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Urgente Defeito Grave No Motor Dos C4

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    Urgente Defeito Grave No Motor Dos C4

    Boa noite. Desculpem o alarmismo, mas parece-me caso para tal.

    O Citroen C4 debita 110cv, com a ajuda do Intercooler que fornece ar fresco, e assim com a ajuda do Turbo, ele atinge estes valores (110cv).

    Agora leiam isto "Caros amigos, a situação é a seguinte.
    Todos os Citroen C4 do mercado encontram-se com um problema semelhante. O amigo que tem os 97 cavalos no seu carro, vai ver que à medida que a temperatura vai descendo, o seu carro vai tendo mais potência.
    Eu tenho um citroen C4 16HDI 110Cv e desde junho que ando de volta da citroen para me resolverem o problema. O meu carro no pico do verão debitava 87CV. Levei ao Concessionário da Citroen de Aveiro e após 3 meses de testes da viatura, descobriu-se que o problema está na sonda de temperatura da admissão de ar, que a partir dos 30º de temperatura na sonda, desliga o turbo do carro ficando o motor semi-atmosférico. Após a oficina ter transmitido isso à citroen França, eles responderam que os únicos testes válidos para se saber a rela potência do carro seria a banca de potÊncia certificada, que só existe em lisboa na Bosh. Neste teste retira-se o motor da viatura e mede-se a potência real dela. Como é óbvio, com o motor fora do carro a potência será de 110CV. O problema centra-se no facto de o motor estar dentro do capot e a refrigeração do intercooler não ser suficiente para arrefecer o ar na sonda de admissão. A citroen diz que todos os carros estão nestas condições e não considara este facto como avaria... Ora eu comprei o carro para andar tanto de verão como de inverno com a mesma potência, portanto a citroen está em incumprimento. Se necessitarem de mais dados técnicos, com todo o prazer os darei (Tenho o teste de potência normal com o capot fechado em que o carro debita 87 CV e o teste de potência que foi realizado também na oficina TECNAUTO em aveiro com o capot aberto e com a refrigeração adicional da sonda de calor em que o carro debitou 103Cv. Também acrescento que a oficina Tecnauto tem sido bastante profissional no tratamento que me está a dar e os seus mecânicos e gerenes têm sido pessoas impecáveis)
    Penso que para se resolver este problema será necessário juntarmo-nos todos e pressionar a citroen, visto individualmente eles escudarem-se nos decretos de lei da lei portuguesa (Directiva Europeia 1999/99/CE de 15/12/1999 ) para não resolverem este problema.

    Em anexo coloco p 1º teste realizado com o capot fechado que dá os 87 cavalos e também o 2º teste com o capot aberto e com a refrigeração da sonda de massa de ar, que dá os 103 cavalos.

    Sem querer formar qualquer tipo de opinião relactivamente a este problema, deixo à vossa consideração a análise deste testemunho e destes dados.

    (perdao pelo caps) APELO A TODA A GENTE QUE LEVE OS SEUS VEICULOS A UM BANCO DE POTENCIA, NUM DIA DE TEMPERATURA 20 PARA CIMA, E VAO CONFIRMAR A SITUAÇAO. ESTES TESTES DEVEM SER FEITOS O MAIS PRONTAMENTE POSSIVEL PARA APANHAR AINDA DIAS DE CALOR! CASO CONTRARIO, EM DIAS FRIOS, OS 110cv VAO APARECER!

    Outra questao importante, é que a primeira pessoa a fazer frente a Citroen, foi ameaçada se isto chegasse a comunicaçao social! Por isso, mandem rapidamente os carros para um banco, num dia de calor! É obvio que se paga, cerca de 40 euros, mas vamos tirar isto a limpo, e depois, se tudo se confirmar, como deve acontecer, entao vamos mesmo para os meios de comunicaçao social. É conhecido que surgem casos pontuais a reclamar esta situaçao (os que se aperecebem!) e a Citroen nega conhecer tais casos.

