Anúncio

Collapse
No announcement yet.

The Doors (of perception)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    The Doors (of perception)

    Ao ver hoje e ouvir alguns cds mais antigos acabei por ouvir o 1ºalbuns dos Doors que embora o tenha em cd foi para substituir o antigo vinil conprado já na década de 80 estando nessa altura a banda extinta.
    Doors foi talvez a banda que mais ouvi e que mais me marcou na adolescência, pela sua irreverência muito á frente para a época, sem duvida um grito á liberdade e quebrando as severas regras da normalidade da época.
    Claro que tambem havia outras bandas fabulosas na década de 60 e 70 que se ouviam nos anos80 e claro a musica “pop” dos inicio dos anos 80 como os U2, os Duran Duran ou mesmo os Depeche Mode , Nirvana nos anos 90..etc
    No entanto Doors consegue ser imortais e hoje ao fim de bastante tempo sem os ouvir , é impossivel ficar indiferente quer pelas recordações de ter passado horas a ouvi-los nos tempos de escola e ferias e me fazendo recordar outros tempos, outras pessoas outras emoções e sensações e momentos únicos e que se certa forma deixam saudade pois foram momentos únicos.[:I]

    Como tal ouvi senti alguma emoção e adrenalina a ouvir temas que já não ouvia á bastante tempo como (talvez o meu preferido) “break on through” ou o “The End” entre tantos…[B)]
    Então lembrei-me de criar um tópico sobre eles onde certamente interessará a quem gosta e a novas pessoas que nem os conhecem.
    Resta salientar que Doors actualmente existem os 3 elementos banda que continuam a ser excelentes músicos onde a musica electrónica psicadélica ainda é tocada, mas o seu emblemático vocalista que nunca foi propriamente um musico mas era ele que escrevia as letras acabou por morrer em 1971






    James Douglas Morrison, mais conhecido como Jim Morrison, (Melbourne, Flórida, 8 de Dezembro de 1943 - Paris, 3 de Julho de 1971) foi um cantor, compositor e poeta norte-americano. Foi o vocalista e autor das letras da banda rock norte-americana The Doors.
    Jim Morrison era filho do almirante George Stephen Morrison e sua mulher Clara Clark Morrison, ambos funcionários da marinha americana. Seus pais que eram conservadores e rigorosos, todavia Jim acabou por tomar para si pontos de vista completamente antagónicos aos que lhe foram ensinados.
    De acordo com Morrison, um dos eventos mais importantes da sua vida aconteceu em 1954 durante uma viagem de família ao Novo México, que ele assim descreveu:
    A primeira vez que descobri a morte…eu, os meus pais e os meus avós, íamos de automóvel no meio do deserto ao amanhecer. Um caminhão carregado de índios, tinha chocado com outra viatura e havia índios espalhados por toda a auto-estrada sangrando. Eu era apenas um miúdo e fui obrigado a ficar dentro do automóvel enquanto os meus pais foram ver o que se passava. Não consegui ver nada – para mim era apenas tinta vermelha esquisita e pessoas deitadas no chão, mas sentia que alguma coisa se tinha passado, porque conseguia perceber a vibração das pessoas à minha volta, então de repente apercebi-me que elas não sabiam mais do que sobre o que tinha acontecido. Esta foi a primeira vez que senti medo...e eu penso que nessa altura as almas daqueles índios mortos – talvez de um ou dois deles – andavam a correr e aos pulos e vieram parar à minha alma, ,e eu apenas como uma esponja, ali sentado a absorvê-las.
    Morrison tornou-se um descobridor, interessado em explorer novos caminhos e sensações diferentes, e seguiu uma vida de boémia na Califórnia, frequentou a Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), deambulando por lá, dormindo e sofás e nos telhados, andou por VenezaLos Angeles, devorando livros. Após a graduação pela UCLA, Morrison leu alguns poemas a um colega seu Ray Manzarek e ambos decidiram na hora fazer uma banda rock. Para completar a banda vieram mais dois membros juntar-se a eles, Robby Krieger e John Densmore. O nome da banda – The Doors foi inspirado no livro The Doors of Perception de Aldous Huxley que o tinha ido buscar a um verso de um poema de William Blake, que dizia: “When the doors of perception are cleanesed/ Things will appear as they are, Infinite”, (quando as portas da percepção estão limpas/ as coisa aparecem como são, Infinitas). Morrison desenvolveu um estilo de cantar único e um estilo de poesia a tocar fortemente no misticismo.
    Morrison adoptou a alcunha de “Mr. Mojo Risin’”, um anagrama de “Jim Morrison” e que ele usou como refrão na música “LA woman” no álbum do mesmo nome e o último que gravou. Era também chamado deLizard King retirado de um verso do seu famoso épico “The celebration of the Lizard”, parte do qual foi gravado no álbum Waiting For The Sun, adaptado a musical nos anos 90.
    Ainda antes da formação dos Doors, Morrison começou a consumir várias drogas, a beber álcool em grandes quantidades e a entregar-se a diversos ‘’bacanais’’, aparecendo embriagado para as sessões de gravação (podendo ouvir-se soluços em “Five to one”).
    Em Março de 1971, Morrison mudou-se para Paris com o propósito de se concentrar na escrita.
    Imagem:Jimorrison.jpg
    Jim Morrison, em sua foto mais clássica.
    [img]uploaded/Nephilim/200610102555_jim.jpg[/img]

