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GPL adaptado o que fazer?

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    GPL adaptado o que fazer?

    Boas a todos, a minha esposa comprou à 4 meses um Fiat Linea 1.4i de 2008 adaptado a GPL usado, interiores e exteriores impecaveis para a idade, estes 4 meses foram optimos era aquilo que esperavamos apesar de o carro nas subidas ser um pouco lento mas para andar serve. acontece que agora começou a detetar que estava sem oleo, depois de ter feito a ultima troca à 3 meses, fomos a 1 mecanico e este diz que teria de desmontar o motor todo pois não detetava fugas aparentes, hoje liga a dizer a dar duas opçoes, ou indo remediando com um aditivo mais grosso e indo pondo tempos a tempos ou diz para trocar o motor e vender o carro, pois mesmo que troque o motor que este carro tem um motor fraco ou não adequado para GPL e vai voltar acontecer. Ficamos desolados com esta noticia, ainda investimos algum dinheiro das nossas poupanças no carro e gostavamos de o manter. provavelmente o caso foi vendido já com este problema.


    sou leigo a mecanica agradecia que pudessem dar alguma luz ao fundo do tunel uma segunda opinião, será o que ele disse é mesmo verdade? o que fariam nesta situação?
    em ultimo caso estou a pensar em substituir o motor mas retirar o sistema gpl numa oficina.


    Obrigada

    #2
    Tenta outra oficina, pede recomendações.

    O óleo não costuma desaparecer sem deixar rasto. Se estiver a passar óleo para a água este aparece no depósito. Se estiver a queimar óleo o fumo do escape sai azulado. Se estiver a pingar para o chão há babas de óleo no sítio da fuga.

    Esses motores Fiat dão-se bem com GPL, não é por aí.

    Leva a outro mecânico p/ ver o que diz.

    Comentário


      #3
      o ideal seria levares o carro a uma oficina especializada em GPL e tirar duvidas, que dá-me impressão que esse mecânico não pesca muito do assunto...

      como o clioII já disse os motores da Fiat dão-se bastante bem com GPL...

      Comentário


        #4
        Já agora, também foi esse mecanico que fez a mudança do óleo há 3 meses?

        O mesmo colocou o óleo adequado e na quantidade indicada?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por nto Ver Post
          Já agora, também foi esse mecanico que fez a mudança do óleo há 3 meses?

          O mesmo colocou o óleo adequado e na quantidade indicada?
          se formos a pensar bem, as tantas o óleo nem foi trocado, e agora tem um sapateiro a aproveitar-se para fazer dinheiro...

          Comentário


            #6
            obrigado pelas dicas, manchas no chão não tem, o fumo do escape parece normal, a esposa viu por debaixo quando o carro estava levantado e viu a zona do motor manchada com oleo, será mesmo melhor mais 1 ou 2 avaliação de mecanicos incluindo um GPL também para evitar as opções drásticas que ele recomendou, pois também pareceu não ter muita vontade de trabalhar.

            Faz sentido dizerem isso do oleo se foi trocado, pois no ano passado no meu outro carro acho que fui enganado com a quantidade de oleo que colocaram pois passado 1 mes estava a pedir, mas perguntei á esposa e ela disse que viu o mecanico trocar e colocou tudo e foi há 3 meses.

            Comentário


              #7
              Se o problema for mesmo do motor acham que se colocarmos um novo, o problema volta a acontecer por ser um GPL com este motor? (tal como o mecanico disse) se assim for nem sei o que fazer..

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por devon99 Ver Post
                Se o problema for mesmo do motor acham que se colocarmos um novo, o problema volta a acontecer por ser um GPL com este motor? (tal como o mecanico disse) se assim for nem sei o que fazer..
                esquece o motor por agora, vai a um mecânico GPL mesmo um instalador oficial e o ideal seria depois ires mesmo á Fiat pedir 2ª opinião, pois duvido muito que o motor tenha algum problema...

                Comentário


                  #9
                  Parece uma questão de ser verificado que óleo é usado, ver o mais adequado e ir monitorizado o eventual consumo.

                  No grupo vag há imensos motores a consumir óleo e funcionam sem qualquer problema.

                  A única questão é mesmo saber se é apenas consumo de óleo e isso é fácil de resolver, ou se anda a perder óleo ou tem outros defeitos. Consumo de óleo per si não significa obrigatoriamente problemas.