    Obrigado, e desculpem o sentido alarmista, e o caps. Mas parece-me justificavel.

    #2
    isso tb n sera problema do banco?é q cada vez mais se chega á conclusao q a maioria n é la mto fiavel.

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      #3
      Altera a centralina

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        #4

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          #5
          Isso cá para mim é treta... [xx(]

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            #6
            Que alarmismo.... a mim parece-me uma situação normal.

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              #7
              acho muito bem q se reclame!!

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                #8
                citação:Originalmente colocada por Pedrocas

                Isso cá para mim é treta... [xx(]
                Claro que é! Nao tens um C4 estaste cagando.. Isto tem o nome de Burla, Roubo, Incompetencia, Escandalo, o que quiserem..aceitam-se sinonimos. Eu vou ver se levo o meu carro a Vila real, a Vilauto o mais rapido possivel, num dia quente, enquanto ainda ha dias quentes!

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                  #9
                  Outra coisa..nao coloquem em causa o banco de potencia porque é bem conhecido e de muita muita qualidade.

                  Comentário


                    #10
                    é assim mesmo!!na hora de pagarmos o carro não pode haver contratempos mas na hora de resolver avarias eles livram o c..
                    é de lamentar que aconteçam coisas destas.
                    concorde que só todos juntos conseguirão resolver este problema c a marca.
                    é p a frente c isso....

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                      #11
                      Vou ter de escrever isto pela 3ª vez hoje! ISSO É TRETA!

                      Os turbos não se desligam, o ar passa sempre pelo turbo, seja o escape seja a admissão, isso é completamente impossível!

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                        #12
                        Faz lembrar o 2.0HDI quando saiu a versao de 110cv... era raro um deles passar os 100cv em banco , mto raro.

                        No caso desse grafico claramente parece k bateu em algum limitador... talvez limitador de temps de intake atendendo ao aquecimente que sofre no banco.

                        Ja andei em alguns 1.6HDI do grupo PSA e fora o facto de gastar um pouco para o motor que é , é bastante forte n me acredit mto em valores de 87cv...

                        Cumps

                        Comentário


                          #13
                          Ahh e eu tenho um C4 em casa sei bem do que falo. Além do mais não sei quem te ensinou a fazer testes em bancos de ensaio com o capot fechado mas aviso-te já que faz bastante mal ao carro!

                          Comentário


                            #14
                            Para não falar na quantidade de 1.6HDI que por ai circulam de outras marcas, se o motor tivesse problemas de engenheria graves obviamente que os outros não iam apostar nele!

                            Comentário


                              #15
                              carrera_gt é mesmo por não se reclamar que isto continua assim
                              martins.art é mesmo men!tem sido uma treta
                              esse banco é dos mais fiaveis que conheço
                              fapoc liga pa citroen e pergunta o que acontece quando esse sensor faz 30ºgraus para sauvaguardar a vida do motor e logo me contas...liga directamente para frança e verás! e se fosse mesmo treta quem "descobriu" o problema não seria ameaçado pela citroen se avança se pos meios de comunicação social ñ achas?!quem não deve não teme...

                              Comentário


                                #16
                                Eu até acredito nos 87cv, se forem feito em banco e com o capot fechado... Não sei é como é que o carro não entrou em safe mode, com as temperaturas que se devem atingir dentro do capot é bem provável que isso aconteça!

                                Comentário


                                  #17
                                  Aderito o meu pai tem um C4, a empresa do meu pai tem carradas de C4, nenhum até agora manifestou qualquer sintoma desses e todos já passaram pelo menos por um Verão, achas que, com as temperaturas que estiveram, ninguém dava por nada???

                                  Comentário


                                    #18
                                    Como já referi no outro tópico, eu tenho um Focus com esse motor e já conduzi um C4 de janeiro deste ano com o mesmo motor e nunca notei nenhuma perda de rendimento, mesmo com temperaturas elevadas (35-40º).

