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Regeneração do filtro de particulas que não acaba

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    Regeneração do filtro de particulas que não acaba

    Boas.

    Na família há um corsa 1.3 cdti 95 cv de 2013 com FAP, com 140 mil kms.

    Ontem peguei no carro e ele começou a regenerar. Fiz mais de 60 kms, uns 40 em autoestrada e o carro não terminava a regeneração. A pessoa que anda com o carro não liga nenhuma a regenerações e aborta várias vezes. Mas foi mudado o oleo na semana passada (tinha mais de 1 litro de óleo/gasoleo no motor do que a quantidade normal).

    É normal um FAP não terminar a regeneração? Está na hora de tirar o fap?

    #2
    Deve estar todo entupido. Estranho ainda não ter entrado em safe mode.

    Comentário


      #3
      Esse carro basicamente é sucata, é livrar-se dele o mais depressa possivel.

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        #4
        Meu rico megane II 1.5 dci 100cv de 2004 com 195000 km..... 0 problemas 5 litros/100...

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          #5
          1L a mais? Dass.
          Ele para demorar tanto a regenerar é porque está todo entupido, o que não é de admirar tendo em conta essa utilização negligente.

          E sim, a remoção do FAP já era para ontem.
          Editado pela última vez por brkncrss; 10 September 2018, 20:03.

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            #6
            esse fap já deu o que tinha a dar, está entupido, ou substituir ou mandas remover...

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              #7
              Além q deve ter notado quebras significativas no andamento.
              Solução... Já tudo dito

              Comentário


                #8
                1 litro de "óleo" a mais em quanto tempo? A solução passaria por ter um carro sem FAP, ou colocar um novo nesse. Esses 40 kms em AE foram feitos em que regime de rpms.

                2 exemplos:
                - Astra H 1.7 Ecoflex, percurso estrada, tinha 1 litro a mais ao fim de 26 mil kms. Se abortou alguma regeneração, foi uma pequeníssima percentagem.
                - 520d F10, percurso maioritariamente urbano, tinha 1 litro a mais ao fim de 10 mil kms (foi trocado o óleo e filtro nessa altura). Deve ter abortado muitas.

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                  #9
                  Tenho uma 1.7/125 de 08, e também é normal ter 1l de óleo a mais quando faço a muda. Oleo+ gasóleo. Deita cá um cheiro..

                  O mais estranho é não ligar a luz de avaria com o 242f52.

                  Comentário


                    #10
                    Pode ser normal, mas não é lá muito saudável para o motor...

                    Comentário


                      #11
                      E ainda há quem sugira ilegalidades...irra .

                      Está avariado, substitui-se.

                      Comentário


                        #12
                        O meu 1.3 Cdti de Novembro de 2010, nunca deu problemas. Já vou com 275.000 kms. São 130 km/dia. Já o mesmo motor no Meriva, deu problemas no FAP quando o carro passou para a minha mulher a fazer 8 km/dia. Remédio, limpar FAP e mudar óleo com mais frequência. Despachei-o com 300.000 km.

                        Comentário


                          #13
                          FAP?! O que é isso?! A minha 1.5 tdci, nem se dá por ela a regenerar a maioria das vezes. Passam para cima dos 1000kms as regenerações dela.
                          Salvo erro, a última regeneração dela, sentia-a aos ~66500kms e neste momento está a chegar aos 68000kms.

                          Comentário


                            #14
                            Deve estar com a FAP entupida vais ter de mudar duvido que vá lá com uma regeneração forçada eu no meu A4 já perdi a conta das vezes que abortei regenerações mas até agora tudo bem

                            Comentário


                              #15
                              Quando retirares o FAP manda meter um tudo ligado ao escape a mandar os gases para o habitáculo

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por rafasantos Ver Post
                                Quando retirares o FAP manda meter um tudo ligado ao escape a mandar os gases para o habitáculo
                                Com esta ajuda, a viatura deve ter bom mecânico...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Billkid Ver Post
                                  Com esta ajuda, a viatura deve ter bom mecânico...
                                  Eu sei que entrei a matar.. Mas as pessoas teem de entender que se ele está lá, é para proteger a nossa saúde. Eu já gastei mais de 1100 euros numa peça dessas. Custou mas teve que ser. O culpado fui eu que comprei um carro a diesel, mas os percursos que faço são os ideias para um a gasolina. Assim que puder compro a gasolina

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por rafasantos Ver Post
                                    Eu sei que entrei a matar.. Mas as pessoas teem de entender que se ele está lá, é para proteger a nossa saúde. Eu já gastei mais de 1100 euros numa peça dessas. Custou mas teve que ser. O culpado fui eu que comprei um carro a diesel, mas os percursos que faço são os ideias para um a gasolina. Assim que puder compro a gasolina
                                    Se calhar avariou por excesso de cidade ou rotação baixa.... O problema n será a peça mas o uso lhe foi dado

