Trata-se de um projeto especial, encetado pelo departamento de Engenharia de Produto da fábrica inglesa da Honda, em Swindon, onde o Civic é produzido, a propósito do SMMT (Society of Motor Manufacturers & Traders) Test Day 2018, no Reino Unido.
Com o nome de código “Project P”, esta muito especial pick-up começou como um Honda Civic Type R de pré-produção. As grandes diferenças residem do pilar B para trás: deixa de haver portas traseiras, assim como o volume superior traseiro. Onde deveriam estar os lugares traseiros e bagageiras, passa a haver uma caixa de carga forrada a alumínio.
A transformação foi efetuada de tal forma que conseguiram manter as óticas traseiras, assim como a enorme asa traseira do Type R — uma das suas imagens de marca —, com esta a estar integrada no portão de acesso à bagageira, desculpem, área de carga.
Phil Webb, diretor dos automóveis Honda, no Reino Unido acrescentou que, apesar de não haver planos para a sua produção, a rápida pick-up será usada como transporte para os produtos usados nos jardins e relvados da fábrica e, claro, será usada quando requisitada… nem que seja para uma “voltinha”.
Ainda a querem levar a Nurburgring para bater o recorde da pick-up mais rápida.
Comentário