    Em Paris morreu, em 3 de Julho de 1971, na banheira com a idade de 27 anos; muitos fãs e biógrafos especularam sobre a causa da morte, se teria sido por overdose, ou possivelmente um assassinato feito pelas autoridades do governo americano. Morrison referiu-se a si próprio como sendo o nº 3, a morrer misteriosamente, tendo sido os dois primeiros Jimi Hendrix e Janis Joplin. O relatório oficial diz que foi “ataque de coração” a causa da sua morte. Está sepultado no famoso cemitério do Père-Lachaise em Paris. Devido a atos de vandalismo de alguns fãs, por diversas vezes a associação de amigos do cemitério sugeriu que o corpo fosse transferido para outra necrópole.
    Alguns fãs acham que Morrison forjou a sua morte, para conseguir escapar à fama e popularidade. Teóricos da conspiração referem-se ao facto que a sua namorada de longa data, Pamela Courson ter dito que Morrison estava apenas cansado e a repousar num hospital, dizem também que muito poucas pessoas terão visto o corpo de Morrison antes do funeral e que ele teria brincado meses antes com os outros membros da banda, dizendo que ia fugir para África. John Densmore, baterista dos Doors terá dito que achava a campa muito pequena. Histórias mais recentes afirmam que terá sido visto vivo, e levando uma vida de cowboy, e o realizador Gerald Pitts clama tê-lo descoberto num rancho em 1998. Para alguns, Morrison foi um rebelde, para outros um poeta do rock.

    O 1ºalbum...

    [img]uploaded/Nephilim/200610102736_doors_h.jpg[/img]

    "Break on Through" sem duvida uma das que mais me identifiquei
    http://www.youtube.com/watch?v=UIRAa...elated&search=

    exerto ao vivo de "The End" uma musica calma que era um grito de revolta que serviu a banda sonora do "Apocalypse Now" de Francis Ford Copolla
    http://www.youtube.com/watch?v=Z7Zuc...elated&search=

    "Gloria"
    http://www.youtube.com/watch?v=WoTja...elated&search=




    Dedico este tópico a todos aqueles que já abriram e ultrapassaram a porta...






    #2
    "Roadhouse blues" talvez a musica mais famosa dos Doors mas que nunca me deixou indiferente[B)] pura adrenalina
    http://www.youtube.com/watch?v=9Do6a...elated&search=

    "L.A. woman"
    "o meu sonho era ter um carro destes(ford mustang) qdo fosse grande..."[8D]


    http://www.youtube.com/watch?v=rgVA1...elated&search=


    Comentário


      #3
      Já agora.. Recomendo também o filme The Doors (1991).. Obrigatorio para quem gosta da banda..

      Comentário


        #4
        http://www.youtube.com/watch?v=pIE3CTi6pkY

        "back door man" ao vivo e bastante improvisado [:I]...Brutal!!![^]

        http://www.youtube.com/watch?v=t2Mug...elated&search=
        "ligth my fire" ao vivo em versão longa...
        A parte instrumental deste tema ao vivo é de um psicadelismo simplesmente fenomenal...[B)][B)][B)] brutal!!![^]

        Comentário


          #5
          Light my fire rula [8D]

          Comentário


            #6
            http://www.youtube.com/watch?v=qzOKy...elated&search=

            "when the music´s over" mais um "grito"

            e o calmo e soberbo tema "people are strange" que estranhas que as pessoas são...e continuam a ser...[:I] do album "strange days"
            http://www.youtube.com/watch?v=JcDsR3PKwHM

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por mundano

              Já agora.. Recomendo também o filme The Doors (1991).. Obrigatorio para quem gosta da banda..
              O filme é porreiro e é um filme dificil de realizar mas acaba por retratar um pouco do que foi a banda e é bem dirigido pelo Oliver Stone...vi esse filme umas 5 vezes mas já conhecia os videos todos.;)

              Comentário


                #8
                ALELUIA!!!!

                Alguém que me compreende!!!!![^]

                Unknown Soldier
                Not to touch the Earth
                LA Woman

                Epá...todas as músicas deles são para mim, lemas de vida!

                Caríssimos, na minha opinião, não houver melhor em toda a história do Rock.
                Para mim apenas existe pré e pós-Doors!!!!

