Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O calor e as avarias

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    O calor e as avarias

    Impressionante o número de avarias mecânicas hoje ao longo da A1 e da A2.
    Constatei que todos os carros avariados tinham mais de 10 anos e eram quase todos franceses (Peugeot e Citroen).
    O mais novo era curiosamente uma passat.

    #2
    pessoal a ir para férias, carros com certa idade e apertar com eles com as temperaturas que estão para chegar ao destino mais rápido é natural que acabem na borda da estrada...

    Comentário


      #3
      Hoje saí de casa pelas 6:30 e fiz 75 Km em nacional com o ponteiro da temperatura de refrigeração a rondar os 86 graus. Na volta pelas 17:30, o ponteiro não baixou dos 93 graus.

      Sete graus de diferença, fruto da elevada temperatura exterior. Claro que foi em velocidade moderada, mas vi muitos a puxarem pelas mecânicas como num dia de temperatura normal. Mas estas temperaturas puxam muito mais pelo sistema de refrigeração,que se não estiver em boas condições acabará por falhar.

      Ainda por cima a maioria dos carros modernos já nem vem com ponteiro da temperatura do liquido de refrigeração. Trazem apenas uma luz avisadora,que quando acende, já foste...

      Comentário


        #4
        Topolino qual é a marca do teu carro?
        Tenho ideia que os franceses têm um sistema de refrigeração mais frágil que os demais, por isso mesmo o maior número de incidências.
        Já tive vários Vag e independentemente da temperatura exterior o ponteiro da temperatura não sai dos 90°.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por oscarcc Ver Post
          Topolino qual é a marca do teu carro?
          Tenho ideia que os franceses têm um sistema de refrigeração mais frágil que os demais, por isso mesmo o maior número de incidências.
          Já tive vários Vag e independentemente da temperatura exterior o ponteiro da temperatura não sai dos 90°.
          Citroen

          Comentário


            #6
            O último problema que tive num carro, foi indiretamente causado pelo calor.
            Devido ao calor levava o AC no máximo. O consumo de electricidade era muito alto devido à ventoinha do arrefecimento e da ventilação. Acontece que o alternador estava a carregar pouco e não chegava para o consumo.
            A bateria acabou por descarregar e a ventoínha de arrefecimento deixou de ligar. Enquanto foi na estrada a deslocação do ar arrefecia o radiador. Assim que parou no 1º semáforo acendeu logo a luz da temperatura.

            Felizmente a despesa ficou só pela reparação de alternador. Podia ter sido muito pior.

            Comentário


              #7
              Eu hoje na curta ida ao supermercado vi um Mercedes com o capô aberto (não sei o modelo) e vários carros a bufar (ventoinha no máximo).

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                Citroen
                Pois.... também já tibe um opel astra e era a mesma coisa, em dias de calor tinha que ter atenção ao ponteiro da temperatura e se acelerasse um pouco mais o ponteiro saia logo da zona de "conforto'...

                Comentário


                  #9
                  Por acaso hoje vi vários carros a serem rebocados em poucas dezenas de kms. Nem tinha pensado nisso mas deve estar relacionado com o calor.

                  Comentário


                    #10
                    e quantos desses é que antes de fazerem uma viagem longa, foram ver os niveis? ou seguer levaram, nem digo liquido refrigeração, um garrafão de água para emergencias?

                    mais grave que carros com +10 anos é carros com 2 ou 3 anos... porque a meu ver se perdeu o hábito de ver pequenas coisas como niveis de "água" oleo, pressão de pneus... antes de uma viagem mais longa.

                    e com este calor abrasador (no entroncamento marcou 48º) sempre a fundo AC no máximo... é correr riscos, a meu ver, desnecessários...

                    Comentário


                      #11
                      Agua del cano a fazer das suas

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por oscarcc Ver Post
                        Topolino qual é a marca do teu carro?
                        Tenho ideia que os franceses têm um sistema de refrigeração mais frágil que os demais, por isso mesmo o maior número de incidências.
                        Já tive vários Vag e independentemente da temperatura exterior o ponteiro da temperatura não sai dos 90°.
                        Depende. O 2.0 HDI que surgiu já em 1998 tinha um sistema de refrigeração brutal. Sempre muito fresco, intercooler dos bons, etc.

