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    caixas automáticas ? vantagens e diferenças

    Queria aprender um pouco mais sobre este assunto, e ouvir opiniões de utilizadores sobre as diferentes tecnologias e respectivas vantagens e desvantagens.

    "eu achava" que as caixas CVT estavam em vias de extinção, mas algumas marcas (parece-me mais do oriente) e híbridos continuam a desenvolver e promover esta solução, e lançam alguns modelos novos apenas com esta solução (lexus, mitsubishi, nissan, toyota, etc)
    por outro lado, as caixas de dupla embraiagem que "eu achava" que iriam ter 80-90% do mercado, pois tinham um enorme conjunto de vantagens (na condução), não me parece que estejam a conseguir uma aceitação assim tão grande, e tanto podemos falar de uma caixa destas no smart 0.9 como no porsche 911,
    e depois ainda existem as conversoras de binário, que são fiaveis, estão a ficar mais baratas e penso que tem mantido a sua expressao no mercado e tambem sofrido alguma evolução.
    para alem das semi-automaticas (robotizadas), essas sim que parecem estar a cair em desuso.

    Tive 1 pequena experiência com uma CVT no eclipse cross, e fiquei surpreendido pela positiva (pensava que as CVT eram uma treta)
    e alguma regularidade com 1 dupla embraiagem no smart forfour (que apesar de ser triclindrico com menos de 90cc), até se desenrasca muito bem

    se tivessem de comprar uma carro para segmento A/B (citadino) qual escolhiam ?
    Se fosse segmento C/pequenos SUV (carro médio "normal" com motores 100-120-150cv) qual escolhiam ?
    se fosse um segmento D/E/SUV grande (carros grandes, potentes e pesados) qual escolhiam ?
    porquê ?

    #2
    Olha que discordo de alguns pontos que aí referes. As e-cvt's dos híbridos não são bem cvt's, contudo no fim, vai dar tudo ao mesmo em termos de progressão do veículo. Parece-me que as de dupla embraiagem (principalmente DSG) têm crescido muito no mercado. Caixas robotizadas penso que não irão longe...

    Acho que a caixa mais adequada, depende muito da aplicação de cada carro e do que se pretende dele, e de carro para carro.

    Comentário


      #3
      Seja em que segmento for apenas reconheço duas vantagens às manuais, o seu menor preço e maior gozo de uso. Mas, nos tempos que correm, em que boa parte do tempo é passado em filas de trânsito ou em viagens a baixa velocidade e auto-estradas, só sobra como vantagem de uma manual o seu menor custo.

      Comentário


        #4
        A ascensão das cx de conversor de binário sobre as de dupla embraiagem creio que tem a ver com o seu custo mais baixo. De resto conseguem-se por a funcionar de acordo com a “personalidade” do carro.

        As CVT parecem-me menos interessantes de utilizar.

        Carros de segmentos D, E, F e respectivos SUVs casam bem com cx auto de conversor de binário.

        Para a generalidade das pessoas accionar a embraiagem e meter mudanças manualmente é uma seca, eu ainda gosto de o fazer, mas sei que sou um espécime em vias de extinção

        Comentário


          #5
          Para mim automática (em todos os segmentos) com patinhas no volante, para os dias de maior inspiração

          Edit: Onde se lê "patinhas" queria dizer "patilhas"
          Editado pela última vez por pedrolima678; 08 June 2018, 15:40.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
            Para mim automática (em todos os segmentos) com patinhas no volante, para os dias de maior inspiração
            O rato mickey fica mais catita.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por sempreabrir Ver Post
              O rato mickey fica mais catita.
              só agora me apercebi da gralha...

              Comentário


                #8
                A ter uma automática seria sempre a PDK, atualmente a melhor no mercado.

                Quanto a mim dispenso caixas automáticas:

                1. dão mais problemas que as manuais
                2. requerem manutenção
                3. normalmente o carro fica a consumir mais que uma caixa manualmente, ao não ser que seja uma caixa bastante avançada tecnologicamente (modo de vela por exemplo)
                4. gosto de ser eu a meter as velocidades, ponto de embraigem, trocar de caixa quando me apetecer e a que RPMs quiser
                5. quando dão problemas normalmente só indicam que é preciso caixa nova

                Já tive dois carros com duas caixas automáticas e jurei que nunca mais.

                Comentário


                  #9
                  Tenho ideia que as caixas automáticas actuais gastam tanto ou menos que as manuais, principalmente por fazerem uma melhor gestão da potência do motor.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Fraga Ver Post
                    Tenho ideia que as caixas automáticas actuais gastam tanto ou menos que as manuais, principalmente por fazerem uma melhor gestão da potência do motor.
                    Depende das situações.

