Só ingenuamente se acreditaria que as infraestruturas não iriam dar barraca da grossa. Ainda no fim de semana passado andei na A8 e uma das placas das estações de serviço tinha um "X" colado sobre o símbolo de zona de carregamento eléctrico, para não falar do vandalismo e mau trato das existentes, e falta de lugares suficientes nos postos de carregamento para o (suposto) crescimento dos carros eléctricos e plug-in.
Só ingenuamente se acreditaria que as infraestruturas não iriam dar barraca da grossa. Ainda no fim de semana passado andei na A8 e uma das placas das estações de serviço tinha um "X" colado sobre o símbolo de zona de carregamento eléctrico, para não falar do vandalismo e mau trato das existentes, e falta de lugares suficientes nos postos de carregamento para o (suposto) crescimento dos carros eléctricos e plug-in.
por acaso já me tinha questionado sobre estes possíveis problemas, parece que há ainda um longo caminho a percorrer
por acaso já me tinha questionado sobre estes possíveis problemas, parece que há ainda um longo caminho a percorrer
Por isso sempre defendi que o caminho até à electrificação total, ou eventualmente outra solução limpa, passa pelos plug-in híbridos. Sempre que podem andam de forma "limpa", e quando há necessidade ou falta de infraestruturas pelo menos não ficam parados pelo caminho.
Só ingenuamente se acreditaria que as infraestruturas não iriam dar barraca da grossa. Ainda no fim de semana passado andei na A8 e uma das placas das estações de serviço tinha um "X" colado sobre o símbolo de zona de carregamento eléctrico, para não falar do vandalismo e mau trato das existentes, e falta de lugares suficientes nos postos de carregamento para o (suposto) crescimento dos carros eléctricos e plug-in.
Se os postos pudessem cobrar o carregamento e daí ter a sua margem de lucro, os pontos de carga estariam mantidos e funcionais.
Quantas vezes alguém viu uma bomba de gasolina avariada e vandalizada dias a fio??! Pois...
Por isso sempre defendi que o caminho até à electrificação total, ou eventualmente outra solução limpa, passa pelos plug-in híbridos. Sempre que podem andam de forma "limpa", e quando há necessidade ou falta de infraestruturas pelo menos não ficam parados pelo caminho.
O problemas dos plug-in hibridos é que são são caros! Mais caros q os electricos. Basta ver aquele Hyundai que tem as três versões.
Tens q pôr três tecnologias - ICE, Baterias e Plug-in.
O problemas dos plug-in hibridos é que são são caros! Mais caros q os electricos. Basta ver aquele Hyundai que tem as três versões.
Tens q pôr três tecnologias - ICE, Baterias e Plug-in.
Nesse exemplo do Hyundai a diferença entre o puramente eléctrico e o plug-in nem é muito acentuada, mas o rendimento do motor térmico da versão plug-in também é miserável. Quando se acaba a carga da bateria, ficar com apenas 105cv num automóvel de 40 mil euros é no mínimo caricato
Só que em situação de falta de posto de abastecimento eléctrico há uma infraestrutura de décadas que pode alimentar o motor térmico. Daí a minha convicção que estes carros são o melhor de dois mundos, pois uma pessoa acaba por conseguir usar o motor eléctrico nos trajectos em cidade (o que também ajuda nos níveis de poluição) e ao menos se é necessário sair com o carro numa deslocação mais comprida ou num caso de urgência não existe o stress de saber se o carro está carregado ou não. E entretanto a rede eléctrica nas estradas vai tendo tempo de ser aumentada e consolidada, dando também tempo para a tecnologia melhorar e chegarem ao mercado carros totalmente eléctricos verdadeiramente utilizáveis com autonomias semelhantes aos homólogos de motor térmico, e esta tecnologia ser cada vez mais estendida a carros verdadeiramente normais e não apenas a bisarmas de dezenas de milhares de euros ou coisas constantemente estranhas como Ioniq's, Prius e outros que tais.
conheço de um caso recente de quem tenha um electrico em lisboa foi passar uns dias ao Algarve. passado uns dias começou a ver no facebook que havia postos de carregamento da A2 ou A22 (ja nao me lembro qual, ou então eram as 2) que não estavam a funcionar e essa dita pessoa corria o risco de não conseguir voltar sem chamar a assistência em viagem.