                        Já o antigo 1.9 TD 90cv apesar de ser de guerra tinha um sistema de refrigeração algo picuinhas.

                        De resto e para alem do velhinho 1.4D 50 e 53cv nunca ouvi falar em sobreaquecimento PSA até porque desde inicios de 2000 todas as marcas começaram a trazer grelhas frontais muito abertas para os carros respirarem bem. Eu diria que juntas queimadas e afins foi coisa que a industria automovel deixou enterrado nos anos 90.

                        É preciso ver é que muitas vezes os PSA e fiat's e afins com alguns anos, são por vezes com manutenção deixada para 2º plano e em situações mais exigentes é o que se sabe.

                        Se a malta nem os pneus troca com a devida regularidade , quanto mais com o liquido do radiador por ex..." está ao nível ? então siga "...nem importa o estado do liquido nem nada.

                        E muitos outros carros não avariam porque só andam nas voltinhas do dia a dia em sitios sem transito.

                        Num dia de muito transito e calor em lisboa é vê-los a encostar, independentemente da marca.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                          Hoje saí de casa pelas 6:30 e fiz 75 Km em nacional com o ponteiro da temperatura de refrigeração a rondar os 86 graus. Na volta pelas 17:30, o ponteiro não baixou dos 93 graus.

                          Sete graus de diferença, fruto da elevada temperatura exterior. Claro que foi em velocidade moderada, mas vi muitos a puxarem pelas mecânicas como num dia de temperatura normal. Mas estas temperaturas puxam muito mais pelo sistema de refrigeração,que se não estiver em boas condições acabará por falhar.

                          Ainda por cima a maioria dos carros modernos já nem vem com ponteiro da temperatura do liquido de refrigeração. Trazem apenas uma luz avisadora,que quando acende, já foste...
                          Eu quero acreditar que os que não trazem termómetro analógico do liquido do radiador, são minimamente inteligentes para avisar em luz, quando aquilo se aproxima de valores perigosos.

                          Os antigos é que quando acendia a luz sem ponteiro, era algo do " já foste ".

                          O meu antigo Xantia 1.9TD , tinha ponteiro da temperatura e ainda tinha luz amarela e depois luz vermelha, nada mau. E tambem tinha termómetro do óleo. O meu C5 a mesma coisa : radiador e óleo.

                          Não percebo esta pancada de as marcas esconderem tudo ou meterem em menus do CB. Acho que pressão do turbo, termómetro do óleo e do liquido do radiador devia ser tudo no painel principal e sem estar escondido. Assim como voltímetro como tinha o meu C5.

                          Desta forma ajuda a detectar previamente anomalias! Se calhar as marcas não estão é interessadas nisso.

                          Comentário


                            #14
                            calor e apertar com o carro durante dezenas de kms nunca dá bom resultado!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                              Depende. O 2.0 HDI que surgiu já em 1998 tinha um sistema de refrigeração brutal. Sempre muito fresco, intercooler dos bons, etc.

                              Já o antigo 1.9 TD 90cv apesar de ser de guerra tinha um sistema de refrigeração algo picuinhas.

                              De resto e para alem do velhinho 1.4D 50 e 53cv nunca ouvi falar em sobreaquecimento PSA até porque desde inicios de 2000 todas as marcas começaram a trazer grelhas frontais muito abertas para os carros respirarem bem. Eu diria que juntas queimadas e afins foi coisa que a industria automovel deixou enterrado nos anos 90.

                              É preciso ver é que muitas vezes os PSA e fiat's e afins com alguns anos, são por vezes com manutenção deixada para 2º plano e em situações mais exigentes é o que se sabe.

                              Se a malta nem os pneus troca com a devida regularidade , quanto mais com o liquido do radiador por ex..." está ao nível ? então siga "...nem importa o estado do liquido nem nada.

