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Quadrante Opel Corsa B

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    Quadrante Opel Corsa B

    Bom dia caros colegas,

    Estou a precisar da vossa ajuda. Como o título indica, tenho um Corsa B que tem o manómetro de temperatura do motor estragado.

    Já fui ao eletricista, trocou-se o sensor que dá a informação, o terminal da ficha, e nada funcionou. Ele disse que só mesmo com uma reparação do quadrante, que ele não faz, ou então um quadrante novo.

    Alguém sabe de uma pessoa com conhecimentos nesta área que me possa resolver o problema? Sou da zona de Odivelas/Lisboa.

    Tenho alguma urgência em resolver isso porque nunca sei quando o carro aquece...

    Cumprimentos.

    #2
    Olha isso é um carro vulgar portanto facilmente encontras barato e desta forma deve ser mais facil resolver a situação penso eu. Olha este anuncio por exemplo.

    https://www.olx.pt/anuncio/quadrante...tml#d175fa66ce

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      #3
      E a questão dos Kms? Vou ficar com kms diferentes do que o carro realmente tem. Isso é que pretendo evitar...

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        #4
        Originalmente Colocado por RandomName Ver Post
        E a questão dos Kms? Vou ficar com kms diferentes do que o carro realmente tem. Isso é que pretendo evitar...
        Num carro velho faz-te assim tanta impressão?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por RandomName Ver Post
          E a questão dos Kms? Vou ficar com kms diferentes do que o carro realmente tem. Isso é que pretendo evitar...
          a questão dos km's é fácil de resolver trocas o contador do quadrante velho, ou metes os km's correctos, visto que é um conta km's analógico, logo fácil de corrigir, em comparação com os digitais...

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            #6
            Já fui a outro eletricista, para a semana dou novidades. Neste momento não sei se é o motor do ponteiro que está avariado ou se simplesmente alguma soldadura que com o tempo partiu.

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              #7
              Se for solda estalada até tu arranjas

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por RandomName Ver Post
                Bom dia caros colegas,

                Estou a precisar da vossa ajuda. Como o título indica, tenho um Corsa B que tem o manómetro de temperatura do motor estragado.

                Já fui ao eletricista, trocou-se o sensor que dá a informação, o terminal da ficha, e nada funcionou. Ele disse que só mesmo com uma reparação do quadrante, que ele não faz, ou então um quadrante novo.

                Alguém sabe de uma pessoa com conhecimentos nesta área que me possa resolver o problema? Sou da zona de Odivelas/Lisboa.

                Tenho alguma urgência em resolver isso porque nunca sei quando o carro aquece...

                Cumprimentos.
                Esse Corsa tem entrada Obd? São poucos os que têm, mas há. Se sim, sugeria ler primeiro os valores do sensor.

                Pode não ser do quadrante, já vi ECUs a fazerem isso. Depois claro, a cablagem até à ECU e da ECU para o quadrante.

                Embora o mais provável é ser do quadrante. Não sou fã de ir gastando dinheiro em peças até ficar arranjado ...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por DfOR Ver Post
                  Se for solda estalada até tu arranjas
                  Pois, desconfio disso ou do motor do ponteiro.

                  Para a semana o eletricista (um que quis trabalhar, pois o último não quis) vai ver o que se passa.

                  Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                  Esse Corsa tem entrada Obd? São poucos os que têm, mas há. Se sim, sugeria ler primeiro os valores do sensor.

                  Pode não ser do quadrante, já vi ECUs a fazerem isso. Depois claro, a cablagem até à ECU e da ECU para o quadrante.

                  Embora o mais provável é ser do quadrante. Não sou fã de ir gastando dinheiro em peças até ficar arranjado ...
                  Não sei do que falas amigo. O que meu é o 1.2 e não o 1.0.

                  Como disse acima, desconfio de uma soldadura partida ou do motor do ponteiro.

                  Até agora foi feito:
                  - Troca do sensor de temperatura por um novo (o ponteiro continuou a não mexer).
                  - Troca do terminal do fio que toca no sensor.

                  Desconfio que só pode ser um problema elétrico dado que muitas das vezes a ventoinha dispara (está programado para disparar aos 98-100 graus~) e o ponteiro nem anda, é como se tivesse o carro desligado.

                  Dado os sintomas descritos não será problema do termóstato, certo?

                  Comentário


                    #10
                    De termostato não

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                      #11
                      OBD é a ficha de 10 ou 16 pinos junto da caixa de fusíveis, dependendo se é OBD 1 ou 2. Eu tenho um Corsa B 1.0 de 97 e tem OBD II, no entanto apenas um OPCOM funciona, já que o protocolo OBD que a Opel usou é proprietário e um comum leitor OBD não consegue ligar-se à centralina/ECU.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Raen Ver Post
                        OBD é a ficha de 10 ou 16 pinos junto da caixa de fusíveis, dependendo se é OBD 1 ou 2. Eu tenho um Corsa B 1.0 de 97 e tem OBD II, no entanto apenas um OPCOM funciona, já que o protocolo OBD que a Opel usou é proprietário e um comum leitor OBD não consegue ligar-se à centralina/ECU.
                        Há uns tempos tive um Corsa que não consegui ler nem por nada a ECU. Tentei o meu Opcom, ELM, com Vauxcheck, Opcom e outros e nada ...

                        Que OPCOM funciona já agora?

                        Comentário


                          #13
                          Mais um problema resolvido.

                          Neste caso, o problema era o fio que vai desde o sensor do líquido de refrigeração até ao quadrante.

                          Estava partido algures. Procedeu-se à substituição do fio completo e ficou o problema resolvido.

                          E diziam eles que era do quadrante...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por RandomName Ver Post
                            Mais um problema resolvido.

                            Neste caso, o problema era o fio que vai desde o sensor do líquido de refrigeração até ao quadrante.

                            Estava partido algures. Procedeu-se à substituição do fio completo e ficou o problema resolvido.

                            E diziam eles que era do quadrante...
                            uma coisa simples de resolver e já estavam a querer ir pela via mais fácil e ia dar buraco pois o problema não era o quadrante... ainda bem que já ficou resolvido...

                            Comentário


                              #15
                              Pois é amigo, uma pessoa quer pôr o carro direitinho e só querem é arranjar mais problemas.

                              O que eu tenho reparado ultimamente é que há muita gente com a casa aberta que apenas quer ganhar dinheiro e não ter trabalho.

                              Agradeço a todos os que me tentaram ajudar aqui. [emoji846]

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