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Compra de usado Citroen xsara 1.5D vs C5 2.0HDI

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    Compra de usado Citroen xsara 1.5D vs C5 2.0HDI

    Boa tarde,

    Tenho 2 viaturas em vista, totalmente diferentes, para usar durante meia duzia de meses e depois vender. São elas:

    1- Citroen Xsara de 1999 1.5D com 185.000 kms, preço 1200 euros

    2- Citoren C5 2.0HDI SW ( carrinha ) de 2002 com 201.000 kms, preço 2500 euros

    Ambas as viaturas aparentam estado semelhante, embora a C5 esteja melhor de interiores, pois o volante do xsara está enormemente desgastado em cima ( o desgaste do volante é apenas em cima, estando inclusive comido, será do sol? ). Como ambas as visturas aparentemente andam e puxam bem, qual vocês acham que poderia ser a melhor compra numa relação preço / qualidade, mas tambem tendo em atenção uma futura venda? Qual será o melhor negocio e o mais facil de vender no futuro? Inclino-me para a C5, mas o xsara tambem me parece barato.

    Obrigado

    #2
    Xsara será sempre mas fácil de revender.

    Comentário


      #3
      2- Citoren C5 2.0HDI SW ( carrinha ) de 2002 com 201.000 kms, preço 2500 euros

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
        Xsara será sempre mas fácil de revender.
        O Xsara deixa muito a desejar em termos de segurança passiva, e como sabes não há informações sobre a versão pós-restyling do Xsara Quem sabe se o pós-restyling que penso que tenha sido reforçado, não conseguisse um resultado próximo do Peugeot 307. Se o C5 for o MK1 fase II é um dos carros mais seguros da sua época, pecando apenas pela estética simplesmente pavorosa

        Citroen Xsara
        https://www.euroncap.com/en/results/...Bn/xsara/15481



        Citroen C5 MK1





        https://www.euroncap.com/en/ratings-...3%ABn/c5/15539
        https://www.euroncap.com/en/ratings-...3%ABn/c5/15637

        Comentário


          #5
          Que disparate, o Xsara tem um bom nível de segurança passiva e activa sobretudo com Airbags frontais e laterais cujo 1.5D SX tem.

          O C5 obviamente é melhor neste aspecto e o C5 pós restyling ( 2004 - 2008 ) até foi temporariamente o mais seguro do mercado português.

          Agora, tanto o C5 como o Xsara do tópico são bons carros, sendo que há alguns pontos a ponderar :

          - O motor do Xsara é lento e barulhento mas fiável. Há que dar uso ás RPM , vai até as 5000 ( corte às 5200 )
          - Os interiores do Xsara são de qualidade apenas mediana
          - 185 mil KM...pois pois....é isso e eu dizer que tenho 19 anos para me comprarem facilmente hehe


          C5 :

          - Obviamente muito mais rápido que o Xsara, interiores de qualidade mediana no segmento mas aguentam bem.
          - Suspensão e muito fiável mas convem estar com óleo e esferas em dia se não fica demasiado rijo ou mole.
          - Mais por onde avariar, afinal falamos de usados com quase 20 anos.

          Mas tendo em conta que é para andar meia dúzia de meses....

          Comentário


            #6
            Se fosse para manter por muito tempo preferia ir para o carro melhor e mais complexo, o C5. Assim é de longe preferível ir para o Xsara. Não deixa de ser um carro de condução segura e confortável. Embora não esteja sequer perto do refinamento do C5 é um carro que serve perfeitamente e que provavelmente não te dará qualquer chatice durante o tempo que o tiveres. Qualquer um deles vai manter o mesmo valor, mas também acho que o Xsara será mais fácil de vender daqui a uns tempos.

            Comentário


              #7
              Mas já agora, e apesar de ter experiência com esses 2 carros, aconselho com esse plafond a procurar algo a gasolina, olha por exemplo um xsara 1.4i ou qualquer outro carro deste segmento de outra marca, tendo como prioridade o estado geral do mesmo.

              É que 160, 170 , 180 mil KM em carros diesel parece ser agora a moda KM martelados digo eu....faz-me ficar sem confiança em muitos negócios.

              Muitos Xsaras 1.5D andavam com 200 e tal mil, 300 mil, 400 mil.....

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                Mas já agora, e apesar de ter experiência com esses 2 carros, aconselho com esse plafond a procurar algo a gasolina, olha por exemplo um xsara 1.4i ou qualquer outro carro deste segmento de outra marca, tendo como prioridade o estado geral do mesmo.

                É que 160, 170 , 180 mil KM em carros diesel parece ser agora a moda KM martelados digo eu....faz-me ficar sem confiança em muitos negócios.