                              E muitos outros carros não avariam porque só andam nas voltinhas do dia a dia em sitios sem transito.

                              Num dia de muito transito e calor em lisboa é vê-los a encostar, independentemente da marca.
                              Juntas queimadas e afins! Vou pelos afins. Esqueceste-te da barracada que foi com o C4 1.6 hdi 110 CV, que a propósito das grandes grelhas e bem abertas, tinha dificuldades de refrigeração no intercooler. Ficavam com 80 e tal cavalos em dias quentes.

                              Comentário


                                #16
                                No final dos anos 80, apanhei um calor brutal na Grécia. Ao ver a temperatura a subir no motor, a solução que usei, foi ligar o aquecimento no máximo para dissipar calor. A coisa resultou. O pior era o calor no habitáculo mas como não havia AC e os vidro iam abertos, lá se aguentou aquele acréscimo de temperatura.
                                A máquina era uma coisa destas:

                                Editado pela última vez por manelov; 05 August 2018, 10:04.

                                Comentário


                                  #17
                                  Ainda esta semana entre o final do ic 20 é o aqueduto contei 8 carros na berma, o que é qualquer coisa de anormal.

                                  Descura se muito a manutenção e as coisas acontecem

                                  Comentário


                                    #18
                                    Como se portarão os carros elétricos com este calor?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                                      No final dos anos 80, apanhei um calor brutal na Grécia. Ao ver a temperatura a subir no motor, a solução que usei, foi ligar o aquecimento no máximo para dissipar calor. A coisa resultou. O pior era o calor no habitáculo mas como não havia AC e os vidro iam abertos, lá se aguentou aquele acréscimo de temperatura.
                                      A máquina era uma coisa destas:

                                      Quantas e quantas vezes se teve que recorrer a esse truque nos idos anos 80.
                                      Valia tudo. E chegava-se a todo o lado.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                                        Como se portarão os carros elétricos com este calor?

                                        Fresquinho.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por oscarcc Ver Post
                                          Impressionante o número de avarias mecânicas hoje ao longo da A1 e da A2.
                                          Constatei que todos os carros avariados tinham mais de 10 anos e eram quase todos franceses (Peugeot e Citroen).
                                          O mais novo era curiosamente uma passat.
                                          Nao me parece impressionante, mas natural:

                                          1- Portugal esta mal habituado, porque nao é normal, e preparado, a situaçoes climatericas extremas. O pessoal com este calor nao se sabe preparar, neste caso falamos de carros, para viagens grandes, seja em termos de manutençao como de material que pode ser preciso. Ando sempre com 1L de anti-congelante pronto a usar, na bagageira, de cada carro. Assim como 1L de oleo. Basta um tubo arrebentar, uma batida por baixo...

                                          2- Manunteçao... isso é para meninos Quantos é que nao conheço que é do genero, ''vou de viagem, tenho de ir meter AGUA no motor'' que aquilo ja esta baixo. Para alem de terem uma fuga, ainda espetam agua, com temperaturas a atingir perto dos 95 se nao mais, de referigeraçao, no motor, agua é sempre optimo de se ter.

                                          3- pessoal nao poupa a mecanica, em cidade, é ver malta a puxar parvamente pela rotaçao seja em pontos de embraiagem, seja a arrancar... se com 20º é so combustivel deitado a rua, com 45º é aquecimento a se juntar a festa, com agua na referigeraçao do motor, ««e puff, fez-se o chocapic»».


                                          Quanto as marcas, as mais vendidas, ha varios anos, em Portugal, para alem das francesas (principalmente, Peugeot e Renault) é a VAG. Portanto, a probabilidade de encontrar estes carros encostados é grande. Depois, iras ver, que muitos desses carros sao do segmento B, pelo menos é o que tenho encontrado muito, 206, Corsa, Punto de 98-2000... carros que manuntençao é o minimo.


