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Kit Valeo 4P conversão para Mono Massa

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    Kit Valeo 4P conversão para Mono Massa

    Tal como muita gente com os carros atuais e as peças que duram tão pouco tempo, por mais cuidado que se tenha.
    Já li e reli imensos post por causa da Bi massa e transformação, mas não existe nenhum que ajude, por isso decidi criar este.
    A ideia é quem conheça de alguém ou proprio de casos de sucesso de transformação de Bi massa para mono massa.

    A ideia, não é que ouviram falar, mas sem comprovar.

    O meu caso tenho um vectra C de 2005 Z19Dt caixa F40 de 120 cavalos. Carro comprado com 84.000 kms- A partir dos 105.000 kms começou a fazer pequenos barulhos. Mudei aos 120.000kms a Bi massa. Mandei vir de uma empresa do ebay de inglaterra um bi massa e embraigem novas... empresa essa que depois vim a saber com montes de reclamações, vendem tb kit de transformação para Mono massa de marca branca. Tive Azar ou a embraigem estraga a bi massa e passado 5.000 kms começou a dar sintomas. Por azar partiu-se o rolamento da primeira da caixa de velocidades e ao abrir viu-se que a bi massa estava com imensa folga. há dois anos e 7 meses comprei um kit da luk completo tudo que custou 725 euros numa loja portuguesa perto de casa na caixa. Passado 2 anos e 7 meses e em principio perto, mas menos de 50.000 kms. O pedal da embraigem fica colado, não ganha pressão. Mudei as bombas tanto do pedal como a da caixa e tudo igual, a bi massa tem imensa folga, apesar de não notar grande barulho e de sentir só um pequeno tremer do pedal, mas pouco. Farto do carro e dos problemas da Bi massa. Não estou para gastar 1000 euros de 2 em dois anos.
    Encomendei um Kit da Valeo 4P, em portugal não havia disponiveis e nem sabiam quando iriam ter, lá consegui o ultimo disponivel na europa. Está a caminho.
    Penso que de todos os Kit de transformação o mais seguro é o da Valeo

    A ideia é meter nesta primeira pagina casos concretos de bons e maus carros para meter mono massa. Mas quem no futuro pense nessa hipotese.
    Já li aqui numa Passat e num Leon, mas convém ter mais detalhes e meter aqui.
    O caso do meu carro irei informar.

    #2
    Originalmente Colocado por tyro Ver Post
    Tal como muita gente com os carros atuais e as peças que duram tão pouco tempo, por mais cuidado que se tenha.
    Já li e reli imensos post por causa da Bi massa e transformação, mas não existe nenhum que ajude, por isso decidi criar este.
    A ideia é quem conheça de alguém ou proprio de casos de sucesso de transformação de Bi massa para mono massa.

    A ideia, não é que ouviram falar, mas sem comprovar.

    O meu caso tenho um vectra C de 2005 Z19Dt caixa F40 de 120 cavalos. Carro comprado com 84.000 kms- A partir dos 105.000 kms começou a fazer pequenos barulhos. Mudei aos 120.000kms a Bi massa. Mandei vir de uma empresa do ebay de inglaterra um bi massa e embraigem novas... empresa essa que depois vim a saber com montes de reclamações, vendem tb kit de transformação para Mono massa de marca branca. Tive Azar ou a embraigem estraga a bi massa e passado 5.000 kms começou a dar sintomas. Por azar partiu-se o rolamento da primeira da caixa de velocidades e ao abrir viu-se que a bi massa estava com imensa folga. há dois anos e 7 meses comprei um kit da luk completo tudo que custou 725 euros numa loja portuguesa perto de casa na caixa. Passado 2 anos e 7 meses e em principio perto, mas menos de 50.000 kms. O pedal da embraigem fica colado, não ganha pressão. Mudei as bombas tanto do pedal como a da caixa e tudo igual, a bi massa tem imensa folga, apesar de não notar grande barulho e de sentir só um pequeno tremer do pedal, mas pouco. Farto do carro e dos problemas da Bi massa. Não estou para gastar 1000 euros de 2 em dois anos.
    Encomendei um Kit da Valeo 4P, em portugal não havia disponiveis e nem sabiam quando iriam ter, lá consegui o ultimo disponivel na europa. Está a caminho.
    Penso que de todos os Kit de transformação o mais seguro é o da Valeo

    A ideia é meter nesta primeira pagina casos concretos de bons e maus carros para meter mono massa. Mas quem no futuro pense nessa hipotese.
    Já li aqui numa Passat e num Leon, mas convém ter mais detalhes e meter aqui.
    O caso do meu carro irei informar.