                Muitos Xsaras 1.5D andavam com 200 e tal mil, 300 mil, 400 mil.....
                Ainda por cima, o user fala do desgaste no volante.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                  Ainda por cima, o user fala do desgaste no volante.
                  Pois eu realmente posso ser muito teimoso mas faz-me comichão carros do tempo em que o diesel era a 60 cent/litro terem hoje apenas 180 mil KM....dá cá um jeitaço....

                  De resto há uma coisa que é uma pena na versão 1.5 D SX : não ter ABS. Já o Brava 1.2 tambem não tinha, mas o Xsara 1.4i e 1.9D já têm. Coisa parva.

                  Comentário


                    #10
                    Com o desgaste no volante de que falas e só tem 185 mil km? Em cada roda, só se for.

                    Comentário


                      #11
                      um xsara 1.5d é um autêntico charuto, não anda mal se arrasta, num saxo ainda vá, agora num xsara se até o 1,9d é charuto um 1.5d pior ainda. Eu ia para o c5 sem pensar 2 vezes, segmento acima, motor mais evoluido. Se for o 2.0hdi de 110cv é uma autêntica máquina de guerra.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por curandeiro Ver Post
                        um xsara 1.5d é um autêntico charuto, não anda mal se arrasta, num saxo ainda vá, agora num xsara se até o 1,9d é charuto um 1.5d pior ainda. Eu ia para o c5 sem pensar 2 vezes, segmento acima, motor mais evoluido. Se for o 2.0hdi de 110cv é uma autêntica máquina de guerra.
                        É lento é verdade, hoje podemos estar mal habituados, mas antigamente havia muito isto, lembro-me do Astra 1.7D 55cv , Ibiza 1.0 50cv, Mercedes E200 Diesel 82cv, enfim a malta hoje queixa-se de um 2008 2.6 HDI 75cv mas antigamente é que havia carros lentos , tipo ford transit 2.5 75cv


                        Há é uma questão em carros lentos que é a malta não saber aproveitar o ( pouco ) motor !

                        É preciso RPM's e barulho mas eles andam na mesma.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                          É lento é verdade, hoje podemos estar mal habituados, mas antigamente havia muito isto, lembro-me do Astra 1.7D 55cv , Ibiza 1.0 50cv, Mercedes E200 Diesel 82cv, enfim a malta hoje queixa-se de um 2008 2.6 HDI 75cv mas antigamente é que havia carros lentos , tipo ford transit 2.5 75cv


                          Há é uma questão em carros lentos que é a malta não saber aproveitar o ( pouco ) motor !

                          É preciso RPM's e barulho mas eles andam na mesma.
                          eu falo por mim gosto de potência e já conduzi um peugeot 106 1.1 e um clio 1.1 tl e eram autênticos cancros . Chegar aos 120 era um desafio à paciência. Claro que vai das necessidades de cada um, mas no tempo de hoje é mesmo um charuto autêntico, já na altura o eram

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por curandeiro Ver Post
                            eu falo por mim gosto de potência e já conduzi um peugeot 106 1.1 e um clio 1.1 tl e eram autênticos cancros . Chegar aos 120 era um desafio à paciência. Claro que vai das necessidades de cada um, mas no tempo de hoje é mesmo um charuto autêntico, já na altura o eram
                            Desculpa lá mas um 106 1.1 com caixa de 5 velocidades não é lento coisa nenhuma, e se for um AX ainda mais rápido é ( 0-100 em 11.7s )

                            Podia era haver algum problema com o motor, nem que seja velas mais para lá do que para cá.

                            Já um CLio 1.1 sim é lentinho, mas claro que qualquer um gosta de potência mas há quem não dê tanta importância a isso.

                            Pessoalmente dou mais importância aos travões que ao motor

                            Comentário


                              #15
                              Este xsara tem os mesmos 58cv do Saxo?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                Este xsara tem os mesmos 58cv do Saxo?

                                sim tem

                                Comentário


                                  #17
                                  SIm 58cv às 5000 RPM , a única diferença é a caixa mais curta.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                    Desculpa lá mas um 106 1.1 com caixa de 5 velocidades não é lento coisa nenhuma, e se for um AX ainda mais rápido é ( 0-100 em 11.7s )

                                    Podia era haver algum problema com o motor, nem que seja velas mais para lá do que para cá.

                                    Já um CLio 1.1 sim é lentinho, mas claro que qualquer um gosta de potência mas há quem não dê tanta importância a isso.

