Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Expedição África - Que 4x4 comprar

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Expedição África - Que 4x4 comprar

    Boas,

    Nunca fiz TT, com a excepção de alguns 4x4 alugados por África (Madagascar, Ruanda, Uganda, Burundi, Namibia, e mais alguns paises), decidi que em Janeiro de 2019, vou fazer uma expedição a Africa durante dois meses, a ideia é arrancar de Portugal e talvez conseguir chegar à Nigéria.

    Não sou nenhum tótó a conduzir, mas não tenho grande experiência em TT.

    Posto isto, e tendo em consideração que o 4x4 que pretendo, destina-se a fazer estradas em muito mau estado, por vezes alagadas ou mesmo em lamaçal, e não propriamente TT hardcore, gostaria de saber as vossas ideias para alguns 4x4, na casa dos 3000€ (ou menos, idealmente).

    Tenho estado a ler algumas coisas e neste momento estou a ponderar os seguintes 4x4:

    Daihatsu Rocky 2.8Td
    Daihatsu F50 (parece-me pequeno para o que quero, mas gosto muito)
    Pajero
    Land Cruiser BJ73
    Terrano I e II
    Nissan Patrol

    Quando for ver um 4x4, o que é que devo ter em atenção? Ando a ver jipes na casa dos 200.000kms. E como não são carros normais, não sei ao certo o que ter em atenção quando os for ver. Todas as dicas são apreciadas.

    Obrigado.

    #2
    Land Cruiser BJ73 por lá se te tiveres problemas, tens facilidade em encontrar peças...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Camarate Ver Post
      Boas,

      Nunca fiz TT, com a excepção de alguns 4x4 alugados por África (Madagascar, Ruanda, Uganda, Burundi, Namibia, e mais alguns paises), decidi que em Janeiro de 2019, vou fazer uma expedição a Africa durante dois meses, a ideia é arrancar de Portugal e talvez conseguir chegar à Nigéria.

      Não sou nenhum tótó a conduzir, mas não tenho grande experiência em TT.

      Posto isto, e tendo em consideração que o 4x4 que pretendo, destina-se a fazer estradas em muito mau estado, por vezes alagadas ou mesmo em lamaçal, e não propriamente TT hardcore, gostaria de saber as vossas ideias para alguns 4x4, na casa dos 3000€ (ou menos, idealmente).

      Tenho estado a ler algumas coisas e neste momento estou a ponderar os seguintes 4x4:

      Daihatsu Rocky 2.8Td
      Daihatsu F50 (parece-me pequeno para o que quero, mas gosto muito)
      Pajero
      Land Cruiser BJ73
      Terrano I e II
      Nissan Patrol

      Quando for ver um 4x4, o que é que devo ter em atenção? Ando a ver jipes na casa dos 200.000kms. E como não são carros normais, não sei ao certo o que ter em atenção quando os for ver. Todas as dicas são apreciadas.

      Obrigado.
      Misturar esse valor com a idade média dos modelos, e ainda "apontar" para os 200.000 km pode ser uma receita para o desastre.

      As probabilidades de algum desses jipes terem realmente 200.000 km já é baixa, e mesmo que os tivessem, continuamos a falar de coisas com bastante idade, pelo que terás sempre coisas prontas a ceder.

      Ao fim de 20 anos (e alguns desses modelos já terão mais), já só uma pequena parte da fiabilidade original continuará lá.

      Dito isto, eu procuraria a unidade que estivesse em melhor estado geral, independentemente dos km que marca no quadrante ou do verniz mais bonito ou mais queimado.

      Pontos a ver em qualquer um deles:

      - Ver o jipe por baixo e procurar sinais de pancadas maiores, babadelas vindas de diferenciais, caixa de transferências, caixa de velocidades, motor, etc. Reparar uma fuga pode ser uma coisa mais ou menos simpl€s*;

      - Experimentar bem o sistema 4x4, estando atento a eventuais estalos em alcatrão e fora dele (quando em 4WD Hi e Lo), bem como zoadas em alcatrão (que podem ser apenas pneus, como podem ser elementos de diferenciais/caixas ou transmissões gripadas);

      - Se for a diesel, prestar atenção a eventuais fugas de gasóleo da bomba injectora;

      - Procurar por sinais de ferrugem (incluindo pontos que possam ter sido tapados com tinta para vender);


      Depois de comprado:

      - Mudar todos os óleos de motor, caixa de velocidades, diferenciais, e caixa de transferência (salvo se tivesses mesmo a certeza absoluta de que tal tinha sido feito);

      - Substituir o anticongelante (salvo se tiver com um aspecto limpinho) e óleo de travões;

      - Fazer umas viagens maiores por cá, para ver se a máquina se porta bem e se mantém sem fugas;


      Boa escolha!

      Comentário


        #4
        Passa por aqui: https://forum.motorguia.net/forum-ge...os-rzr-16.html

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Camarate Ver Post
          Boas,

          Nunca fiz TT, com a excepção de alguns 4x4 alugados por África (Madagascar, Ruanda, Uganda, Burundi, Namibia, e mais alguns paises)
          Eu gostava de ter essa falta de experiência em TT...
          ;)

          Comentário


            #6
            Acho que esse orçamento é curto para poderes comprar alguma coisa para estar apta para uma aventura dessas. Até podes encontrar alguma coisa mas possivelmente terá sempre alguma coisa por reparar.

