Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Petição à Comissão Europeia: Vaping - quase 50.000 assinaturas.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sociedade Petição à Comissão Europeia: Vaping - quase 50.000 assinaturas.

    O vaping, desenvolvido em 2004 por um cientista cujo pai tinha morrido de cancro do pulmão e ele próprio grande fumador incapaz de abandonar o vício, foi o único desafio até hoje ao poderoso monopólio do tabaco criado em França no séc. XVIII e rapidamente difundido internacionalmente, tais os lucros daí provenientes.

    O vaping utiliza glicerol, propileno-glicol, vestígios de aromas alimentares e nicotina purificada a mais de 99.9%. O glicerol é a substância produzida em maior escala a nível mundial e a exposição a vapores de glicerol a nível profissional a única coisa que provoca é irritação das mucosas. O propileno-glicol é utilizado há décadas pela indústria farmacêutica nos aerossóis para asmáticos e doentes pulmonares, em medicamentos injectáveis (chega a ser 80% da ampola) e a nível alimentar. A nicotina é a única coisa que o fumador precisa e não é cancerígena. É um estimulante como a cafeína. O problema é que para obtê-la por combustão do tabaco, o fumador expõe-se a mais de 4.000 substância, algumas dezenas das quais cancerígenas.

    Os mais radicais dirão que os fumadores deviam era deixar o vício, com o que concordo. Acontece que a nicotina é uma substância extremamente aditiva. Não é por acaso que quase qualquer pessoa pode abdicar facilmente de um café, mas não se passa o mesmo com o cigarro.

    Aqueles que têm familiares que fumam, concerteza que prefeririam que estes mudassem para o vapor em vez de continuar a fumar. Os benefícios imediatos são a ausência de cheiro, não pôr os dentes amarelos, não provocar catarro e, quem corre nota a diferença em poucos dias. Uma pessoa minha conhecida que passou ao vapor há 3 anos e nunca mais tocou num cigarro, foi fazer um check-up de ORL e omitiou ao médico que era vaper, disse-lhe apenas que não fumava há 3 anos. Durante o exame, o médico disse-lhe. "você já tem cordas vocais de não fumador".

    Como ameaça que é ao monopólio do tabaco, o vaping tem sido alvo de desinformação patrocinada de forma camuflada pela poderosa indústria tabaqueira, à qual a própria Comissão Europeia já aderiu.

    Através de uma interpretação muito portuguesa da directiva europeia dos produtos do tabaco (TPD), o nosso país:

    - introduziu uma pesada taxa fiscal aos líquidos de nicotina, desproporcional por comparação europeia, sujeita às regras do imposto sobre o tabaco, que tem de ser paga antecipadamente e é incomportável pela pequena indústria do vaping.

    - proibiu as vendas online de líquidos e aparelhos, bem como a importação de qualquer país, incluindo países da União Europeia (compras transfronteiriças), sujeitando estas compras a contra-ordenações com coimas mínimas de 2.000€ e são conhecidos casos de aplicação deste regime a pequenas compras online para uso pessoal, o que lamentavelmente não é acompanhado pelos media.

    - conduziu ao súbito desaparecimento da esmagadora maioria dos estabelecimentos de vaping, quase todos PME com pequenos grupos de empregados que caíram no desemprego e ignorando a obrigação constitucional do Estado em apoiar as PME (note-se que nos EUA não foi possível avançar com taxas desproporcionais precisamente por limitações constitucionais que impõem a protecção do pequeno comércio).

    - fez com que continue a ser hipocritamente simples continuar a comprar tabaco, mas extremamente difícil mudar para a única alternativa existente, o vaping.


    Está actualmente a correr a nível comunitário uma petição à Comissão Europeia e defender a abolição da taxação dos líquidos para vaping. Não se pretende que o efeito seja a abolição das taxas, mas pelo menos que sejam impostas limitações à sua implementação desproporcionada, como aconteceu em Portugal.