                Comentário


                  #9
                  Agora lembrei-me de uma dos Doors, que depois foi adaptada por Snopp Dogg para um videojogo.

                  Riders On The Storm
                  http://www.youtube.com/watch?v=IqRRJyCb_lM

                  O Riders of the storm retrata isto:
                  "A primeira vez que descobri a morte…eu, os meus pais e os meus avós, íamos de automóvel no meio do deserto ao amanhecer. Um caminhão carregado de índios, tinha chocado com outra viatura e havia índios espalhados por toda a auto-estrada sangrando. Eu era apenas um miúdo e fui obrigado a ficar dentro do automóvel enquanto os meus pais foram ver o que se passava. Não consegui ver nada – para mim era apenas tinta vermelha esquisita e pessoas deitadas no chão, mas sentia que alguma coisa se tinha passado, porque conseguia perceber a vibração das pessoas à minha volta, então de repente apercebi-me que elas não sabiam mais do que sobre o que tinha acontecido. Esta foi a primeira vez que senti medo...e eu penso que nessa altura as almas daqueles índios mortos – talvez de um ou dois deles – andavam a correr e aos pulos e vieram parar à minha alma, ,e eu apenas como uma esponja, ali sentado a absorvê-las. " (retirado do topico principal)

                  Riders on the storm
                  Riders on the storm
                  Into this house were born
                  Into this world were thrown
                  Like a dog without a bone
                  An actor out on loan
                  Riders on the storm

                  Theres a killer on the road
                  His brain is squirmin like a toad
                  Take a long holiday
                  Let your children play
                  If ya give this man a ride
                  Sweet memory will die
                  Killer on the road, yeah

                  Girl ya gotta love your man
                  Girl ya gotta love your man
                  Take him by the hand
                  Make him understand
                  The world on you depends
                  Our life will never end
                  Gotta love your man, yeah

                  Wow!

                  Riders on the storm
                  Riders on the storm
                  Into this house were born
                  Into this world were thrown
                  Like a dog without a bone
                  An actor out alone
                  Riders on the storm

                  Riders on the storm (x5)

                  Comentário


                    #10
                    Spanish Caravan (aparece o nome de Portugal)

                    Carry me caravan take me away
                    Take me to portugal, take me to spain
                    Andalusia with fields full of grain
                    I have to see you again and again
                    Take me, spanish caravan
                    Yes, I know you can
                    Trade winds find galleons lost in the sea
                    I know where treasure is waiting for me
                    Silver and gold in the mountains of spain
                    I have to see you again and again
                    Take me, spanish caravan
                    Yes, I know you can

                    Comentário


                      #11
                      http://www.youtube.com/watch?v=h-9vP...elated&search=
                      uma versão ao vivo de "the end" um tema polémico em plena querra do vietnam em que a letra ousada contra a (i)moral sociedade americana da epoca levou Jim Morrison varias vezes á cadeia[:I]

                      partes da letra tiveram que ser "comidas" entre os labios com uma policia sempre atenta...[|)]



                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por Bruno Grilo

                        Spanish Caravan (aparece o nome de Portugal)

                        Carry me caravan take me away
                        Take me to portugal, take me to spain
                        Andalusia with fields full of grain
                        I have to see you again and again
                        Take me, spanish caravan
                        Yes, I know you can
                        Trade winds find galleons lost in the sea
                        I know where treasure is waiting for me
                        Silver and gold in the mountains of spain
                        I have to see you again and again
                        Take me, spanish caravan
                        Yes, I know you can
                        essa foi dedicada a nós Ibéricos:D

                        http://www.youtube.com/watch?v=oJYz9aqd3yU

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por Bruno Grilo

                          Spanish Caravan (aparece o nome de Portugal)

                          Carry me caravan take me away
                          Take me to portugal, take me to spain
                          Andalusia with fields full of grain
                          I have to see you again and again
                          Take me, spanish caravan
                          Yes, I know you can
                          Trade winds find galleons lost in the sea
                          I know where treasure is waiting for me
                          Silver and gold in the mountains of spain
                          I have to see you again and again
                          Take me, spanish caravan
                          Yes, I know you can
                          EDIT: O Neph foi mais rápido a postar o link do video!