                                          Posso dizer, que ainda ontem, tive uma conduçao animada num frances a gasolina, sem problemas. Temperatura maxima do motor, foram 93, de oleo, 98 salvo erro, admissao andava nos 65-68º.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                                            Como se portarão os carros elétricos com este calor?
                                            Como um carro normal... tirando que nao ha juntas a mudar para a semana

                                            Comentário


                                              #23
                                              Há é a questão das temperaturas da bateria mas como é arrefecida a óleo e certamente mais do que testadas, não deve haver stress.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                calor e apertar com o carro durante dezenas de kms nunca dá bom resultado!
                                                Se o circuito de refrigeração estiver a funcionar bem, não há qualquer problema em apertar com o carro com calor.

                                                Estes carros que avariam com calor normalmente estão cheios de problemas no circuito de refrigeração, que não se fazem notar com o tempo fresco.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                                  Como um carro normal... tirando que nao ha juntas a mudar para a semana
                                                  Referia-me a autonomia. Com o AC a refrescar ar a 46ºC, não sei qual o efeito.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                    Há é a questão das temperaturas da bateria mas como é arrefecida a óleo e certamente mais do que testadas, não deve haver stress.
                                                    Arrefecida a óleo em alguns modelos

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por oscarcc Ver Post
                                                      Já tive vários Vag e independentemente da temperatura exterior o ponteiro da temperatura não sai dos 90°.
                                                      provavelmente se ligares um leitor obd vês a temp. a variar ao longo do teu percurso.

                                                      basicamente esse sistema (que a maioria dos carros com manómetro usa) é a versão mais semelhante à de não ter manómetro da atualidade.
                                                      o facto do ponteiro ficar estático nos 90º não quer dizer que o carro esteja sempre nessa temperatura, foi um método que os fabricantes arranjaram para descansar o utilizador comum em vez de olharem para um ponteiro "bailarino" causando alguma impressão.

                                                      não me recordo do nome técnico do tipo de leitura e apresentação no manómetro, mas é algo tipo wideband e narrow band das sondas lambda.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                        Eu quero acreditar que os que não trazem termómetro analógico do liquido do radiador, são minimamente inteligentes para avisar em luz, quando aquilo se aproxima de valores perigosos.

                                                        Os antigos é que quando acendia a luz sem ponteiro, era algo do " já foste ".
                                                        O meu S80 é desses que não tem indicadores nenhuns para além do velocimentro e das RPM. Aquilo irritou-me solenemente e levou algum tempo para me habituar.

                                                        No entanto, avisa-me quando o óleo vai a meio (portanto, muito antes dos valores minímos), quando um dos médios ou piscas funde, quando uma das portas ou o capôt estão abertos, etc...Portanto, os gajos quando fizeram aquilo fizeram-no de uma maneira inteligente, o problema é mesmo aprender a confiar sem ter quaisquer indicadores visuais.

                                                        O Manelov também referiu um ponto muito importante: as baterias, porque a partir de uma determinada temperatura deixam de ser eficientes e o possivelmente o alternador já nem as consegue carregar convenientemente. Se a bateria já não estiver muito boa, pffft.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por JcRabbit Ver Post
                                                          O meu S80 é desses que não tem indicadores nenhuns para além do velocimentro e das RPM. Aquilo irritou-me solenemente e levou algum tempo para me habituar.

                                                          No entanto, avisa-me quando o óleo vai a meio (portanto, muito antes dos valores minímos), quando um dos médios ou piscas funde, quando uma das portas ou o capôt estão abertos, etc...Portanto, os gajos quando fizeram aquilo fizeram-no de uma maneira inteligente, o problema é mesmo aprender a confiar sem ter quaisquer indicadores visuais.

                                                          O Manelov também referiu um ponto muito importante: as baterias, porque a partir de uma determinada temperatura deixam de ser eficientes e o possivelmente o alternador já nem as consegue carregar convenientemente. Se a bateria já não estiver muito boa, pffft.
                                                          No meu caso não foi a bateria, o alternador é que andava fraco, carregava pouco.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Tranquilo porque não têm motores térmicos.
                                                            Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                                                            Como se portarão os carros elétricos com este calor?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X