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Arranjar, ou não arranjar?

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    Arranjar, ou não arranjar?

    Boas

    Tal como o titulo indica ando com umas duvidas em relação ao meu carro atual(saxo 1.5d de 2001)..

    Então vamos lá começar..

    O ano passado tive um "pequeno problema" no motor que no final das contas ficou por cerca de 550€ , depois passado uns messes a bomba de gasóleo também deu o berro e foram mais 170€ , e por fim já este ano a caixa de velocidades, o eixo traseiro e mais umas coisinhas foram a vida e ontem recebi uma conta de 760€..

    Tirando isto tudo o carro ainda conta com alguns pontos de ferrugem( a volta do vidro frontal e lateral traseiro) e ainda precisa de levar um disco novo que também já está empenado, quase de certeza que este ano ainda vai ter de levar uma embraiagem (carro com mais de 230k e não sei se alguma vez mudou ) e ainda tem de afinar o travão de mão.

    Agora a grande questão é, será que ainda vale a pena continuar com este carro e mandar arranjar o que falta visto que depois para retirar a ferrugem depois será necessário pintar o tejadilho todo e provavelmente a zona a volta do vidro lateral ou então deixar andar e depois mudar de carro? porque com este andamento o eixo traseiro (que apenas foi reparado na zona dos rolamentos) já está a ficar com um bocadinho de "camber a mais" também terá de ser substituído num futuro (bastante) próximo..

    PS: também admito que já estou um bocado farto deste carro.. em menos de 1ano já me levou bastantes €'s no mecânico(que davam para comprar outro saxo em melhor estado..)

    #2
    Despacha-o para os Açores eles lá não se chateiam muito com os pontos de ferrugem e pagam-to a peso de ouro.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Knightt Ver Post
      Despacha-o para os Açores eles lá não se chateiam muito com os pontos de ferrugem e pagam-to a peso de ouro.
      Ou Madeira
      Mais a sério, se o único problema do carro no imediato são uns podres de chapa, eu mantinha. No dia em que começar a queixar-se do que mencionaste (travagem e embraiagem) mandas enfardá-lo, até lá rentabilizas o investimento substancial que fizeste nele... que é superior ao valor comercial dele.

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        #4
        neste momento o dinheiro que já empastas-te nele é fazer as restantes reparações e continuar até teres diluído o investimento que fizeste, e então passar para outra, ir trocar de carro agora no final desse investimento todo, não é a melhor opção... devias ter pensado nisso antes e não depois...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
          neste momento o dinheiro que já empastas-te nele é fazer as restantes reparações e continuar até teres diluído o investimento que fizeste, e então passar para outra, ir trocar de carro agora no final desse investimento todo, não é a melhor opção... devias ter pensado nisso antes e não depois...
          Como se ele soubesse a sucessão de problemas que o carro ia ter...

          A ferrugem eu deixava andar, bem como o eixo ( enquanto não reprovar na inspeção é andar...)...o que sentes na embraiagem? Enquanto não patinar, deixa andar...controla pneus , óleos e filtros, pastilhas e discos que é o essencial é deixa ajuntar esses big problems e depois tomas uma decisão...

          Á 3 anos estive numa situação parecida: Golf 3 TDI: precisava de distribuição e reparação da bomba injetora, bateria, 4 pneus, 2 amortecedores trás, fole transmissão, calços...1000€ tudo...decidi avançar. Valeu a pena? Por acaso correu bem..nestes 3 anos, tirando material de desgaste apenas mudei a caixa dos fusíveis (35€ usada) e o radiador da chaufagem (180€ novo com mão de obra incluída)...

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            #6
            Como se ele soubesse a sucessão de problemas que o carro ia ter...
            Ora ai está o primeiro problema foi a correia de distribuição que partiu e isto foi meia dúzia de meses depois de eu andar com o carro(só não troquei porque o carro já era daqui de casa e eu pensava que ele tinha tido manutenção em condições e a horas..), e consequentemente teve de abrir o motor e levar ainda muito material novo porque o que lá estava ou tinha empenado ou partido.., logo de seguida a bomba de gasóleo foi a vida(começou por o carro andar a "engasgar" uma vez por outra e depois descobriu-se qual era o problema..), depois foi o diferencial(o que levou a substituição da caixa, porque segundo o meu mecânico era mais fácil/barato mudar logo a caixa, se era ou não nem sei..), e para acabar como o carro estava na oficina e o eixo traseiro tinha os rolamentos todos comidos aproveitou-se e também se mudou os rolamentos que ficaram por 260€(deviam ter ouro ou o crl)..