                  Comentário


                    #10
                    Já agora, essa frase do "se mudar de motor vai voltar a acontecer" só demonstra uma enorme ignorância no assunto.
                    Editado pela última vez por Vocsa; 24 July 2018, 21:52.

                    Comentário


                      #11
                      O edit anda marado... apagou-me um post...

                      Tinha escrito algo como isto:

                      - o motor 1368 cc da Fiat é daqueles em que a marca tem a conversão para GPL em mente, logo é um motor com diversos componentes como válvulas, sedes de válvulas, etc, compatíveis com o GPL. Portanto a haver um problema não será por falta de compatibilidade com o GPL.

                      Aquela frase do "vai voltar a acontecer" sem tem por onde se lhe pegue.

                      posto isto: quantos kms tem o carro? São reais? Tens livros de revisões, facturas, alguma coisa que indicie que são reais?

                      Depois disto podemos discutir problemas/soluções...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                        Parece uma questão de ser verificado que óleo é usado, ver o mais adequado e ir monitorizado o eventual consumo.

                        No grupo vag há imensos motores a consumir óleo e funcionam sem qualquer problema.

                        A única questão é mesmo saber se é apenas consumo de óleo e isso é fácil de resolver, ou se anda a perder óleo ou tem outros defeitos. Consumo de óleo per si não significa obrigatoriamente problemas.


                        Sim, de facto não faltam marcas a indicar que determinado consumo é considerado normal.

                        Outro por exemplo, é a Toyota a indicar que um consumo de até 1 litro /1000km é normal...

                        Mas a questão passa por aí mesmo, estar atento e ír verificando se há de facto consumo e a existir, repor o nível.

                        Claro, com o óleo indicado e norma adequada.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por nto Ver Post
                          Sim, de facto não faltam marcas a indicar que determinado consumo é considerado normal.

                          Outro por exemplo, é a Toyota a indicar que um consumo de até 1 litro /1000km é normal...

                          Mas a questão passa por aí mesmo, estar atento e ír verificando se há de facto consumo e a existir, repor o nível.

                          Claro, com o óleo indicado e norma adequada.
                          No grupo vag penso que também falam como normal até 1l de óleo por cada 1000kms.

                          A questão é saber se é mero consumo ou se anda com fugas ou outros problemas.

                          Comentário


                            #14
                            Boas, fico mais tranquilo no pior dos casos se for realmente o motor se levar um novo não volta a acontecer. Mesmo por esta resposta dá a sensação que o mecanico não quer é ter trabalho sei lá...o diagnostico foi feito a olho nu, não desmontou nada. O carro desde a ultima mudança fez aproximadamente 2200km e teve a ultima inspecção há 3 meses estava tudo ok. Realmente hoje fui ver no lugar onde estaciona e tem vários pingos de óleo. Relativo aos kms foi comprado com 93000km no olx com distribuição mudada, apesar da pessoa que vendeu parecer de confiança já me questionei se não são km reais.. No entanto o carro anda, é só mesmo essa questão do oleo que vaza. Vou então consultar algum mecanico Gpl, alguma dica adicional agradeço.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por devon99 Ver Post
                              Boas, fico mais tranquilo no pior dos casos se for realmente o motor se levar um novo não volta a acontecer. Mesmo por esta resposta dá a sensação que o mecanico não quer é ter trabalho sei lá...o diagnostico foi feito a olho nu, não desmontou nada. O carro desde a ultima mudança fez aproximadamente 2200km e teve a ultima inspecção há 3 meses estava tudo ok. Realmente hoje fui ver no lugar onde estaciona e tem vários pingos de óleo. Relativo aos kms foi comprado com 93000km no olx com distribuição mudada, apesar da pessoa que vendeu parecer de confiança já me questionei se não são km reais.. No entanto o carro anda, é só mesmo essa questão do oleo que vaza. Vou então consultar algum mecanico Gpl, alguma dica adicional agradeço.

                              Curiosidade, que óleo foi usado... ou supostamente usado?

                              E tens verificado o nível do óleo na vareta ou nem por isso?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                No grupo vag penso que também falam como normal até 1l de óleo por cada 1000kms.

                                A questão é saber se é mero consumo ou se anda com fugas ou outros problemas.

                                Sim, também referem...

