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Opinião sobre jipes - Freelander?

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    Opinião sobre jipes - Freelander?

    Malta

    Estou a pensar em adqurir um jipe, isto porque tenho dois amigos de quatro patas ca em casa e preciso de um carro que possa o meter na mala e dar umas voltas pelas serras e montes.

    A menina cá em casa gosta do freelander nada mais, mas uma olhada pelos foruns todos dizem para afastar deste carro, verdade? que cuidados a ter na compra de um?

    Se sim que alternativas recomendam?

    Estou a falar num budget de 3000€.

    Carro para dar umas voltas ao fim de semana, raramente conduzo durante a semana.

    Obrigado

    #2
    sim de facto freelander longe deles, são um belo poço de problemas...

    3000€ dado que o mercado de 4x4 é bastante sobrevalorizado vai se complicado algo generoso e recente...

    Comentário


      #3
      por esses valores só a gasolina
      dizem que o problema dos frelander é na caixa de transferências, que parece que tem uma poli viscosa que tem tendência a avariar e deixa de fazer 4x4,

      Comentário


        #4
        Recentemente cá em casa necessitamos de comprar um carro para um fim bastante parecido ao teu.
        O orçamento era quanto mais baixo melhor, e no caso nem chegou aos 3000. procuramos um carro que pudesse circular sem grande dificuldade em estradões e algum caminho mais degradado, para ter na aldeia e fazer uns 3 ou 4 mil km por ano, sobretudo em trajectos curtos.

        Inicialmente a preferência até seria uma pickup por causa da caixa, mas com este orçamento só dava para veículos até início da década de 90, 3 lugares e com uma carrada de km e estado algo degradado.
        Optamos por escolher um SUV "patinho feio" do ponto de vista 4x4, e a gasolina. No caso um Honda CR-V de 98, a primeira geração, que se arranja dentro do orçamento que queres gastar. Os únicos contras que lhe aponto são o IUC que são 140€ por ser um 2.0, e o consumo elevado de gasolina, que para tão poucos km's acaba por nem fazer diferença.

        Até agora estamos satisfeitos com ele, espaço mais que suficiente para levar pessoas e bagagem com conforto, equipamento que até nem era necessário, mas sobretudo um carro que se conduz como um carro normal.

        Tinha algum receio que se pudesse dar mal em situações de alguma lama ou buracos mais profundos, mas mesmo com pneus de estrada (4x4) passou nos testes mais difíceis que irá enfrentar sem qualquer dificuldade.
        Claro que nunca irá fazer trialeiras, quanto muito levar uns pneus AT quando precisar de trocar os que tem.

        Também convivo de perto com um Patrol 260 que faz o mesmo tipo de utilização, e verdade seja dita, prefiro o Honda pois é melhor em praticamente tudo.

        O Freelander é um SUV do mesmo estilo do CR-V, Sportage, Vitara, Rav 4...mas não gosa de muito boa fama.

        Tens aqui no fórum malta que percebe de jipes e que te pode dar bons conselhos, da minha parte fica uma experiência "alternativa" ao que é o rumo normal destas coisas.

        Comentário


          #5
          Um Vitara sempre foi boa opção também. Para ir de encontro ao orçamento, basta aumentar a idade dos modelos procurados. Mas certamente algo haverá. Motor competente, manutenção simples, imenso material, RWD ou AWD, redutoras e há sempre os modelos de maior dimensão, caso o espaço seja necessário.

          Tive um Grand Vitara 2.0 quando vivi na Noruega para ir para as montanhas, levar o material de neve, não me preocupar com caminhos, etc...e gostei bastante. Andar em RWD na neve era um gozo brutal

          Não me importava de ter outro, havia ainda a versão mais longa, e motores 2.0 e V6 a gasolina e o TD a diesel. Em Portugal ainda há o 1.6i.
          Editado pela última vez por DV82; 26 April 2018, 07:58.

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            #6
            O carro mais equilibrado para esses valores é um TerranoII da 1º geração de 1994...>
            Isto se quiseres mesmo um jipe e tirar proveito dele.
            Não penses em fazer TT sem teres um veículo com caixa redutoras.

            Comentário


              #7
              nada de TT muito avançado Só voltinhas pelos montes

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                O carro mais equilibrado para esses valores é um TerranoII da 1º geração de 1994...>
                Isto se quiseres mesmo um jipe e tirar proveito dele.
                Não penses em fazer TT sem teres um veículo com caixa redutoras.
                nada de TT muito avançado Só voltinhas pelos montes

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                  Recentemente cá em casa necessitamos de comprar um carro para um fim bastante parecido ao teu.
                  O orçamento era quanto mais baixo melhor, e no caso nem chegou aos 3000. procuramos um carro que pudesse circular sem grande dificuldade em estradões e algum caminho mais degradado, para ter na aldeia e fazer uns 3 ou 4 mil km por ano, sobretudo em trajectos curtos.

