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Subida de rotação em ponto morto?

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    Subida de rotação em ponto morto?

    Pessoal,

    Notei uma coisa num carro novo, PSA.

    Por exemplo quando se vai em 4ª e o indicador de mudança ecológica nos indica qual a mudança que devemos colocar, neste caso a 3ª, em vez de colocarmos a 3ª, colocamos em ponto morto, a rotação em vez de ficar estável, ralenti, aumenta, como se estivesse a fazer uma redução com a marcha, mas isto tudo acontece em ponto morto.

    Noto que acontece em descidas.

    Será normal?

    Obrigado.

    #2
    Acho que sim, embora não te saiba explicar esse comportamento. Já me aconteceu em vários carros, não especificamente em reduções, mas ao colocar em ponto-morto em andamento.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
      Acho que sim, embora não te saiba explicar esse comportamento. Já me aconteceu em vários carros, não especificamente em reduções, mas ao colocar em ponto-morto em andamento.
      Em carros mais recentes?

      Comentário


        #4
        Dupla embraiagem? Partindo do princípio que o "carro" pensava que ias mudar de mudança, mas metes ponto-morto, dai o ficar a acelarar em determinada rotação, mas depois desce, correto?

        Comentário


          #5
          Certo. Caixa manual. Peugeot Expert 2017.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ChiragG Ver Post
            Em carros mais recentes?
            Sim. Mas o que eu vivenciei foi um aumento pontual das RPMs quando em ponto-morto em andamento. É a isto que te referes?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
              Sim. Mas o que eu vivenciei foi um aumento pontual das RPMs quando em ponto-morto em andamento. É a isto que te referes?
              Exacto, mas por exemplo se estiver em quarta, e fizer redução, para terceira, faz dois aumentos de rotação como se fosse reduzir de quarta para terceira, terceira para segunda. Parece algo como ponta tacão.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ChiragG Ver Post
                Certo. Caixa manual. Peugeot Expert 2017.
                Verifica se esse modelo saia de fábrica com dupla embraiagem, se não, então será alguma anomalia.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Ruibadboy Ver Post
                  Verifica se esse modelo saia de fábrica com dupla embraiagem, se não, então será alguma anomalia.
                  Dupla embraiagem? Com caixa manual?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ChiragG Ver Post
                    Exacto, mas por exemplo se estiver em quarta, e fizer redução, para terceira, faz dois aumentos de rotação como se fosse reduzir de quarta para terceira, terceira para segunda. Parece algo como ponta tacão.
                    Já perguntaste a algum mecânico?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                      Já perguntaste a algum mecânico?
                      Não. Vou perguntar na Peugeot

                      Comentário


                        #12
                        Isso é normal, a centralina sobe um pouco a rotação para evitar aqueles solavancos na transmissão quando pessoas pouco hábeis com a embraiagem metem uma mudança à bruta.

                        Se parares o carro o ralenti vem para o valor habitual.

                        A minha Focus de 2006 já faz isso...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                          Isso é normal, a centralina sobe um pouco a rotação para evitar aqueles solavancos na transmissão quando pessoas pouco hábeis com a embraiagem metem uma mudança à bruta.

                          Se parares o carro o ralenti vem para o valor habitual.

                          A minha Focus de 2006 já faz isso...
                          Obrigado.
                          Outra coisa que noto é que de primeira para segunda o carro solavanca maior parte das vezes. Só não o faz quando se tira o pé muito mas mesmo muito devagar. Mas parece que é recorrente neste modelo. Por exemplo num VW faço exactamente o mesmo e não solavanca.

                          Comentário


                            #14
                            Já conduzi um Lexus, caixa manual, dupla embraiagem e fazia isso.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                              Isso é normal, a centralina sobe um pouco a rotação para evitar aqueles solavancos na transmissão quando pessoas pouco hábeis com a embraiagem metem uma mudança à bruta.

                              Se parares o carro o ralenti vem para o valor habitual.

                              A minha Focus de 2006 já faz isso...
                              O meu hdi de 2004 também fazia isso...o contexto em que o via era se por exemplo me aproximasse de um semáforo vermelho em 3ª ou 4ª, e metesse em ponto-morto a deixar rolar até ter de parar, o ralenti era um bocadinho elevado - assim que parasse, voltava ao normal mais baixo.

                              Mas estou a falar de diferenças de cerca de 100 rpms - o normal ser por exemplo 750, e ele fazer 850.
                              Resumindo, o ralenti com o carro em movimento é mais elevado que com o carro parado.
                              Editado pela última vez por tonirai; 10 July 2018, 22:29.

                              Comentário


                                #16
                                No meu Mercedes C W 205 caixa manual se escolhermos o modo de condução SPORT ou SPORT + ele manda a rotação lá para cima em cada troca de caixa, fazendo o efeito ponta tacão. É possível que hoje em dia alguns veículos tenham uma função idêntica mas com outro propósito.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                  No meu Mercedes C W 205 caixa manual se escolhermos o modo de condução SPORT ou SPORT + ele manda a rotação lá para cima em cada troca de caixa, fazendo o efeito ponta tacão. É possível que hoje em dia alguns veículos tenham uma função idêntica mas com outro propósito.
                                  Era isto que me estava a referir, o teu tem dupla embraiagem, ou é um outro mecanismo? Quando conduzi um carro assim, curti imenso e habituei-me rápido.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por tonirai Ver Post
                                    O meu hdi de 2004 também fazia isso...o contexto em que o via era se por exemplo me aproximasse de um semáforo vermelho em 3ª ou 4ª, e metesse em ponto-morto a deixar rolar até ter de parar, o ralenti era um bocadinho elevado - assim que parasse, voltava ao normal mais baixo.

                                    Mas estou a falar de diferenças de cerca de 100 rpms - o normal ser por exemplo 750, e ele fazer 850.
                                    Resumindo, o ralenti com o carro em movimento é mais elevado que com o carro parado.
                                    O que acontece aqui é igual, quando coloco em ponto-morto, a rotação vai para o ralenti normal e só depois é que sobe.

                                    Comentário


                                      #19
                                      O meu 216d, também faz isso. Mas só no modo ECO, quando reduzo e demoro mais um tempo a engrenar a mudança abaixo ele sobe as rotações.
                                      Ao principio estranhei, mas como isso só me acontece em modo ECO e não gosto de andar no modo ECO porque me obriga a andar sempre a mudar de relações, ando no modo Confort e não me acontece.

                                      Comentário


                                        #20
                                        pelo que sei nos carros mais recente isso é perfeitamente normal, é mais uma coisa com que temos de nos habituar... é um género de auto aceleração, o que quem não está habituado é natural que nos primeiros tempos estranhe a situação...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Sim, é mesmo auto-aceleração. Basicamente, o carro sustém a rotação durante algum tempo mesmo depois de pisar a embraiagem. É especialmente notório quando se está a fazer manobras entre marcha-atrás e 1ª.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Obrigado pelas respostas. Neste caso o meu carro não mantém a rotação que estava, mas sim quando coloco em ponto morto, fica no ralenti e depois é que sobe, já a vi a subir para 1050RPMs, 2 vezes seguidas, tipo redução de caixa.

                                            Comentário


                                              #23
                                              O meu é essencialmente em reduções de 3ª para 2ª.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Isso é um comportamento perfeitamente normal

                                                O que é que é isso da dupla embraiagem em carros manuais?

                                                Comentário

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