Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Vectra A - Duvidas Mecanica

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Vectra A - Duvidas Mecanica

    Boa Tarde Malta,
    "Adquiri" um opel Vectra A 1.3 de 1991 que estava parado à mais de 5 anos num barraco para projecto de restauro e para aprender mecanica.

    Já tinha os travões todos agarrados, radiador furado entre outros problemas, tirando o radiador que resolvi na semana seguinte o resto ficou ok no dia que o fui buscar para ir à inspecção.

    Entrentanto após 1 mês na estrada, começo a conhecer o carro e a diagnosticar problemas, o problema é a falta de informação online para este veiculo, por isso, peço a vossa ajuda a esse respeito.

    Proxima tarefa pretendida seria afinar as valvulas de admisão e de escape, já arranjei um palpa-folgas no entanto não encontro informação nenhuma acerca deste tema, ja tentei "arranjar" o autodata sem sucesso...

    Alguem por ai com o software aberto que me consiga facultar esta informação?
    (provavelmente nem o feche, porque depois desta vêm mais :D)

    Cumprimentos
    Varela91

    #2
    Vectra A 1.3? Estas enganado. 1.4 ou 1.6, embora haja outras motorizações mas são mais raras.

    Aposto no 1.4 de carburador.

    Comentário


      #3
      Exacto, 1389cc.

      foi lapso, por ter um corolla ser 1.3.
      Editado pela última vez por Varela91; 28 June 2018, 22:03. Razão: foi lapso, por ter um corolla ser 1.3.

      Comentário


        #4
        No Auto-data deu me informação que essas tuches são hidraulicas, sem afinação.

        Comentário


          #5
          Confirmo.Se estão a fazer barulho devem estar sujos presos

          Comentário


            #6
            Em conversa já me disseram que poderia ser do oleo tambem, estou a usar um 10W40, qual seria o recomendado?

            outro problema que gera muito barulho no carro, penso que é proveniente da caixa de velocidades..
            Basicamente quando subi o carro a primeira vez nas perguiças as rodas giravam com o carro desengatado... entrentanto pousado se estiver com o pedal da embreiagem a fundo tudo ok, se o tiver solto ouço um batuque e o motor fica instavel, isto geral alguma dificuldade a pegar a primeira vez do dia...
            será afinação no cabo da embreiagem ou terei mesmo de comprar um kit?

            Comentário


              #7
              Esse motor nunca se deu bem com gasolina sem chumbo.

              Provavelmente deves ter as válvulas com bastante desgaste.

              Queres um conselho? Compra um charuto um pouco mais recente. Se esse Vectra é de familia, tudo se resolve, haja euros!

              Comentário


                #8
                Bom, em relação ao chumbo, comprei um aditivo para ver se faz alguma diferença.


                Em relação ao comprar um charuto... eu não preciso deste carro, tenho um corolla de 89 restaurado apenas falta mandar pintar, e um almera de 95 para daily, fui salvar este carro por duas razões, interiores imaculados pois os donos compraram no novo e sempre foi cuidado e porque queria um projecto para ir aprofundado conhecimento sem gastar muito.
                E este carro foi praticamente dado (paguei o necessário para o tirar do barraco e passar na inspecção + mudança de propriedade) e ainda existe muito material para ele, ao contrário do meu toyota.


                Entretanto em relação à questão da embraiagem que coloquei, estou a ponderar comprar um kit para substituir.
                Sei quem tenha um kit novo de um vectra 1.6 que me o vendia por 20€ só não sei se é compatível com o 1.4 e não queria parecer aselha a perguntar ao sr. directamente, por isso se me souberem responder seria muito porreiro. :D


                Caso contrario vou ter de aproveitar os 20%da autodoc...



                Mais uma vez obrigado a todos os que estão a ajudar.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Varela91 Ver Post
                  Em conversa já me disseram que poderia ser do oleo tambem, estou a usar um 10W40, qual seria o recomendado?

                  outro problema que gera muito barulho no carro, penso que é proveniente da caixa de velocidades..
                  Basicamente quando subi o carro a primeira vez nas perguiças as rodas giravam com o carro desengatado... entrentanto pousado se estiver com o pedal da embreiagem a fundo tudo ok, se o tiver solto ouço um batuque e o motor fica instavel, isto geral alguma dificuldade a pegar a primeira vez do dia...
                  será afinação no cabo da embreiagem ou terei mesmo de comprar um kit?