    A petição conta já com quase 50.000 assinaturas e convida-se todos aqueles que fumam, têm amigos e familiares que fumam, têm posições antitabagistas, ou simplesmente não pretendem ser coniventes com a manipulação da Comissão Europeia pela desinformação subreptícia patrocinada pela indústria monopolista do tabaco, que percam 1 minuto a ler a petição e a assiná-la e a difundam. O desafio à indústria do cancro deve ser apoiado e não punido.

    https://www.change.org/p/european-co...he-eu-vape-tax

    #2
    O nosso governo encontrou mais uma forma de obter uns trocos através de produtos e mercados em crescimento. Somos o paí dos impostos, onde tudo se paga a peso pesado. Estou completamente de acordo que, se é para taxar, que seja nos vícios. O vaping é um deles. Não me preocupa.

    Comentário


      #3
      Apesar de não fumador, sou a favor do cigarro electrónico. Só o facto de não deixar fedor e acabar com as mortalhas já vale muito!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
        O nosso governo encontrou mais uma forma de obter uns trocos através de produtos e mercados em crescimento. Somos o paí dos impostos, onde tudo se paga a peso pesado. Estou completamente de acordo que, se é para taxar, que seja nos vícios. O vaping é um deles. Não me preocupa.

        Estou contigo.
        É melhor que o tabaco, mas nao é desculpa, pois quem comecou a fumar sabia dos efeitos e riscos. É um vicio e nao uma necessidade, por isso, enquanto houver IRS estupidos em Portugal, coisas muito mais importantes, que os vicios inuteis ajudem o país também.

        Comentário


          #5
          não fumo, nem muito menos apoio este tipo de vícios, portanto por mim podiam acabar de vez que não me afectava rigorosamente nada...
          Editado pela última vez por bigturbo; 07 September 2018, 13:45.

          Comentário


            #6
            Ou seja, há quem queira acabar com a industria tabaqueira na secretaria...

            Comentário


              #7
              Não sou fumador ativo e tento ser o menos possível passivo e penso que o cigarro electrónico pode ser uma boa alternativa, quando não se quer/consegue deixar de fumar.
              No entanto, não há muitos estudos do impacto desta forma de fumar.
              Eu gosto sempre de ver o suporte científico das coisas e, numa pesquisa rápida no pubmed, encontrei um artigo que mostra que o cigarro electrónico pode aumentar o risco de tromboses:

              https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30021806

              A minha opinião é exatamente esta retirada do paper acima: "...the negative health consequences of e-cigarette exposure should not be underestimated and warrant further investigation".

              Comentário


                #8
                O estudo foi realizado em ratos, como são a maioria dos estudos nesta área, quando não são feitos em tubo de ensaio.

                A questão que fica por responder é se esse risco (nos ratos, pois não passa disso) é maior, menor ou igual ao da combustão do tabaco, e isto antes de tirar tão latas conclusões de tão restrito estudo (sem desconsideração pelos autores, bem sabendo como é humana a gabarolice).

                Como sempre, nestes estudos tão catastrofistas falta a correlação com a realidade, ou seja onde estão os casos de trombose secundária ao cigarro electrónico? Por exemplo, sabe-se que a pílula feminina é trombogénica não porque tenha sido estudado o efeito na função plaquetária dos ratos, mas porque há casos clínicos conclusivamente demonstrados.

                Comentário


                  #9
                  Esse estudo foi publicado no Journal of the American Heart Association. Uma das revistas mais conceituadas na área.
                  Estou certo que a revisão que foi feita por pares foi muito severa.
                  Além disso, não acho que o principal ponto seja ver se é melhor, igual ou pior do que o tabaco. Quase de certeza é melhor.
                  No entanto, se há riscos, estudem-se antes de tomar medidas para massificar o hábito.

                  Comentário


                    #10
                    Obrigado pelo esclarecimento, Sapiens. Nunca tive dúvidas quanto à qualidade do artigo. Penso que os leitores já estão agora na posse de informações mais que suficientes para ajuizarem pelas suas cabeças.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Tux Ver Post
                      Apesar de não fumador, sou a favor do cigarro electrónico. Só o facto de não deixar fedor e acabar com as mortalhas já vale muito!
                      Não deixa TANTO fedor....

                      Comentário

                      AD fim dos posts Desktop

                      Collapse

                      Ad Fim dos Posts Mobile

                      Collapse
                      Working...
                      X