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Sistema Start and Stop - Vantagens VS Desvantagens

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    Sistema Start and Stop - Vantagens VS Desvantagens

    Bom dia! Esta é uma temática já debatida mas como não encontrei nenhum tópico que refira o assunto nos últimos tempos, decidi abrir um novo tópico para tentar perceber se hoje em dia já existe uma ideia mais formada e fundamentada acerca desta caraterística. Tendo em conta as opiniões que verifiquei tanto no próprio fórum como na net existe uma disparidade enorme de opiniões em que uns são defensores acérrimos desta função como existem outros que referem que apenas prejudica e que é irrelevante...

    Como comprei um carro à pouco tempo e como é apanágio trazia o sistema Start and Stop, gostaria de saber se atualmente já existem alguns estudos "sérios e imparciais" que reflitam em termos práticos se esta é uma boa ferramenta e se os benefícios superam os problemas que possam advir da sua utilização.

    Agradeço que dêem a vossa opinião e justifiquem o porquê pois acredito que seja um tópico que traga alguma discussão. Por outro lado, acredito que ajudará quem está na dúvida se o Start and Stop tens mais prós ou contras e se é preferível tê-lo ligado ou desligado.

    #2
    eu pessoalmente posso-te dizer tenho um mazda 2 de 2015 com start stop e posso-te dizer que 90% das vezes desligo-o se fizer condução de cidade, o seu principal propósito é parar o carro de modo a poupar combustível e principalmente reduzir emissões nas cidades. Eu desligo-o porque penso que o que poupo de combustível irei gastar no futuro em alternador ( posso estar errado), mas sou conservador neste aspeto. A tecnologia tem benefícios na poupança e redução de co2. Por exemplo imagina que estou no transito caótico da VCI e até apanho um acidente, se ficar parado e o start-stop ativar durante 120s o carro estar em modo stop e não gasta combustível nem tens o motor a fazer ciclo, eventualmente os problemas serão gastos de alternador.

    Comentário


      #3
      Este sistema foi criado apenas para cumprir com regulamentações e directivas ambientais. Nunca para extender o tempo de vida dum motor e seus componentes.

      É óbvio que a mecânica sai prejudicada ora se o número de ciclo on/off aumenta o desgaste é maior em todos os elementos móveis e sujeitos a variação térmica ou alguma fricção.

      Comentário


        #4
        Eu tive uma Kia Ceed com esse sistema durante 7 anos e 115000km, nunca desliguei o Start/Stop e nunca tive qualquer problema relacionado com esse item.

        6ªf já devo ter o novo carro em casa, que terá também Start/Stop e também não o desligarei. Há muita gente que diz que o ligar/desligar atrapalha. Para mim não atrapalha por isso...

        Para além disso é um sistema que em muitos carros que por aí andam já com milhares de kms em cima nunca ouvi falar de problemas que tenham dado.
        Editado pela última vez por MikePug82; 27 June 2018, 10:32.

        Comentário


          #5
          Eu fui buscar um Panda novo na 6ª e configurei-o sem S&S.
          Como não tenciono fazer uso citadino não iria aproveitar grande coisa o sistema. Portanto não justificava o custo acrescido dos componentes associados ao sistema, ainda que o opcional na compra fosse custo 0.

          Comentário


            #6
            Smart fortwo de 2016 com TCe 90cv e S/S...sempre desligado...condução urbana e ligações.
            Sendo um motor turbo a gasolina não vejo mais valias em paragens abruptas do motor...para poupar combustível é dosear o pé...quem nem sempre é fácil no despachadinho.
            Compreendo que a marca tenha de cumprir metas ambientais...agradeço terem deixado a opção de desligar para o utilizador.
            Sempre que é desligado/ligado na chave o sistema reinicia.

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              #7
              Boas

              Tenho um carro com start/stop desde dezembro do ano passado e posso dizer que a principal vantagem reflete-se nos consumos e consequentemente nas emissões também.

              Durante o inverno o Start/Stop entra muito menos vezes em ação e tenho consumos na ordem dos 13/14L 100Km em circuito urbano, no verão, ou nos dias de calor, o Strat/Stop aciona sempre que paro e o consumo , para o mesmo trajeto desçe para os 8/9 L /100Km.
              Alêm de que é muito mais confortavél estar parado 2 ou 3 minutos num semáforo em completo silêncio em vez de estar a ouvir o matraquear típico do diesel.

