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Cobrança abusiva de reparação por Rent-a-Car

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    Cobrança abusiva de reparação por Rent-a-Car

    Alugo carros com muita frequência nas mais diversas empresas e até à data correu sempre tudo bem.

    Nunca opto por seguro extra, porque realmente utilizo este serviço muitas vezes, e acaba por não compensar. Na eventualidade de ter um toque ou acidente, acabaria por já ter pago 2 ou 3 vezes o valor das reparações só em seguros extra. (aliás, se os seguros fossem bons para os clientes, as seguradoras não os ofereciam)

    Mas passando à frente: desta vez tive um problema. Um risco de sensivelmente 2-3 centímetros no para-choques traseiro. É realmente só um risco, não tem nada amassado. Reconheço que fui eu, isso não está em causa. Reconheço que tenho de pagar. O problema é o valor que a empresa quer cobrar: 492 euros!!!

    Já paguei, aliás, fui obrigado a pagar, por causa da franquia.

    Mas a minha dúvida é: não estando no contrato absolutamente nada em relação aos preços máximos de reparação por painel, a empresa pode simplesmente dizer, na altura da entrega, que o valor são X euros? É o funcionário que orçamenta esse serviço, sendo que o cliente não tem direito de saber antecipadamente, nem acesso a uma tabela de preços "pública"?

    Qualquer pessoa vê que fui roubado, mas o meu problema é saber se foi um roubo legal ou não, para poder reclamar.

    Obrigado pela ajuda que possam dar.

    #2
    O pior de tudo é que muitas vezes eles cobram reparações que nem sequer fazem...

    O primeiro passo é solicitares a fatura do arranjo.

    Comentário


      #3
      Quando aluguei na interrent eles tinha a tabela de preços das "reparações". Um pouco abusivas, mas tinham lá.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
        Alugo carros com muita frequência nas mais diversas empresas e até à data correu sempre tudo bem.

        Nunca opto por seguro extra, porque realmente utilizo este serviço muitas vezes, e acaba por não compensar. Na eventualidade de ter um toque ou acidente, acabaria por já ter pago 2 ou 3 vezes o valor das reparações só em seguros extra. (aliás, se os seguros fossem bons para os clientes, as seguradoras não os ofereciam)

        Mas passando à frente: desta vez tive um problema. Um risco de sensivelmente 2-3 centímetros no para-choques traseiro. É realmente só um risco, não tem nada amassado. Reconheço que fui eu, isso não está em causa. Reconheço que tenho de pagar. O problema é o valor que a empresa quer cobrar: 492 euros!!!

        Já paguei, aliás, fui obrigado a pagar, por causa da franquia.

        Mas a minha dúvida é: não estando no contrato absolutamente nada em relação aos preços máximos de reparação por painel, a empresa pode simplesmente dizer, na altura da entrega, que o valor são X euros? É o funcionário que orçamenta esse serviço, sendo que o cliente não tem direito de saber antecipadamente, nem acesso a uma tabela de preços "pública"?

        Qualquer pessoa vê que fui roubado, mas o meu problema é saber se foi um roubo legal ou não, para poder reclamar.

        Obrigado pela ajuda que possam dar.
        Por acaso penso que uma vez li as condições todas (na diagonal claro) de uma rent a car e falavam de valores médios para algumas reparações.

        Mas não posso deixar de salientar de dizeres mal dos seguros extra e que nunca compensam e depois dizeres que afinal tens de pagar 492€ e que foi um roubo.
        Fico sem saber se afinal compensava ou não.

        Mas é precisamente por situações dessas que eu faço o seguro extra, não tanto por mim, mas por outros. Ou até porque basta teres um furo e tens de pagar 400€ por 1 pneu por exemplo.
        Não é nos seguros que eles vão buscar dinheiro... é nestas reparações. Já que te cobram os 492€ e não fazem a reparação.

        Comentário


          #5
          Como o último carro que aluguei - tinha uma mossa na embaladeira esquerda que até já ferrugem tinha. Devem ter levado o couro e o cabelo ao gajo que a fez e hão de entregar o carro assim.

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            #6
            Goldcar?

            Em todo o caso há rent a car que só consideram dano acima de x cms por exemplo.

            Comentário


              #7
              ..........

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                #8
                Antes de entregares o carro mais valia teres passado numa oficina e ter mandado dar uma polidela a esse "risquinho".

                Mais vale não alugar carros

                Por pintar esse parachoques todo pagavas metade desse valor.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                  Por acaso penso que uma vez li as condições todas (na diagonal claro) de uma rent a car e falavam de valores médios para algumas reparações.

