre fiquei com a impressão de terem as suas "nuances".

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Alguém sabe se é normal nestes alfa a embraiagem ser dura? No entanto, depois quando me sentei na megane, experimentei logo a pisar a embraiagem e a diferença é insignificante...

                                                          Do que estive a explorar, a luz do airbag costuma ser das fichas debaixo dos bancos.

                                                          Assim à partida, a despesa que terei (se avançar) será com a distribuição.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            a luz do airbag é o menor dos males, é só descarnar os fios e dividir aquilo em dois. nos stilos e puntos é igual. convém é verificar a correia de distribuição, isso sim.

                                                            Comentário

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