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                                      #19
                                      Estás me a dar razão... Compramos carros a diesel quando o ideal seria a gasolina. Eu evito andar em rotações baixas. Mas apenas faço 20 km por dia. 10 para cada lado. Sou da Serra da estrela, no inverno o motor mal aquece

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Billkid Ver Post
                                        Se calhar avariou por excesso de cidade ou rotação baixa.... O problema n será a peça mas o uso lhe foi dado
                                        E isso também não é um problema dos outros.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por carlosfst Ver Post
                                          E isso também não é um problema dos outros.
                                          É o que o pessoal não entende, eu tenho de levar com a poluição excessiva quando se tira um fap, porque alguém não comprou o carro adequado as suas necessidades?

                                          Felizmente a mentalidade está a mudar e muito pessoal já se está a virar para gasolina ou entende que Diesel moderno não serve para tudo e mais alguma coisa.

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                            É o que o pessoal não entende, eu tenho de levar com a poluição excessiva quando se tira um fap, porque alguém não comprou o carro adequado as suas necessidades?

                                            Felizmente a mentalidade está a mudar e muito pessoal já se está a virar para gasolina ou entende que Diesel moderno não serve para tudo e mais alguma coisa.
                                            Mais ou menos.
                                            Imagina que eu faço 100km por dia, em cidade. Achas que para 100km por dia um otto se justifica? É simplesmente impossível um FAP regenerar eficazmente em ambiente de pára-arranca e com algumas interrupções do funcionamento do motor.
                                            Tens o exemplo das carrinhas de entregas, etc, que substituem FAPs como quem substitui filtros de gasóleo.

                                            Aqui o problema nem é toda a gente escolher o motor errado para a utilização. Na minha óptica, o problema está na tecnologia que infelizmente, por um motivo ou outro, ainda é um pouco primitiva e pressupõe apenas utilizações estradistas, quando há imensas pessoas que fazem milhares de quilómetros por mês em ambiente de cidade, apenas.
                                            A juntar a isso, as marcas evitam ao máximo falar dos FAP e das consequências de uma utilização "não ideal." A maior parte das pessoas nem sequer sabe o que é.
                                            Para exacerbar a situação, a esmagadora maioria dos automóveis nem tem um sistema de aviso de regeneração. Muito provavelmente porque as marcas acharam que isso iria ter decididamente um impacto negativo na imagem ou que iria requerer uma maior atenção por parte do utilizador ao veículo, o que para os dias de hoje é impensável.

                                            Retirar o FAP não é a solução politicamente correcta, mas é a solução que é mais viável economicamente, tendo em conta o estado em que a tecnologia ainda se encontra.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Isto é uma comédia......tantos problemas com os diesel com/sem FAP, por causa da saúde e se for preciso, mandam abaixo 2 maços de tabaco por dia!!!!!

                                              Comentário


                                                #24
                                                saca isso fora mas é

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                                                  Mais ou menos.
                                                  Imagina que eu faço 100km por dia, em cidade. Achas que para 100km por dia um otto se justifica? É simplesmente impossível um FAP regenerar eficazmente em ambiente de pára-arranca e com algumas interrupções do funcionamento do motor.
                                                  Tens o exemplo das carrinhas de entregas, etc, que substituem FAPs como quem substitui filtros de gasóleo.

                                                  Aqui o problema nem é toda a gente escolher o motor errado para a utilização. Na minha óptica, o problema está na tecnologia que infelizmente, por um motivo ou outro, ainda é um pouco primitiva e pressupõe apenas utilizações estradistas, quando há imensas pessoas que fazem milhares de quilómetros por mês em ambiente de cidade, apenas.
                                                  A juntar a isso, as marcas evitam ao máximo falar dos FAP e das consequências de uma utilização "não ideal." A maior parte das pessoas nem sequer sabe o que é.
                                                  Para exacerbar a situação, a esmagadora maioria dos automóveis nem tem um sistema de aviso de regeneração. Muito provavelmente porque as marcas acharam que isso iria ter decididamente um impacto negativo na imagem ou que iria requerer uma maior atenção por parte do utilizador ao veículo, o que para os dias de hoje é impensável.

                                                  Retirar o FAP não é a solução politicamente correcta, mas é a solução que é mais viável economicamente, tendo em conta o estado em que a tecnologia ainda se encontra.
                                                  Concordo em parte...

                                                  100km por dia, mesmo em cidade, não invalida as regeneração, um 1.5 DCI aguenta com tranquilidade muita cidade, e consegue regenerar mesmo em trânsito, como vários motores. Até porque o FAP regenera depende de factores de temperatura, pressão etc.