            Comentário


              #7
              Ainda agora um tipo foi de Coimbra até à Cidade do Cabo e depois até ao Cairo num Discovery (não sei se 200 ou 300). 169 dias de viagem, 45.000 km.

              https://www.facebook.com/tiagopelomundo/

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Real Ver Post
                Ainda agora um tipo foi de Coimbra até à Cidade do Cabo e depois até ao Cairo num Discovery (não sei se 200 ou 300). 169 dias de viagem, 45.000 km.

                https://www.facebook.com/tiagopelomundo/
                Acompanhei essa viagem quase diariamente, uma vez que sigo o seu autor via facebook, e foi qualquer coisa

                Que sonho!

                Comentário


                  #9
                  Sugestao; qualquer chassis longo de dois eixos rígidos que esteja minimamente em condições.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                    Land Cruiser BJ73 por lá se te tiveres problemas, tens facilidade em encontrar peças...
                    Se for um com motor VM que é o mais sofrível não é uma boa ideia.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Camarate Ver Post
                      Boas,

                      Nunca fiz TT, com a excepção de alguns 4x4 alugados por África (Madagascar, Ruanda, Uganda, Burundi, Namibia, e mais alguns paises), decidi que em Janeiro de 2019, vou fazer uma expedição a Africa durante dois meses, a ideia é arrancar de Portugal e talvez conseguir chegar à Nigéria.

                      Não sou nenhum tótó a conduzir, mas não tenho grande experiência em TT.

                      Posto isto, e tendo em consideração que o 4x4 que pretendo, destina-se a fazer estradas em muito mau estado, por vezes alagadas ou mesmo em lamaçal, e não propriamente TT hardcore, gostaria de saber as vossas ideias para alguns 4x4, na casa dos 3000€ (ou menos, idealmente).

                      Tenho estado a ler algumas coisas e neste momento estou a ponderar os seguintes 4x4:

                      Daihatsu Rocky 2.8Td
                      Daihatsu F50 (parece-me pequeno para o que quero, mas gosto muito)
                      Pajero
                      Land Cruiser BJ73
                      Terrano I e II
                      Nissan Patrol

                      Quando for ver um 4x4, o que é que devo ter em atenção? Ando a ver jipes na casa dos 200.000kms. E como não são carros normais, não sei ao certo o que ter em atenção quando os for ver. Todas as dicas são apreciadas.

                      Obrigado.
                      Depende do que pretendes fazer, até há quem faça de Panada 4x4, Golf, etc.
                      Com pouco mais consegues um TerranoII longo e chega para muita coisa.
                      O longo dá sempre para dormires lá dentro. Outra opção é um Terrano curto comercial.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                        Se for um com motor VM que é o mais sofrível não é uma boa ideia.
                        independentemente do motor, mas é um modelo que é mato por lá por aquelas bandas, até outros mais antigos, dai eu sugerido porque se tiver problemas, vai ter sempre por onde recorrer...

                        Comentário


                          #13
                          O orçamento é curto, mas dá para o que pretendes.

                          Relativamente à viatura, é tentar arranjar uma nas melhores condições possíveis. É também importante que exista disponibilidade de peças por onde vais passar... É aí a Toyota é rainha, seguida da Land Rover (dependendo do modelo) e das Nissan e Mitsubishi. No entanto eles são exímios a adaptar peças... O meu Terrano anda há quase 4 anos com uns sinoblocos Toyota (torneados) colocados em Dahkla.

                          Lá em baixo as peças não custam o mesmo que cá, até porque te encontrarás em "desvantagem" e aí os preços sobem... Eu que o diga que paguei 300€ por uma transmissão usada para um Terrano. Assim, nada como levares algumas sobressalentes.

                          Originalmente Colocado por Real Ver Post
                          Ainda agora um tipo foi de Coimbra até à Cidade do Cabo e depois até ao Cairo num Discovery (não sei se 200 ou 300). 169 dias de viagem, 45.000 km.

                          https://www.facebook.com/tiagopelomundo/
                          Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                          Acompanhei essa viagem quase diariamente, uma vez que sigo o seu autor via facebook, e foi qualquer coisa

                          Que sonho!
                          O Tiago e o irmão foram "comigo" a Dakar, em 2014/5, já nessa altura eles continuaram para o Mali e nós regressámos.

                          Do pouco que convivi com ele pareceu-me 5 estrelas.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Real Ver Post
                            Ainda agora um tipo foi de Coimbra até à Cidade do Cabo e depois até ao Cairo num Discovery (não sei se 200 ou 300). 169 dias de viagem, 45.000 km.

                            https://www.facebook.com/tiagopelomundo/
                            Pois mas não estão ali 3000 € naquele carro.

                            Comentário


                              #15
                              Tendo já eu tido um Land Cruiser série 70 em Angola, só te posso recomendar o BJ73

                              Seja pela facilidade que encontras peças seja porque o carro é impecável a nível de fiabilidade.

                              Comentário


                                #16
                                A questão da fiabilidade é sempre relativa.
                                Se não tiver uma manutenção em condições e a pontos que se conhecem serem falíveis também acontecem avarias como nos outros modelos.
                                Recomendaria um jipe sem injeção eletrónica e injecção diesel mecânica.

                                Comentário

                                AD fim dos posts Desktop

                                Collapse

                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                Collapse
                                Working...
                                X