                  Inicialmente a preferência até seria uma pickup por causa da caixa, mas com este orçamento só dava para veículos até início da década de 90, 3 lugares e com uma carrada de km e estado algo degradado.
                  Optamos por escolher um SUV "patinho feio" do ponto de vista 4x4, e a gasolina. No caso um Honda CR-V de 98, a primeira geração, que se arranja dentro do orçamento que queres gastar. Os únicos contras que lhe aponto são o IUC que são 140€ por ser um 2.0, e o consumo elevado de gasolina, que para tão poucos km's acaba por nem fazer diferença.

                  Até agora estamos satisfeitos com ele, espaço mais que suficiente para levar pessoas e bagagem com conforto, equipamento que até nem era necessário, mas sobretudo um carro que se conduz como um carro normal.

                  Tinha algum receio que se pudesse dar mal em situações de alguma lama ou buracos mais profundos, mas mesmo com pneus de estrada (4x4) passou nos testes mais difíceis que irá enfrentar sem qualquer dificuldade.
                  Claro que nunca irá fazer trialeiras, quanto muito levar uns pneus AT quando precisar de trocar os que tem.

                  Também convivo de perto com um Patrol 260 que faz o mesmo tipo de utilização, e verdade seja dita, prefiro o Honda pois é melhor em praticamente tudo.

                  O Freelander é um SUV do mesmo estilo do CR-V, Sportage, Vitara, Rav 4...mas não gosa de muito boa fama.

                  Tens aqui no fórum malta que percebe de jipes e que te pode dar bons conselhos, da minha parte fica uma experiência "alternativa" ao que é o rumo normal destas coisas.
                  Pois o CR-V realmente estava na calha, mas um IUC de 146€ uff

                  Vou olhar para o sportage e o vitara

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por RicardoTAmaral Ver Post
                    Malta

                    Estou a pensar em adqurir um jipe, isto porque tenho dois amigos de quatro patas ca em casa e preciso de um carro que possa o meter na mala e dar umas voltas pelas serras e montes.

                    A menina cá em casa gosta do freelander nada mais, mas uma olhada pelos foruns todos dizem para afastar deste carro, verdade? que cuidados a ter na compra de um?

                    Se sim que alternativas recomendam?

                    Estou a falar num budget de 3000€.

                    Carro para dar umas voltas ao fim de semana, raramente conduzo durante a semana.

                    Obrigado

                    Foge do freelander enquanto é tempo

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por joann Ver Post
                      Foge do freelander enquanto é tempo
                      Ainda estou muito a tempo

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por RicardoTAmaral Ver Post
                        Ainda estou muito a tempo
                        Procura um TII dos primeiros.

                        Ainda estão baratos.

                        Com a valorização e se o mantiveres com bom aspecto, daqui a 4 ou 5 anos ainda ganhas algum na revenda

                        Curto e com A/C:
                        https://www.olx.pt/anuncio/nissan-te...tml#03f356e516

                        Curto:
                        https://www.olx.pt/anuncio/terrano-2...tml#03f356e516

                        Longo:
                        https://www.olx.pt/anuncio/nissan-te...tml#03f356e516

                        Curto:
                        https://www.olx.pt/anuncio/terrano-i...tml#03f356e516

                        Comentário


                          #13
                          Galloper???

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por RicardoTAmaral Ver Post
                            nada de TT muito avançado Só voltinhas pelos montes
                            Isso do TT avançado é treta
                            Quando lhe apanhares o gosto vais querer fazer sempre mais.

                            Comentário


                              #15
                              Freelander é um grande não!

                              Eu estive na mesma situação, e equacionei coisas tão distintas quanto um Freelander, Grand Cherokee, Vitara, Frontera e até mesmo (ainda que pouco convicto) o Sportage.

                              O Freelander parece muito apetecível pelo valor (até pelo visual engraçado), mas a má fama precede-o.
                              O viscoso (que cá fora são 500€ na peça reconstruída) é conhecido por se estragar com o tempo, e (pior) levar o diferencial traseiro consigo.

                              E nem deu para ter dúvidas, pois dos 3 que contactei telefonicamente, um já estava sem tracção traseira, outro idem mas tinha o viscoso e diferencial prontos a serem montados (!), e no terceiro o dono já dizia que apenas precisava de uma "revisão" ao sistema de tracção, porque se sentia algo menos bem!