                          Comentário


                            #14
                            http://www.youtube.com/watch?v=9jMg_...elated&search=

                            Um das mais fantasticas musicas já na altura a criticar a já decadente sociedade americana e as suas guerras...
                            um video imortal...[^][^][^]

                            Comentário


                              #15
                              http://www.youtube.com/watch?v=PECk9A-07Pw

                              o tema "touch me" acompanhado por uma orquestra... talvez o dos temas engraçados e mais careta para meninas apaixonadas[:I]...tudo a contrastar com o olho negro do guitarrista...:D:D:D:D

                              Comentário


                                #16
                                Eu não gosto de doors nada mesmo, no entanto ouvia sempre quando era miudo a custa dos meus irmãos, mas nunca gostei e aceito quem goste há gostos para tudo:P

                                Comentário


                                  #17
                                  http://www.youtube.com/watch?v=fFF7w...elated&search=

                                  Aqui o "Hello I love you" em "play back" em plena rua para a palhaçada ver e para cumprir contrato com a editora[:I]

                                  Comentário


                                    #18
                                    Outro tema que aprecio bastante..."not to touch the earth" soberbo...[^]


                                    http://www.youtube.com/watch?v=Rdang...son%20thedoors

                                    Comentário


                                      #19
                                      Adoro os Doors, apesar de ser uma banda que só há pouco tempo começei a ouvir . As minhas músicas preferidas são:

                                      People are strange

                                      Love me to times

                                      Break on through (to the other side)

                                      When the music is over

                                      e a mais conhecida de todas Light my fire ;)

                                      Comentário


                                        #20
                                        um amigo neu adora...

                                        confesso que detesto,nao tem nada a ver é mesmo musica ultrapassada e sem logica...
                                        sao umas palavras que soam bem,mas nao tem nada a ver...
                                        e queen é igual...nunca gostei minimamente!

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por Nephilim

                                          citação:Originalmente colocada por mundano

                                          Já agora.. Recomendo também o filme The Doors (1991).. Obrigatorio para quem gosta da banda..
                                          O filme é porreiro e é um filme dificil de realizar mas acaba por retratar um pouco do que foi a banda e é bem dirigido pelo Oliver Stone...vi esse filme umas 5 vezes mas já conhecia os videos todos.;)

                                          Fantastico!!!!

                                          No meu aniversario ofereceram-me o livro "Ultimos Escritos de Jim Morrison" adorei!

                                          Desde os 15 anos a banda de eleição! Lembro-me perfeitamente de levar o walkman para a escola e passar o dia todo a ouvir as cassetes.(Sim nas aulas tambem[8)] )


                                          EDIT: acho o Val kilmer muito bom para o papel.

                                          Comentário


                                            #22






                                            O meu Album preferido.

                                            Comentário


                                              #23
                                              upa upa

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por Xcuz

                                                um amigo neu adora...

                                                confesso que detesto,nao tem nada a ver é mesmo musica ultrapassada e sem logica...
                                                sao umas palavras que soam bem,mas nao tem nada a ver...
                                                e queen é igual...nunca gostei minimamente!
                                                a musica nunca é ultrapassada[8]...seja que musica for.

                                                A musica é imortal sempre... ontem ouvi doors que já não ouvia há anos... tb tenho musica actual e até mais antiga como musica celta ou até mesmo musica medieval.

                                                Então musica medieval ou Andina tb está ultrapassada pelos visto...[8]

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por Nephilim

                                                  citação:Originalmente colocada por Xcuz

                                                  um amigo neu adora...

                                                  confesso que detesto,nao tem nada a ver é mesmo musica ultrapassada e sem logica...
                                                  sao umas palavras que soam bem,mas nao tem nada a ver...
                                                  e queen é igual...nunca gostei minimamente!
                                                  a musica nunca é ultrapassada[8]...seja que musica for.

                                                  A musica é imortal sempre... ontem ouvi doors que já não ouvia há anos... tb tenho musica actual e até mais antiga como musica celta ou até mesmo musica medieval.

                                                  Então musica medieval ou Andina tb está ultrapassada pelos visto...[8]
                                                  HIP HOP É QUE É! [:I]

                                                  [8][8][8]

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    hip hop tb tá ultrapassado entao já existe há tantos anos...lololo e o boné continua igual ololo

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      http://www.youtube.com/watch?v=736OqBAwGSU

                                                      Doors num passeio de barco e o adagio de Albioni..... divinal[^]

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        http://www.youtube.com/watch?v=OUc4h...elated&search=

                                                        Isto é uma breve história do génio...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Engraçado que por acaso abri este tópico a ouvir a Alabama Song
                                                          Gosto bastante de Doors e o filme The Doors está muito bom.

                                                          Sabiam que no filme, o Val Kilmer é que canta em todas as músicas? Até os restantes membros da banda ainda vivos tiveram dificuldade em distinguir a voz dele do verdadeiro Jim Morrison.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por Nafs

                                                            Engraçado que por acaso abri este tópico a ouvir a Alabama Song
                                                            Gosto bastante de Doors e o filme The Doors está muito bom.

                                                            Sabiam que no filme, o Val Kilmer é que canta em todas as músicas? Até os restantes membros da banda ainda vivos tiveram dificuldade em distinguir a voz dele do verdadeiro Jim Morrison.
                                                            Foi o melhor actor que podia interpretar o Jim!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X