                  Mas não posso deixar de salientar de dizeres mal dos seguros extra e que nunca compensam e depois dizeres que afinal tens de pagar 492€ e que foi um roubo.
                  Fico sem saber se afinal compensava ou não.

                  Mas é precisamente por situações dessas que eu faço o seguro extra, não tanto por mim, mas por outros. Ou até porque basta teres um furo e tens de pagar 400€ por 1 pneu por exemplo.
                  Não é nos seguros que eles vão buscar dinheiro... é nestas reparações. Já que te cobram os 492€ e não fazem a reparação.
                  Essa do pneu já me aconteceu na Irlanda, não foram 400 mas dava para comprar 4 pneus novos...

                  Nunca mais usei essa empresa nem outras de vão de escada, prefiro usar casas maiores, talvez um pouco mais caras, mas com mais ética. As low cost tem de sobreviver à custa de alguma coisa.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                    Por acaso penso que uma vez li as condições todas (na diagonal claro) de uma rent a car e falavam de valores médios para algumas reparações.

                    Mas não posso deixar de salientar de dizeres mal dos seguros extra e que nunca compensam e depois dizeres que afinal tens de pagar 492€ e que foi um roubo.
                    Fico sem saber se afinal compensava ou não.

                    Mas é precisamente por situações dessas que eu faço o seguro extra, não tanto por mim, mas por outros. Ou até porque basta teres um furo e tens de pagar 400€ por 1 pneu por exemplo.
                    Não é nos seguros que eles vão buscar dinheiro... é nestas reparações. Já que te cobram os 492€ e não fazem a reparação.
                    Pode compensar para quem aluga carros de vez em quando, mas definitivamente não compensa para quem aluga carros com frequência. Mais vale separar o dinheiro de lado para um eventual sinistro.

                    Eu dou-te o exemplo: este carro em particular, que é de uma gama média-alta, foi alugado por 10 dias. O seguro para os dias todos ficava por 300 e tal euros. Só em 2017 aluguei pelo menos uns 15 carros, agora imagina o quanto eu teria pago de seguro. Alguns milhares de euros, certamente. Prefiro arriscar e quando corre mal, como agora, pago do meu bolso. Mesmo estes 492 euros estão muito abaixo do que teria gasto em seguros.

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                      #11
                      Originalmente Colocado por MikePug82 Ver Post
                      Antes de entregares o carro mais valia teres passado numa oficina e ter mandado dar uma polidela a esse "risquinho".

                      Mais vale não alugar carros

                      Por pintar esse parachoques todo pagavas metade desse valor.
                      Eu só reparei quando entreguei o carro.
                      Quando digo que fui eu, é porque eu tenho a certeza absoluta que o risco não estava lá quando levantei o carro, mas não dei conta de o ter feito.

                      Comentário


                        #12
                        Quando estava em Portugal também alugava carros regularmente(pela empresa onde trabalhava) e uma vez na IP4 em direccao a Vila Real rebentou o pneu da frente do lado direito, abrandei e parei no hard shoulder (nao me recordo como se chama em Portugues ) .
                        Com a cena de parar em seguranca a jante ficou um pouco riscada nas beiras, troquei o pneu e reparei que o pneu estava um pouco careca por dentro na zona onde rebentou.

                        Fui directo a uma oficina de pneus para comprar um pneu igual pois já sabia que iamos levar paulada,a meu pedido e porque me parecia antes o homem da oficina foi verificar o alinhamento e o carro estava completamente desalinhado, entao aconselhou a nao trocar o pneu e ligar para eles.

                        Conclusao, pagamos a volta de 500Euros por um pneu que custava 70Euros ou assim mais a reparacao da jante e alinhamento, mesmo depois de provar que a direccao do carro estava toda desalinhada, fotos do pneu careca por dentro e afins, eles disseram que devia de ter desalinhado quando o pneu rebentou e tivemos de pagar na mesma.

                        Cambada de ladroes, mais vale a pena fazer seguro extra.


                        Curiosamente passado umas semanas ou assim, ao alugar outro carro calhou de vir o mesmo, com a jante no mesmo estado e a direccao continuava desalinhada, basicamente cobraram o que quiseram por aquilo meteram um pneu novo e lá vai ele para o próximo.

                        Comentário


                          #13
                          Só para vocês terem uma ideia do caricato da coisa, foi por isto que eu paguei 492 euros:


                          (comparem com o tamanho do sensor de estacionamento). Acho que quando digo 2-3 cm , estou até a exagerar.

                          e não há absolutamente dano nenhum, é simplesmente um risco superficial na pintura.