                              Mas muitos deles dizem logo no anúncio que estão sem 4x4 para "gastar menos"!

                              Uma nota para o CR-V, que não é um 4WD e sim um AWD, sendo logo um factor de limitação fora de estrada, o que aliado ao motor 2.0 fica com um conjunto de ingredientes algo errados para esta finalidade, na minha opinião.

                              Eu acabei por optar pelo Suzuki por um conjunto de motivos, desde ser um 4WD com alguma fama de fiabilidade até ao facto de que no início o condutor costumar ser o elo mais fraco fora de estrada.

                              À medida que se vai ganhando prática e entendendo a técnica, existirá sempre um limite no jipe, mas ainda ontem tropecei nisto que por acaso ilustra o que digo:

                              https://youtu.be/skWV4rF3mKc


                              Por outro lado, creio que o Vitara seja relativamente fácil de transformar novamente em euros para fazer um upgrade quando se sentir necessidade.

                              Mas vou ler com atenção as outras sugestões aqui deixadas.

                              Comentário


                                #16
                                Faço uma pergunta.
                                Se o Freelander é um poço de problemas....porque é que é se continua a ver tantos nas nossas estradas e raramente se vê vitaras/fronteras, terranos...falando apenas dos modelos que também eram vendidos na época, com numeros aproximados.

                                É apenas mais um mito automobilístico. É certo que o Freelander necessita de alguns cuidados na sua manutenção. E um deles é na caixa de transferências, pois se não tiver a correta manutenção terá tendência a partir. E a manutenção é apenas de tempo em tempo, verificar o óleo viscoso..... Aliás ele "avisa" com uns estalidos, quando o sistema não está a funcionar correctamente.
                                Basicamente é um carro com pequenos truques: pneus devem estar iguais em todos os lados; nas manobras não forçar o andamento com o volante todo para um lado, não forçar a embraiagem em todo o terreno, e estar atento ao óleo viscoso.

                                Não estou a dizer para o comprar, até porque para a utilização que pretendes, não será a melhor ideia. Apenas não é tão mau como se pinta....
                                Sim, comprei um em 1999 e ainda o tenho hoje. É o segundo/terceiro carro de família, mas ultimamente até tenho andado muito com ele....
                                Editado pela última vez por freelander; 27 April 2018, 10:09.

                                Comentário


                                  #17
                                  sobre esses modelos que falas, basta ir ver passeios de TT para veres esses jipes em ação.
                                  ainda se vê os frelander a circular porque os donos não os conseguem vender

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por freelander Ver Post
                                    Faço uma pergunta.
                                    Se o Freelander é um poço de problemas....porque é que é se continua a ver tantos nas nossas estradas e raramente se vê vitaras/fronteras, terranos...falando apenas dos modelos que também eram vendidos na época, com numeros aproximados.

                                    É apenas mais um mito automobilístico. É certo que o Freelander necessita de alguns cuidados na sua manutenção. E um deles é na caixa de transferências, pois se não tiver a correta manutenção terá tendência a partir. E a manutenção é apenas de tempo em tempo, verificar o óleo viscoso..... Aliás ele "avisa" com uns estalidos, quando o sistema não está a funcionar correctamente.
                                    Basicamente é um carro com pequenos truques: pneus devem estar iguais em todos os lados; nas manobras não forçar o andamento com o volante todo para um lado, não forçar a embraiagem em todo o terreno, e estar atento ao óleo viscoso.

                                    Não estou a dizer para o comprar, até porque para a utilização que pretendes, não será a melhor ideia. Apenas não é tão mau como se pinta....
                                    Sim, comprei um em 1999 e ainda o tenho hoje. É o segundo/terceiro carro de família, mas ultimamente até tenho andado muito com ele....
                                    ai é que enganas não é nenhum mito automobilístico no que toca a ser problemático, e quanto a haver ai na estrada existe mas não se servem no todo o seu potencial, como tu provavelmente, mas a fama que tem é real dai os preços deles serem ao desbarato, comparado com outros modelos, e quanto a não veres tanto vitaras, fronteras , terranos e outros, andas completamente enganado, o que não falta ai é disso a circular, estão mais concentrados em certas zonas do pais onde o TT é mais frequente, aqui para onde resido é mato esses modelos...

                                    podes ter um há muitos anos e não ter tido grandes chatices, dá-te por muito contente, pois do que conheço e de pessoas minhas conhecidas que compraram na época não os tiveram muito tempo, quando começaram a dar dores de cabeça, compraram outros modelos nunca tiveram nada e fartos de andar ai nos montes...