                                Aí está, há que verificar de tempo a tempo, o nível da vareta para se certificar.

                                Comentário


                                  #17
                                  Boas, fico mais tranquilo no pior dos casos se for realmente o motor se levar um novo não volta a acontecer, estaria num grande dilema se valeria a pena gastar a saber que ia mais tarde dar ao mesmo... Mesmo por esta resposta que deu dá a sensação que o mecânico não quer é ter trabalho sei lá...o diagnostico foi feito a olho nu, não desmontou nada. O carro desde a ultima mudança fez aproximadamente 2200km e teve a ultima inspecção há 3 meses estava tudo ok. Realmente hoje fui ver no lugar onde estaciona e tem vários pingos de óleo, por debaixo do carro parece que o oleo sai do motor pois está humido. O óleo utilizado é shell 5w40. Ele sugeriu se não quisermos trocar o motor colocar aditivo e um oleo mais grossso 15w40. Relativo aos kms foi comprado com 93000km no olx com distribuição mudada, apesar da pessoa que vendeu parecer de confiança já me questionei se não são km reais.. No entanto o carro anda, é só mesmo essa questão do oleo que vaza. Vou então consultar algum mecanico Gpl, alguma dica adicional agradeço.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por devon99 Ver Post
                                    Boas, fico mais tranquilo no pior dos casos se for realmente o motor se levar um novo não volta a acontecer, estaria num grande dilema se valeria a pena gastar a saber que ia mais tarde dar ao mesmo... Mesmo por esta resposta que deu dá a sensação que o mecânico não quer é ter trabalho sei lá...o diagnostico foi feito a olho nu, não desmontou nada. O carro desde a ultima mudança fez aproximadamente 2200km e teve a ultima inspecção há 3 meses estava tudo ok. Realmente hoje fui ver no lugar onde estaciona e tem vários pingos de óleo, por debaixo do carro parece que o oleo sai do motor pois está humido. O óleo utilizado é shell 5w40. Ele sugeriu se não quisermos trocar o motor colocar aditivo e um oleo mais grossso 15w40. Relativo aos kms foi comprado com 93000km no olx com distribuição mudada, apesar da pessoa que vendeu parecer de confiança já me questionei se não são km reais.. No entanto o carro anda, é só mesmo essa questão do oleo que vaza. Vou então consultar algum mecanico Gpl, alguma dica adicional agradeço.


                                    Está a usar adequado.

                                    Quanto muito, podes usar outro óleo de outra marca, mas não vás pela questão de colocar um 15W40.

                                    Por curiosidade, que quantidade de óleo está em falta?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu não estava presente mas a esposa que referiu que não tinha quase óleo nenhum pois viu pela medição da vareta,voltou a repor provisoriamente quando foi agora a esse mecânico. Existem algumas marcas de pingos no exterior mas não grandes poças...fizamos uma viagem longa de leiria ao algarve deve ter perdido ou o motor comido aí grande quantidade.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Gosto destes "mecânicos" que não desmontam nada, olham para o motor e dizem que tem que levar um novo Qual é mesmo a oficina para não lá meter as rodas?

                                        Procura mais 2 ou 3 opiniões, e vai a uma oficina que trabalhe com GPL.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por devon99 Ver Post
                                          Eu não estava presente mas a esposa que referiu que não tinha quase óleo nenhum pois viu pela medição da vareta,voltou a repor provisoriamente quando foi agora a esse mecânico. Existem algumas marcas de pingos no exterior mas não grandes poças...fizamos uma viagem longa de leiria ao algarve deve ter perdido ou o motor comido aí grande quantidade.
                                          Se pinga ou existe alguma humidade visível há a esperança de ser algo simples.

                                          Repara, uma fuga pode dar-se apenas com o motor em funcionamento, por questões de temperatura e pressão do óleo. Ou seja, parado não pinga, a andar pinga... E pode ser algo simples, convém fazer uma verificação disso (Já me aconteceu num clio 1.9d!)

                                          Pior é quando o óleo desaparece e não há vestígios, isso nunca sai barato.

                                          Importante é começar pelo mais simples antes de diagnósticos graves.