                                                  A cidade, fazendo 100km, vai é tornar as regeneraçoes mais frequentes porque há mais carvão a ser produzido. Pior ainda se o motor for desligado várias vezes ao dia.

                                                  Mas sim, 100km por dia em cidade, ou a utilização de um táxi, carrinha de entregas, também mata FAP, não é só os percursos curtos.

                                                  Quanto ao retirar, não vejo lógica, no princípio quando os FAP andavam a 1000-1500€ a sua mudança, ainda dava para engolir em seco.

                                                  Agora, FAP a menos de 400€, mais 100-150 de montagem, mudanças a menos ou pouco mais de 500€ por um novo, havendo já empresas que se dedicam a venda de FAP novo sem ser as marcas, ficando mais barato que muitas vezes o kit de bimassa ou um Turbo... sim, tirar será acaba por ficar mais barato, contudo também tem as suas desvantagens: fumo que o carro passa a deitar, a questão ambiental e a questão de IPO, se lhes dão na cabeça de começar a fiscalizar tal elemento, sai mais caro no final remover um FAP e meter outro, que meter logo um novo e assunto arrumado.

                                                  Mas tens razão no teu ponto de vista, um FAP não dá só problemas por se fazer percursos curtos, também da problemas pela própria tecnologia de funcionamento, sem dúvida.

                                                  Para mim, FAP é cancro, como tal, comprei um carro a gasolina (sem FAP) e não me preocupei mais com isso.
                                                  Originalmente Colocado por Myself Ver Post
                                                  Isto é uma comédia......tantos problemas com os diesel com/sem FAP, por causa da saúde e se for preciso, mandam abaixo 2 maços de tabaco por dia!!!!!
                                                  A diferença está, que fumar, essencialmente mataste a ti, tirar o FAP num Diesel, essencialmente, mata terceiro. Exagerando o exemplo.

                                                  Mas eu tenho a consciência tranquila, nao fumo nem tenho diesel.
                                                  Editado pela última vez por Carmaniaco90; 11 September 2018, 20:18.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Viva tenho estado indeciso entre a compra de carro a gasolina TrOC 1.5 TsI 150 CV DSG 7 ou diesel PUG 3008 HDI 1.5 com caixa auto de 8 ( servico) COM DESCONNTO DE CERCA DE 17% e 7000kms ( 3 meses) / adblue?

                                                    Atualmente tenho 2 viaturas ( seat ibiza 2002 1.2 a gasolina - cerca de 3000 kms ano em cidade - e Vw golf 1.9 tdi premiere com cerca de 15000 a 17000 ano) que não chatices a não ser as manutenções e o facto de serem algo antigas.

                                                    Estão bem tratadas apesar da idade..... e nem sequer penso em faps, apesar ds maior parte dos trajetos à semana serem em cidade com trajetos curtos (5 a 8 kms) em 2 a 3 viagens. Pretendia se possivel um suv mais moderno mas srm ax preocupações das FAP....

                                                    Agora, a questão do andar em cidade à semana e mais ao fim de semana, com 2 a 3 viagens de 5 Kms cada à semana, receio que ao fim de pouvo trmpo a FAP esteja com problemas.... Já para os carros a gasolina estes tipos de viagens é mau, quanto mais para diesel.. para a nova viatura poderia fazer cerca de 15000 a 20000 kms, 2 adultos e 2 crianças adolescentes.

                                                    Será má ideia o Diesel, apesar desta oportunidade de desconto e o facto das novas fap serem mais "fiáveis"?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      https://youtu.be/ituts4fWteQ

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                                        Tenho um familiar com esse carro e a Fap era um " cancro"...segundo me informaram esse modelo específico de motor da opel foi muito problemático. Atualmente ainda é assim tão problematico a FAP.....? Estou a falar no caso concreto dos motores do PUG3008 HDI. Os modelos DA PSA não costm ser menos problemáticos ou isso é conversa de vendedor?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post


                                                          Assim vai directamente para a parte em que fala do FAP.


                                                          https://youtu.be/ituts4fWteQ?t=954

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Devo ser a única pessoa que tem um diesel por aqui e nunca teve problemas com os filtro de partículas
                                                            Não me perguntem se está a regenerar se está a fazer isto e está a fazer aquilo se aumenta o consumo 0.00000** litros quando regenera, se aumenta a rotação, etc, etc...nem dou por isso... nunca dei por isso em carro algum.
                                                            como ando com o AC sempre ligado inverno e verão por norma a ventoinha também trabalha mais vezes e não ajudar se quer a perceber algum comportamento devido ao filtro de partículas.
                                                            A única coisa que aumenta é a conta do gasóleo ao final do mês que não pára de subir

                                                            Comentário

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