                    Em cidade com muito trânsito noto um consumo ligeiramente superior com a cx auto.
                    Em AE e estrada, noto consumo ligeiramente menor.

                    Comentário


                      #11
                      Mas o mercado cada vez mais evolui nas caixas automáticas e devem ter quota de mercado cada vez maior, e em todos os segmentos. Não ?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post
                        Mas o mercado cada vez mais evolui nas caixas automáticas e devem ter quota de mercado cada vez maior, e em todos os segmentos. Não ?
                        Sim, existem modelos que nem tem opção com caixa manual, V90 e S90 por exemplo.

                        Comentário


                          #13
                          Depende.

                          Quem faz AE acho manual melhor.

                          Quem fizer 100% cidade recomendo automatica e radar com traffic stop and go.

                          Ate da para ler uns jornais.

                          Comentário


                            #14
                            As e-CVTs nos híbridos são a opção mais robusta, simples e fiável. A agradabilidade é discutível. O resto creio que não...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                              Depende.

                              Quem faz AE acho manual melhor.

                              Quem fizer 100% cidade recomendo automatica e radar com traffic stop and go.

                              Ate da para ler uns jornais.
                              Melhor ainda é a condução com um pedal do Nissan Leaf.

                              Aceleras, anda, sem quaisquer passagens de caixa. Levantas o pé do acelerador, abranda quanto mais levantares o pé, até, inclusive, parar.

                              Comentário


                                #16
                                Tal como já foi dito aí atrás tudo depende da situação e do tipo de utilização. Cá em casa há dos 3 tipos (CVT, auto e manual) e penso que todas elas encaixam bem no respectivo carro. Não gosto muito de generalizar neste tema porque penso que deve haver de tudo, no Mercedes não prescindo da cx automática (aliás, o modelo em questão nem tinha a opção de caixa manual), mas se tivesse determinados carros não prescindiria da cx manual, como por exemplo qualquer "hot hatch".

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                  Depende.

                                  Quem faz AE acho manual melhor.

                                  Quem fizer 100% cidade recomendo automatica e radar com traffic stop and go.

                                  Ate da para ler uns jornais.
                                  Porque recomendas manual em AE?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                                    A ter uma automática seria sempre a PDK, atualmente a melhor no mercado.

                                    Quanto a mim dispenso caixas automáticas:

                                    1. dão mais problemas que as manuais
                                    2. requerem manutenção
                                    3. normalmente o carro fica a consumir mais que uma caixa manualmente, ao não ser que seja uma caixa bastante avançada tecnologicamente (modo de vela por exemplo)
                                    4. gosto de ser eu a meter as velocidades, ponto de embraigem, trocar de caixa quando me apetecer e a que RPMs quiser
                                    5. quando dão problemas normalmente só indicam que é preciso caixa nova

                                    Já tive dois carros com duas caixas automáticas e jurei que nunca mais.
                                    Que carros eram, por curiosidade

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                                      A ter uma automática seria sempre a PDK, atualmente a melhor no mercado.

                                      Quanto a mim dispenso caixas automáticas:

                                      1. dão mais problemas que as manuais
                                      Geralmente sim. Já viste a quantidade de vezes que trocam de relação em comparação com uma manual?
                                      2. requerem manutenção
                                      Sim, as manuais também, embora menos.
                                      3. normalmente o carro fica a consumir mais que uma caixa manualmente, ao não ser que seja uma caixa bastante avançada tecnologicamente (modo de vela por exemplo)
                                      Nem todas. A PDK por exemplo, não.
                                      4. gosto de ser eu a meter as velocidades, ponto de embraigem, trocar de caixa quando me apetecer e a que RPMs quiser
                                      Podes fazer isso com uma auto atual. E tendo as patilhas no volante mais fácil ainda. Para ultrapassar é o que uso.
                                      5. quando dão problemas normalmente só indicam que é preciso caixa nova
                                      Se fores ao concessionário da marca. Numa boa casa de reparação de caixas auto resolvem o probelma bem mais barato.

                                      Já tive dois carros com duas caixas automáticas e jurei que nunca mais.
                                      Por vezes limões aparecem em todo o lado e de todas as marcas.
                                      Eu uso diariamente uma DSG e exceptuando que no caso de avaria a carteira vai-se ressentir, a utilização é fantástica.

                                      Comentário


                                        #20
                                        As CVTs são a coisinha mais sem sal e irritante que eu já experimentei

                                        As novas caixas da Sachs são muito boas, suavidade e rapidez que faz com que as dupla embraiagem começem a ficar em 2do plano, muito por causa da fiabilidade e custos de manutenção

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ClintEastwood Ver Post
                                          As CVTs são a coisinha mais sem sal e irritante que eu já experimentei

                                          As novas caixas da Sachs são muito boas, suavidade e rapidez que faz com que as dupla embraiagem começem a ficar em 2do plano, muito por causa da fiabilidade e custos de manutenção
                                          Em que modelos se encontram?

