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Suspensão a ar para navara d40, legal?

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    Suspensão a ar para navara d40, legal?

    Boas tardes

    Tenho uma navara d40 de 2011. Quando carrego uns 500kgs na caixa de carga (supostamente pode levar perto de 1000kgs a somar a peso em vazio), a traseira baixa bastante, e em desníveis, o para-choques traseiro fica muito perto do chão!!

    A passear pela net vi isto:
    http://www.upcountry4x4.co.uk/nissan...on-kit-mad.asp

    Mas depois surge a duvida... será isto legal? É uma coisa que gostava de ter, até para quando se vai para um caminho pior de TT, poder subir mais um bocadinho!!! Mas tem que ser legal, se não for, é para esquecer....

    Obrigado a quem puder dar uma ajuda



    #2
    Epá, parte-se do princípio que tudo o que for alteração às características do veículo e não estiver amolgado () está ilegal.
    Suponho que possas homologar isso, não faço ideia é quanto irá custar a brincadeira.

    Comentário


      #3
      isso cá é ilegal, e para ser legalizado só via L.T.A. e mesmo assim tenho as minhas duvidas, e mesmo em relação á tua situação duvido que vá fazer alguma diferença, ou seja estar preparados para tanto peso, que isso não está nas características do kit...

      o ideal será procurares informações junto de alguém que faça alterações neste tipo de viaturas e ver o que te diz...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por pato Ver Post
        Boas tardes

        Tenho uma navara d40 de 2011. Quando carrego uns 500kgs na caixa de carga (supostamente pode levar perto de 1000kgs a somar a peso em vazio), a traseira baixa bastante, e em desníveis, o para-choques traseiro fica muito perto do chão!!

        A passear pela net vi isto:
        http://www.upcountry4x4.co.uk/nissan...on-kit-mad.asp

        Mas depois surge a duvida... será isto legal? É uma coisa que gostava de ter, até para quando se vai para um caminho pior de TT, poder subir mais um bocadinho!!! Mas tem que ser legal, se não for, é para esquecer....

        Obrigado a quem puder dar uma ajuda


        Não precisas colocar uma suspensão a ar para isso.
        Basta mudares as molas traseiras para umas reforçadas tipo isto: http://www.suspensiondealer.com.au/navarad40.htm#coil
        Mais perto ainda tens um kit básico e fácil de instalar.
        http://www.euro4x4parts.com/en/mecha...n4x4_leaf.html
        Podes ir à confiança com as compras online com esta empresa.

        Sugiro passar a discussão para o tópico dos jipes
        https://forum.autohoje.com/forum-ger...tos-rzr-8.html
        Editado pela última vez por TerranoII; 06 August 2018, 16:34.

        Comentário


          #5
          É que em condiçoes normais na estrada, a suspensão funciona igual.
          Segundo vi no youtube a instalar isso, pelo menos no eixo traseiro substituem-se os batentes de borracha para quando a suspensão bate em baixo pelos balões. Com o balão vazio, a suspensão trabalha sem interferências. Instalar aquilo levantando a carrinha sao 15min. Depois pode fazer-se uma instalação basica e encher com bomba ou compressor tipo um pneu, ou instalar também compressor proprio e fica com controlo por botões!

          Isto é para uso só em fora de estrada, em estrada não é necessario. Na estrada a suspensão funciona como de origem, e ao sair da estrada é que sobe ou se se carrega. Por isso pensei que pudesse ser legal....

          Comentário


            #6
            pois os airbags é considerado uma alteração logo necessita de ser legalizado, e a brincadeira sai cara...

            o mais viável para a tua situação ser esta opção que o terrano deixou reforçar a suspensão traseira e deixas de ter problemas com a carga:
            Mais perto ainda tens um kit básico e fácil de instalar.
            http://www.euro4x4parts.com/en/mecha...n4x4_leaf.html
            Podes ir à confiança com as compras online com esta empresa.

            Comentário


              #7
              Se o carro fica assim tão baixo com os 500kg é porque há algum problema com a suspensão. Se calhar nem precisas de alterar nada ... só de substituir por material novo.

              Comentário


                #8
                Não me parece haver problemas com a suspensão, comprei-a quase nova e nunca tinha levado carga (mesmo neste momento ainda só tem 65kkm). Pelo que li é caracteristica das d40 parecerem carregadas sem estar e quando se carregam, baixam bastante. Um dos videos no youtube que ainda vi hoje baixava mais de 5cm no eixo com 450kgs. Isso no parachoques de trás que ainda está bastante para trás são praí 10cm! E isso faz com que fique com um ângulo de saída péssimo e qualquer dia ainda deixo o parachoques para trás!!

                E essas suspensões reforçadas não pioram muito o conforto???

