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Corrente ou Correia de distribuição?

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    Corrente ou Correia de distribuição?

    Boa noite a todos,

    Possuo um Citroën C3 Mk3, com o motor 1.2 110cv turbo. Queria saber se este motor funciona com correia ou corrente de distribuição. Não consigo perceber as diferenças entre uma e outra e porque é que há motores a ter correias ou correntes.

    Obrigado

    #2
    esse motor tem correia de distribuição. Vê no manual qual é o prazo de substituição indicado.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por fabokasjose Ver Post
      Boa noite a todos,

      Possuo um Citroën C3 Mk3, com o motor 1.2 110cv turbo. Queria saber se este motor funciona com correia ou corrente de distribuição. Não consigo perceber as diferenças entre uma e outra e porque é que há motores a ter correias ou correntes.

      Obrigado
      Tão, a correia é de borracha e a corrente é de segmentos de metal banhados pelo óleo do motor.
      Quanto a uns terem correia ou corrente, é uma questão de preferência no design do motor.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
        esse motor tem correia de distribuição. Vê no manual qual é o prazo de substituição indicado.
        Pensei que fosse corrente, visto ser um motor mais moderno ,“potente” e com turbo

        Comentário


          #5
          Mas ambas precisam de ser substituídas?

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            #6
            Sim...

            A correia (de borracha), normalmente tem de ser substituida ao fim de x km ou anos, o que chegar primeiro.

            A corrente (de metal), normalmente tem de ser verificada nas revisões, e só é substituída caso tenha algum problema.

            Atenção, mesmo os motores de corrente, costumam ter uma correia de borracha, a chamada correia dos acessórios. Esta também tem de ser substituida de x em x km/anos.

            Comentário


              #7
              Tem correia de distribuição.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                Tão, a correia é de borracha e a corrente é de segmentos de metal banhados pelo óleo do motor.
                Quanto a uns terem correia ou corrente, é uma questão de preferência no design do motor.
                Esqueceste-te foi do principal.
                A corrente não tem manutenção, ao contrário da correia.

                Comentário


                  #9
                  Já agora sabem me dizer se o motor de origem Toyota 1.0 de 68cv que equipa o trio Aygo, C1 e 108, tem correia ou corrente?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                    Esqueceste-te foi do principal.
                    A corrente não tem manutenção, ao contrário da correia.
                    Depende! A do N47 tem, mas há mais algumas, sobretudo ao nível dos tensores!

                    Já agora, o 1.0 do Aygo e afins é de corrente e há alguns casos de problemas na mesma...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                      Depende! A do N47 tem, mas há mais algumas, sobretudo ao nível dos tensores!

                      Já agora, o 1.0 do Aygo e afins é de corrente e há alguns casos de problemas na mesma...
                      Sim a do n47 tem. É quando parte!
                      Apresenta um plano de manutenção que inclua a troca de uma corrente...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por fabokasjose Ver Post
                        Pensei que fosse corrente, visto ser um motor mais moderno ,“potente” e com turbo
                        São opções. O facto de um motor ter corrente não faz dele mais moderno. São peças sujeitas a desgaste, por isso não sei o que é pior - se uma substituição regular ou um aguardar que alguma coisa comece a dar sinais de fadiga.

                        A correia têm prazos estimados de validade e, por isso, prazos definidos para substituição. A corrente começa a 'cantar' quando alguma coisa não está bem, normalmente por causa do tensor.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                          Sim a do n47 tem. É quando parte!
                          Apresenta um plano de manutenção que inclua a troca de uma corrente...
                          Os motores têm plano de manutenção e penso que nenhum fala em trocar o motor.

                          A manutenção implica sempre a troca?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                            Os motores têm plano de manutenção e penso que nenhum fala em trocar o motor.

                            A manutenção implica sempre a troca?
                            Estamos a falar de quê?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por fabokasjose Ver Post
                              Pensei que fosse corrente, visto ser um motor mais moderno ,“potente” e com turbo
                              Actualmente até é mais comum os motores turbo trazerem correia em vez de corrente, em alguns casos banhada a óleo.

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