Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Militares detidos pela Judiciária.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Militares detidos pela Judiciária.

    Oficiais e sargento detidos por corrupção

    Estão sob suspeita os contratos entre a Armada e uma empresa privada para manutenção dos mísseis ‘Harpoon’ e ‘Seasparrow’ que equipam as três fragatas da classe ‘Vasco da Gama’, conhecidas como ‘Meko’. Os três militares detidos são suspeitos de favorecerem a empresa a troco de ‘luvas’. As investigações continuam
    A Polícia Judiciária – numa operação de grande envergadura em que participaram 70 inspectores, nove procuradores do Ministério Público e um juiz de instrução criminal – deteve ontem de manhã dois oficiais superiores e um sargento da Marinha de Guerra suspeitos de corrupção em contratos celebrados com uma empresa privada para a manutenção dos mísseis que equipam a três fragatas da classe ‘Vasco da Gama’.






    Os oficiais detidos são os capitães-de-fragata F.L., colocado nos Estaleiros do Alfeite, na Margem Sul do Tejo, e D. V., que prestava serviço na Direcção-Geral de Navios, no edifício do Estado-Maior da Armada, na Praça do Comércio, em Lisboa.

    O sargento detido, cuja identificação o Correio da Manhã não conseguiu apurar com segurança, pertencia à Direcção de Abastecimentos, na Praça do Comércio. Esta operação foi levada a cabo pelo departamento da Polícia Judiciária que combate a corrupção e crimes económicos na sequência de investigações desencadeadas há cerca de um mês.

    No início deste ano, segundo diversas fontes judiciais ontem contactadas pelo CM, chegaram várias denúncias anónimas à Procuradoria-Geral da Repú- blica sobre corrupção em vários contratos firmados por serviços das Forças Armadas com empresas privadas. As denúncias (todas anónimas – mas, segundo as nossas fontes, “recheadas de pormenores reveladores”) foram remetidas ao Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa (DIAP), coordenado pela procuradora Francisca van Dunen, que mandou a Polícia Judiciária investigar.

    Os três militares foram detidos em casa ontem de manhã – enquanto outras equipas da Polícia Judiciária lançaram buscas simultâneas nos serviços da Marinha de Guerra onde eles prestavam serviço e que se prolongaram até final da tarde. As buscas na Direcção-Geral de Navios, onde estava colocado o capitão-de-fragata D.V., foram acompanhadas por um juiz de instrução criminal pela razão de que ali estão depositadas informações classificadas.

    De acordo com fontes judiciais, os militares são suspeitos de favorecem uma empresa, a troco de ‘luvas’, para a manutenção periódica dos mísseis ‘Harpoon’ e ‘Seasparrow’ que equipam as fragatas ‘Mekko’.

    Os militares suspeitos ficaram detidos na Base Naval do Alfeite. Hoje serão interrogados no Tribunal de Instrução Criminal e o juiz há-se decidir se aguardam em liberdade ou em prisão preventiva a conclusão do processo.

    EMPRESÁRIOS ENVOLVIDOS NO CASO

    Além dos três militares foram ainda detidos nesta operação dois empresários: o português C. C. e um estrangeiro, que tinha uma brigada da PJ à espera, ontem de manhã, no Aeroporto de Lisboa. Estes dois empresários, que dormiram de ontem para hoje no estabelecimento prisional junto da Polícia Judiciária, estão ligados ao ramo do armamento.

    De acordo com uma fonte judicial, a operação foi precipitada pela chegada do estrangeiro a Lisboa – que tinha encontro marcado com os dois capitães-de-fragata. Os empresários são suspeitos de corrupção activa (corruptores) e os militares de corrupção passiva (corrompidos).

    A PROCURADORA QUE MANDA NO DIAP

    A directora do Departamento de Investigação e Acção Penal, Francisca van Dunen, nasceu em Luanda numa família tradicional. Teve uma juventude marcada pela guerra e chegou a Portugal em 1977 com um sobrinho nos braços. Um dos irmãos, José van Dunen, e a cunhada, Cita Valles, foram presos nesse ano, na sequência de uma tentativa de golpe de Estado desencadeada por Nito Alves contra Agostinho Neto, e assassinados na cadeia. Aos 20 anos, Francisca desembarcou em Lisboa com os pais, assumindo a educação do sobrinho. Licenciou-se em Direito e, passados poucos anos, já era assessora na PGR.

    PERFIL

    Francisca Van Dunen, procuradora do Ministério Público, dirige as investigações aos negócios suspeitos entre diversos serviços militares e empresas privadas de armamento.