                                    simplesmente o freelander é um modelo mais pensado para andar na estrada do que para andar fora dela, tal como SUV de hoje...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por mmao Ver Post
                                      sobre esses modelos que falas, basta ir ver passeios de TT para veres esses jipes em ação.
                                      ainda se vê os frelander a circular porque os donos não os conseguem vender
                                      ora nem mais, e os stand's que os aceitam de retoma, só conseguem desfazerem-se deles baratos a alguém leigo no assunto, se não ficam com ele para exposição...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Reparem que eu disse que o freelander não servia para o uso que ele queria. Efectivamente é um veiculo mais para cidade e caminhos maus, do que propriamente todo o terreno. Quanto a ninguém querer comprar....já fui abordado várias vezes para comprarem o meu.
                                        Deixem realçar que eu não estou a questionar a "má fama". Sou o primeiro a dizer que é um carro com feitio complicado.
                                        Mais uma vez digo, com a manutenção adequada não dá problemas.

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                                          #21
                                          Freelander é um poço de problemas e provavelmente vais encontrar muitos que já só têm tracção à frente pois a caixa já morreu.

                                          O CR-V desenrrasca mas é mesmo o básico pois basta entrar em muita areia ou lama e ficas lá. Se é para andar com cuidado porque não se vai meter em aventuras, então apenas tracção à frente e um pouco de altura ao solo chega, tipo HR-V.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por freelander Ver Post
                                            Faço uma pergunta.
                                            Se o Freelander é um poço de problemas....porque é que é se continua a ver tantos nas nossas estradas e raramente se vê vitaras/fronteras, terranos...falando apenas dos modelos que também eram vendidos na época, com numeros aproximados.
                                            E desde quando é que isso é um argumento de fiabilidade?
                                            O modelo em si tem um look muito interessante (entre o jipe e o SUV), e parece-me lógico que se tenha vendido bem em novo.

                                            Os problemas crónicos conhecem-se com o tempo, e é por isso que compras um Freelander usado de 2000 mais barato do que um Discovery de 1994 (que nem é conhecido por ser algum paradigma de fiabilidade).

                                            Originalmente Colocado por freelander Ver Post
                                            É apenas mais um mito automobilístico. É certo que o Freelander necessita de alguns cuidados na sua manutenção. E um deles é na caixa de transferências, pois se não tiver a correta manutenção terá tendência a partir. E a manutenção é apenas de tempo em tempo, verificar o óleo viscoso..... Aliás ele "avisa" com uns estalidos, quando o sistema não está a funcionar correctamente.
                                            Basicamente é um carro com pequenos truques: pneus devem estar iguais em todos os lados; nas manobras não forçar o andamento com o volante todo para um lado, não forçar a embraiagem em todo o terreno, e estar atento ao óleo viscoso.
                                            No Freelander 1 (que pelo valor é o que se estará a falar aqui) não tem o viscoso pensado para mudar óleo nenhum.
                                            Corrige-me se estiver errado, colocando aqui o procedimento planeado pelo fabricante.

                                            A questão dos pneus é que é um mito, ou meio-mito, vá!
                                            O princípio de ser necessário ter quatro pneus rigorosamente errado está logo errado por princípio, pois ignora por completo uma coisa chamada de diferencial (que nos carros com qualquer tipo de tracção às 4 existe em duplicado).

                                            Se não fosse assim, mesmo com 4 pneus rigorosamente iguais e novinhos (para nem introduzirmos a variável desgaste), até simples curvas ligeiras iriam fazer partir muita coisa, já que cada uma das 4 rodas gira a velocidades diferentes - motivo pelo qual os fabricantes são bem claros em não ligar o habitual bloqueio central de diferenciais em alcatrão seco, deixando a sua utilização exclusivamente para pisos com tracção reduzida.

                                            Já quem defenda pneus iguais às 4 rodas na perspetiva de manter o equilíbrio de grip é a tal metade que não é mito, mas isso não é diferente de um carro qualquer FWD ou RWD.


                                            Para terminar, se o Freelander não fosse o cancro que é, seria uma pechincha em usado, pois 2.000€ dá para comprar um facilmente.

