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Sinistro em cadeia (3)

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    Sinistro em cadeia (3)

    Boas,

    Pessoal gostaria de saber a vossa opinião.

    Um familiar teve um acidente onde se envolveram 3 viaturas, e foi um acidente em cadeia, vou dar-vos o seguinte exemplo que é o real:

    Veículo A
    Veículo B (Eu)
    Veículo C

    Veículo A embateu na traseira do B.
    Veículo B com a força do impacto do veículo A deu um toque no veículo C.

    Neste caso a culpa será do veículo A?

    Sendo que com a força do impacto fez com que o meu carro embatesse no outro (o pára-choques do meu ficou todo para dentro e o P-C da frente também tem danos).

    Neste caso creio que o mais importante será a declaração amigável do veículo A e B, mas neste caso não se colocou qualquer cruz nos campos.

    Vou ter com a pessoa para acabar o preenchimento da declaração.

    O que mais sugerem colocar? Ou nas observações ou algo do género?
    Editado pela última vez por ChiragG; 19 May 2018, 19:55.

    #2
    definitivamente o culpado é a viatura A sem quaisquer vias de duvidas...

    Comentário


      #3
      Choques em cadeia o B preenche duas declarações B-C e A-B

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
        definitivamente o culpado é a viatura A sem quaisquer vias de duvidas...
        As seguradoras que se entendam, mas creio que a seguradora do A, vai arranjar desculpas?

        Originalmente Colocado por jogador89 Ver Post
        Choques em cadeia o B preenche duas declarações B-C e A-B
        Foi efectuado.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
          definitivamente o culpado é a viatura A sem quaisquer vias de duvidas...
          Dúvidas? O A e culpado no B, e o B é culpado no C, porque o mais provável é a seguradora do C alegar que o B não ia a distância de segurança.

          Comentário


            #6
            Exacto

            Comentário


              #7
              já estive numa situação exatamente igual e também fui o carro do meio.
              do que me lembro logo à cabeça a minha seguradora assumiu e pagou os dano do carro em que bati mas depois pede o reembolso ao causador.
              é todo um processo interno entre seguradoras e não tive nenhum agravamento ou penalização por isso.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por jogador89 Ver Post
                Dúvidas? O A e culpado no B, e o B é culpado no C, porque o mais provável é a seguradora do C alegar que o B não ia a distância de segurança.
                Não inventes!

                Comentário


                  #9
                  Se efetivamente foi essa a dinâmica do acidente, culpa do A por todos os danos.

                  Preencher duas DAAA; uma com o A e B em que o condutor do B indica que está parado e o A indica que lhe embateu na traseira, devendo o A preferencialmente indicar em observações que prijetoup B contra C.

                  Outra com B e C, em que C indica que estava parado e B embate na traseira, salvaguardando em observações que o fez ppo projeção do embate do A.

                  Ou em alternativa, dado que não pode ser IDS, uma DAAA apenas com a indicação de "C" (indicar esta letra) apenas para identificar este veículo.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                    Não inventes!

                    Ninguém anda a inventar, para haver choques em cadeia, ou vai-se distraido ou nao se leva distancia de segurança, embora parado seja dificil



                    E como eu nao conhecesse os condutores Tugas, gostam de ir a cheira o traseiro dos outros

                    Comentário


                      #11
                      No AH é sempre "um familiar", um amigo, um primo...

                      Depois "veículo B (eu)"

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por jogador89 Ver Post
                        Ninguém anda a inventar, para haver choques em cadeia, ou vai-se distraido ou nao se leva distancia de segurança, embora parado seja dificil



                        E como eu nao conhecesse os condutores Tugas, gostam de ir a cheira o traseiro dos outros
                        E então numa fila de um semáforo?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por jogador89 Ver Post
                          Ninguém anda a inventar, para haver choques em cadeia, ou vai-se distraido ou nao se leva distancia de segurança, embora parado seja dificil

                          E como eu nao conhecesse os condutores Tugas, gostam de ir a cheira o traseiro dos outros
                          Se eu for a cheirar a traseira do outro, me baterem na traseira e me projetarem conta o da frente, a culpa é de quem me bateu, não minha!!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                            Se eu for a cheirar a traseira do outro, me baterem na traseira e me projetarem conta o da frente, a culpa é de quem me bateu, não minha!!
                            Parado sim, em movimento não (totalmente.)

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                              Parado sim, em movimento não (totalmente.)
                              Correcto.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                                Parado sim, em movimento não (totalmente.)

                                o causador do embate é sempre quem me abalroa e cria uma reação à sua ação esteja eu parado ou em movimento.
                                aliás no código da estrada a menção da distancia de segurança é referente apenas à paragem ou diminuição repentina de velocidade do veiculo que segue à minha frente, o que não é o caso.
                                Artigo 18.º — Distância entre veículos

                                1 - O condutor de um veículo em marcha deve manter entre o seu veículo e o que o precede a distância suficiente para evitar acidentes em caso de súbita paragem ou diminuição de velocidade deste, tendo em especial consideração os utilizadores vulneráveis.2 - O condutor de um veículo em marcha deve manter distância lateral suficiente para evitar acidentes entre o seu veículo e os veículos que transitam na mesma faixa de rodagem, no mesmo sentido ou em sentido oposto.3 - O condutor de um veículo motorizado deve manter entre o seu veículo e um velocípede que transite na mesma faixa de rodagem uma distância lateral de pelo menos 1,5 m, para evitar acidentes.4 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de (euro) 60 a (euro) 300

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                                  o causador do embate é sempre quem me abalroa e cria uma reação à sua ação esteja eu parado ou em movimento.
                                  aliás no código da estrada a menção da distancia de segurança é referente apenas à paragem ou diminuição repentina de velocidade do veiculo que segue à minha frente, o que não é o caso.