    OS 'ASES' DO ARSENAL

    Os mísseis Nato ‘Seasparrow RIM-7’ e ‘RGM-84D Harpoon’ podem ser considerados os ‘ases’ do arsenal da Armada. São os dois sistemas mais importantes das três fragatas Meko 200PN classe ‘Vasco da Gama’, os únicos meios navais que ainda podem ser considerados modernos. O ‘Seasparrow’ é um míssil de defesa aérea de curto alcance – permite à fragata reagir rapidamente perante a aproximação de ameaças aéreas (aviões ou ‘helis’), podendo ser usado com limites contra mísseis antinavio.

    O alcance é de 15 km, viaja a 4256 km/h e cada fragata tem oito. O ‘Harpoon’ é um míssil antinavio com 120 km de alcance e resistente a contra-medidas electrónicas, capaz de descrever uma rota indirecta para o alvo. Viaja a 1000 km/h e cada fragata tem oito destes mísseis (também usados pelos aviões P3 da Força Aérea).

    REACÇÕES

    MINISTÉRIO DA DEFESA

    Fonte do Ministério da Defesa, contactado pelo C M, optou por não fazer qualquer comentário às suspeitas de corrupção que envolvem três militares e dois civis na Marinha. “Não comentamos. O processo está sob investigação”, disse.

    ESTADO-MAIOR DA ARMADA

    “A Marinha presume a inocência dos seus militares até que se prove a sua culpa. Neste momento estamos a colaborar com a Polícia Judiciária na investigação deste caso”, afirmou ao CM o porta-voz do Chefe de Estado-Maior da Armada, comandante Fernando Braz de Oliveira.

    PORMENORES

    MÍSSEIS

    Os três militares detidos são suspeitos de favorecimento de uma empresa privada na manutenção dos mísseis ‘Harpoon’ e ‘Seasparrow’. Algumas peças destas armas, como sensores, têm prazos de validade apertados e devem ser substituídas periodicamente.

    DINHEIRO

    Um dos componentes dos mísseis que tem de ser substituído é o combustível. É fabricado à base de nitroglicerina. De quatro em quatro meses, segundo uma fonte da Armada, os depósitos dos mísseis em paiol levam combustível novo. É uma operação perigosa e, por isso, cara.

    ESCUTAS

    A investigação deste caso envolveu escutas telefónicas aos suspeitos – e foi assim que a Polícia Judiciária ficou a saber que o empresário estrangeiro chegava ontem a Lisboa para uma ‘reunião de negócios’ com os capitães-de-fragata detidos.

    DOCUMENTOS

    Nas buscas efectuadas em casa dos três militares e nos departamentos da Marinha de Guerra onde prestavam serviço, a Polícia Judiciária apreendeu documentos em papel e vários registos informáticos.

    JUSTIÇA

    O antigo Código de Justiça Militar não teria permitido que os dois oficiais e o sargento da Armada fossem investigados e detidos pela Polícia Judiciária – apenas pela Polícia Judiciária Militar. Hoje, os militares estão sob a alçada da lei geral, excepto nos crimes de natureza estritamente militar.

    PRIVILÉGIOS

    Os militares a contas com a Justiça civil gozam apenas de um privilégio: têm o direito de recolher a um presídio militar sempre que sejam sujeitos a prisão preventiva ou a pena de cadeia efectiva.

    TRIBUNAL

    Os dois capitães-de-fragata, o sargento e os dois empresários são hoje interrogados por um juiz no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa.
    Manuel Catarino com J. G. /S.A.V.


    Eu sempre achei estranho...passo á porta do Alfeite todos os dias e o parque automovel dos militares faz lembrar o parque automovel dos 3 maiores clubes do nosso campeonato[8D] enfim parece que tá explicado;)

    #2
    Topico bem estruturado.

    Ouvi essa noticia hoje ao almoço e fiquei reticente.


    Aguardo novos desenvolvimentos, para poder comentar. Para ja parecem-me ser apenas suspeitos e nao culpados.

    ;)

    Comentário


      #3
      Isto não é o futebol e aqui prova-se que houve corrupção.


      Se fosse futebol, era no minimo inconstituicional. [8][8]


      Já agora nessa noticia do Correio da Manhã fiquei com a ideia de que falavam do sistema "Phalanx" como sendo a principal razão para o despoletar da situação.


      Prova-se e isso tem sido notório nos ultimos tempos (GNR, PSP, Exercito, Marinha) que a corrupção está nos tpos das hierarquias das respectivas instituições.