              Comentário


                #8
                Quando os carros todos começaram a ter VE e FC, era mais uma coisa para avariar e bla bla
                Quando os carros todos começaram a ter DA era mais um coisa para avariar, mais um desgaste, bla bla
                Quando os carros todos começaram e ter airbag eras mais uma mariquice, uma despesa, bla bla
                Quando os carros começaram a ter todos Ar condicionado, era porque gastava mais, mais uma coisa para avariar, faz mal, bla bla
                Quando os carros todos começaram a ter ABS era uma porcaria porque não bloqueava e travava menos, mais uma despesa, mais uma avaria, bla bla
                Quando os carros todos começaram a ter injecçaõ, que porcaria, rouba potência (no inicio roubava), n tem vantagem nenhuma, mais avarias, bla bla
                Quando os carros todos começaram a ter....

                Estão a perceber a tendência, não sejam velhos do Restelo.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por tiagoadcosta Ver Post
                  Eu fui buscar um Panda novo na 6ª e configurei-o sem S&S.
                  Como não tenciono fazer uso citadino não iria aproveitar grande coisa o sistema. Portanto não justificava o custo acrescido dos componentes associados ao sistema, ainda que o opcional na compra fosse custo 0.
                  E o IUC?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por oscarcc Ver Post
                    Boas

                    Tenho um carro com start/stop desde dezembro do ano passado e posso dizer que a principal vantagem reflete-se nos consumos e consequentemente nas emissões também.

                    Durante o inverno o Start/Stop entra muito menos vezes em ação e tenho consumos na ordem dos 13/14L 100Km em circuito urbano, no verão, ou nos dias de calor, o Strat/Stop aciona sempre que paro e o consumo , para o mesmo trajeto desçe para os 8/9 L /100Km.
                    Alêm de que é muito mais confortavél estar parado 2 ou 3 minutos num semáforo em completo silêncio em vez de estar a ouvir o matraquear típico do diesel.
                    Tens uma diferença de 5L 100km só com o uso do Start/Stop?!!!!!

                    Não me leves a mal, mas ou entendi mal ou custa-me um pouco a acreditar... Estamos a falar de com start and stop gastar menos 30% de combustível!!!

                    Quanto ao conforto que falas, concordo contigo.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                      Quando os carros todos começaram a ter VE e FC, era mais uma coisa para avariar e bla bla
                      Quando os carros todos começaram a ter DA era mais um coisa para avariar, mais um desgaste, bla bla
                      Quando os carros todos começaram e ter airbag eras mais uma mariquice, uma despesa, bla bla
                      Quando os carros começaram a ter todos Ar condicionado, era porque gastava mais, mais uma coisa para avariar, faz mal, bla bla
                      Quando os carros todos começaram a ter ABS era uma porcaria porque não bloqueava e travava menos, mais uma despesa, mais uma avaria, bla bla
                      Quando os carros todos começaram a ter injecçaõ, que porcaria, rouba potência (no inicio roubava), n tem vantagem nenhuma, mais avarias, bla bla
                      Quando os carros todos começaram a ter....

                      Estão a perceber a tendência, não sejam velhos do Restelo.
                      100% de acordo.

                      Os carros têm o que têm e quem não concordar com o que têm optam por não colocar ao comprar.
                      Outra coisa que me faz um pouco de confusão (para não dizer muita) é a anulação dos FAP, toda a gente já sabe como a coisa funciona e quais o prós e contras. Quem não quer compra a gasolina.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                        Tens uma diferença de 5L 100km só com o uso do Start/Stop?!!!!!

                        Não me leves a mal, mas ou entendi mal ou custa-me um pouco a acreditar... Estamos a falar de com start and stop gastar menos 30% de combustível!!!

                        Quanto ao conforto que falas, concordo contigo.

                        No meu caso sim porque além de ser um carro um pouco guloso, é , como mencionei, em circuito urbano com muito para arranca e muitos semáforos. Estamos a falar em percorrer pouco mais de 5km em 40/45minutos.
                        Portanto neste tipo de trajeto o S&St tem bastante impacto.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por oscarcc Ver Post
                          No meu caso sim porque além de ser um carro um pouco guloso, é , como mencionei, em circuito urbano com muito para arranca e muitos semáforos. Estamos a falar em percorrer pouco mais de 5km em 40/45minutos.
                          Portanto neste tipo de trajeto o S&St tem bastante impacto.
                          É mais confortável, económico e saudável ir a pé!!! (E demora o mesmo tempo).

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                            É mais confortável, económico e saudável ir a pé!!! (E demora o mesmo tempo).