                                  correctíssimo, um colega meu há bons anos esteve numa situação dessas, já estava um carro parado num cruzamento para virar á esquerda, ele abrandou e já estava quase parado a chegar ao pé do carro que estava parado para virar, vem outro lançado por trás, levou-o a ele e ainda o que estava parado para virar, o que bateu é foi culpado de tudo, o do meu colega foi para a sucata pois ficou batido de frente e traseira, logo não interessa se estava parado ou ainda em movimento, em cadeia o gajo que leva tudo á frente é o culpado...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Vocês estão todos confusos. A questão não é estar parado ou em movimento. A questão é conseguir demonstrar a ordem dos embates. Se o embate de A com B foi primeiro ou de B com C foi primeiro. Se essa sequÊncia foi clara e sem dúvidas, então a atribuição de responsabiliaddes também não tem dúvidas. Se a sequência for discutível é que é uma chatice.


                                    Neste caso, se for claro que o o embate de A em B ocorreu primeiro que de B em C, então A tem a responsabilidade total do acidente. Se assim não for há diferentes repartições. O pior é se o A começa a arranjar outra ordem para o embate.


                                    Ver exemplo na tabela prática de responsabilidades, nos núemros 60 a 64
                                    http://www.marieiroseguros.pt/wp-con...abilidades.pdf


                                    P.S.: Alerto sempre e digo mais uma vez que a tabela prática é uma indicação mas não é a verdade incondicional!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                                      Parado sim, em movimento não (totalmente.)
                                      Errado, a distância de segurança não se aplica em caso de projeção!

                                      Até porque, podes ir com distância de segurança, o trânsito á tua frente pára, tu começas a travar e obviamente reduzes essa distância, e quando estás prestes a parar levas um embate na traseira que te projeta contra o da frente!

                                      Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                      Correcto.
                                      Tal como disse acima, errado!

                                      Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                                      o causador do embate é sempre quem me abalroa e cria uma reação à sua ação esteja eu parado ou em movimento.
                                      aliás no código da estrada a menção da distancia de segurança é referente apenas à paragem ou diminuição repentina de velocidade do veiculo que segue à minha frente, o que não é o caso.
                                      É isto.

                                      Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                                      Vocês estão todos confusos. A questão não é estar parado ou em movimento. A questão é conseguir demonstrar a ordem dos embates. Se o embate de A com B foi primeiro ou de B com C foi primeiro. Se essa sequÊncia foi clara e sem dúvidas, então a atribuição de responsabiliaddes também não tem dúvidas. Se a sequência for discutível é que é uma chatice.


                                      Neste caso, se for claro que o o embate de A em B ocorreu primeiro que de B em C, então A tem a responsabilidade total do acidente. Se assim não for há diferentes repartições. O pior é se o A começa a arranjar outra ordem para o embate.


                                      Ver exemplo na tabela prática de responsabilidades, nos núemros 60 a 64
                                      http://www.marieiroseguros.pt/wp-con...abilidades.pdf


                                      P.S.: Alerto sempre e digo mais uma vez que a tabela prática é uma indicação mas não é a verdade incondicional!
                                      Pois, já tinha dito isso mais atrás e a coisa parece que estava esclarecida, mas há sempre quem goste de criar e divulgar mitos urbanos.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post

                                        Pois, já tinha dito isso mais atrás e a coisa parece que estava esclarecida, mas há sempre quem goste de criar e divulgar mitos urbanos.
                                        É um típico do FAHO. Opiniões sem fundamento ou justificação mas que são apresentadas como verdade incondicional!


                                        O pior dos choques em cadeia é que nem sempre é fácil provar quem bate primeiro em quem, especialmente se alguém estiver de má fé e quiser discutir a coisa.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Obrigado pelas ajudas prestadas.

                                          Comentário


                                            #22
                                            A mim sempre me disseram:

                                            - A baixa velocidade mesmo que a 1kmh o A paga ao B e o B paga ao C. Porque já entra em jogo a distância de segurança.
                                            - Parados o A paga todos.

                                            É muito importante salientar o facto de estarem parados no preenchimento.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por MikaZ Ver Post
                                              A mim sempre me disseram:

                                              - A baixa velocidade mesmo que a 1kmh o A paga ao B e o B paga ao C. Porque já entra em jogo a distância de segurança.
                                              - Parados o A paga todos.

                                              É muito importante salientar o facto de estarem parados no preenchimento.
                                              Disseram-te mal.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por MikaZ Ver Post
                                                A mim sempre me disseram:

                                                - A baixa velocidade mesmo que a 1kmh o A paga ao B e o B paga ao C. Porque já entra em jogo a distância de segurança.
                                                - Parados o A paga todos.

                                                É muito importante salientar o facto de estarem parados no preenchimento.

                                                Disseram-te mal! E insistes em algo sem qualquer fundamento.

                                                É irrelevante o facto de estarem parados. Se quiseres colocar isso claro que ajuda à descrição do acidente e é mais um elemento para provar qual foi o primeiro embate. Mas o único item relevante é a sequência de embates. Mais uma vez ver a tabela pratica de responsabilidades para exemplos concretos.

                                                Comentário

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