Isto dos carros electricos é muito bonito, mas é para andar em cidade. Fora disso, ainda estão desajustados. e não é pelo facto de haver um telsa que faz 400KM que os carros electricos estão aptos para tudo e todos, porque nem todos têm €€ para um telsa.
Mas o abastecimento nos postos ainda é gratuito? Pensei que já era a pagar, realmente nessa situação não há milagres.
sim o abastecimento ainda é gratuito, apesar de se ter já falado que iria ser pago a partir de determinada altura, ainda não foi feita essa alteração, continua tudo na mesma, logo enquanto for assim não há manutenção...
O próprio governo está a sabotar os carros eléctricos, porque sabe bem a dependência que tem dos impostos sobre os combustiveis, mais o IUC, e mais o ISV.
Isto não é um problema da tecnologia, é mesmo um problema de (des)governo.
Para que é que criaram uma rede pública se agora não a mantêm?
Porque é que nunca mais passa a ser paga?
Porque é que não fazem legislação para que surjam mais postos de carregamento pagos?
Eles não têm interesse nenhum nos carros eléctricos, a não ser para fazerem propaganda.
Mesmo os postos de carregamento pelas cidades estão todos ao "abandono", desleixados, partidos, ocupados por ICE. É uma "guerra" que pessoalmente não quereria comprar e por isso eléctrico ainda não é para mim.
Os plug in podem ser um bom meio termo, mas já os apreciei mais. Agora estou com os olhos postos nos 100% eléctricos que possam aí aparecer nos próximos anos, especialmente segmentos C e D.
Mesmo os postos de carregamento pelas cidades estão todos ao "abandono", desleixados, partidos, ocupados por ICE. É uma "guerra" que pessoalmente não quereria comprar e por isso eléctrico ainda não é para mim.
Os plug in podem ser um bom meio termo, mas já os apreciei mais. Agora estou com os olhos postos nos 100% eléctricos que possam aí aparecer nos próximos anos, especialmente segmentos C e D.
Também estou um pouco como tu e espero que os preços baixem mais um pouco, mas no meu caso a minha mulher poderia andar perfeitamente de eléctrico porque só faz 20km por dia e como temos outro carro não precisamos daquele para fazer viagens maiores.
Como não havia SUV eléctricos que ela gostasse e não gostou do I3 que era o meu favorito um carro eléctrico cá em casa ficou para a próxima...
Também estou um pouco como tu e espero que os preços baixem mais um pouco, mas no meu caso a minha mulher poderia andar perfeitamente de eléctrico porque só faz 20km por dia e como temos outro carro não precisamos daquele para fazer viagens maiores.
Como não havia SUV eléctricos que ela gostasse e não gostou do I3 que era o meu favorito um carro eléctrico cá em casa ficou para a próxima...
O meu caso é semelhante, ou seja, um dia que a Maria se convença a largar o 500, virá um citadino elétrico cá para casa e passa ela a andar com o S2AT (durante a semana) e eu com o elétrico (faço menos kms diários)
O meu caso é semelhante, ou seja, um dia que a Maria se convença a largar o 500, virá um citadino elétrico cá para casa e passa ela a andar com o S2AT (durante a semana) e eu com o elétrico (faço menos kms diários)
Se fazes mais km até devias ser tu a andar com o eléctrico: era mais dinheiro que poupavas!
Se fazes mais km até devias ser tu a andar com o eléctrico: era mais dinheiro que poupavas!
Ela é que faz mais kms, mas neste caso acho que mais valia ser ela a levar o Diesel, mais tarde pode sair mais barato o Diesel fazer mais km porque poupa-lhe a saúde
O próprio governo está a sabotar os carros eléctricos, porque sabe bem a dependência que tem dos impostos sobre os combustiveis, mais o IUC, e mais o ISV.
Isto não é um problema da tecnologia, é mesmo um problema de (des)governo.
Para que é que criaram uma rede pública se agora não a mantêm?
Porque é que nunca mais passa a ser paga?
Porque é que não fazem legislação para que surjam mais postos de carregamento pagos?
Eles não têm interesse nenhum nos carros eléctricos, a não ser para fazerem propaganda.
Nao te preocupes que quando o pessoal migrar para os elétricos estes também vao comecar a pagar forte e feio.
Ela é que faz mais kms, mas neste caso acho que mais valia ser ela a levar o Diesel, mais tarde pode sair mais barato o Diesel fazer mais km porque poupa-lhe a saúde
Comentário