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu acredito que haja um problema, pode existir, todos os carros dão problemas. Agora dizerem-me que o carro vem limitado de serie para funcionar com temperaturas inferiores a 30ºC, nessa não acredito nem um bocadinho.

                                      Comentário


                                        #20
                                        pois ñ sei...posso te dizer k na empresa onde trabalho acho que so notava se o motor caisse no chao aquilo não é meu ñ me ralo mto....e continuo te a perguntar qual é o motor é o novo ou o antigo?!é que o antigo ñ dá problemas tem o IC noutro sitio

                                        Comentário


                                          #21
                                          Pá o do meu pai e outros lá da empresa são todos de 2005 (Outubro), não sei se entretanto veio mais algum... De qualquer maneira duvido que uma simples mudança no local do IC pudesse fazer assim tanta diferença!

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                                            #22
                                            Parece.me obvio que realizar esse teste com o capot fechado não é muito fiavel além de poder realmente estragar o proprio motor ( valha-nos o safe mode ).
                                            Era o mesmo que fosses para uma autoestrada dar 180 ou mais mas tapares todas as entradas de ar para o motor, um carro em andamento recebe muito mais ar fresco do que se estiver parado e ainda por cima com o capot fechado. Até posso estar errado mas a logica parece correcta, basta ver por exemplo na formula 1 o porque de terem bons carros como safety car ( não é apenas por marketing de determinada marca ) é que se lá pusessem um 1000cc provavelmente após umas voltas era só motores a rebentar ou a ficarem muito mal devido ao aquecimento.

                                            Ps. Os Cv escondidos dos TDI são obtidos a -30º com rajadas de 180kmh

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                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por Balthar

                                              Parece.me obvio que realizar esse teste com o capot fechado não é muito fiavel além de poder realmente estragar o proprio motor ( valha-nos o safe mode ).
                                              Era o mesmo que fosses para uma autoestrada dar 180 ou mais mas tapares todas as entradas de ar para o motor, um carro em andamento recebe muito mais ar freco do que se estiver parado e ainda por cima com o capot fechado. Até posso estar errado mas a logica parece correcta, basta ver por exemplo na formula 1 o porque de terem bons carros como safety car ( não é apenas por marketing de determinada marca ) é que se lá pusessem um 1000cc provavelmente após umas voltas era só motores a rebentar ou a ficarem muito mal devido ao aquecimento.

                                              Claro que é correcta, se assim não fosse as grelhas não estava lá a fazer nada e podiamos fazer carros lisinhos e muito mais eficientes a nível da aerodinâmica!

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por fapoc

                                                Ahh e eu tenho um C4 em casa sei bem do que falo. Além do mais não sei quem te ensinou a fazer testes em bancos de ensaio com o capot fechado mas aviso-te já que faz bastante mal ao carro!
                                                Olha que eu ja fiz mais de 20 testes no meu carro todos de capot fechado ... essa de abrir o capot é para bancos cm ma ventilaçao.. so abri o capot uma vez num VAMAG(e n era preciso) nos Maha a ventilaçao chega.
                                                Reparem k o ar é feito para entrar pelas entradas de ar e n por cima do motor cm o capot aberto...

                                                Mesmo assim devo dizer k em estrada o meu carro faz (reprogramado) intakes de 65 graus e no banco xega quase a 100 graus...

                                                Cumps

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por fapoc

                                                  citação:Originalmente colocada por Balthar

                                                  Parece.me obvio que realizar esse teste com o capot fechado não é muito fiavel além de poder realmente estragar o proprio motor ( valha-nos o safe mode ).
                                                  Era o mesmo que fosses para uma autoestrada dar 180 ou mais mas tapares todas as entradas de ar para o motor, um carro em andamento recebe muito mais ar freco do que se estiver parado e ainda por cima com o capot fechado. Até posso estar errado mas a logica parece correcta, basta ver por exemplo na formula 1 o porque de terem bons carros como safety car ( não é apenas por marketing de determinada marca ) é que se lá pusessem um 1000cc provavelmente após umas voltas era só motores a rebentar ou a ficarem muito mal devido ao aquecimento.