    Tens este tópico, que se debruça sobre essa temática e casos no tópico, de trocas de "bi" para "mono".


    https://forum.motorguia.net/boxes/12...realizada.html
    Editado pela última vez por nto; 21 August 2018, 21:57.

    Comentário


      #3
      Se o carro vem de fabrica com bi-massa, está preparado para tal sistema, querer passar para mono não tem grande logica, andaram os engºs a estudar para o carro ficar mais suave etc com bi massa em vão.

      Já tinha comentado com o meu mecanico sobre tal alteração e não achou nada inteligente.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por CO2 Ver Post
        Se o carro vem de fabrica com bi-massa, está preparado para tal sistema, querer passar para mono não tem grande logica, andaram os engºs a estudar para o carro ficar mais suave etc com bi massa em vão.

        Já tinha comentado com o meu mecanico sobre tal alteração e não achou nada inteligente.
        Prefiro eu e muita gente se calhar um carro menos suave do que de pouco tempo em pouco tempo gastar 1000 euros
        Ou mudava ou mudava de carro ou comprava carro com caixa automativa ou a gasolina e metia a GPL

        Comentário


          #5
          Se calhar convém é comprar logo material de qualidade e certificado e convem que quem o monte saiba o que está a fazer.

          Certamente irá reduzir as chances de dar problemas.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por CO2 Ver Post
            Se calhar convém é comprar logo material de qualidade e certificado e convem que quem o monte saiba o que está a fazer.

            Certamente irá reduzir as chances de dar problemas.
            Que material de qualidade- Luk de origem comprada em loja fisica em Portugal, novo na caixa. E tem alguma ciencia em montar uma Bi massa e embraigem, não fui eu quem montei.
            Editado pela última vez por tyro; 21 August 2018, 21:44.

            Comentário


              #7
              Epá, vais-te arrepender em fazer isso.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                Epá, vais-te arrepender em fazer isso.
                Falas por falar, ou tens conhecimentos de causa

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por tyro Ver Post
                  Falas por falar, ou tens conhecimentos de causa
                  Nesse carro, não tenho conhecimento de causa.
                  Mas de carros em geral, posso-te dizer que em menos de um mês vais ficar com uma chocalheira de carro.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por tyro Ver Post
                    Falas por falar, ou tens conhecimentos de causa
                    Eu tenho conhecimento de um colega que fez isso num 1.9 TDI PD130, ja se arrependeu, desde o motor bem mais ruidoso e menos suave, como já apareceram vários barulhos parasitas no interior fruto do ralenti mais bruto, como o próprio engrenar de mudanças está mais seco e violento.

                    Sou sincero, era das coisas que nunca fazia num carro ainda mais num segmento D mesmo com alguns anos, preferia poupar, meter um bimassa em condições e ficava descansado. É mais caro, mas compensa pelo conforto que irás ter.

                    Comentário


                      #11
                      No tópico que coloquei acima, tens um user que fez essa troca precisamente no Vectra C.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por nto Ver Post
                        No tópico que coloquei acima, tens um user que fez essa troca precisamente no Vectra C.
                        nto, acho que faltou o topico

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                          Eu tenho conhecimento de um colega que fez isso num 1.9 TDI PD130, ja se arrependeu, desde o motor bem mais ruidoso e menos suave, como já apareceram vários barulhos parasitas no interior fruto do ralenti mais bruto, como o próprio engrenar de mudanças está mais seco e violento.

                          Sou sincero, era das coisas que nunca fazia num carro ainda mais num segmento D mesmo com alguns anos, preferia poupar, meter um bimassa em condições e ficava descansado. É mais caro, mas compensa pelo conforto que irás ter.
                          Estranho que nesse motor já li relatos que a transformação era boa.
                          Sabes que kit de monomassa montou? Marca?
                          E já agora o que é umBimassa em condiçoes? Descansado na Bi-massa, só se não tiver ou se fizer poucos kms, ou então tem muita sorte.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por tyro Ver Post
                            nto, acho que faltou o topico

                            De facto.

                            Aqui fica:

                            https://forum.motorguia.net/boxes/12...realizada.html

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por tyro Ver Post
                              Estranho que nesse motor já li relatos que a transformação era boa.
                              Sabes que kit de monomassa montou? Marca?
                              E já agora o que é umBimassa em condiçoes? Descansado na Bi-massa, só se não tiver ou se fizer poucos kms, ou então tem muita sorte.
                              Nunca é boa. Só um ignorante, que não sabe o que é que um bi-massa faz, é que diz que é boa.