                  Qualquer 5W40, como o total 9000 que é barato e bom, mas compra já para fazer duas mudanças. E muda ao fim de 1000km novamente, oleo e filtro.

                  Comentário


                    #10
                    Continuando com a odisseia deste vectra,
                    Entretanto após uma viagem em caminhos mais agrestes, o carro ao relantim ia-se abaixo, como gato escaldado fiquei logo à procura de sintomas de junta da cabeça e nada.
                    Entretanto fui ver o carburador e descobri que este já tinha vendido a alma ao Sr. Mecanico das Gambiarras, porque tinha a borboleta presa com atilhos do pão de forma... após uma pesquisa acerca do Pierburg 2E descobri que tem um circuito de agua e que tambem se encontrava desactivado e incompleto.

                    Fui a algumas sucatas e lá incontrei proveniente de um golf mk2 um dito Pierburg 2E que após uma limpeza ficou trabalho impecavel (falta-me adaptar correctamente o cabo de acelerador que neste entra do lado oposto)

                    Hoje ou amanha (dependendo de quando obtiver ajuda :p) queria vazar a caixa de velocidades e colocar-lhe novo lubrificante porque tirei a carapuça do gargalo de adição e parecia lama...

                    Agora as minhas duvidas são:

                    Qual o lubrificante correto? estou farto de pesquisar e nada, a caixa é uma F10

                    Onde fica o ponto de verificação do nivel?


                    Cumprimentos

                    Comentário


                      #11
                      A verificação de nível tipicamente é o orifício de enchimento. Não consegues encher demais porque transborda. Se apalpares com um dedo ou um papel o óleo da caixa deve estar raso com a parte inferior do buraco.

                      Comentário


                        #12

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Varela91 Ver Post
                          Continuando com a odisseia deste vectra,
                          Entretanto após uma viagem em caminhos mais agrestes, o carro ao relantim ia-se abaixo, como gato escaldado fiquei logo à procura de sintomas de junta da cabeça e nada.
                          Entretanto fui ver o carburador e descobri que este já tinha vendido a alma ao Sr. Mecanico das Gambiarras, porque tinha a borboleta presa com atilhos do pão de forma... após uma pesquisa acerca do Pierburg 2E descobri que tem um circuito de agua e que tambem se encontrava desactivado e incompleto.

                          Fui a algumas sucatas e lá incontrei proveniente de um golf mk2 um dito Pierburg 2E que após uma limpeza ficou trabalho impecavel (falta-me adaptar correctamente o cabo de acelerador que neste entra do lado oposto)

                          Hoje ou amanha (dependendo de quando obtiver ajuda :p) queria vazar a caixa de velocidades e colocar-lhe novo lubrificante porque tirei a carapuça do gargalo de adição e parecia lama...

                          Agora as minhas duvidas são:

                          Qual o lubrificante correto? estou farto de pesquisar e nada, a caixa é uma F10

                          Onde fica o ponto de verificação do nivel?


                          Cumprimentos


                          Um 75W-90W GL4.

                          Comentário


                            #14
                            Quando tinha o meu Corsa A com caixa F10, na altura metia-se um vermelho creio que era este.

                            https://www.ebay.de/itm/Opel-Getrieb...from=R40&rt=nc

                            Agora sinceramente não sei se ainda se mantem.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                              Quando tinha o meu Corsa A com caixa F10, na altura metia-se um vermelho creio que era este.

                              https://www.ebay.de/itm/Opel-Getrieb...from=R40&rt=nc

                              Agora sinceramente não sei se ainda se mantem.



                              Pois, também há info de que deve levar um ATF... ou seja um óleo Dexron II, no mínimo.

                              Comentário


                                #16
                                Aqui tens razão



                                não deve ser ATF

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                                  Aqui tens razão



                                  não deve ser ATF



                                  Vai de encontro ao referido acima, que terá que levar um API GL4... de preferência um 75W90, só fica a ganhar.

                                  Comentário

                                  AD fim dos posts Desktop

                                  Collapse

                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                  Collapse
                                  Working...
                                  X