                                                  Claro que é correcta, se assim não fosse as grelhas não estava lá a fazer nada e podiamos fazer carros lisinhos e muito mais eficientes a nível da aerodinâmica!
                                                  A ventilaçao é projectada para ser feita de capot fechado... e o carro no banco esta parado mas o ar k recebe equivale a 90 a 120kmh... [8]

                                                  Nao falem de coisas k n sabem cm tantas certezas por favor.

                                                  Cumps

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    O C4, como qualquer outro carro, pode ter problemas. Não duvido que existam carros com alguns problemas. Mas fazerem um alarmismo destes e chegarem ao ponto de falar em fraude/burla. É pá, acho demais, sinceramente acho. Então e os milhares de 207/307/407/Focus/C-Max/Volvo/Mazda 3/Citroen C5 que por ai andam com o 1.6 Hdi/Tdci de 110cv? Não se passa nada?

                                                    Antes que me venham dizer que se fosse comigo já não dizia isto, tenho um C4 encomendado, o qual receberei para a semana se tudo correr bem e não estou minimamente preocupado.[8D]

                                                    Quanto ás pessoas que, de facto, têm problemas nas suas unidades, espero sinceramente que tudo se resolva a seu contendo.;)

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por Artur Costa

                                                      citação:Originalmente colocada por fapoc

                                                      citação:Originalmente colocada por Balthar

                                                      Parece.me obvio que realizar esse teste com o capot fechado não é muito fiavel além de poder realmente estragar o proprio motor ( valha-nos o safe mode ).
                                                      Era o mesmo que fosses para uma autoestrada dar 180 ou mais mas tapares todas as entradas de ar para o motor, um carro em andamento recebe muito mais ar freco do que se estiver parado e ainda por cima com o capot fechado. Até posso estar errado mas a logica parece correcta, basta ver por exemplo na formula 1 o porque de terem bons carros como safety car ( não é apenas por marketing de determinada marca ) é que se lá pusessem um 1000cc provavelmente após umas voltas era só motores a rebentar ou a ficarem muito mal devido ao aquecimento.

                                                      Claro que é correcta, se assim não fosse as grelhas não estavam lá a fazer nada e podiamos fazer carros lisinhos e muito mais eficientes a nível da aerodinâmica!
                                                      A ventilaçao é projectada para ser feita de capot fechado... e o carro no banco esta parado mas o ar k recebe equivale a 90 a 120kmh... [8]

                                                      Nao falem de coisas k n sabem cm tantas certezas por favor.

                                                      Cumps
                                                      Se equivale a ar a 120Km/h e o carro foi com o motor a 180Km/h não é lá grande coisa. E por acaso todos os ensaios em banco a que assisti foram sempre de capot aberto... Penso eu que é para compensar a tal falta de ventilação que não pode ser completamente obtida artificialmente.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Só para que sirva também de reflexão... Todos os carros perdem potencia no verão. É a consequencia do ar ser menos denso.;)

                                                        Se o teu carro tem o problema que descreveste, dá-lhes na cabeça até lhes cair o cabelo.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por jcpr

                                                          Só para que sirva também de reflexão... Todos os carros perdem potencia no verão. É a consequencia do ar ser menos denso.;)

                                                          Se o teu carro tem o problema que descreveste, dá-lhes na cabeça até lhes cair o cabelo.
                                                          Pois, mas também 87cv acho demais... O carro tem um problema, mas não é de certeza aquele que aqui se fala.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Eu também tenho um amigo dum primo do irmão da cunhada do viinho de um amigo meu que tem um C4, foi fazer um teste de potência e o carro só deu 50cv e a Citroën também o ameaçou que se ele divulgasse isto eles iam imediatamente bloquear a função "Dança" no C4 dele e ele nunca mais ia dançar! :D

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