                                            O problema é que como já foi dito, a maioria já nem sequer tem o AWD a funcionar (quando a "malta" tem um carro que vale 2.000€ no OLX e lhe dizem que para reparar o AWD gasta bem para cima de 1.000€, ou pode anular isso e até fica a consumir menos...),servindo bem para quem só vai andar no alcatrão, mas inútil para quem queira ir para fora dele.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Conforme já recomendaram procurava algo com maior probabilidade de fiabilidade do que o freelander, embora um carro com alguma idade seja sempre uma caixinha de surpresas, ainda para mais um 4x4.
                                              Vê os terrano II, pajeros, patrol, etc. ou também galloper, Monterrey, ou até fronteras.
                                              Vai apresentando por aqui os carros que fores vendo que tens ai pessoal bastante rodado na coisa que te ajudam na escolha!

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                A questão dos pneus é que é um mito, ou meio-mito, vá!
                                                O princípio de ser necessário ter quatro pneus rigorosamente errado está logo errado por princípio, pois ignora por completo uma coisa chamada de diferencial (que nos carros com qualquer tipo de tracção às 4 existe em duplicado).
                                                O Freelander não tem diferencial central mas sim um acoplamento viscoso. E sim, pneus (muito)diferentes entre o eixo dianteiro e traseiro podem levar ao desgaste prematuro deste e a seguir vai a caixa de transferências(IRD)...

                                                De qualquer forma os problemas com a tracção dos Freelander estão mais que "experienciados" e documentados, basta uma pesquisa rápida no google por "freelander ird problems" ou algo parecido e não falta informação, por exemplo:
                                                Freelander 1 - Common Problems And Symptoms




                                                The freelander suffers from a few common problems, but it is important to find the route cause of the problem. There are several symptoms and causes which are explained below.

                                                Simple diagram showing the freelander 1 transmission system :





                                                Freelander IRD's are a common failure on these 4x4's. If the vehicle is making a clonking or grinding noise when letting on and off the power or turning a corner, especially noticable in reverse, or you are intermitantly losing drive followed by a loud bang/grinding noise, then your IRD has/is failing. The root cause of this failure 9 times out of 10 is a faulty viscous coupling unit (VCU), which should be changed at the same time as the IRD.

                                                If your Freelander feels "tight" or it appears the brakes are binding, especially when reversing on full lock, this means your existing VCU is past its servicable life and you should change it as soon as possible. A damaged VCU put massive strain on the rest of your transmission line, causing the IRD unit, rear diff and gearbox to wear at a hugely accelerated rate, and will cause a very costly failure of these parts. A VCU's servicable life span is usually no more than 70k miles, but it can be a lot less (we have seen cars with failures at 30k miles) depending on how the car has been driven.

                                                It is a common fallacy that VCUs seize. In all our years of experience we have never come across a seized VCU. What actually happens is the silicon viscous fluid gets thicker and thicker with wear and slowly causes the viscous coupling to become stiffer and stiffer to rotate. More and more strain is therefore put on the gear train and failure eventually occurs to the IRD and rear diff.

                                                It has been reported on some internet sites that to test the VCU if you jack the one back wheel of your Freelander without the handbrake applied you should be able to turn the rear wheel and that if you cannot turn the wheel your VCU has seized -THIS IS TOTAL RUBBISH! You would hardly be able to do this by hand as you would need a 2 foot breaker bar and stand on it, the wheel will move very slowly - this still does not indicate whether the VCU is any good or not as all wheels will turn regardless of the condition of the VCU.

                                                Another common fallacy for testing VCUs is the tipex test whereby you put a tipex mark on the shaft next to the front prop shaft and one opposite on the viscous coupling and if these marks have moved out of line after being driven round

                                                If a VCU has failed it is highly likely that it will have damaged the taper roller thrust bearing in the IRD unit. There will be no obvious sign or noise and IRD failure usually occurs when reversing the vehicle upon which the thrust bearing collapses and total failure occurs normally breaking the teeth off the crown wheel and pinion which causes the banging and grinding noise.

                                                Another cause of IRD failure is due to bad wear in the inner constant velocity joint on the offside drive shaft. This usually results in the outer taper roller bearing (next to the CV joint) collapsing and causing the top gear shaft to break teeth, which in turn usually cracks or smashes the IRD main casing and end casing with subsequent loss of all oil.

