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corsa diesel 95cv 2017 para 20+20kms diários estrada/AE = problemas ?

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    corsa diesel 95cv 2017 para 20+20kms diários estrada/AE = problemas ?

    olá a todos
    estou a ponderar a compra de um corsa de 2017 diesel de95cv
    queria apenas saber se "é previsível" que possam existir problemas relacionados com FAP para 20+20 kms diários em estrada/via rápida/auto-estrada
    ou se com este tipo de percursos de 2ª a 6ª e uma ou outra volta maior ao fim de semana, não "DEVERÁ" haver grandes problemas.

    ou é melhor esqueçer e comprar a versão a gasolina.
    estamos a falar de 1.500€ de diferença para carros do mesmo ano, e com mesmo equipamento e +/- os mesmos kms

    Obrigado desde já

    nota: existe alguma local para consulta do planos de revisões e custos associados para poder também comparar ?

    #2
    Tenho um Punto 1.3 Multijet de 2014 em casa com 65.000km. Ultimamente nem 10k km tem feito por ano. Problemas de DPF: 0.
    Parte negativa? Contaminação de gasóleo no óleo. A última mudança de óleo foi feita 6 meses depois da anterior. Eventualmente o DPF vai sair para fora.

    Não sei como é que o DPF se comporta nos Opel, mas se for semelhante ao da Fiat em principio não deverás ter problemas (além do que mencionei.)

    Comentário


      #3
      Se um Diesel já não serve para fazer 40kms por dia, então não sei para que serve sinceramente.

      Eu acho que o DPF é mais mito deste Fórum que outra coisa, esse uso de 40kms diários dificilmente te trará problemas com o filtro de partículas.

      Comentário


        #4
        Olha que oléo ser contaminado por diesel com alguma regularidade... não é mito.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Panda4x4 Ver Post
          Olha que oléo ser contaminado por diesel com alguma regularidade... não é mito.
          Na Opel para fazer a regeneração há outros critérios para além dos KM.

          O carro não pode estar na reserva, e tem que estar quente e manter uma rotação constante acima das 2000 rpm. Mesmo em nacional consegue-se fazer a regeneração. A partida não terá grandes problemas com o filtro, desde que tenha tempo para fazer as regenerações qd o carro decide.
          É que o que decide a realização ou não da regeneração, é o nível de fuligem acumulada.

          Comentário


            #6
            Sim, o gasóleo no óleo é quando as regenerações são abortadas...

            Comentário


              #7
              E existe alguma indicação de que está a fazer a regeneração ? No painel de bordo ?

              Comentário


                #8
                Não. Costuma existir uma luz de aviso, mas é quando o sistema já está todo entupido.

                Comentário


                  #9
                  Atenção sendo à algo que não estás a ter em consideração mas devias. Sendo um carro usado deverias ter em atenção o tipo de percursos que fez desde que saiu do stand. Se tiver feito um anos de percursos só citadinos é meio caminho andado para pelo menos teres que lhe dar uma esfrega

                  De resto é um carro muito recente que muito dificilmente te dará problemas nos trajectos que mencionas.

                  Eu na 308 de 2008, fazia diáriamente 4x um percurso de 4/5 kms e ao fim de semana é que lhe colocava 300/400k em cima e nunca tive problemas

                  Comentário


                    #10
                    Em alternativa, e tb económico, tens a versão GPL.

                    Comentário


                      #11
                      Tenho um colega meu a fazer 30x2 diários, e já acendeu a luz de FAP num Corsa 1.3 CDTI de 75 de 2014 salvo erro.

                      Não é só km, já foi explicado outros critérios, para além de algum N componentes que influenciam a regeneração (basta ter o azar de um tubo de admissão com uma pequena fuga e já dá problemas no FAP, mesmo que se faça 100km em AE).

                      Quem quer arriscar... Sendo um Opel preferia a paz de espírito de um corsa a GPL.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post
                        E existe alguma indicação de que está a fazer a regeneração ? No painel de bordo ?
                        Não, podes sentir coisas como trepidação fora do normal, ventoinhas a disparar, ralenti mais elevado...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                          Não, podes sentir coisas como trepidação fora do normal, ventoinhas a disparar, ralenti mais elevado...
                          E fumo azulado, também. Que é característica da bela da regen forçada.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por GTTDI Ver Post
                            Na Opel para fazer a regeneração há outros critérios para além dos KM.