                            Comentário


                              #15
                              Baterias muito mais caras, motor de arranque tem mais desgaste, é irritante, a a suposta poupança de combustivel vai logo á vida quando compras a primeira bateria passados 5 anos, normalmente não dá para desligar, numa utilização normal e em 80% dos casos a poupança de combustivel é perto de 0. Pagava para não ter SS.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                É mais confortável, económico e saudável ir a pé!!! (E demora o mesmo tempo).

                                Acredito que sim, mas prefiro ir de carro mesmo! Quem quiser fazer a pé, está á vontade...

                                Comentário


                                  #17
                                  É o 2º botão que carrego, logo depois do botão de arranque do motor.

                                  Considero o sistema incomodativo e com pouco efeito prático no meu dia a dia. Se a mecânica vem preparada para o esforço acrescido, imaginem então que irão durar os componentes se não forem sujeitos a esse esforço extra.

                                  Para quem diz que não atrapalha. Recomendo-vos conduzirem um A CDI com caixa auto e sistema start/stop ligado, em cidade. O tempo que aquilo demora desde que pressionamos o acelerador a ele perceber que tem que ligar o motor, tem que engrenar a mudança e depois então arrancar... Já ficámos sozinhos no semáforo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                                    Baterias muito mais caras, motor de arranque tem mais desgaste, é irritante, a a suposta poupança de combustivel vai logo á vida quando compras a primeira bateria passados 5 anos, normalmente não dá para desligar, numa utilização normal e em 80% dos casos a poupança de combustivel é perto de 0. Pagava para não ter SS.
                                    A minha tinha 7 anos e não tinha sinais de precisar de troca

                                    Comentário


                                      #19
                                      O sistema start stop faz me questionar a minha forma de conduzir.
                                      No meu Fiesta o motor só desliga quando paro e tiro o pé da embraiagem em ponto morto.
                                      Ora eu quando conduzo e estou no para arranca, quando paro mantenho o pé na embraiagem e a mudança engatada em primeira, pq sei que em 5 segundos vou arrancar de novo.. sempre fiz assim.
                                      Resumindo comigo o star stop nunca funciona por isso é totalmente inútil.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                        É o 2º botão que carrego, logo depois do botão de arranque do motor.

                                        Considero o sistema incomodativo e com pouco efeito prático no meu dia a dia. Se a mecânica vem preparada para o esforço acrescido, imaginem então que irão durar os componentes se não forem sujeitos a esse esforço extra.

                                        Para quem diz que não atrapalha. Recomendo-vos conduzirem um A CDI com caixa auto e sistema start/stop ligado, em cidade. O tempo que aquilo demora desde que pressionamos o acelerador a ele perceber que tem que ligar o motor, tem que engrenar a mudança e depois então arrancar... Já ficámos sozinhos no semáforo.
                                        Nisso não posso comentar porque não tenho qualquer experiência em carros auto. Nos manuais, mal carregas na embraiagem para meter a primeira antes da primeira entrar já o carro está ligado.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por oscarcc Ver Post
                                          No meu caso sim porque além de ser um carro um pouco guloso, é , como mencionei, em circuito urbano com muito para arranca e muitos semáforos. Estamos a falar em percorrer pouco mais de 5km em 40/45minutos.
                                          Portanto neste tipo de trajeto o S&St tem bastante impacto.
                                          Sei o que isso é, pois a minha mulher em percursos idênticos e sem start/stop, gasta 8,2l num Fiat 500 1.2

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Spiritvs Ver Post
                                            O sistema start stop faz me questionar a minha forma de conduzir.
                                            No meu Fiesta o motor só desliga quando paro e tiro o pé da embraiagem em ponto morto.
                                            Ora eu quando conduzo e estou no para arranca, quando paro mantenho o pé na embraiagem e a mudança engatada em primeira, pq sei que em 5 segundos vou arrancar de novo.. sempre fiz assim.
                                            Resumindo comigo o star stop nunca funciona por isso é totalmente inútil.
                                            Tens que te adaptar ao sistema, para tirares mais partido do sistema, logo , mais economia

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                                              Sei o que isso é, pois a minha mulher em percursos idênticos e sem start/stop, gasta 8,2l num Fiat 500 1.2
                                              A distância da minha casa ao trabalho são 4km e faço-os sempre de carro, mas se demorasse 45min a fazê-los de carro, certamente que ia a pé ou de mota (no meu caso só o poderia fazer daqui a uns anos porque tenho que levar os meus filhos à escola que fica precisamente a meio do caminho)

                                              Comentário


                                                #24
                                                Só quem não vive numa grande cidade é que não se apercebe dos beneficios ambientais do S/S.