            E lá está ao inicio quando o carro ia para a oficina o orçamento era sempre baixo, mas no final era sempre uma "pancada" do caraças..

            Da primeira disseram que era 200 ou 300€ e ficou por 500€, e com isso mudei de mecanico..

            depois já no meu mecânico atual.. a bomba de gasoleo supostamente era barata e acabou por ser 170€ e da ultima vez ele disse que arranjar o eixo ficava muito barato, falou primeiro em 200€ com mão de obra, depois afinal era só mudar os rolamentos e ficava ainda mais barato e depois manda uma conta de 200 e tal euros.. enfim.

            Dai eu ter gasto tanto dinheiro.. se eu soubesse que esta ultima reparação ia ser tão alta, provavelmente tinha juntado mais algum dinheiro e ia buscar outro carro..(um cup ).

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              #7
              Exactamente, ainda se fosse um carro que se sabe problemático e insistisses em empatar dinheiro num cancro, agora um Saxo 1.5d, foi simplesmente azar ou mau-trato por parte do dono anterior. Continua com o carro até partir algo, não gastes mais dinheiro nisso, e quando partir algo e não possas andar mais com ele, abate a matrícula, vende às peças para rentabilizar alguma coisa, e manda-o para a sucata. E compra algo mais novo

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                #8
                @sgtscales Ainda por cima é um Saxo MK2 na versão mais equipada(sem AC) que em comparação com o outro saxo que anda cá por casa que é um mk1 do mais básico que existe não tem nada haver em conforto, e tudo levava a querer que o meu seria tão ou mais fiável do que esse, mas foi totalmente ao contrario..

                Enfim, vou mesmo andar com isto até não dar mais e depois ir para algo mais recente.. espero é que o carro ainda dure mais 1 ou 2 meses sem ir ao mecânico

                Comentário


                  #9
                  Já passei por isso. Sucessão de problemas e arranja-se à espera que seja o último e na confiança de que fique tudo bom. O problema é que há sempre mais qualquer coisinha. Agora, nunca se vai buscar esse investimento. Pelo que, se está feito, é aproveitar o carro até não dar mais. A questão da embraiagem, não deixa de ser um elemento de desgaste que é normal trocar mais cedo ou mais tarde. A ferrugem é chata porque se quer ver um carro em condições, sobretudo depois de investir uns milhares nele. Se a ideia não é manter por muitos mais anos, a parte visual é a última coisa importante aqui, desde que não comece a entrar água lá dentro.

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                    #10
                    Pois o medo é de começar a meter agua pela zona do vidro da frente..

                    Ele tem vários pontos de ferrugem(em forma de bolhas) e já se andam a alastrar..

                    Ainda no mês passado mudei o vidro da frente(pelo seguro) e o rapaz que me meteu o vidro teve de andar a lixar a parte onde o vidro encaixava devido a estar cheio de ferrugem..

                    Agora já sei que o investimento que fiz nunca mais vou buscar, nem com a venda do carro, mas lá está é aguentar mais uns tempos.

                    BTW, um dia destes reparei que no motor(na imagem rodeado a vermelho) parece que tem silicone preto a isolar essa área.. não sei o motivo, mas parece que foi uma reparação ao estilo "MANEL GT"..

                    Comentário


                      #11
                      Olha, se não der chatices, deixa lá. Por vezes há uns "remendos" pouco comuns mas funcionam. Lembro-me de na minha primeira carrinha, uma Seat Inca, ter um apoio do motor lixado, um colega meu, abriu ao meio, porca e anilha daqui, um bocado de borracha acolá e ficou no sítio até vender a carrinha... e levou umas valentes "coças" na minha mão. Não de velocidades, mas muito km completamente carregada à pinha.

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                        #12
                        Isso aí parecem ser os injectores, provavelmente uma forma de ficarem fixos, não me preocupava em demasia com isso.