                              A única coisa boa é ser barato, nada mais.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por tyro Ver Post
                                Tal como muita gente com os carros atuais e as peças que duram tão pouco tempo, por mais cuidado que se tenha.
                                Já li e reli imensos post por causa da Bi massa e transformação, mas não existe nenhum que ajude, por isso decidi criar este.
                                A ideia é quem conheça de alguém ou proprio de casos de sucesso de transformação de Bi massa para mono massa.

                                A ideia, não é que ouviram falar, mas sem comprovar.

                                O meu caso tenho um vectra C de 2005 Z19Dt caixa F40 de 120 cavalos. Carro comprado com 84.000 kms- A partir dos 105.000 kms começou a fazer pequenos barulhos. Mudei aos 120.000kms a Bi massa. Mandei vir de uma empresa do ebay de inglaterra um bi massa e embraigem novas... empresa essa que depois vim a saber com montes de reclamações, vendem tb kit de transformação para Mono massa de marca branca. Tive Azar ou a embraigem estraga a bi massa e passado 5.000 kms começou a dar sintomas. Por azar partiu-se o rolamento da primeira da caixa de velocidades e ao abrir viu-se que a bi massa estava com imensa folga. há dois anos e 7 meses comprei um kit da luk completo tudo que custou 725 euros numa loja portuguesa perto de casa na caixa. Passado 2 anos e 7 meses e em principio perto, mas menos de 50.000 kms. O pedal da embraigem fica colado, não ganha pressão. Mudei as bombas tanto do pedal como a da caixa e tudo igual, a bi massa tem imensa folga, apesar de não notar grande barulho e de sentir só um pequeno tremer do pedal, mas pouco. Farto do carro e dos problemas da Bi massa. Não estou para gastar 1000 euros de 2 em dois anos.
                                Encomendei um Kit da Valeo 4P, em portugal não havia disponiveis e nem sabiam quando iriam ter, lá consegui o ultimo disponivel na europa. Está a caminho.
                                Penso que de todos os Kit de transformação o mais seguro é o da Valeo

                                A ideia é meter nesta primeira pagina casos concretos de bons e maus carros para meter mono massa. Mas quem no futuro pense nessa hipotese.
                                Já li aqui numa Passat e num Leon, mas convém ter mais detalhes e meter aqui.
                                O caso do meu carro irei informar.
                                Descrição semelhante a um colaborador meu com um 8P 2.0tdi: colocou kit completo sachs, mudou rolamentos, tudo e os problemas continuaram (1º a saltar e ruído)

                                A folga é a palavra chave e se for como nos Audis e afins, podes colocar um kit completo, rolamentos, tudo novo e no final a folga (e os problemas) continua lá.

                                Eu não percebo de mecânica, mas a descrição na altura foi esta: "Numa das pontas onde encostam os (ou um dos) rolamentos do veio primário (fundo da caixa?!) há desgaste, desgaste esse que ou é resolvido num torneiro (provavelmente para o resto da vida útil do veículo) ou peça nova caríssima e que irá desgastar novamente (alumínio)."

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por tyro Ver Post
                                  Estranho que nesse motor já li relatos que a transformação era boa.
                                  Sabes que kit de monomassa montou? Marca?
                                  E já agora o que é umBimassa em condiçoes? Descansado na Bi-massa, só se não tiver ou se fizer poucos kms, ou então tem muita sorte.
                                  A maioria das pessoas que vejo a fazer tal alteração (e atenção, falo do que vejo, não é nenhuma estatística factual) é pessoal do "aço" pelo que trepidação não é o preocupante ou algo a ter em atenção.

                                  Não sei o kit que meteu, só o que me contou.

                                  Quando digo bimassa em condições falo de kits da Valeo, Luk, Sash ou assim... Diria que meter o igual a origem, dificilmente irás ter problemas. Claro que num Diesel a duração dos bimassa dependendo do uso (muita cidade por exemplo) não é a vida útil do carro, mas diria que em média 150.000km duram. Os diesel que tive com essa peça nunca deram problemas e sempre em cidade ou percurso curto onde o motor produz mais vibracoes por estar frio. Já FAP...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                    NTO se foi o Lino Marques ele montou bi massa. Já tinha comentado esse post á uns anos.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por tyro Ver Post
                                      NTO se foi o Lino Marques ele montou bi massa. Já tinha comentado esse post á uns anos.

