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Despeça-se da gasolina 95, 98 ou Diesel: Nova identificação do combustível do carro

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    Despeça-se da gasolina 95, 98 ou Diesel: Nova identificação do combustível do carro



    https://www.motor24.pt/area-de-servi...ivel-do-carro/

    Despeça-se da gasolina 95, 98 ou Diesel: É assim que vai identificar o combustível do carro



    Os carros novos vendidos em toda a Europa vão ser obrigados a usar um novo autocolante que vai permitir aos seus utilizadores encontrarem os combustíveis corretos para o seu veículo, de modo seguro e tendo em conta benefícios ambientais.


    Este é o resultado de uma nova diretiva europeia (que também se aplica a países fora da UE), que vai ser implementada a partir de 12 de outubro, e que também vai obrigar os comerciantes de combustíveis a fazerem alterações às bombas.


    Esta diretiva foi feita com base em trabalho conjunto da ACEA (associação europeia de construtores automóveis), ACEM (equivalente para motociclos), ECFD (associação de distribuidores de combustíveis), Fuels Europe e UPEI (união de fornecedores independentes de combustíveis). Estas novos autocolantes vão permitir identificar mais facilmente automóveis, motociclos e veículos pesados compatíveis com combustíveis alternativos e vão ser colocados junto ao bocal do combustível de veículos novos, assim como em manuais de combustíveis. Isto não vai afetar veículos antigos. Autocolantes equivalentes vão ser colocados nos postos de reabastecimento.


    Quais são estes novos autocolantes, e o que significam? Os autocolantes identificados com a letra “E” indicam que a gasolina está misturada com uma certa quantidade de etanol (geralmente 5 ou 10 por cento, mas também existe 85 por cento, uma maioria de etanol com apenas um pouco de gasolina, e que o veículo é compatível com o uso de etanol até uma certa quantidade (por isso, não pode usar E10 num veículo preparado para E5, mas pode usar E10 num veículo preparado para E85).


    A letra “B” indica que o motor funciona normalmente a gasóleo mas que pode usar biodiesel até 7 ou 10 por cento. A letra XTL indica que o motor pode utilizar gasóleo sintético. A letra “H” significa que o veículo tem células de combustível e funciona com hidrogénio. Geralmente não é compatível com mais nada.


    As letras “CNG”, “LPG” e “LNG” são mais comuns, e são utilizadas em veículos com motores a gasolina que foram modificados para receber gás natural comprimido, gás de petróleo liquefeito (GPL, em português) e gás natural liquefeito. Embora sejam compatíveis com gasolina, geralmente não são compatíveis uns com os outros.

    #2
    O título da notícia está brutal - vai continuar a haver a designação 95, 98, etc., simplesmente vai estar obrigatoriamente acompanhada de um símbolo normalizado que diz a percentagem de etanol, biodiesel, etc. Jornaleiros...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
      O título da notícia está brutal - vai continuar a haver a designação 95, 98, etc., simplesmente vai estar obrigatoriamente acompanhada de um símbolo normalizado que diz a percentagem de etanol, biodiesel, etc. Jornaleiros...
      exacto mais um titulo sensacionalista, para os carros novos então e os carros que já andam em circulação há anos, enfim...

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        #4
        ou seja, nada de (muito) novo...

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          #5
          O Motor24 não é do mesmo grupo do Correio da Manhã?

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            #6
            Então mas vai deixar de existir gasóleo sem biodiesel? Eu digo isto pois no meu A4 na tampa do combustível diz que não está preparado para o uso de biodiesel

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Next Ver Post
              Então mas vai deixar de existir gasóleo sem biodiesel? Eu digo isto pois no meu A4 na tampa do combustível diz que não está preparado para o uso de biodiesel
              não vai deixar de existir nada, estas designações já são usadas há muito, mas na realidade para o comum utilizador pouco interesse ou nenhum tem, o que eles vão é acrescentar essas designações visíveis nos carros novos e nos postos junto das actuais designações, o titulo é que está mal explicito...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Next Ver Post
                Então mas vai deixar de existir gasóleo sem biodiesel? Eu digo isto pois no meu A4 na tampa do combustível diz que não está preparado para o uso de biodiesel
                Neste momento e já há uns bons anos que não se comercializa Gasóleo sem biodiesel, é obrigatório 7% por lei.

                Comentário


                  #9
                  E 100 octanas, não? Mas também, para pagar 2.50€ o litro mais vale estar quieto

                  Comentário


                    #10
                    Sim, quando se diz que o carro não está preparado para biodiesel é se for apenas biodiesel sem estar misturado em pequenas quantidades com o gasoil normal.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                      E 100 octanas, não? Mas também, para pagar 2.50€ o litro mais vale estar quieto
                      há uns anos atrás havia gasolina 95,98 e 100 penso que era BP a única que depois acabou com isso...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                        há uns anos atrás havia gasolina 95,98 e 100 penso que era BP a única que depois acabou com isso...
                        Lembro-me que a Shell também tinha! V-Power Plus ou lá como se chamava.

                        Comentário


                          #13
                          Que dizem que essas gotas de 100 octanas eram excelentes....mas que desapareciam do depósito num instante

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                            Que dizem que essas gotas de 100 octanas eram excelentes....mas que desapareciam do depósito num instante
                            Já estou por tudo, seja 95, 98 ou outra coisa qualquer, ela desaparece do depósito num instante

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                              Que dizem que essas gotas de 100 octanas eram excelentes....mas que desapareciam do depósito num instante
                              nunca experimentei, mas na época a malta mais nova com os carros do "açu" andavam sempre com 100 octanas ao preço que era ao litro deus me livre e sempre a esgalhar, e a vangloriar-se que aquilo dava mais pujança no carro e andavam sempre na bomba...