                                                IRD and/or VCU failure is also caused by miss matched tyre sizes between the front and rear axles. The difference in tyre diameter, and thus the rolling radius of the wheel causes a constant difference in the rotational speed of the front and rear prop shafts, this difference has to be compensated for by the VCU slipping at a higher rate than which it was designed for. The extra rotations cause the VCU to heat up and become stiffer ,which is what they are designed to do off road if the wheels start to slip and this transfer drive to the the other wheels, but as this is happening while driving in a straight line on a road it has the same effect has an old stiff VCU and transfers extra load to the entire transmission line, eventually resulting in IRD failure. This constant heating also cooks the VCU so that it does not operate correctly, even when correct tyres are fitted. You can measure the diameter the tyres, but this can be slightly misleading, especially on worn tyres as the tyre maynot be evenly worn from the inside to outside edge, so the best way to check is to check the external temperature of the VCU after driving it for a few miles on a relatively straight road, it should be virtually cold. If its slightly warm or hotter then the wheels have a ratio problem. We have seen various examples of miss matched tyre sizes such as a garage fitting different size profile tyres to the front of the car compared to the rear, putting new tyres on one end of the car but leaving the old worn tyres on the other, significantly more tyre wear on one axle, low tyre pressures and cars that have done a lot of towing (rolling radius of tyre is less due to the weight of the trailer compressing the tyres). A difference of just 5mm in diameter dramatically increases the rotational differences between the front and rear axles, so it is imperative that the tyres are always matched. Always change all 4 tyres at the same time, rather than trying to save a few pounds by changing the fronts and getting a few thousand more out of the rears. The variations between makes of tyres with the same profile can be even more than this, so tyre makes should also be matched.

                                                Freelander rear diff failures are not as common as IRD failures, but are still a weak point. Usually the root cause of this is a faulty viscous coupling unit (VCU), which should therefore be changed at the same time as the diff.

                                                Já agora, a titulo de curiosidade, no ano passado, nesta empresa(http://www.sparkes.pt/index.php?lang=1) um IRD e um acoplamento viscoso "recondicionados", com 2 anos de garantia e montagem ficava por cerca de 1200€.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Atadinho Ver Post
                                                  O Freelander não tem diferencial central mas sim um acoplamento viscoso. E sim, pneus (muito)diferentes entre o eixo dianteiro e traseiro podem levar ao desgaste prematuro deste e a seguir vai a caixa de transferências(IRD)...

                                                  De qualquer forma os problemas com a tracção dos Freelander estão mais que "experienciados" e documentados, basta uma pesquisa rápida no google por "freelander ird problems" ou algo parecido e não falta informação, por exemplo:

                                                  Tenho quase a certeza que li isso quando os andei a "estudar", e este texto confirma o que eu disse integralmente, pneus incluídos:


                                                  Originalmente Colocado por Atadinho Ver Post
                                                  Freelander 1 - Common Problems And Symptoms




                                                  The freelander suffers from a few common problems, but it is important to find the route cause of the problem. There are several symptoms and causes which are explained below.

                                                  Simple diagram showing the freelander 1 transmission system :





                                                  Freelander IRD's are a common failure on these 4x4's. If the vehicle is making a clonking or grinding noise when letting on and off the power or turning a corner, especially noticable in reverse, or you are intermitantly losing drive followed by a loud bang/grinding noise, then your IRD has/is failing. The root cause of this failure 9 times out of 10 is a faulty viscous coupling unit (VCU), which should be changed at the same time as the IRD.

                                                  If your Freelander feels "tight" or it appears the brakes are binding, especially when reversing on full lock, this means your existing VCU is past its servicable life and you should change it as soon as possible. A damaged VCU put massive strain on the rest of your transmission line, causing the IRD unit, rear diff and gearbox to wear at a hugely accelerated rate, and will cause a very costly failure of these parts. A VCU's
                                                  servicable life span is usually no more than 70k miles, but it can be a lot less (we have seen cars with failures at 30k miles) depending on how the car has been driven.

                                                  It is a common fallacy that VCUs seize. In all our years of experience we have never come across a seized VCU. What actually happens is the silicon viscous fluid gets thicker and thicker with wear and slowly causes the viscous coupling to become stiffer and stiffer to rotate. More and more strain is therefore put on the gear train and failure eventually occurs to the IRD and rear diff.

                                                  It has been reported on some internet sites that to test the VCU if you jack the one back wheel of your Freelander without the handbrake applied you should be able to turn the rear wheel and that if you cannot turn the wheel your VCU has seized -THIS IS TOTAL RUBBISH! You would hardly be able to do this by hand as you would need a 2 foot breaker bar and stand on it, the wheel will move very slowly - this still does not indicate whether the VCU is any good or not as all wheels will turn regardless of the condition of the VCU.

                                                  Another common fallacy for testing VCUs is the tipex test whereby you put a tipex mark on the shaft next to the front prop shaft and one opposite on the viscous coupling and if these marks have moved out of line after being driven round

                                                  If a VCU has failed it is highly likely that it will have damaged the taper roller thrust bearing in the IRD unit.There will be no obvious sign or noise and IRD failure usually occurs when reversing the vehicle upon which the thrust bearing collapses and total failure occurs normally breaking the teeth off the crown wheel and pinion which causes the banging and grinding noise.

