Ora continua a minha saga.
Desta vez em mais uma deslocação em trabalho foi-me atribuido uma OPEL VECTRA CARAVAN 1.9CDTI (penso que seja a de 120cvs uma vez que o lettering era todo em prata).
Primeiras impressões exteriores:
É grande!
Pôrra! É que é mesmo grande... [8)] Ahhhh... e é feia!
Pôrra! É que é mesmo feia! :D
Apercebo-me que é pré-restyling uma vez que as ópticas dianteiras ainda são aquelas todas "quadradonas".
No check feito antes de me ser entregue a carrinha fico a saber que o facto de ser grande já lhe tinha custado uma séria pancadas em todo o seu perímetro... é que não se aproveitava um painel sem um qualquer risco ou vinco.
Embora não fosse nada de vergonhoso... não deixei de achar estranha uma rent-a-car como aquela entregar um carro com tantos "estragos".
Entrei na carrinha!
Assim que me sentei e olhei para os manómetros percebi que já se tratava um carro com bastante utilização, marca uns já expressivos (para rent-a-car...) mais de 45000kms.
Os interiores já conhecia muito embora com outro nivel de equipamento (pele, gps, etc...) agora esta devia ter o equipamento mais acessivel. Os bancos eram normalissimos com um tecido cinza claro e pouco agradável para um carro do segmento "D". O ambiente a bordo era fracote, muito tom de cinzento, muito plástico. Apenas a consola central dadas as dimensões acaba por causar algum impacto visual.
Confesso que demorei algum tempo a conseguir encontrar a posição indicada para minha condução... e a verdade é que apesar de muitas tentativas nunca consegui a ideal. A verdade é que acabei smp por ficar a zona dos ombros e cabeça muito afastada do banco e encosto de cabeça, respectivaemnte. Tal facto fez com que me sentisse bastante cansado no final do dia... (Smp foram quase mil kms...).
Rodar a chave.
Motor a frio ruidoso lá fora, lá dentro nada de escandaloso bem pelo contrário. Bom nível de insonorização.
Estes motores 1.9 da FIAT estão realmente muito interessantes. Mesmo sendo o de 120cvs mostrou-se muito solicito mesmo a frio e apeasr de se notar bem o tal fosso até ás 2000, a verdade é que não é nenhum escandalo. ;)
Primeiros kms em buracos em Lx.
Aqui um fortíssimo aplauso para a OPEL! A verdade é que uma carrinha de rent-a-car com a quilometragem já referida apresentava ZERO ruídos! Nem a pôrra da gigantesca chapeleira fazia estrilho... IMPRESSIONANTE! [^]
Em estrada não pude levar o motor aos limites... Infelizmente a semana passada fui emboscado e o auto fala em 180kmh... Portanto, tive qe me controlar até porque o percurso foi mesmo e nunca se sabe... [8] POrtanto, tive que fazer uma viagem mais tranquila e a média de velocidade foi de 140/150kmh.
No entanto, aproveitei todas as subidas da A1 e da A25 para pôr o CDTI a trabalhar à séria! (Já se sabe que os ABUTRES só atacam nas descidas...) e nessas subidas, algumas de inclinação bem significativa consegui atingir cifras superiores a 180kmh. Muito bom tendo em conta ser a versão de 120cvs, ser uma carrinha enorme com aerodinâmica previsivelmente fraca e com 3 adultos a bordo.
A 180kmh, se não me engano, ia por volta da 3000rpm (tenho ideia... não teimo... isto já foi na 5ª feira...), ou seja, a viagem se tivesse sido à vontade (ou à vontadinha) tinnha dado para ver uma velocidade de ponta bem mais interessante. :D
COmportamento dinâmico
Como já disse, não pude efectivaemnte experimentar o carro à vondade pelo que a única coisa que notei foi efectivaemnte um bom nivel de stabilidade em AE. Nos IP´s apercebi-me que tinha muito má borracha montada (quantidade não faltava... 21555R16) pois comecei a perceber que em muitas curvas rápidas os pneus começavam a chiar ligeiramente... Era tão ligeiramente que os restante ocupantes só se aperceberam quando lhes chamei á atenção...
Ou seja, resumindo, gostei das performances.
Apenas, nas retomas se notaram algumas dificuldades, nomeadamente nas subidas do IP3 onde alguns carritos e furgões me fizeram "a vida negra"! :D Ouve lá uma Vito e um C3 van... Estava ver o meu ego a sair traumatizado... :D
Conclusão:
Produto já um pouco ultrapassado em termos de design quer interior quer exterior. No entanto, confirmou a impressão de qualidade que tinha deste modelo.
Óptima proposta, tendo em conta a qualidade preço.
Parece-me tb uma boa aposta para que procura um carro deste segmento no mercado dos usados. ;)
Para mais tarde recordar:
[img] uploaded/vrumm/200610105445_Img030.jpg [/img]
Comentário