      Eu só me pergunto para quando a "mesma limpeza" á classe politica, aos gestores e administradores publicos, etc. Ficava bem e começava a transmitir confiança aos cidadãos

      Comentário


        #4
        Será que estes funcionários públicos que realizam trabalhos desta valia também estão a mais (J.R. e Carlos.L)?;)

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por Pé Leve

          Será que estes funcionários públicos que realizam trabalhos desta valia também estão a mais (J.R. e Carlos.L)?;)
          Estes só agora ficaram a mais.

          Antes eram precisos e preciosos [8)]

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por Pé Leve

            Será que estes funcionários públicos que realizam trabalhos desta valia também estão a mais (J.R. e Carlos.L)?;)
            Estás cansado de saber a minha opinião sobre DESPESAS com funções de SOBERANIA;).

            Seja Polícia, Militares ou o que for[8D].

            Não é de agora.
            Não mudo conforme os ventos da moda:D.

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por T4EC1

              Isto não é o futebol e aqui prova-se que houve corrupção.


              Se fosse futebol, era no minimo inconstituicional. [8][8]


              Já agora nessa noticia do Correio da Manhã fiquei com a ideia de que falavam do sistema "Phalanx" como sendo a principal razão para o despoletar da situação.


              Prova-se e isso tem sido notório nos ultimos tempos (GNR, PSP, Exercito, Marinha) que a corrupção está nos tpos das hierarquias das respectivas instituições.


              Eu só me pergunto para quando a "mesma limpeza" á classe politica, aos gestores e administradores publicos, etc. Ficava bem e começava a transmitir confiança aos cidadãos
              Acredita que a grande corrupção está nos topos...e claro tb feito pelos postos mais baixos mas sempre com as costas "quentes" pelas chefias...[:I]

              e fora aquela corrupção que ninguem liga e é considerada "normal"lá dentro mas que de normal nada tem[:I]

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por T4EC1

                Prova-se e isso tem sido notório nos ultimos tempos (GNR, PSP, Exercito, Marinha) que a corrupção está nos tpos das hierarquias das respectivas instituições.
                Olha que não.

                Uma empregada da limpeza da CML roubou um cartão de abasteciemtno e montou um esquema para lesar a Autarquia num milhares....

                Isso de acusar o topo é muito bonito e demagógico mas.....
                Neste caso: dois Capitães de Fragata e um Sargento.

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por Pé Leve

                  Será que estes funcionários públicos que realizam trabalhos desta valia também estão a mais (J.R. e Carlos.L)?;)
                  Penso que apenas estão a cumprir com o seu trabalho. Se é apenas o trabalho de uma vida, é muito pouco... :D

                  E já agora espero que os meios de prova se aguentem em Tribunal. Não é por nada, mas já cansa...

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por J.R.

                    citação:Originalmente colocada por T4EC1

                    Prova-se e isso tem sido notório nos ultimos tempos (GNR, PSP, Exercito, Marinha) que a corrupção está nos tpos das hierarquias das respectivas instituições.
                    Olha que não.

                    Uma empregada da limpeza da CML roubou um cartão de abasteciemtno e montou um esquema para lesar a Autarquia num milhares....

                    Isso de acusar o topo é muito bonito e demagógico mas.....
                    Neste caso: dois Capitães de Fragata e um Sargento.
                    POr acaso ouvi a noticia e fiquei com a ideia que era um funcionário com outra categoria.
                    Mas o que na pratica ela fez foi um roubo e uso indevido apara abastecer dezenas de viaturas a quem cobravam 50% do valor do combustivel.



                    Aqui é ligeiramente diferente, existe algo dissimulado para beneficio de terceiro, havendo lugar a uma "comissão" para incentivar o parecer positivo.

                    Falamos de MILHARES de #8364;.

                    Haverá diferenças nos tipo de crime.

                    E como eu disse as noticias que vieram a publico nas instituições que menciono, passaram, por um Tenente Coronel na GNR, um Subcomissário na PSP, um Coronel algures nos negócios das Fardas do Exercito, e agora os Capitães de Fragta da Armada.
                    Começa a roçar o ridiculo, tanata suspeita noutros sectores e é sempre tudo arquivado, ou por isto ou por aquilo. [8][8][8)]

                    Comentário


                      #11
                      T4EC1
                      Leis para impedir o abuso da autoridade.
                      Leis para dar TODAS as garantias legítimas e ilegítimas aos criminosos esquecendo-se das vítimas.

                      Penas de prisão completamente insuficientes.
                      É o Humanismo, segundo alguns;).

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por J.R.