                                          Mas se há humidades/fugas e o mecânico falou em abrir o motor sem verificar o básico... eu nunca mais lá metia os pés, sou-te sincero.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Normalmente quando os carros são transfomados para GPL já com muitos kms, o GPL vai limpar os residuos (carbonização) que acomodavam o motor, e vai haver mais folgas, e acontece passar a consumir óleo.
                                            Não sabes quantos kms tinha o carro quando foi transformado para GPL?

                                            Se calhar é melhor passares a usar um óleo mais grosso, 10W40 ou 15W40.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                              Normalmente quando os carros são transfomados para GPL já com muitos kms, o GPL vai limpar os residuos (carbonização) que acomodavam o motor, e vai haver mais folgas, e acontece passar a consumir óleo.
                                              Não sabes quantos kms tinha o carro quando foi transformado para GPL?

                                              Se calhar é melhor passares a usar um óleo mais grosso, 10W40 ou 15W40.
                                              Mas o carro pinga óleo... se calhar começava-se pelo básico... e depois via-se se de facto "come" o óleo.

                                              O carro dele marca 93 000 km...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Pode-se também ver como estão os vedantes das válvulas (basta tirar a tampa da cabeça, não é um drama).
                                                Para averiguar dos segmentos é fazer um teste de compressão aos cilindros (também é rápido e barato).

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Só uma achega, antes de ler o resto dos post deste tópico.

                                                  Esse mesmo motor é o que equipa o Punto GPL byFiat.

                                                  incompatível?!?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Nao se deve fazer isso!

                                                    Se pinga óleo pode ser a junta do carter ou os retentores da cambota. Pode tambem até ser pelo filtro de oleo.

                                                    Verifica o estado das velas, se estiverem como novas nao deve haver fuga pelos segmentos.

                                                    O oleo 5w40 shell é muito bom mas podes optar pelo selenia ja que é o que a fiat mete.

                                                    Aumentar a viscosidade pode ter problemas devido a má lubrificacao.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Colocar esse carro num mecânico competente, mudar o óleo e ir vigiando o nível do mesmo.

                                                      Quantos km fizeste nesses 3 meses?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                        Colocar esse carro num mecânico competente, mudar o óleo e ir vigiando o nível do mesmo.

                                                        Quantos km fizeste nesses 3 meses?


                                                        Aparentemente, terá feito pouco mais de 2000km.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Só me faz confusão é o carro ficar sem óleo e o mecânico não detectar......e tendo em conta que supostamente não sai fumo azul.....nem sequer está a entrar para o circuito de refrigeração.....

                                                          Porque se assim fosse o mecânico teria visto, não ??

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por devon99 Ver Post
                                                            Boas a todos, a minha esposa comprou à 4 meses um Fiat Linea 1.4i de 2008 adaptado a GPL usado, interiores e exteriores impecaveis para a idade, estes 4 meses foram optimos era aquilo que esperavamos apesar de o carro nas subidas ser um pouco lento mas para andar serve. acontece que agora começou a detetar que estava sem oleo, depois de ter feito a ultima troca à 3 meses, fomos a 1 mecanico e este diz que teria de desmontar o motor todo pois não detetava fugas aparentes, hoje liga a dizer a dar duas opçoes, ou indo remediando com um aditivo mais grosso e indo pondo tempos a tempos ou diz para trocar o motor e vender o carro, pois mesmo que troque o motor que este carro tem um motor fraco ou não adequado para GPL e vai voltar acontecer. Ficamos desolados com esta noticia, ainda investimos algum dinheiro das nossas poupanças no carro e gostavamos de o manter. provavelmente o caso foi vendido já com este problema.


                                                            sou leigo a mecanica agradecia que pudessem dar alguma luz ao fundo do tunel uma segunda opinião, será o que ele disse é mesmo verdade? o que fariam nesta situação?
                                                            em ultimo caso estou a pensar em substituir o motor mas retirar o sistema gpl numa oficina.


                                                            Obrigada
                                                            Há 2 tipos de profissionais que parece que têm gosto a enganar os clientes, parece que faz parte das tarefas a fazer e são os empreiteiros e os mecânicos.
                                                            Esse mecânico é um charlatão, como é que alguém a olho nu pode dizer que tem que levar um motor novo!!
                                                            É a velha experiência da deco, 1 fusível estragado deu origem a todo o tipo de orçamentos....
                                                            Vai ao mecânico que instalou esse sistema GPL, ele será o profissional com maior interesse em te resolver eficazmente o problema.

                                                            Comentário

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