                              resumindo dava mais desfalque era na carteira, e consumos altos para a malta que andava sempre nas acelerações... enfim outros tempos, depois viram-se para as traineiras a diesel e as bombas acabaram com as 100 octanas pois não compensava de modo algum ter aquele combustível, até mesmo 98 pouca coisa rola com essa, é 95 tudo praticamente o que ai anda...

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                                #16
                                Aqui o meu vizinho costuma despejar umas garrafas de óleo de fritar para o depósito do seu fogareiro, será que também vai ter que estudar os símbolos?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                                  nunca experimentei, mas na época a malta mais nova com os carros do "açu" andavam sempre com 100 octanas ao preço que era ao litro deus me livre e sempre a esgalhar, e a vangloriar-se que aquilo dava mais pujança no carro e andavam sempre na bomba...

                                  resumindo dava mais desfalque era na carteira, e consumos altos para a malta que andava sempre nas acelerações... enfim outros tempos, depois viram-se para as traineiras a diesel e as bombas acabaram com as 100 octanas pois não compensava de modo algum ter aquele combustível, até mesmo 98 pouca coisa rola com essa, é 95 tudo praticamente o que ai anda...
                                  Na teoria, quanto maior for o índice de octanas num motor sobrealimentado melhor é.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                    Sim, quando se diz que o carro não está preparado para biodiesel é se for apenas biodiesel sem estar misturado em pequenas quantidades com o gasoil normal.
                                    Ah ok ainda bem pois já estava a ver que algo não tava a bater certo

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                                      Na teoria, quanto maior for o índice de octanas num motor sobrealimentado melhor é.
                                      sim exactamente... dai o pessoal que anda no desporto usar etanol por ser uma gasolina muito mais explosiva que a comum que usamos nos carros...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                                        sim exactamente... dai o pessoal que anda no desporto usar etanol por ser uma gasolina muito mais explosiva que a comum que usamos nos carros...
                                        Não percebi o que quiseste dizer... Mas não é por uma questão de ser mais ou menos explosiva, é mesmo porque quanto maior for o índice de octanas mais avançado pode ser o timing da ignição sem que haja detonação (que acontece caso o combustível tenha menor índice de octanas.) Ou seja, de certa forma a 98 é muito menos volátil que a 95.
                                        O que a centralina faz, quando tens um motor turbocomprimido e metes 95, é retardar a ignição para minimizar a probabilidade de existir detonação. Ao retardar a ignição vais ultrapassar o ponto ideal em que a cambota irá produzir o máximo de binário possível.

                                        Resumidamente, quanto mais octanas se tiver num motor turbocomprimido, melhor a centralina consegue gerir a ignição e, por conseguinte, aproveita o ângulo mecânico mais eficiente e mais potência consegue produzir.
                                        O mito da 98 (ou mais octanas) vai para os dois lados, no entanto apenas é verdadeiro para os carros aspirados naturalmente.

                                        Já agora, o etanol tem cerca de 105 octanas.
                                        Editado pela última vez por brkncrss; 11 July 2018, 14:26.

                                        Comentário


                                          #21
                                          vai acabar o gasoleo?! acabei de comprar um carro novo, e agora? o que faço?! posso por esses combustiveis novos no meu carro? nao ha problemas? isso resolve o filtro de particulas? e anda mais? ou anda menos?! se anda menos não quero! mãããããe!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Vai dar para tirar algumas teimas relativamente às "diferenças" dos combustíveis simples...simples a 5%, 10% ou 85% (no caso da gasolina)

                                            No gasóleo alguém me sabe dizer o que é o XTL? Ou melhor, quem utiliza este combustível?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por joaosousa91 Ver Post
                                              Vai dar para tirar algumas teimas relativamente às "diferenças" dos combustíveis simples...simples a 5%, 10% ou 85% (no caso da gasolina)

                                              No gasóleo alguém me sabe dizer o que é o XTL? Ou melhor, quem utiliza este combustível?
                                              XTL é Diesel Parafínico ou Sintético, que não deriva do Crude do Petróleo.

                                              Posso estar enganado mas os motores diesel dos veículos ligeiros não são compatíveis com XTL....

                                              Comentário


                                                #24
                                                Pois a minha duvida era mesmo essa

                                                Agora é esperar para ver as implicações reais desta implementação

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por joaosousa91 Ver Post
                                                  Pois a minha duvida era mesmo essa

                                                  Agora é esperar para ver as implicações reais desta implementação
                                                  A implicação real direta deve ser um aumento nos preços generalizado....o resto é paisagem.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    ........
                                                    Editado pela última vez por bigturbo; 11 July 2018, 19:18.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      eu acho que 95% das pessoas vai continuar a meter combustível nos carros. vou mais por aí.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                        eu acho que 95% das pessoas vai continuar a meter combustível nos carros. vou mais por aí.
                                                        Pois os outros 5% ligam-nos à corrente....

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Knightt Ver Post
                                                          Pois os outros 5% ligam-nos à corrente....
                                                          Nas garagens que 90% das pessoas não tem

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Estas três últimas respostas alegraram-me o dia

                                                            Comentário

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