                                      Já não me recordo sinceramente.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                        A maioria das pessoas que vejo a fazer tal alteração (e atenção, falo do que vejo, não é nenhuma estatística factual) é pessoal do "aço" pelo que trepidação não é o preocupante ou algo a ter em atenção.

                                        Não sei o kit que meteu, só o que me contou.

                                        Quando digo bimassa em condições falo de kits da Valeo, Luk, Sash ou assim... Diria que meter o igual a origem, dificilmente irás ter problemas. Claro que num Diesel a duração dos bimassa dependendo do uso (muita cidade por exemplo) não é a vida útil do carro, mas diria que em média 150.000km duram. Os diesel que tive com essa peça nunca deram problemas e sempre em cidade ou percurso curto onde o motor produz mais vibracoes por estar frio. Já FAP...
                                        Eu quando gastei 725 euros num kit novo da Luk, que é a que vem de origem e não foi a mais barato. Comprei o que vinha de origem. A caixa levou todos os rolamentos novos da caixa. Por isso é estou pelos cabelos pela Bi massa

                                        Comentário


                                          #21
                                          Não se percebe metade do que escreves... O meu é bimassa, leva 290 mil kms, o mecânico falava em mudar bimassa pelos sintomas do que eu lhe contava, andou assim uns 2 anos. Fui lá e não era nada, ainda anda aí. é da sachs e se der o berro, foram 300 mil (ou mais) sem problemas. é meter material igual e arranjar um mecânico, não um sapateiro.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Partes do principio que o problema é ser um bi massa, quando isso está a dar o berro com 50 mil km.... tem que haver ai algum problema que cause isso e convinha resolver isso primeiro..

                                            Comentário


                                              #23
                                              Já gastaste o €€ num kit completo (vamos supor que tudo bem instalado como deve ser)....se o ruído e/ou dificuldade em colocar primeira, mais o relato de folga no(s) rolamento(s) persiste, o problema não é o bimassa, eventualmente o tal desgaste do encosto do rolamento.

                                              Pesquisa aí na tua zona os "toninhos" do aço a ver se apanhas algum que saiba o que anda a fazer com caixas. O meu colega no mecânico da Audi não se safou; quando lá voltou com a solução do torneiro estavam ??? a olhar para ele.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Tenho um 1.6 com 300 mil

                                                Desde há muito tempo que faz um chocalhar mas só ao desligar o motor

                                                De resto ainda anda com a embraiagem original

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Tenho um 1.6 com 300 mil

                                                  Desde há muito tempo que faz um chocalhar mas só ao desligar o motor

                                                  De resto ainda anda com a embraiagem original

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por ek9t22 Ver Post
                                                    Tenho um 1.6 com 300 mil

                                                    Desde há muito tempo que faz um chocalhar mas só ao desligar o motor

                                                    De resto ainda anda com a embraiagem original

                                                    Tal como deve ser feito a ligar, faz também ao desligar o carro, que é carregar na embraiagem.

                                                    Evita o "chocalhar" e irá prolongar a mesma.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Atualizando - O kit Bi massa da marca Luk , Durou somente 48.000 kms e dois anos e meio.
                                                      No meu carro a primeira mudança não salta. Tive que mudar tudo porque o pedal da embraigem ficava em baixo, não ganhava pressão. Mudei a bomba do pedal e o rolamento de encosto e pelo que parece a folga na Bi massa fazia saltar o rolamento de encosto. Mandei vir um Kit 4 P da Valeo. Foi instalado no carro e o carro já anda, ainda só fiz 200 kms. Aos 10.000 kms volto a dar um ponto de situação. O carro tem 189.200 kms.
                                                      O que eu posso dizer para quem está a pensar mudar... Decisão dificil....Antes e depois. Para vender um carro com mono massa deve limitar muita gente na compra. Não sinto vibrações diferentes de origem, mas tem um trabalhar-barulho muito diferente, sente-se o barulho da caixa, parece que estamos dentro da caixa.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Há 4 anos atrás tive um problema com o volante bimassa no meu Audi A4 B8 e também fiquei com muitas dúvidas sobre o que fazer. Acabei por mudar bimassa + rolamento de encosto tudo original, na marca.

                                                        Foi bastante caro (1600€) mas ficou impecável e continua tudo perfeito, sem vibrações ou ruídos e com uma suavidade digna de registo. E a minha esposa dá um tratamento à embraiagem que até me faz arrepiar...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          por esse preço bem que vendia o carro "para vinho"!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Porra, e eu que com 222kkm ainda tenho embraiagem e bimassa de origem...

                                                            Comentário

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