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Consumo excessivo de combustível

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    Consumo excessivo de combustível

    Boa tarde a todos, sou dono de um Mazda 2 de 2003 e noto desde há uns 2 meses para cá um aumento de consumo de combustível na ordem dos 20%. O carro faz as revisões num mecânico que trabalha na Mazda, portanto, é como se fizesse as revisões na marca (aliás, quando ia à marca fazer as revisões era o mesmo mecânico que as fazia). Antigamente, enchia o depósito e dava para andar 500/550 km. Agora, apenas dá para andar 400/450 km com o mesmo tipo de trajectos. A única diferença tem a ver com o estilo de condução. Desde que comprei o carro, costumava fazer as mudanças de velocidade às 2.000 rotações (isto durante quase 15 anos). Em conversa com o mecânico há cerca de 2 meses, ele informou-me que devia fazer as mudanças de velocidade entre as 2.500 e as 3.000 rotações. Desde que comecei a fazer este tipo de condução noto um consumo excessivo de combustível, como tinha dito atrás. O que é que vocês acham dito ?

    Obrigado pela ajuda.

    #2
    Originalmente Colocado por Leporello Ver Post
    ... Desde que comecei a fazer este tipo de condução noto um consumo excessivo de combustível,
    Está aqui a resposta.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Leporello Ver Post
      costumava fazer as mudanças de velocidade às 2.000 rotações (isto durante quase 15 anos). Em conversa com o mecânico há cerca de 2 meses, ele informou-me que devia fazer as mudanças de velocidade entre as 2.500 e as 3.000 rotações. Desde que comecei a fazer este tipo de condução noto um consumo excessivo de combustível, como tinha dito atrás. O que é que vocês acham dito ?

      Obrigado pela ajuda.
      Disseste tudo, estás a fazer algo completamente desnecessário e esforçar o motor.
      Se o carro não treme e às 2000rpm já tem força q.b. para a tua condução não existe necessidade de o esforçares mais, daí resulta maior consumo de combustível.

      Para teres noção, mesmo sendo a gasolina eu em 80% do tempo conduzo o Punto da minha namorada entre as 1500 e as 2000rpms.

      Agora se o motor estiver a tremer e tiveres a esganar o acelerador às 2000rpns, aí sim deves reduzir e usar uma faixa rotacional mais apropriada, caso contrário não tem problema nenhum e, ora, fizeste-o sem qualquer problema durante 15 anos

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        #4
        Boa tarde a todos, novamente. O que o mecânico me diz é que pelo facto de mudar de velocidade a baixa rotação, o carro está "esganado", ou seja, não tem força para efectuar as ultrapassagens, a não ser quando vai embalado.

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          #5
          Originalmente Colocado por Leporello Ver Post
          Boa tarde a todos, novamente. O que o mecânico me diz é que pelo facto de mudar de velocidade a baixa rotação, o carro está "esganado", ou seja, não tem força para efectuar as ultrapassagens, a não ser quando vai embalado.
          o teu mecânico é um bom gajo para contar anedotas já deu para ver que sim...

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            #6
            Se não sentes o carro a tremer é porque não tens de mudar a mudança, isto vai também variar se estas a subir ou em terreno plano por exemplo

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              #7
              Originalmente Colocado por Leporello Ver Post
              Boa tarde a todos, novamente. O que o mecânico me diz é que pelo facto de mudar de velocidade a baixa rotação, o carro está "esganado", ou seja, não tem força para efectuar as ultrapassagens, a não ser quando vai embalado.
              Se quando precisas de ultrapassar precisas de mais força, reduzes a mudança quando ultrapassas, não vais fazer uma viagem inteira a 80km/h e em 3ª para que quando ultrapasses tenhas força.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Leporello Ver Post
                Boa tarde a todos, novamente. O que o mecânico me diz é que pelo facto de mudar de velocidade a baixa rotação, o carro está "esganado", ou seja, não tem força para efectuar as ultrapassagens, a não ser quando vai embalado.
                Uma coisa é o carro poder estar atrofiado com a condução que fazias. Outra é estar a consumir mais pela alteração da condução. Se andas a esticar mais as mudanças tens, de uma forma geral, podes esperar:

                - aumento de consumo
                - carro menos atrofiado

                Portanto, se o mecânico te disse para puxares mais pelo carro para que não fique atrofiado, então foi uma boa ideia. Mas isso traz associado o aumento de consumo que agora notas.

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                  #9
                  Puxar pelo carro uma vez por outra não implica que não pratiques uma condução mais calma e económica no teu dia a dia.

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                    #10
                    Se tinhas uma condução calma no dia-a-dia e agora passas a puxar por ele, é óbvio que os consumos vão aumentar...mais ainda num motor a gasolina...cá em casa tb tenho um 2 tb a gasolina, mas modelo a seguir ao teu, e como tu sinto logo uma boa diferença nos consumos quando aperto mais com ele. Tal como foi dito, podes continuar a fazer a condução que fazias anteriormente e depois alternas com um dia para esticar um pouco o motor para o libertar um bocado...se ele com a condução que fazias, se portou bem durante 15 anos, é porque até não fizeste nada de mal...eu quando conduzo o 2, faço as trocas de mudança entre as 2000-2500...sendo muitas das vezes a rotação chega a andar abaixo das 2000 e o carro não se queixa...a caixa do carro é bastante curta, não há necessidade de o andar a esganar a toda a hora.
                    Editado pela última vez por paulo27; 15 May 2018, 17:21.

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