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                          #13
                          É preciso ter azar, quando se investe e depois ainda surgem mais problemas.
                          Como já foi dito, é aguentar isso ao máximo que quando partir mesmo mandas para abate e vais buscar um novo.

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                            #14
                            Boas

                            Ontem em conversa com o meu pai, decidimos que este carro vai ficar aqui por pouco tempo..

                            Vou juntar mais algum dinheiro e depois vou trocar de carro.. chegamos ao ponto que já não vale a pena continuar com este carro, porque apesar de eu até gostar bastante dele, não acho que compensa trocar/arranjar tudo o que ele precisa para ficar OK

                            Agora vou andar de olho pelos usados, mais propriamente nos clios II tanto a gasolina como a gasóleo, até aparecer um bom negocio

                            Comentário


                              #15
                              Exacto, vai andando com ele até partir, basicamente.

                              Comentário


                                #16
                                Aproveito já que tenho este tópico aberto para fazer uma pequena questão..

                                Como ando de olho nos clios II fase 3 aparece-me bastantes DCI's e os 1.2.

                                Mas até agora o modelo mais equipado que encontrei para o preço que tenho como limite é um 1.2 16v Extreme e o 1.2 16v Dynamique, depois também 1 DCI, mas estes com menos equipamento, e claro apenas de 2lugares( não preciso de 5, mas dá sempre jeito ter )

                                Agora a questão é, eu faço menos de 10km diários(tirando uma ou outra saída) e nesse caso compensa um DCI? ou um modelo a gasolina é mais do que suficiente?

                                Comentário


                                  #17
                                  Não precisas do diesel - para além disso, os 1.5dCi dessa altura são notórios pelos problemas nos bronzes das bielas. Ficas bem servido com um 1.2, se fizeres bastante cidade a baixos ritmos, o 8v, se fores para EN / AE com frequência, o 16v.

                                  Comentário


                                    #18
                                    O problema dos bronzes afetou apenas a motorização de 105cv, salvo erro... sejamos exatos e específicos...

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                                      #19
                                      Os dci's que me apareceram eram os de 60cv e os de 80cv, não me lembro de ter visto nenhum de 100cv pelo menos até ao preco que estou a procura.

                                      Mas caso avançe para a compra de um clio será quase de certeza a gasolina, os a gasoleo têm sempre bastantes km's e com os interiores bastante gastos.

                                      Como ainda tenho tempo pode ser que até apareca algum bom negocio [emoji846]

                                      Enviado do meu SM-A520F através de Tapatalk

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                                        #20
                                        Viva ! no momento em que tivestes um orçamento de 550 euros para reparar o motor , eu parava logo ali é que 550 euros é quase 35% do valor do carro , nesse momento eu vendia e comprava outro ( com o dinheiro do carro + o dinheiro das reparações já dava para um mais novo ) , no entanto já deu a perceber que já gastastes bastante nele e ja levou quase tudo novo , e já não tem muitas outras coisas para avariar , neste caso acho o mais sensato obviamente é mantelo e usa-lo , a mim aconteceu a mesma coisa mas numa moto comecei a gastar dinheiro nela ate o ponto em que as reparações atingiram quase o valor banal da mesma , obviamente também já tem quase tudo novo e já não tem muitas outras coisas para avariar.

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por cadilac Ver Post
                                          Viva ! no momento em que tivestes um orçamento de 550 euros para reparar o motor , eu parava logo ali é que 550 euros é quase 35% do valor do carro , nesse momento eu vendia e comprava outro ( com o dinheiro do carro + o dinheiro das reparações já dava para um mais novo ) , no entanto já deu a perceber que já gastastes bastante nele e ja levou quase tudo novo , e já não tem muitas outras coisas para avariar , neste caso acho o mais sensato obviamente é mantelo e usa-lo , a mim aconteceu a mesma coisa mas numa moto comecei a gastar dinheiro nela ate o ponto em que as reparações atingiram quase o valor banal da mesma , obviamente também já tem quase tudo novo e já não tem muitas outras coisas para avariar.
                                          Não ter coisas para avariar é subjectivo depende do bom trabalho do mecânico

                                          Eu já tenho medo deles desde marca a multi marcas a zés do lado!

                                          Mas sei bem que há excelentes MECÂNICOS por este pais fora! Eu é que nao tive sorte

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