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Correia partida num motor a gasolina - quem assume?

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    Correia partida num motor a gasolina - quem assume?

    * no titulo está correia, é corrente.
    Viva!
    Uma questao rapida, que tenho debatido com amigos e conhecidos, relativamente â seguinte situaçao:
    BMW 116 i de 2005.
    manutençao regular.
    Quilometragem: 240.000
    Situaçao: quebra de corrente de distribuiçao
    Duvida: A corrente é ou nao uma peça interna do motor, que ao contrario das correias dos diesel, nao carece de manutençao? E sendo assim, sera que a marca deve assumir defeito no material, ou pelos anos e quilometros do carro, é impossivel pedir isso à marca?

    Creio que ha opinioes divergentes.
    Editado pela última vez por Marbosa; 19 September 2018, 14:08.

    #2
    és tu que assumes do teu próprio bolso e não a marca...

    Comentário


      #3
      Até as que partiam dentro da garantia havia problemas em assumir quanto mais...

      Boa sorte!

      Cump.

      Comentário


        #4
        É daquelas coisas que... poderão ser levantados muitos "s"... como o tipo de óleo usado, o seguir os planos recomendados...

        E como referido, em carros mais recentes, em que marca não reconhece o problema...


        Já agora, também há carros de corrente a diesel .

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por nto Ver Post
          É daquelas coisas que... poderão ser levantados muitos "s"... como o tipo de óleo usado, o seguir os planos recomendados...

          E como referido, em carros mais recentes, em que marca não reconhece o problema...


          Já agora, também há carros de corrente a diesel .
          basicamente já disseste tudo, um carro com 240.000km's rodados e 13 anos de idade, a marca nem sequer quer saber... já novos em garantia é o que é, quanto mais nesta situação...

          Comentário


            #6
            Correia ou corrente?

            Comentário


              #7
              A marca cobre as avarias que houverem com o carro até 1 milhão de kms e 50 anos.

              Ironic mode off

              Comentário


                #8
                Carro com 13 anos e 240.000km, adivinha lá quem é que paga as "surpresas"...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ice Ver Post
                  Até as que partiam dentro da garantia havia problemas em assumir quanto mais...

                  Boa sorte!

                  Cump.
                  Infelizmente também foi o primeiro pensamento que tive.

                  Comentário


                    #10
                    Estou a ver que até nos otto as correntes na BMW dão raia. Isso foi motor para o lixo não?!

                    Comentário


                      #11
                      Só um detalhe, o nto já falou mas convém esclarecer.

                      As correntes ou correias nada têm a ver com o motor ser diesel ou gasolina.

                      Não estaria normalmente aqui a escrever isto mas penso que deves ter o máximo de info correcta do teu lado.

                      A minha opinião:

                      As correntes não costumam ter troca programada. Isso significa que serão trocadas se apresentarem sintomas de desgaste como qualquer peça.

                      Repara, um injector também não é para trocar de x em x, mas pode avariar. Isto aplica-se a qualquer peça.

                      O problema é que esta "avaria" revelou-se catastrófica para o motor.

                      Deixo uma pergunta: se ao invés de ser a corrente, se fosse um injector a danificar o motor (não é impossível) ou uma biela, cambota... reclamarias num carro com 240 mil kms?

                      A única dúvida que tenho é se existia algum ruído diferente na última vez que estiveste na tua revisão.

                      Se de facto o carro entra na oficina a chocalhar e sai de lá com o óleo trocado e a chocalhar... aí sim, tens razão de queixa da oficina, seja ela da marca ou não.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                        Estou a ver que até nos otto as correntes na BMW dão raia. Isso foi motor para o lixo não?!
                        É o primeiro caso que ouves nos otto? Eu nunca tinha ouvido. Mas 13 anos, 240 mil kms, sem conhecer o historial, não se poderá dizer muito.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                          É o primeiro caso que ouves nos otto? Eu nunca tinha ouvido. Mas 13 anos, 240 mil kms, sem conhecer o historial, não se poderá dizer muito.
                          também por acaso nunca tinha ouvido problemas de correntes nos motores a gasolina, sempre nas versões diesel, seja como for, lá está ,idade e km's e como foi tratado a manutenção, e já referido o carro tinha de ter começado a fazer um barulho fora do comum antes da correia se partir, e user não deu atenção a isso, ai tem o resultado...

                          Comentário


                            #14
                            Atenção a um detalhe, uma corrente de distribuição, ao contrário da correia, requer alguma atenção.

                            Níveis de óleo muito baixos ou atraso nas mudas pode condicionar a sua vida útil.

                            A correia de facto é mudada de X em X, mas é livre de manutenção. Já a corrente é um órgão lubrificado...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                              Estou a ver que até nos otto as correntes na BMW dão raia. Isso foi motor para o lixo não?!

                              Os motores otto do Mini, aqueles feitos em cooperação com PSA, também tiveram os seus "quês" a nível das correntes.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                Atenção a um detalhe, uma corrente de distribuição, ao contrário da correia, requer alguma atenção.

                                Níveis de óleo muito baixos ou atraso nas mudas pode condicionar a sua vida útil.

                                A correia de facto é mudada de X em X, mas é livre de manutenção. Já a corrente é um órgão lubrificado...


                                Nem mais, atendendo que a mesma é lubrificada... e em alguns casos, mesmo o nível abaixo do meio (entre máximo e mínimo), não será aconselhado.

                                Comentário


                                  #17
                                  hehe, mas um a ir para a sucata. é para não serem manientos

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                    Atenção a um detalhe, uma corrente de distribuição, ao contrário da correia, requer alguma atenção.

                                    Níveis de óleo muito baixos ou atraso nas mudas pode condicionar a sua vida útil.

                                    A correia de facto é mudada de X em X, mas é livre de manutenção. Já a corrente é um órgão lubrificado...
                                    Nem mais, daí estar sempre atento ao nível do carro da minha mulher.

                                    Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                    Os motores otto do Mini, aqueles feitos em cooperação com PSA, também tiveram os seus "quês" a nível das correntes.
                                    Sim, é verdade, mas para o caso é indiferente já que se trata de outro motor.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Jaime1 Ver Post
                                      hehe, mas um a ir para a sucata. é para não serem manientos
                                      Queres desenvolver?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post


                                        Sim, é verdade, mas para o caso é indiferente já que se trata de outro motor.

                                        Sim, é outro motor, mas foi para deixar apontamento.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                                          Estou a ver que até nos otto as correntes na BMW dão raia. Isso foi motor para o lixo não?!
                                          Dão em todas as marcas se não se tiver o devido cuidado.

                                          Em muitos desses carros, vinha especificado no manual a necessidade de verificar a corrente de distribuição aos 200/250mil e trocar aos 400/500mil. Poucos partiam antes da 1ª inspecção, e todos os que partiam tinham passado duvidoso.
                                          O problema não era tanto a corrente em si, mas os passadores e tensores.
                                          A falha mais comum é mesmo nos passadores, a parte de plástico parte e separa-se do resto e a correia fica com menos tensão. Ainda assim, há registo de muitos em que isso acontece e apenas fazem ruido, não saltam sequer 1 dente. Só partem se o dono pensar que tem um rancho de folklore no capot e até gosta.

                                          Com essa kilometragem, qualquer mecânico (pelo menos) razoável, podia ter alertado o dono para essa operação.

                                          A BMW obviamente não assume nada, nem tem que assumir.

                                          Comentário

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