Esse é um assunto que já tenho pensado várias vezes.
Começam a aparecer carros do segmento "utilitários" que têm melhor pontuação do que outros de segmentos superiores.
Gostava que o Euroncap, para além de lhes atribuir a pontuação em estrelas, também os colocasse numa lista, ordenada por desempenho, em que estivessem todos os carros testados, sem distinção de segmento.
Pois.. eles querem á força tornar o segmento de utilitários, em segento de luxo....e depois não é de admirar que um corsa seja mais seguro que um Q7 , etc etc...
De certeza que o Corsa não é mais seguro que o Q7. Apenas em termos comparativos (por segmento),o é.
Ia dizê-lo, mas antecipaste-te.
De facto é isso que se passa, as classificações são em termos comparativos com o segmento. Se houvesse uma classificação unica independentemente do segmento, provavelmente o Q7 teria 5 estrelas e o Corsa só 4 estrelas. Não quer dizer que seja de facto este exemplo, mas a ideia é esta.
Claro!! Nao juntem tudo no mesmo molho! Eu que nem tive fisica, sou de quimica, sei que nao podemos comparar os carros de segmentos diferentes, devido a sua massa. É logico que se o corsa batesse contra o Q7 a 50Km/h, o mais certo era ficar mais ferido os do COrsa, do que o Q7. O Q7 tem 4 esstrelas na capacidade de absorver o seu proprio "peso" aquela velocidade. E para ser comarado, apenas com veiculos do mesmo segmento!
So gostava de dizer algo. Se repararem, é a zona dos joelhos (e a dos pes, como diz no texto), que faz perder pontos. Mas quanto a dos joelhos, eu nao me quero armar em engenheiro, mas eles sabemque para nao haver problemas de segurança neste local especifico, basta ter uma zona desimpedida para que com um ligieiro movimento do corpo no momento do embate, os joelhos possam circular sem encontrar nenhum obstaculo. Num carro deste preço, nao se compreende porque nao tem air bags de joelho para colmatar esta falha, ou mesmo que nao tivesse Air bag, aquela zona poderia estar muito mais bem desenhada..
E mais..quanto aos pes, vejam que geralmente nenhum carros dos ultimos tempos, praticamente nenhum, tem problemas ao nivel dos pes..talvez o C2 e o C1 que nem frente tem! E o Q7 nem ficou muito danificado ao nivel da destruiçao na frente, e o carro sofre intrusao ao nivel dos pes..
Nao se torna um carro inseguro obviamente..mas deixou a desejar..muito mais!!
Comentário