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Pé a fundo na embraiagem ao ligar o carro? Sim ou não?
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Tenho por hábito carregar sempre na embraiagem para ligar e desligar. Sou sincero, nem sei se causa desgaste, se evita... Mas é um hábito que tenho desde que tenho carta.
Contudo, nunca carrego no travão em carros que não o exigem. E quando exigem, esqueço-me sempre, lá tenho de levar com o aviso.
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Originalmente Colocado por pedro19 Ver PostO meu liga e é de 2016.
Opah, vou ter de me habituar. Sempre fui ensinado que manter o pé a fundo na embraiagem causa desgaste desnecessário, por isso são muitos anos de movimentos quase automáticos.
velhos hábitos nunca morrem, tenho mais problemas é quando ando com carro com travão de mão automático e transito para um de travão de mão manual e eventualmente esqueço-me de travar o carro, volta e meia acontece, isso e situações de passar de um carro com embraiagem para um de caixa automática, onde só há acelerador e travão, pisar o travão com o pé esquerdo...
são situações que temos de nos ir adaptando...
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Originalmente Colocado por pedro19 Ver PostSempre tive por hábito meter em ponto morto, tirar o pé da embraiagem, e depois dar à chave.
No entanto, no manual do Fiat 500L que adquiri, vem o seguinte:
aguardar que as luzes avisadoras
e se apaguem e, de seguida,
carregar a fundo no pedal da
embraiagem, sem carregar no
acelerador;
❒ rodar a chave de ignição na posição
AVV imediatamente após o
apagamento da luz avisadora .
Soltar a chave de ignição assim que o
motor arrancar.
Isto tem alguma razão de ser é apenas uma precaução para os mais esquecidos não ligarem o carro com uma mudança engatada?
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Há componentes da caixa que rodam sempre, mesmo em ponto morto. Portanto na fase de arranque pretendemos que toda a potência do motor de arranque vá para o motor principal e que não se dissipem em componentes arrastados e não essenciais nesse momento, daí que seja recomendável pressionar a embraiagem a fundo.
Quanto às outras questões, especialmente quem anda mais habitualmente com caixas manuais e automáticas quase ao mesmo tempo... e quando a gente vai a 180 e vê que tem de travar muito rapidamente?
Claro que a reacção primária é travar e reduzir na caixa! Portanto vai de carregar no pedal da embraiagem...
Só que o carro era de mudanças automáticas... só tem dois pedais... e esse pedal era exactamente o do travão... que foi carregado bem a fundo como se fosse o da embraiagem... a 185... já para ser simpático...
Mas ainda há bons Mercedes E que até travam a fundo e nem fogem nem mugem!Editado pela última vez por CL; 20 April 2018, 19:45.
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Originalmente Colocado por CL Ver PostHá componentes da caixa que rodam sempre, mesmo em ponto morto. Portanto na fase de arranque pretendemos que toda a potência do motor de arranque vá para o motor principal e que não se dissipem em componentes arrastados e não essenciais nesse momento, daí que seja recomendável pressionar a embraiagem a fundo.
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É daquelas coisas como meter o cinto de segurança ainda antes de fechar a porta... Já é mecânico!
Cinto colocado? OK!
Porta fechada? Não!
Ficou mal fechada porque vidro não aberto! Carro não tem fugas de ar!
Ponto morto? Sim!
Chave na ignição? Sim!
Rodar uma vez? OK!
Abrir vidro? OK!
Voltar a fechar a porta? OK!
Bem fechada? Sim!
Ponto morto? Sim!
Pé na embraiagem? OK!
Ponto morto? Sim!
Rodar a chave? Sim! Fonix! Finalmente! A ver se a gente sai daqui hoje!
Isto já parece uma subrotina Basic mas é mesmo assim que as coisas funcionam... em 3 segundos!
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Pé a fundo na embraiagem ao ligar o carro? Sim ou não?
Claro que sim. Desgaste? Se o passo seguinte é calcar a embraiagem para meter primeira, metade do trabalho já vai feito...
Aprendi na escola de condução e qualquer automóvel actual, por norma, nem liga sem pisar a embraiagem a fundo.
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Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver PostTenho por hábito carregar sempre na embraiagem para ligar e desligar. Sou sincero, nem sei se causa desgaste, se evita... Mas é um hábito que tenho desde que tenho carta.
Contudo, nunca carrego no travão em carros que não o exigem. E quando exigem, esqueço-me sempre, lá tenho de levar com o aviso.
Sempre tive o hábito de o fazer mesmo que nunca tenha tido carro que me "obrigasse" a fazê-lo.
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