                                                Experimentem andar a pé no centro duma grande cidade em hora de ponta para perceberem que o único ar que respiram é o fumo dos carros. Em certas zonas o ar torna-se quase irrespirável.
                                                Agora imaginem a diferença entre 50 carros no para arranca com o motor a trabalhar e os mesmos 50 com o motor desligado! A diferença é abismal!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                  Quando os carros todos começaram a ter VE e FC, era mais uma coisa para avariar e bla bla
                                                  Quando os carros todos começaram a ter DA era mais um coisa para avariar, mais um desgaste, bla bla
                                                  Quando os carros todos começaram e ter airbag eras mais uma mariquice, uma despesa, bla bla
                                                  Quando os carros começaram a ter todos Ar condicionado, era porque gastava mais, mais uma coisa para avariar, faz mal, bla bla
                                                  Quando os carros todos começaram a ter ABS era uma porcaria porque não bloqueava e travava menos, mais uma despesa, mais uma avaria, bla bla
                                                  Quando os carros todos começaram a ter injecçaõ, que porcaria, rouba potência (no inicio roubava), n tem vantagem nenhuma, mais avarias, bla bla
                                                  Quando os carros todos começaram a ter....

                                                  Estão a perceber a tendência, não sejam velhos do Restelo.
                                                  Tenho 53 anos e portanto venho de um tempo em que muito disso que aí listas não existia. À medida que essas novidades foram surgindo reconheci utilidade em todas elas, e nenhuma delas alguma vez me gerou desconforto.

                                                  Mas o S&S é muito diferente desses exemplos porque é um sistema que me reduz o conforto. O constante liga e desliga incomoda, acrescenta o atraso do início da marcha em carros com caixa automática, quando desliga a intensidade do ar-condicionado reduz-se, etc. Só esta última característica (a do ar-condicionado) já chega para me fazer detestar o sistema.
                                                  Editado pela última vez por Jbranco; 27 June 2018, 11:44.

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por oscarcc Ver Post
                                                    Só quem não vive numa grande cidade é que não se apercebe dos beneficios ambientais do S/S.

                                                    Experimentem andar a pé no centro duma grande cidade em hora de ponta para perceberem que o único ar que respiram é o fumo dos carros. Em certas zonas o ar torna-se quase irrespirável.
                                                    Agora imaginem a diferença entre 50 carros no para arranca com o motor a trabalhar e os mesmos 50 com o motor desligado! A diferença é abismal!
                                                    Sem desprimor por ninguém, mas a constatação fácil é que em Portugal só se liga ao conforto pessoal. Exemplo disso é o que estamos aqui a ler e como lemos nos tópicos ao lado da eliminação de FAP e EGR, porque o que interessa é poupar a carteira, a saúde depois pensasse nisso

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                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                      Tenho 53 anos e portanto venho de um tempo em que muito disso que aí listas não existia. À medida que essas novidades foram surgindo reconheci utilidade em todas elas, e nenhuma delas alguma vez me gerou desconforto.

                                                      Mas o S&S é muito diferente desses exemplos. Diferente porque me reduz o confortoa. O constante liga e desliga incomoda, acrescenta o atraso do início da marcha em carros com caixa automática, quando desliga a intensidade do ar-condicionado reduz-se, etc. Só esta última característica (a do ar-condicionado) já chega para me fazer detestar o sistema.
                                                      Mas aumenta a qualidade de vida dos que te rodeiam

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                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por MikePug82 Ver Post
                                                        Mas aumenta a qualidade de vida dos que te rodeiam
                                                        Não creio que tenha grande relevância. Moro e trabalho em Lisboa e não sinto que a minha qualidade de vida tenha melhorado significativamente desde que o sistema se vulgarizou.

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por MikePug82 Ver Post
                                                          Sem desprimor por ninguém, mas a constatação fácil é que em Portugal só se liga ao conforto pessoal. Exemplo disso é o que estamos aqui a ler e como lemos nos tópicos ao lado da eliminação de FAP e EGR, porque o que interessa é poupar a carteira, a saúde depois pensasse nisso
                                                          Ainda existem aqueles que param à entrada da pastelaria, vão tomar café e deixam o carro ligado.

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                            Não creio que tenha grande relevância.
                                                            Não me acredito nessa tua frase
                                                            Isso és tu a entrar em negação e pela tua participação no forum dá para perceber que há aí cultura geral suficiente para perceber quais as consequências reais.

                                                            Para mim, este sistema nem deveria de ser opcional, deveria ser obrigatório.

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