                                                  Another cause of IRD failure is due to bad wear in the inner constant velocity joint on the offside drive shaft. This usually results in the outer taper roller bearing (next to the CV joint) collapsing and causing the top gear shaft to break teeth, which in turn usually cracks or smashes the IRD main casing and end casing with subsequent loss of all oil.

                                                  IRD and/or VCU failure is also caused by miss matched
                                                  tyre sizes between the front and rear axles. The difference in tyre diameter, and thus the rolling radius of the wheel causes a constant difference in the rotational speed of the front and rear prop shafts, this difference has to be compensated for by the VCU slipping at a higher rate than which it was designed for. The extra rotations cause the VCU to heat up and become stiffer ,which is what they are designed to do off road if the wheels start to slip and this transfer drive to the the other wheels, but as this is happening while driving in a straight line on a road it has the same effect has an old stiff VCU and transfers extra load to the entire transmission line, eventually resulting in IRD failure. This constant heating also cooks the VCU so that it does not operate correctly, even when correct tyres are fitted. You can measure the diameter the tyres, but this can be slightly misleading, especially on worn tyres as the tyre maynot be evenly worn from the inside to outside edge, so the best way to check is to check the external temperature of the VCU after driving it for a few miles on a relatively straight road, it should be virtually cold. If its slightly warm or hotter then the wheels have a ratio problem. We have seen various examples of miss matched tyre sizes such as a garage fitting different size profile tyres to the front of the car compared to the rear, putting new tyres on one end of the car but leaving the old worn tyres on the other, significantly more tyre wear on one axle, low tyre pressures and cars that have done a lot of towing (rolling radius of tyre is less due to the weight of the trailer compressing the tyres). A difference of just 5mm in diameter dramatically increases the rotational differences between the front and rear axles, so it is imperative that the tyres are always matched. Always change all 4 tyres at the same time, rather than trying to save a few pounds by changing the fronts and getting a few thousand more out of the rears. The variations between makes of tyres with the same profile can be even more than this, so tyre makes should also be matched.

                                                  Freelander rear diff failures are not as common as IRD failures, but are still a weak point. Usually the root cause of this is a faulty viscous coupling unit (VCU), which should therefore be changed at the same time as the diff.

                                                  Já agora, a titulo de curiosidade, no ano passado, nesta empresa(http://www.sparkes.pt/index.php?lang=1) um IRD e um acoplamento viscoso "recondicionados", com 2 anos de garantia e montagem ficava por cerca de 1200€.
                                                  Em resumo, dificilmente uma falha na transmissão vem sozinha, mesmo quando nem seja logo evidente.

                                                  É claramente mencionada a dimensão dos pneus entre o eixo traseiro e o frontal, e nunca a obrigatoriedade de serem iguais (mesma marca, por exemplo).

                                                  Ainda assim, com pneus de tamanhos diferentes (que não era ao que me referia) apenas se aumenta a probabilidade de falhas no viscoso porque ele tem de trabalhar mais, mas ele tem sempre de trabalhar mesmo com 4 pneus rigorosamente iguais e com as pressões compensadas para o peso de cada eixo.


                                                  O sumário (muito conhecido) é que este sistema de transmissão foi mal concebido e pode ceder ao fim de 48.000 km (valor retirado do texto), e se esses 1.200€ são "porreiros" (eu já tinha mencionado os 500€ só para o viscoso reconstruido), é preciso ter cuidado pois o diferencial pode já estar nas últimas.

                                                  Agora voltemos ao início, e a como um carro de 2.000€ se transforma num instante em mais de 3.200€ (e convém que tenha lá as peças velhas estragadas, porque as peças reconstruídas exigem habitualmente a devolução da antiga)...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por freelander Ver Post
                                                    Faço uma pergunta.
                                                    Se o Freelander é um poço de problemas....porque é que é se continua a ver tantos nas nossas estradas e raramente se vê vitaras/fronteras, terranos...falando apenas dos modelos que também eram vendidos na época, com numeros aproximados.

                                                    É apenas mais um mito automobilístico. É certo que o Freelander necessita de alguns cuidados na sua manutenção. E um deles é na caixa de transferências, pois se não tiver a correta manutenção terá tendência a partir. E a manutenção é apenas de tempo em tempo, verificar o óleo viscoso..... Aliás ele "avisa" com uns estalidos, quando o sistema não está a funcionar correctamente.
                                                    Basicamente é um carro com pequenos truques: pneus devem estar iguais em todos os lados; nas manobras não forçar o andamento com o volante todo para um lado, não forçar a embraiagem em todo o terreno, e estar atento ao óleo viscoso.