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por pato Ver Post
                  Não me parece haver problemas com a suspensão, comprei-a quase nova e nunca tinha levado carga (mesmo neste momento ainda só tem 65kkm). Pelo que li é caracteristica das d40 parecerem carregadas sem estar e quando se carregam, baixam bastante. Um dos videos no youtube que ainda vi hoje baixava mais de 5cm no eixo com 450kgs. Isso no parachoques de trás que ainda está bastante para trás são praí 10cm! E isso faz com que fique com um ângulo de saída péssimo e qualquer dia ainda deixo o parachoques para trás!!

                  E essas suspensões reforçadas não pioram muito o conforto???
                  não prejudicam de modo algum o conforto, não vais notar diferença alguma, no comportamento da mesma, a diferença vai ser mesmo a capacidade de estabilidade quando carregada...

                  Comentário


                    #10
                    Independentemente da legalidade ou não, para mim se é para ir para ar, é para a suspensão ser toda a ar e não "batentes" apenas.

                    Claramente em veículos sujeitos a grandes discrepâncias de peso (como é o caso de Autocaravanas) sempre foi uma mais valia e isso sente-se bem na hora de curvar

                    Comentário


                      #11
                      Quanto mais rígida é a lamina mais desconfortável é. para carga obviamente vão te fazer o carro pior no que toca a conforto .
                      Editado pela última vez por SPV; 06 August 2018, 22:33.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por pato Ver Post
                        Não me parece haver problemas com a suspensão, comprei-a quase nova e nunca tinha levado carga (mesmo neste momento ainda só tem 65kkm). Pelo que li é caracteristica das d40 parecerem carregadas sem estar e quando se carregam, baixam bastante. Um dos videos no youtube que ainda vi hoje baixava mais de 5cm no eixo com 450kgs. Isso no parachoques de trás que ainda está bastante para trás são praí 10cm! E isso faz com que fique com um ângulo de saída péssimo e qualquer dia ainda deixo o parachoques para trás!!

                        E essas suspensões reforçadas não pioram muito o conforto???
                        Circulando vazio vai ser mais saltitona, mas ou tens uma coisa ou outra.
                        Pelo custo das laminas era algo que eu iria experimentar.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                          Circulando vazio vai ser mais saltitona, mas ou tens uma coisa ou outra.
                          Pelo custo das laminas era algo que eu iria experimentar.


                          Pois, ficar mais dura e saltitona já dispensava... Pelo que vejo os tais balões nos batentes tinha o melhor de dois mundos. Suspensão de origem para o dia a dia (até a acho confortável), e ao carregar e/ou ir para caminhos piores, ia para as nuvens para não estragar nada!!

                          Acho que quando for à inspeção ainda pergunto ao inspetor se sabe alguma coisa! Mas o mais certo é dizer logo que não pode, apesar de a suspensão em estrada andar completamente de origem, nem a dureza se altera!

                          Comentário


                            #14
                            90% das vezes circula vazia e não precisava nada disso. Só costumo trazer lenha da aldeia no inverno e vou tirar o mel das abelhas, este ano deve dar duas viagens de 750kgs de cada vez.

                            E também sempre tive o bichinho de me meter por maus caminhos, de vez em quando dá uns passeios pelo campo (por sitios que não façam estragos), mas neste aspecto, que saudades do panda cross que dei à troca... pequenino ia a lugares que esta não cabe....

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por pato Ver Post
                              Pois, ficar mais dura e saltitona já dispensava... Pelo que vejo os tais balões nos batentes tinha o melhor de dois mundos. Suspensão de origem para o dia a dia (até a acho confortável), e ao carregar e/ou ir para caminhos piores, ia para as nuvens para não estragar nada!!

                              Acho que quando for à inspeção ainda pergunto ao inspetor se sabe alguma coisa! Mas o mais certo é dizer logo que não pode, apesar de a suspensão em estrada andar completamente de origem, nem a dureza se altera!
                              Isso não muda nada perguntar na IPO. Até podes ter várias respostas diferentes.
                              É uma alteração às características da viatura nomeadamente uma parte importante que é suspensão logo vai ser um chumbo na certa.
                              Podes sempre querer montar isso mas é brincadeira para 2000 € com um projecto de homologação, fora o material, como tal...

                              Comentário


                                #16
                                2000eur mais materiais e montagem já ficava uma brincadeira fora de conta... e provavelmente uma carga de trabalhos... mas vale estar quieto..

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                                  #17
                                  Originalmente Colocado por pato Ver Post
                                  2000eur mais materiais e montagem já ficava uma brincadeira fora de conta... e provavelmente uma carga de trabalhos... mas vale estar quieto..
                                  Atualmente o cerco está muito cerrado a jipes e alterações em 4x4

                                  Comentário

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