                          Comentário


                            #14
                            Pede o livro de reclamações, e o fatura do serviço.

                            Comentário


                              #15
                              Fatura eu tenho. Livro de reclamações não pedi
                              Mas já contactei o centro de arbitragem automóvel, é a própria empresa que indica essa entidade para resolução de litígios. Vamos ver o que eles dizem.

                              Se estivesse explícito no contrato os valores de reparação por painel, como faz por exemplo a Europcar, eu não me queixava. Mas como não está, penso que posso ser compensado de alguma forma

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                Goldcar?

                                Em todo o caso há rent a car que só consideram dano acima de x cms por exemplo.
                                Não é Goldcar. Nessa eu nunca alugo nada, devido ao histórico que eles têm.

                                Comentário


                                  #17
                                  Exacto. Até porque serve para reembolso no irs

                                  Comentário


                                    #18
                                    Mandei pintar há umas semanas um BMW todo (mas tudo mesmo) por 650€+IVA.

                                    Esse preço claramente é abusivo só para um para-choques.
                                    Como já foi dito, mais valia seres tu a ires a uma oficina arranjar isso por tua conta.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
                                      Só para vocês terem uma ideia do caricato da coisa, foi por isto que eu paguei 492 euros:


                                      (comparem com o tamanho do sensor de estacionamento). Acho que quando digo 2-3 cm , estou até a exagerar.

                                      e não há absolutamente dano nenhum, é simplesmente um risco superficial na pintura.





                                      Bem nao me parece ser assim tao superficial quanto isso, tendo em consideracao que passou o verniz, tinta e primário para se ver o preto, mas podias ter passado numa norauto ou assim e comprado aquelas canetas de uma cor aproximada e enchido isso que eles nao notavam de certeza absoluta.

                                      A factura que tens nao deve de ser do reparador mas sim da própria locadora a dizer que lhes pagaste aquele valor para reparar um carro deles, nao quer dizer que eles o vao reparar e nao sei se a factura serve para o IRS devido ao código CAE da empresa.

                                      Se queres que seja sincero, acho que isso nao te vai dar em absolutamente nada, na minha situacao a empresa também reclamou e fez o diabo a 7 para tentar que lhe fosse devolvido o dinheiro, nada.

                                      Pensa que tiveste uma boa licao por 492Euros e que podia ser pior.


                                      Por razoes como essas é que nas férias prefiro fazer 3000km para cada lado com o meu carro que andar a manter essa gente.(para além de me ficar mais barato).

                                      Comentário


                                        #20
                                        Na Audi para um risco maior levaram-me 210€ com IVA e já acho que foi caro, mas estava na garantia e não queria chatices. Esse valor é um abuso

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por turboyoda Ver Post

                                          Por razoes como essas é que nas férias prefiro fazer 3000km para cada lado com o meu carro que andar a manter essa gente.(para além de me ficar mais barato).

                                          Como é que consegues fazer 3000Km com um carro para cada lado e ainda ficar mais barato do que alugar carro? (isto a contar que vais sozinho).

                                          Eu já fiz, mas foi por diversão e não por questões económicas.

                                          por exemplo, ainda o mês passado fui a Viena, são pouco menos do que esses 3000Km. Aluguei lá um Skoda por 12€ / dia, por 4 dias paguei menos de 50€. Bilhetes de avião incluídos, fui e voltei + aluguer do carro e gastei menos de 400€.

                                          Se tivesse ido de carro, 5000Km, mesmo com um carro muito económico, são pelo menos uns 350 euros em combustível na viagem. Juntas portagens, e quanto é que gastas? Muito mais do que os 400... E falta o desgaste do carro, como é óbvio.


                                          Ah... e Viena é um destino com bilhetes caros, porque há por aí outros exemplos em que o avião fica muito mais barato, mesmo para 2 ou 3 pessoas.

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                                            #22
                                            Lembro-me há uns tempos quando me deram um carro de substituição da Guerin, paguei 27€ ou algo do género para me isentar do pagamento da franquia em caso de sinistro (1100€).

                                            Se os preços rondarem mais ou menos isto nas seguradoras, está mais que visto que compensa pois o valor fica aquém dos 500€ que pagaste caso alugues 10 ou 15 carros por ano e caso, em média, e tenhas danos 1 vez em que sejas responsabilizado.

                                            Estou como o outro, não é por mim, é pelos outros.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                                              Lembro-me há uns tempos quando me deram um carro de substituição da Guerin, paguei 27€ ou algo do género para me isentar do pagamento da franquia em caso de sinistro (1100€).