                                                    Não estou a dizer para o comprar, até porque para a utilização que pretendes, não será a melhor ideia. Apenas não é tão mau como se pinta....
                                                    Sim, comprei um em 1999 e ainda o tenho hoje. É o segundo/terceiro carro de família, mas ultimamente até tenho andado muito com ele....
                                                    Mito é pensar que um freelander é fiável

                                                    São carros fracos que hoje em dia ninguém que perceba um "pouco" de jipes quererá.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Com um orçamento de 3000€ os Freelander que se conseguem comprar só mesmo dos primeiros, de 1998 e 1999 ou eventualmente algum de 2000

                                                      Quanto a problemas, sim pode ser um poço deles ou não, tudo depende da manutenção que tiveram ao longo do tempo e, mais importante ainda, se foi feita por quem conhece estes carros (e repito, este ponto é muito importante). Há certos cuidados que não se podem ignorar, como colocar pneus sempre iguais em todos os eixos (indispensável para a boa saúde do IRD), etc, etc, etc, etc, etc.............

                                                      Andam por aí Freelanders a circular com meio milhão de kms, e continuam...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                        Em resumo, dificilmente uma falha na transmissão vem sozinha, mesmo quando nem seja logo evidente.

                                                        É claramente mencionada a dimensão dos pneus entre o eixo traseiro e o frontal, e nunca a obrigatoriedade de serem iguais (mesma marca, por exemplo).

                                                        Ainda assim, com pneus de tamanhos diferentes (que não era ao que me referia) apenas se aumenta a probabilidade de falhas no viscoso porque ele tem de trabalhar mais, mas ele tem sempre de trabalhar mesmo com 4 pneus rigorosamente iguais e com as pressões compensadas para o peso de cada eixo.


                                                        O sumário (muito conhecido) é que este sistema de transmissão foi mal concebido e pode ceder ao fim de 48.000 km (valor retirado do texto), e se esses 1.200€ são "porreiros" (eu já tinha mencionado os 500€ só para o viscoso reconstruido), é preciso ter cuidado pois o diferencial pode já estar nas últimas.
                                                        Precisamente! Aliás, há quem diga que o viscoso deveria fazer parte da manutenção programada e ser substituído a cada x kms...

                                                        Só uma correcção: quando digo pneus diferentes estou-me a referir por exemplo a colocar dois pneus A/T novos num eixo e deixar dois pneus de estrada quase nas lonas no outro eixo, esta diferença de diâmetro causa "stress" no viscoso. Nem me passa pela cabeça sequer andar com pneus de medidas diferentes.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                                                          Com um orçamento de 3000€ os Freelander que se conseguem comprar só mesmo dos primeiros, de 1998 e 1999 ou eventualmente algum de 2000

                                                          Quanto a problemas, sim pode ser um poço deles ou não, tudo depende da manutenção que tiveram ao longo do tempo e, mais importante ainda, se foi feita por quem conhece estes carros (e repito, este ponto é muito importante). Há certos cuidados que não se podem ignorar, como colocar pneus sempre iguais em todos os eixos (indispensável para a boa saúde do IRD), etc, etc, etc, etc, etc.............

                                                          Andam por aí Freelanders a circular com meio milhão de kms, e continuam...
                                                          São na sua maioria carros de cidade e de voltinhas ao supermercado que raramente fazem fora de estrada, até porque a aptidão em TT é reduzida e rapidamente estraga o material.

                                                          Uma percentagem grande anda só com a tracção dianteira a funcionar.

                                                          Muitos continuam a andar porque os donos não os conseguem despachar...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                                                            Andam por aí Freelanders a circular com meio milhão de kms, e continuam...
                                                            É um argumento interessante, mas infelizmente não quer dizer rigorosamente nada.

                                                            Enquanto se alimentar um carro com reparações (valham ou não racionalmente), nenhum carro no mundo deixa de acumular km.

                                                            E nem é preciso sair da marca nesse mesmo período para ver o que faziam do lado Rover, com o qual partilharam muitos componentes e até a série de motores K a gasolina, que apesar de não ser um 1.4, trouxe a característica que mais os diferenciava (um apetite grande por juntas de cabeça).

                                                            Existem carros que dividem opiniões em termos de fiabilidade, mas este nem chega a ser um deles, porque pertence à classe em que poucos os conseguem defender.

                                                            Comentário

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