                                    Pessoalmente dou mais importância aos travões que ao motor
                                    11.7? nunca na vida o 1.1 de 60cv? 13,7s dos 0 aos 100 era a aceleração dele. São mais 2 segundos se demorasse 11.7 para a altura era bem despachado, mas ele teoricamente demorava 13.7 dos 0 aos 100.
                                    O clio ainda era pior nem 120 dava e só tinha caixa de 4

                                    Comentário


                                      #19
                                      Sim o clio é mais limitado, tem caixa de 4 tal como acontecia com alguns AX , mas os de 5 velocidades AX 1.1 e depois 1.1i era 11.7 dos 0-100, aquilo andava mesmo muito bem.

                                      Agora mesmo o 106 de lento não tem nada quando comparando com um Xsara hehe.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Isso é uma não questão, claramente o C5....

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por johndeamon Ver Post
                                          Isso é uma não questão, claramente o C5....
                                          Obviamente que o C5 é melhor em tudo, mas convem tambem analisar o estado de cada um.

                                          Mas de facto o C5 era líder no espaço e conforto do seu segmento, e eu que fiz várias dezenas de milhares de KM ao voltante de um posso dizer que é daqueles carros que só tendo para saber o que vale.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Esse motor no Xsara era bom para ir buscar a morte.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Buscar a morte ? lol

                                              Comentário


                                                #24
                                                Para vender daqui a meia duzia de meses ia para o mais barato. O que estava a poupar agora não o perdia lá para a frente.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Anda tudo cheio de pressa lool. Alguma vez compensa gastar o dobro do dinheiro para andar 6 meses, num carro que poderá dar despesas significativas de suspensão e que a nível de motor apesar de excelente é sempre mais passível de haver problemas por ser mais complexo?

                                                  Don't get me wrong, o C5 é excelente. E estaria no topo das minhas escolhas no que toca a sedans. Mas seria se estivesse à procura de um carro muito bom para manter muitos anos. Pois estaria disposto a fazer face a possíveis reparações.
                                                  Agora para uns meses? Xsara ou uma coisa mais pequena tipo o Saxo.
                                                  Editado pela última vez por tiagoadcosta; 17 April 2018, 13:10.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por tiagoadcosta Ver Post
                                                    Anda tudo cheio de pressa lool. Alguma vez compensa gastar o dobro do dinheiro para andar 6 meses, num carro que poderá dar despesas significativas de suspensão e que a nível de motor apesar de excelente é sempre mais passível de haver problemas por ser mais complexo?

                                                    Don't get me wrong, o C5 é excelente. E estaria no topo das minhas escolhas no que toca a sedans. Mas seria se estivesse à procura de um carro muito bom para manter muitos anos. Pois estaria disposto a fazer face a possíveis reparações.
                                                    Agora para uns meses? Xsara ou uma coisa mais pequena tipo o Saxo.
                                                    Concordo.

                                                    No entanto o C5 dificilmente dá problemas de suspensão, mas apesar disso pode perfeitamente estar a precisar de novas esferas e óleo, que material + mão de obra fica para cima de 600 euros.

                                                    Mas de facto se é para andar 6 meses mais valia procurar algo ao mesmo preço, a gasolina, em melhor estado.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Cheguei a ter esse mesmo dilema mas o carro seria para durar uma vida. Fui para o C5.

                                                      À carrinha C5 de 2.5k mete-lhe mais 500 euros de revisão.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                        Concordo.

                                                        No entanto o C5 dificilmente dá problemas de suspensão, mas apesar disso pode perfeitamente estar a precisar de novas esferas e óleo, que material + mão de obra fica para cima de 600 euros.

                                                        Mas de facto se é para andar 6 meses mais valia procurar algo ao mesmo preço, a gasolina, em melhor estado.
                                                        Sim era mais a isso que me referia. Se tiver de trocar as esferas gasta-se logo bom dinheiro.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por tiagoadcosta Ver Post
                                                          Sim era mais a isso que me referia. Se tiver de trocar as esferas gasta-se logo bom dinheiro.
                                                          O meu mecânico pessoal contou-me que dá para implementar uma suspensão convencional quando a hidractiva for desta para melhor. Contudo perde-se em conforto e em "valencias" do carro, no sentido em que tu podes programar a suspensão à tua conveniência. E ela própria se adapta ao percurso, também.

                                                          A minha terá o máximo de cuidado e manutenção. Quando começar a morrer levará o que o meu bolso permitir. Suspensão convencional ou hidractiva.

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                                                            #30
                                                            O maior problema é a idade do carro. Depende muito do tratamento que levou e da sorte. Um colega meu tem um C5 desses, de 2003, recentemente apareceu uma luz de avaria e lá foram pouco menos de 1000€ numa reparação. E ele até é um tipo cuidadoso com o carro. A vida é mesmo assim.

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