                        citação:Originalmente colocada por T4EC1

                        Prova-se e isso tem sido notório nos ultimos tempos (GNR, PSP, Exercito, Marinha) que a corrupção está nos tpos das hierarquias das respectivas instituições.
                        Olha que não.

                        Uma empregada da limpeza da CML roubou um cartão de abasteciemtno e montou um esquema para lesar a Autarquia num milhares....

                        Isso de acusar o topo é muito bonito e demagógico mas.....
                        Neste caso: dois Capitães de Fragata e um Sargento.
                        Creio que em alguns casos, a corrupção parte do topo. E obvio que nao vou generalizar, ha casos e casos.

                        Ainda me recordo das corrupçoes aqui na minha santa terrinha, de GNR's que metiam dinheiro de multas de estacionamento ao bolso. É certo que culpa dos cidadaos em nao pedir recibo na maior parte das vezes, mas um agente da autoridade tem que dar o exemplo. Neste caso, creio que o maior exemplo para uma sociedade que cada vez mais tende a fugir com os seus encargos, esta a partir de orgaos do estado.

                        Mas tratam-se apenas de suspeitos. Ainda nao se sabe ao certo quem é ou nao culpado.

                        ;)

                        Comentário


                          #13
                          Nuno_Cabral
                          Os GNRs da santa terrinha não são TOPO;).
                          O que eu acho é que está generalizada e não restrita aos topos.

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por J.R.

                            Nuno_Cabral
                            Os GNRs da santa terrinha não são TOPO;).
                            O que eu acho é que está generalizada e não restrita aos topos.

                            Eu nao quis dizer que eram de topo.
                            Talvez me tenha exprimido mal.

                            Sim, bastante generalizada.
                            Mas ainda deposito alguma confiança nos "topo".
                            Creio haver uma percentagem muito reduzida de "corruptos". ;)

                            Comentário


                              #15
                              Coitado do Sargento...

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por Nuno_Cabral

                                Creio haver uma percentagem muito reduzida de "corruptos". ;)
                                Tb acho;).
                                Qd quis dizer generalizada não era com sentido de "são todos" mas no sentido de "há de tudo: topo ou base".

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por J.R.

                                  citação:Originalmente colocada por Nuno_Cabral

                                  Creio haver uma percentagem muito reduzida de "corruptos". ;)
                                  Tb acho;).
                                  Qd quis dizer generalizada não era com sentido de "são todos" mas no sentido de "há de tudo: topo ou base".
                                  Sim, entendi no contexto que estavamos a falar. Generalizada nas varias classes. ;)

                                  Comentário


                                    #18
                                    Todo o ser humano é corrupto se o puder ser e tiver pouca moral...

                                    mto dos que se faz tem o consentimento das chefias mtas vezes.


                                    Eu tive na tropa num quartel em que as compras de bens de consumo alimentar eram compradas a comprar com todos os oficiais e sargentos levarem para casa... mas isto era feito com uma naturalidade que nem se falava em corrupção mas sim uma coisa normal...[:I][:I]

                                    o normal era semanalmente ir um porta-bagagens com um aviado de compras de bens de 1ºnecessidade como bacalhau , leite , café , mateiga , compotas , fruta, acucar , farinha, carne etc etc...tipo um carrinho de compras do hipermercado...

                                    ahh e qdo maior a patente maior o "carrinho" das compras;)

                                    enfim só visto...era eu que confirmava os produtos mas sem direito a puder leva-los...era só para sargentos e oficiais do quadro esta "regalia"[8]

                                    Comentário


                                      #19
                                      e já agora olios e gasolina e gasoleo tb era de borla... outra trafulhice feita com a maior das naturalidades...

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por Carlos.L

                                        citação:Originalmente colocada por Pé Leve

                                        Será que estes funcionários públicos que realizam trabalhos desta valia também estão a mais (J.R. e Carlos.L)?;)
                                        Penso que apenas estão a cumprir com o seu trabalho. Se é apenas o trabalho de uma vida, é muito pouco... :D

                                        E já agora espero que os meios de prova se aguentem em Tribunal. Não é por nada, mas já cansa...
                                        Não conheço (bem e por dentro, embora tenha uma ideia...) que vida levam, mas estarem "apenas a cumprir o seu trabalho" ou "se é apenas o trabalho de uma vida" revela alguma insensibilidade e, mais uma vez, um desconhecimento excessívo para uma opinião tão redutora...

                                        Do que julgo saber da forma de trabalhar deles (tenho vários amigos lá), mas sem conhecer casos concretos em pormenor, refira-se, saliento este desfecho pode, muito bem, ter sido o trabalho de vários anos de dedicação!

