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Questão acerca de incidente dentro de uma oficina

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    Questão acerca de incidente dentro de uma oficina

    Boas,
    uma pessoa próxima teve a seguinte situação que passo a relatar: em férias e a muitos km de casa, deslocou-se à oficina X (não é oficial da marca) para efetuar uma reparação urgente na sua viatura e, nos trabalhos, o empregado da oficina bateu com o carro na parede e ocultou a situação.

    Quando a pessoa foi levantar o carro no parque da oficina, encontrou a lateral toda esmurrada e raspada.
    Situação imediatamente reportada ao gerente da oficina, que tratou logo de tentar resolver a situação, 1º com a sugestão de deixar logo o carro para reparação numa oficina com quem têm acordo, situação inviável pois essa oficina não tinha disponibilidade para entregar o carro a tempo da pessoa terminar as férias e voltar para casa.

    Questionou-se a possibilidade de accionar o seguro da oficina para estas situações, ao que o gerente disse que tinha ordens da casa-mãe para tratar destas situações "cada um por si".
    No meio do stress de isto ter acontecido no 1º dia de férias e, numa atitude de boa fé, para evitar chamar a PSP e consequências para o empregado da oficina, foi exigido ao gerente da oficina que passasse uma carta a assumir a situação e o custo da reparação da mesma, o que foi feito sem qualquer problema, pelo que o dono do carro dever-se-ia deslocar à oficina X da zona de Lisboa para tratar com o gerente dessa loja o encaminhamento da situação.

    O gerente da loja de Lisboa aponta para a reparação numa oficina na zona de Sintra, sem ainda adiantar o nome nem a morada dessas instalações. O dono do carro não quer, e bem, que o carro ande a fazer kms entre instalações e em mãos alheias, para evitar ainda mais problemas.

    A questão é, legalmente há forma de obrigar a oficina a ativar o seguro que certamente terá, para exigir a reparação na marca e não na oficina que mais lhes convém?

    Por agora, compreendam que não devo colocar o nome da rede de oficinas em causa.

    Obgd

    #2
    É daquelas coisas, que convém ser resolvida a bem. Mas ele que fale com no agente de seguros dele e veja a melhor solução

    Comentário


      #3
      Oficinas e boa fé?

      Por muito que doesse à oficina e ao empregado, era logo mandar para o seguro...

      Comentário


        #4
        E exigir que seja na oficina que o dono do carro escolher.

        Cumps

        Comentário


          #5
          A questão aqui é como "obrigar" a oficina a seguir esse caminho? julgo que terão que reportar ao seguro deles, mas de que forma? não será um preenchimento de declaração amigável, suponho.

          Comentário


            #6
            eu nessas situações não papo grupos era logo para o seguro e acabou e chamava-se a policia se não quisessem a bem, agora andar nessas voltas isso é uma anedota...

            Comentário


              #7
              até acho que o empregado da oficina teve um acidente... o incidente pela situação não resolvida a cada dia que passa fica mais difícil de resolver. uma pessoa age de boa-fé e depois é que se lixa.

              Comentário


                #8
                Chamar a psp->activar o seguro->deixar o carro na oficina da marca e depois a responsabilidade cai em quem deve cair.

                Mais certo é o funcionario já ter ido para o olho da rua e depois é a palavra contra palavra.

                Não adianta ocultar o nome da oficina, pelo relato, ou é alguma norauto ou outra do genero.

                Comentário


                  #9
                  penso que a oficina è obrigada a ter seguro para essas situaçoes e o melhor è mesmo fazer a participaçao (tanto para a oficina como para ti para evitar mal entendidos).

                  Penso que para obrigares podes fazer a participaçao ao teu seguro penso eu mas o melhor seria teres chamado a policia para levantar o auto. se foi ao serviço da oficina o responsavel è sempre a entidade colectiva (oficina) e nao o empregado em si.

                  Comentário


                    #10
                    Se a oficina pretende assumir diretamente a situação, e se esse pedido foi acedido, então é razoável que a pessoa escolha a oficina de reparação e que também esse pedido seja acedido.

                    Se ninguém se entender, é meter no seguro, prazo de 8 dias, e escolher na mesma a a oficina.

                    Mas numa situação dessas nunca teria facilitado. No mínimo teria logo comunicado à minha seguradora.