                                          Comentário


                                            #22
                                            As CVT técnicamente falando são as melhores de todas, só que depois para agradar ao cliente burro metem se a simular relações de caixa fixas

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ek9t22 Ver Post
                                              Em que modelos se encontram?
                                              Por aqui tenho num Lexus, não morro de amores, mas também não odeio, fica no meio termo

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Hrakyjah Ver Post
                                                Por aqui tenho num Lexus, não morro de amores, mas também não odeio, fica no meio termo
                                                Eu também tenho no C-HR e acho que se adequa perfeitamente ao carro, gosto! Até gosto mais do que sentir as mudanças no Mini que também tem caixa automática. O que gosto na caixa do Mini é numa condução mais empenhada por em modo sequencial e meter e reduzir mudanças sem ter pedal de embraiagem.
                                                Eu sou fã das caixas auto mas confesso que tenho muito medo da fiabilidade (na e-CVT nem por isso) e das despesas que possa dar em caso de avaria.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ek9t22 Ver Post
                                                  Porque recomendas manual em AE?
                                                  Devido aos comentarios de avaria etc. Uma caixa manual tem menos probabilidade de avariar.

                                                  Quem faz 100..200 ou 300 kms diarios basicamente é meter a sexta e pronto.

                                                  Em cidade e pára-arranca de 30 a 60 min caixa manual parece absurdo.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por ek9t22 Ver Post
                                                    Que carros eram, por curiosidade
                                                    Opel corsa com caixa rudimemtar de 4 e audi A4 2.0 tdi com caixa multitronic, ainda cheguei a gastar 500 euros com ela em 100k, quando vendi já estava meio manhosa, foi em boa hora.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                                                      Sim, existem modelos que nem tem opção com caixa manual, V90 e S90 por exemplo.
                                                      Ainda há (cá em Portugal não verifiquei) , mas só no D3 e D4.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por ek9t22 Ver Post
                                                        Em que modelos se encontram?

                                                        As Sachs?

                                                        Usam os BMs practicamente todos modelos, Range Rover, Aston Martin, Alpina, Maserati, Rolls Royce, Bentley, AR pelo menos no Giulia e Stelvio, o thema, crysler 300, a jaguar penso que usa e a dodge também, Iveco, entre outras....

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                                                          Opel corsa com caixa rudimemtar de 4 e audi A4 2.0 tdi com caixa multitronic, ainda cheguei a gastar 500 euros com ela em 100k, quando vendi já estava meio manhosa, foi em boa hora.
                                                          Essas caixas são muito más, mas tens as tiptronic dentro da mesma marca/grupo com níveis de fiabilidade totalmente distintos.

                                                          E isto responde um pouco ao tema do tópico em si, pois as caixas manuais são habitualmente aquela peça que raramente falha.
                                                          Os problemas/desgaste costumam vir mais pelo lado da embraiagem.

                                                          Numa auto, basta um nível de óleo incorrecto ou um descuido na manutenção da mesma para ter de ser aberta e toda reparada, o que habitualmente é muito mais caro do que trocar um kit de embraiagem.

                                                          Existem caixas auto a rolar com 3/4 centenas de milhares de km em cima só com manutenção, o que não invalida que outras se "deitem" muito cedo (essas multitronic sempre foram fracotas, mas não são as únicas).

                                                          Em resumo, as caixas auto são um conforto que tem um custo adicional (de uma forma ou de outra), cabendo a cada um saber se está disposto a pagar (ou a correr o risco de pagar) esses custos adicionais.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por NothingFace Ver Post
                                                            As CVT técnicamente falando são as melhores de todas, só que depois para agradar ao cliente burro metem se a simular relações de caixa fixas
                                                            Depende do que definas como "melhor".

                                                            O cliente não tem de ser burro, bastando não gostar de ouvir o motor colado ao regime de potência máxima quando apenas quer fazer uma ultrapassagem mais rápida.
                                                            Terá depois a vantagem de fazer o motor rolar a regimes muito baixos quando não é preciso exigir muito ao motor, e uma simplicidade técnica que as faria teoricamente mais fiáveis.

                                                            Na prática nem sempre é assim, e o exemplo acima mencionado da multitronic é o exemplo de uma CVT pouco fiável e resistente (até ao nível do que suportaria como um "simples" acréscimo de binário dado ao motor via electrónica).

                                                            Em resumo, a forma como são dimensionadas e implementadas torna-se muito mais importante do que o princípio tecnológico que lhe serve de base.

                                                            É como dizer-se que uma distribuição por corrente é melhor do que por correia, cuja prática já demonstrou que não é uma certeza e sim um "pode ser, se...".

                                                            Comentário

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