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Honda Civic ES5 1.6 110CV VTEC 2001 - Rotações Baixas

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    Honda Civic ES5 1.6 110CV VTEC 2001 - Rotações Baixas

    Ora boas pessoal,

    recentemente comprei um automóvel novo, um Honda Civic ES5 1.6 110CV VTEC de 2001. Já fiz uma revisão ao carro, trocar filtros, oléo e correias, mas na altura que eu fui fazer essa manutenção o carro ia-me abaixo de um momento para o outro quando carregava na embraiagem para reduzir ou numa travagem. Antes de ele ver o que se passava com este problema fiz uma lavagem do motor, por cima e por baixo (para ver fugas de oleo), depois ligamos à máquina e deu erro das 2 sondas lambdas e motor de passos, pelo que ele disse que as sondas podia ser por causa da lavagem e o motor, uma limpeza ao corpo da borbuleta poderia resolver a situação. Certo que nessa altura também troquei as velas e a partir desse momento as rotações ficaram instáveis, ou seja, carregava no acelerador e elas sobiam, desciam, voltavam a subir a descer até estabilizar, assim como tinha muitas dificuldades em andar em marcha lenta.

    A solução do meu mecanico foi simples, vai andando com o carro e vê no que dá. Certo que passado 2 semanas o problema foi ao lugar, as rotações estabilizaram, mas notava que de vez em quando o carro parecia que ia abaixo, mas não chegava a ir, pensava eu que seria quando a ventoinha ligava. Pronto, passado pouco tempo depois o carro voltou ao problema inicial, ao carregar na embraiagem em andamento de vez em quando vai-me abaixo se não colocar logo uma segunda ou primeira porque as rotações caiem muito a pique e ficam mesmo baixas.

    Peguei no carro e levei a uma oficina bastante profissional e séria, pelo que com eles o carro não foi abaixo mas informaram-me que ao ligar à máquina estava a dar muitos erros (não me informaram todos eles mas incluia lambda e motor de passos também), mas que não sabiam ao certo qual seria o defeito.

    A verdade é que tenho receio de andar a trocar de peças e não chegar a resolver nada, assim como, acho estranho a diferença nas rotações assim que troquei de velas, mas que também pode ter sido por causa da lavagem.

    Já a alguém aconteceu isto? Realmente não sei que fazer com o carro, não gosto de andar assim com ele, mas adoro este carro.

    Agradeço o feedback.

    Boa semana.

    Obrigado.

    PS: O carro a ligar está tudo ok, as rotações sobem bastante pelo que é normal e depois vai reduzindo para um pouco menos das mil. E vai sempre reduzindo com o aquecimento do carro. Nesta imagem é quando começa a ficar baixas demais.

    IMG_20180603_201131.jpg


    https://youtu.be/LyzhlotA81Y

    #2
    Normalmente, o relanti tem ajuste nos Hondas (pelo menos nos antigos).
    Sempre foi dado como solução, limpar a IACV que quando obstruida ou suja, causa relantis muito baixos ou instaveis.
    Eu começava por ai a ver...
    Nao compreendo o quererem saltar a frente o diagnostico deste sensor estando a olhar para outras peças que podem estar com erros, mas gravados doutras alturas (alguem pode ter desligado fichas, e nao limpo os erros), alem disso nao tens a luz de motor acesa, sendo que já por si só indica que esses erros que encontraram na máquina não são atuais, convém limpá-los e ver se reaparecem.

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      #3
      a temperatura está a ler bem? Não, não é no manometro...

      Se calhar tens que ir a outra oficina profissional e séria e deixa-los verificar o problema, não apenas ver erros. Claro, não é gratis em lado nenhum, mas dificilmente sai mais caro que ir trocando coisas até acertar.

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        #4
        A sonda lambda costuma avariar, mas nesse caso acende a luz amarela do motor e não tem sintomas

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          #5
          Antes de mais, faz um idle learn, ou seja, aquece-o até arrancar a ventoinha e até arrancar a segunda vez não toques no acelerador, os Hondas têm esta forma de acertar/calibrar toda a instrumentação, a partir daí é que deves partir para o resto.

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