                    Comentário


                      #11
                      a partir do momento em que a oficina ocultou o incidente perdeu a credibilidade.

                      acidentes acontecem e não podem ser escondidos.

                      já trabalhei em oficinas ( como empregado e como gestor ) e as regras eram muito claras quanto a isso.

                      o cliente tem de saber na hora e temos de resolver da melhor maneira para que o lesado não fique ainda mais chateado.

                      agora sem participação da Policia na hora, o teu amigo pode ter sorte ou azar - depende da boa fé do tal gestor que não esteve á altura no momento que devia e oxalá agora esteja.

                      Comentário


                        #12
                        Se for uma Norauto ou Feuvert, duvido que não queiram resolver isto a bem sem grande alarido.

                        Convém é não arrastar isso no tempo pois há muita rotatividade nessas casas e os assuntos podem morrer ou encalhar em responsáveis novos.

                        Bom senso e firmeza, as coisas resolvem-se. De resto, viver é aprender, não há que facilitar nessas situações, psp, seguro e o resto logo se resolve.

                        Comentário


                          #13
                          Chamar a PSP?
                          A partir do momento em que há uma declaração assinada pelo responsável a confirmar a ocorrência do acidente, o que é que a PSP adianta?

                          Participar ao seguro?
                          Certo, mas não é um seguro qualquer; é um RC exploração/laboração, do qual dificilmente conseguem saber a seguradora/apólice sem que seja a própria oficina a indicar. Mais, é um seguro que obriga a participação/assunção de responsabilidade pelo tomador para que as coisas avancem. Uma simples reclamação pode valer de pouco se a seguradora não se mexer (averiguar) e o tomador for "cabra".

                          Sugestão:
                          Tentar levar as coisas a bem, indicando que pretende realizar a reparação em oficina da sua confiança. O ideal é ser feito por carta registada com aviso de receção, devidamente documentada e com prazo para resposta. Caso a resposta não seja a que se pretende, penso que o ideal será pedir o livro de reclamações e eventualmente avançar com carta de Advogado.

                          De relembrar que a loja responsável é a do Algarve, pelo que se as coisas não forem levadas a bem, ou a situação tem que ser resolvida por essa loja ou pela casa mãe.

                          Comentário


                            #14
                            A questão do seguro é um pouco complexa: como o Vanquish diz e bem, descobrir a seguradora da oficina não é tarefa fácil. Em alternativa, se o meu familiar ativar o seu próprio seguro (DP), perde o bónus sem ter culpa. Há uma hipótese mais extrema que é preencher uma declaração amigável apenas do lado esquerdo, apresentar na seguradora e esta tentar depois tratar das coisas com a oficina. O problema é o tempo que isto pode levar e o desfecho que pode ter.

                            Entretanto, ele já ligou novamente para a delegação de Lisboa e ficaram de lhe devolver a chamada com novidades acerca das hipóteses para reparação. Serve como aprendizagem para futuras situações que espero não se repitam...

                            Comentário


                              #15
                              Se a oficina sugerida não serve, o teu familiar pode ir à oficina que conhece e confia, pedir um orçamento e deixar as oficinas entenderem-se. O responsável pela oficina que fez o estrago facilmente aceita desde que o preço seja o justo, até é preferível para evitar mais disputas caso a reparação não corra 100% como o esperado.
                              Em opção, é pedir para encontrarem uma oficina da rede ou parceiro que seja mais conveniente para o teu familiar.

                              O seguro é sempre uma opção, mas é natural que a oficina não forneça os dados sem antes tentar o acordo com o cliente.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                Se a oficina sugerida não serve, o teu familiar pode ir à oficina que conhece e confia, pedir um orçamento e deixar as oficinas entenderem-se. O responsável pela oficina que fez o estrago facilmente aceita desde que o preço seja o justo, até é preferível para evitar mais disputas caso a reparação não corra 100% como o esperado.
                                Em opção, é pedir para encontrarem uma oficina da rede ou parceiro que seja mais conveniente para o teu familiar.

                                O seguro é sempre uma opção, mas é natural que a oficina não forneça os dados sem antes tentar o acordo com o cliente.
                                É irrelevante fornecer os dados. Ele deveria informar a seguradora dele e depois ela actuar.

                                Quando tenho um acidente informo sempre a minha seguradora, mesmo que a responsabilidade seja do outro. A minha seguradora depois irá pedir responsabilidades.

                                Comentário

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