                            O carro não pode estar na reserva, e tem que estar quente e manter uma rotação constante acima das 2000 rpm. Mesmo em nacional consegue-se fazer a regeneração. A partida não terá grandes problemas com o filtro, desde que tenha tempo para fazer as regenerações qd o carro decide.
                            É que o que decide a realização ou não da regeneração, é o nível de fuligem acumulada.

                            Tenho um opel astra j com o 1.6 cdti e por vezes dá lhe para fazer a regeneração com o carro frio, também as faz abaixo das 2k rpm. O carro faz 100km/dia em nacionais/autoestradas, nunca tive problemas com o Fap mas regenera como se não houvesse amanha. Chega a regenenerar 3x por deposito sem problema.


                            Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post
                            E existe alguma indicação de que está a fazer a regeneração ? No painel de bordo ?
                            Se seguir a tendência do irmão mais velho astra e no teu CB mostrar o se o desembaciador traseiro está ligado podes ver por aí. (Não é a luz do desembaciador no botão, essa não acende, tem de ser mesmo nos consumos do CB) . As unicas vezes que ele não me liga o desembaciador quando regenera é se for em AE a velocidades já bem ilegais ...

                            Comentário


                              #15
                              Este motor 1.3 de 95cv é um motor com provas dadas em termos de fiabilidade ?
                              ou existem vários relatos de problemas nos ultimos 2-3 anos deste motor (mesmo quando montado em outras marcas) ?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post
                                Este motor 1.3 de 95cv é um motor com provas dadas em termos de fiabilidade ?
                                ou existem vários relatos de problemas nos ultimos 2-3 anos deste motor (mesmo quando montado em outras marcas) ?
                                A ideia que sempre tive desse motor é que na FIAT funcionava impecavelmente mas que na Opel dava alguns problemas e que os periféricos também davam chatices.
                                Eu desse motor na primeira pessoa tenho um péssimo relato: Tive como carro de empresa um Opel Astra com esse motor e o carro desligou-me o motor 2 ou 3 vezes em A.E., assim do nada!
                                O que vale é que trabalhávamos com uma empresa de aluguer de automóveis e foi só dizer-lhes que não queria andar mais com aquele carro por questões de segurança e trocaram-me por outro carro diferente e de outra marca.

                                Comentário


                                  #17
                                  O motor é o mesmo na FIAT (Multijet) e na OPEL (CDTi)

                                  O problema é a Magnetti Marelli VERSUS Bosch.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Taurus Ver Post
                                    Tenho um opel astra j com o 1.6 cdti e por vezes dá lhe para fazer a regeneração com o carro frio, também as faz abaixo das 2k rpm. O carro faz 100km/dia em nacionais/autoestradas, nunca tive problemas com o Fap mas regenera como se não houvesse amanha. Chega a regenenerar 3x por deposito sem problema.
                                    Nunca tiveste problemas com o FAP mas descreveste 3! vai ver isso ;)

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                      Não, podes sentir coisas como trepidação fora do normal, ventoinhas a disparar, ralenti mais elevado...
                                      Há forma de saber quando está a fazer a regeneração. No menu eco do computador de bordo selecionar, a terceira pagina a que indica quais os acessórios que estão ligados. Se surgir a indicação de que o desembaciador traseiro está ligado, e o led no respectivo botão desligado é sinal, que está a fazer a regeneração.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                        Nunca tiveste problemas com o FAP mas descreveste 3! vai ver isso ;)
                                        O carro nunca acendeu uma luz de aviso do Fap em mais de 40 mil km .. nem engasgou nem nunca teve qualquer tipo de problema.. vou mandar ver o que ?

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                          Se um Diesel já não serve para fazer 40kms por dia, então não sei para que serve sinceramente.

                                          Eu acho que o DPF é mais mito deste Fórum que outra coisa, esse uso de 40kms diários dificilmente te trará problemas com o filtro de partículas.
                                          Neste caso, o problema não será o entupir, mas sim que o intervalo de manutenção seja encurtado, devido à contaminação do oleo. Perde-se aquela vantagem de fazer revisoes de 2 em 2 anos ou 30k kms. Junto a isto o facto das revisoes serem mais caras e o iuc ligeiramente mais elevado, não sei se não será ela por ela em termos de custos. Além de ainda ter 1500€ para amortizar em combustivel até começar a compensar.