                                        Se eles passarem a ser avaliados e promovidos com base num trabalho deste tipo em vários anos se calhar nunca passarão da cepa torta!...

                                        Já cansa? O que já cansa é a incompreensão e o sistema...

                                        É que, ainda, a seguir há os Tribunais!

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por J.R.

                                          T4EC1
                                          Leis para impedir o abuso da autoridade.
                                          Leis para dar TODAS as garantias legítimas e ilegítimas aos criminosos esquecendo-se das vítimas.

                                          Penas de prisão completamente insuficientes.
                                          É o Humanismo, segundo alguns;).
                                          Mas tu não és a favor da simplificação de leis?

                                          As leis não são precisas para nada...

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por zerorpm

                                            citação:Originalmente colocada por J.R.

                                            T4EC1
                                            Leis para impedir o abuso da autoridade.
                                            Leis para dar TODAS as garantias legítimas e ilegítimas aos criminosos esquecendo-se das vítimas.

                                            Penas de prisão completamente insuficientes.
                                            É o Humanismo, segundo alguns;).
                                            Mas tu não és a favor da simplificação de leis?
                                            Sou.
                                            E??
                                            citação:
                                            As leis não são precisas para nada...
                                            Dizes tu???
                                            Eu digo que devemos ter poucas e boas.
                                            Boas = simples, exequíveis.
                                            E aplicá-las com dureza.

                                            Comentário


                                              #23
                                              os malandros não tinham amigos na PJ, como alguns têm...

                                              ld

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por J.R.

                                                citação:Originalmente colocada por zerorpm

                                                citação:Originalmente colocada por J.R.

                                                T4EC1
                                                Leis para impedir o abuso da autoridade.
                                                Leis para dar TODAS as garantias legítimas e ilegítimas aos criminosos esquecendo-se das vítimas.

                                                Penas de prisão completamente insuficientes.
                                                É o Humanismo, segundo alguns;).
                                                Mas tu não és a favor da simplificação de leis?
                                                Sou.
                                                E??
                                                citação:
                                                As leis não são precisas para nada...
                                                Dizes tu???
                                                Eu digo que devemos ter poucas e boas.
                                                Boas = simples, exequíveis.
                                                E aplicá-las com dureza.
                                                Caríssimo amigo,

                                                É por isso que não discuto engenharia civil contigo...;)

                                                Lei simples e boas não existem...

                                                Existe sim o cumprimento da lei. Se todos cumprirmos voluntariamente, nem sequer precisamos de as "convocar". Porque as leis só são usadas em caso de conflitos...

                                                Se os marinheiros cumprissem a lei, estava tudo bem!;)

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por zerorpm

                                                  Caríssimo amigo,

                                                  É por isso que não discuto engenharia civil contigo...;)

                                                  Lei simples e boas não existem...
                                                  Cá???
                                                  Acredito que não:D.
                                                  O que não existe são leis Boas e complicadas em qq parte do mundo.
                                                  citação:
                                                  Existe sim o cumprimento da lei. Se todos cumprirmos voluntariamente, nem sequer precisamos de as "convocar". Porque as leis só são usadas em caso de conflitos...

                                                  Se os marinheiros cumprissem a lei, estava tudo bem!;)
                                                  Se cá nevasse fazia-se cá SKI[:I].

                                                  Por existirem SEMPRE pessoas que agem diferente do que a sociedade estipula é que se inventaram as LEIS.
                                                  Ao inventarem as Leis obviamente que continuam a não ser cumpridas como anteriormente, é necessário aplicar as medidas punitivas.

                                                  Para aplicar essas medidas as leis têm que ser SIMPLES, caso contrário, os buracos e excepções e a impossibilidade de prever tudo leva a que qq advogado mediano emperre a aplicação da Justiça.

                                                  Tornando as leis inúteis...[:I]

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por Nuno_Cabral

                                                    Topico bem estruturado.

                                                    Ouvi essa noticia hoje ao almoço e fiquei reticente.


                                                    Aguardo novos desenvolvimentos, para poder comentar. Para ja parecem-me ser apenas suspeitos e nao culpados.

                                                    ;)
                                                    para mim parece-me todos culpados até se provar o contrário...

                                                    e pelo desenvolver da noticia isto é a ponta de um iceberg de mafiosos e traficantes de armas e esquemas de corrupção[xx(]...resta saber o que dá.[:0]

                                                    Comentário

                                                    AD fim dos posts Desktop

                                                    Collapse

                                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                                    Collapse
                                                    Working...
                                                    X