                                              Se os preços rondarem mais ou menos isto nas seguradoras, está mais que visto que compensa pois o valor fica aquém dos 500€ que pagaste caso alugues 10 ou 15 carros por ano e caso, em média, e tenhas danos 1 vez em que sejas responsabilizado.

                                              Estou como o outro, não é por mim, é pelos outros.
                                              Muitas vezes esses 27€ é por dia, por vezes o seguro custa tanto como o aluguer.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                                                Lembro-me há uns tempos quando me deram um carro de substituição da Guerin, paguei 27€ ou algo do género para me isentar do pagamento da franquia em caso de sinistro (1100€).

                                                Se os preços rondarem mais ou menos isto nas seguradoras, está mais que visto que compensa pois o valor fica aquém dos 500€ que pagaste caso alugues 10 ou 15 carros por ano e caso, em média, e tenhas danos 1 vez em que sejas responsabilizado.

                                                Estou como o outro, não é por mim, é pelos outros.
                                                27 euros por quanto tempo? Este carro em particular aluguei por 10 dias, eram 300 e tal euros de seguro. Mas já houve casos em que aluguei por 15. Não compensa mesmo, a não ser que sejas muito azelha e estejas sempre a ter acidentes.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                                                  Muitas vezes esses 27€ é por dia, por vezes o seguro custa tanto como o aluguer.
                                                  Por norma o seguro custa bem mais que o aluguer. Por exemplo neste carro paguei cerca de 100 euros por 10 dias e pagaria cerca de 300 pelo seguro.

                                                  Fazem-se excelentes negócios online com os preços do aluguer, já com o do seguro.....

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
                                                    27 euros por quanto tempo? Este carro em particular aluguei por 10 dias, eram 300 e tal euros de seguro. Mas já houve casos em que aluguei por 15. Não compensa mesmo, a não ser que sejas muito azelha e estejas sempre a ter acidentes.
                                                    Basicamente, é isto. Já aluguei vários carros e o acumulado poupado no seguro extra já dá para uma boa franquia. E estou longe do teu ritmo de aluguer de carros.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      E ainda há outra coisa: esses seguros são daqueles que tens de ler todas as letras pequenas e mesmo assim por vezes não Chega. Por exemplo, dás um pequeno toque e fazes um risco ou uma pequena mossa, tens de chamar a polícia! Não há relatório, na maior parte das vezes pagas na mesma a reparação.

                                                      Esses seguros das rent a car são uma autêntica mina de ouro. De toda a gente que usa o serviço, são raríssimos os casos em que realmente desfrutam de algum benefício.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Pela foto parece me um mercedes, tem de se pagar o serviço premium.

                                                        Nem vão arranjar nada, fica assim até devolverem o carro para venda então a particular.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
                                                          Pode compensar para quem aluga carros de vez em quando, mas definitivamente não compensa para quem aluga carros com frequência. Mais vale separar o dinheiro de lado para um eventual sinistro.

                                                          Eu dou-te o exemplo: este carro em particular, que é de uma gama média-alta, foi alugado por 10 dias. O seguro para os dias todos ficava por 300 e tal euros. Só em 2017 aluguei pelo menos uns 15 carros, agora imagina o quanto eu teria pago de seguro. Alguns milhares de euros, certamente. Prefiro arriscar e quando corre mal, como agora, pago do meu bolso. Mesmo estes 492 euros estão muito abaixo do que teria gasto em seguros.
                                                          Sim, eu compreendo o que dizes.

                                                          Numa rent a car "normal" também não costumo fazer os seguros extra.
                                                          Nas rent a car low cost tenho feito.

                                                          A cidade onde aluguei mais recentemente foi em Barcelona, paguei 3€ por dia de aluguer e paguei 20€ por dia de seguro extra.
                                                          Andei 4 dias descansado.


                                                          A reparação é claramente um abuso. Mas eles vão-te sempre apresentar preços da marca, pela foto é um Classe A. Pelo que não me parece que te livres de uns 300€ para reparar e pintar todo o para-choques.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                            A reparação é claramente um abuso. Mas eles vão-te sempre apresentar preços da marca, pela foto é um Classe A. Pelo que não me parece que te livres de uns 300€ para reparar e pintar todo o para-choques.
                                                            Sim é um classe A.
                                                            O mais curioso foi que o funcionário disse-me com todas as letras que o carro não ia ser reparado, a não ser quando fosse para vender.

                                                            É óbvio que isto foi 'off the record' e eu não tenho provas, porque se tivesse, acho que conseguia provar que paguei por um serviço que não foi prestado.

                                                            Comentário

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