                                          Estamos a falar de ~15k anuais, para um carro que oferece 3 hipoteses: gasolina 1.0T 90cv, 1.3d 95cv e um 1.4 N/A 90cv GPL. É fazer as contas.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Taurus Ver Post
                                            O carro nunca acendeu uma luz de aviso do Fap em mais de 40 mil km .. nem engasgou nem nunca teve qualquer tipo de problema.. vou mandar ver o que ?
                                            Diria que está a funcionar bastante bem até. É que as regenerações para quem não utiliza software falso, são uma constante

                                            O problema de entupir é para quem faz 3 ou 4kms de cada vez dentro da cidade, em pára arranca, onde nem o motor chega a aquecer devidamente.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por carlosfst Ver Post
                                              Diria que está a funcionar bastante bem até. É que as regenerações para quem não utiliza software falso, são uma constante

                                              O problema de entupir é para quem faz 3 ou 4kms de cada vez dentro da cidade, em pára arranca, onde nem o motor chega a aquecer devidamente.
                                              Eu vejo malta a falar em regenerações com intervalos de 500km e por aí , o meu como disse umas 3 vezes por deposito á vontade , problemas até a data zero , a ver vamos no futuro mas a utilização dada é a devida a um diesel e foi bem ponderado na compra.

                                              No caso do user , não sei bem a diferença de preços mas o Gpl para mim é quase sempre a melhor opção. Eu optei por diesel desta vez apenas por poder rolar 140/150 km/h com bastante menos rotação e mais conforto acústico.

                                              De resto o Gpl é imbativel.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Um Diesel com maior conforto acústico?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Panda4x4 Ver Post
                                                  Um Diesel com maior conforto acústico?
                                                  Posso me estar a expressar mal até ... olha que não sou fã de diesel .. mas sim em parte por causa da rotação , o meu temo motor bem isolado e a 140/150 vai pouco acima das 2k rpm..mal o oiço ... no anterior a Gpl não me recordo bem mas talvez perto das 4k e fazia se notar . Era caixa de 5 vs 6 mas mesmo assim , em AE considero que o diesel roda mais "calmo" ...

                                                  Eu não tenho preferencias, tenho a gasolina em casa , tenho a diesel , já tive a Gpl ..
                                                  Editado pela última vez por Taurus; 14 July 2018, 00:26.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Taurus Ver Post
                                                    Posso me estar a expressar mal até ...
                                                    Sim, estás... Essa sensação/ideia que tens nada tem a ver com o tipo de motor, mas sim com a caixa, ou no limite com o tamanho de motor e qualidade de insonorização.

                                                    Para carros equivalentes em potência e com mesmo tipo de caixa, o diesel será sempre mais desconfortável a nível sonoro.

                                                    O meu diesel atual também nem o ouço a rolar a 130... Vai em oitava velocidade a 1800 rpms, ou algo assim;
                                                    O meu diesel anterior a essa velocidade ia em quinta a cerca de 3000 rpms, e ronca a bem [emoji3] O gasolina do meu pai, idem aspas.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por tonirai Ver Post
                                                      Sim, estás... Essa sensação/ideia que tens nada tem a ver com o tipo de motor, mas sim com a caixa, ou no limite com o tamanho de motor e qualidade de insonorização.

                                                      Para carros equivalentes em potência e com mesmo tipo de caixa, o diesel será sempre mais desconfortável a nível sonoro.

                                                      O meu diesel atual também nem o ouço a rolar a 130... Vai em oitava velocidade a 1800 rpms, ou algo assim;
                                                      O meu diesel anterior a essa velocidade ia em quinta a cerca de 3000 rpms, e ronca a bem [emoji3] O gasolina do meu pai, idem aspas.
                                                      Será disso em parte talvez , mas caixas de 7/8 já são em carros fora do meu patamar nos seg C noto mais esta coisa do diesel. Mas isto só em AE e talvez o binario em certas situações ... isto para o dia a dia casa trabalho cansado ..

                                                      Mas se há coisa que eu gosto mesmo são motores a gasolina rotativos para a diversão , não fosse um dos veiculos preferidos lá em casa de duas rodas atingir o binario maximo apenas depois das 9k :D

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Penso que não haverá problemas de maior com esse tipo de trajetos são os trajetos que costumo fazer também com o meu A4 mas apenas nas folgas nos dias de trabalho fica parado, e também não tenho tido problemas

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Panda4x4 Ver Post
                                                          Olha que oléo ser contaminado por diesel com alguma regularidade... não é mito.
                                                          Não é, era! Os filtros de partículas mais recentes fazem uso de um injetor específico externo às câmaras de combustão do motor.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                                            Não é, era! Os filtros de partículas mais recentes fazem uso de um injetor específico externo às câmaras de combustão do motor.
                                                            Não fazia ideia disto. Tens algum artigo à mão para ler mais sobre isso? Fiquei interessado.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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