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Trocar A6 1.9 TDI 110 por BMW 325tds

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    Trocar A6 1.9 TDI 110 por BMW 325tds

    Boa malta , tudo bem ?
    Passa-se o seguinte, tirei a minha carta em fevereiro deste ano e na altura comprei um audi A6 1.9 tdi 110 cv de 1997 a um amigo do meu pai, a brincadeira não correu bem e os problemas começaram a aparecer com os abusos que lhe fui dando.
    Dei 3500€ na altura e desde aí já gastei 2500€ em reparações , a mais cara foi a troca de motor que incrivelmente partiu não se sabe ao certo como.
    Como se não bastasse agora o “bicho” está a precisar reparar/trocar:
    - Bomba injetora (reparar)
    - Discos e calços
    - Arranjar AC que morreu ( até a sofagagem)
    - Turbo ( carro às vezes não dispara logo, tanto sai às 1900rpm como as 3000) apartir do momento que dispara uma vez , dispara sempre dai para a frente.

    Apareceu me agora a hipótese de trocar por um BMW 325 td ( levou motor tds ) de 1994 com 220 e poucos mil comprovados pelo vendedor.
    Acham má ideia ? Vou-me enterrar ainda mais que o que já estou ? Porque sinceramente enterrar mais 1000€ no audi não me puxa vontade nenhuma e no BM sempre tinha um carro com outra alma.

    Aguardo as vossas respostas e críticas ao mau condutor apelidado de “destruidor de motor de guerra” pelo meu mecanico.
    Podem ser mauzinhos e o mais sinceros possíveis.

    #2
    Discos e pastilhas e' manutencao normal. Qualquer carro vai precisar disso. Tudo o resto (Turbo, AC, bomba injectora) sao tudo problemas da idade... Se achas que te vais livrar disso a comprar outro carro velho, vais enganado.

    Com 6000eur tinhas comprado um segmento B ou C a gasolina com manutencao mais facil, simples e barata. E na minha opiniao muito mais indicado para alguem que recentemente tirou a carta. Ja' viste um Honda Jazz a partir de 2008, ou mesmo o Civic ?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por f7ood Ver Post
      Discos e pastilhas e' manutencao normal. Qualquer carro vai precisar disso. Tudo o resto (Turbo, AC, bomba injectora) sao tudo problemas da idade... Se achas que te vais livrar disso a comprar outro carro velho, vais enganado.

      Com 6000eur tinhas comprado um segmento B ou C a gasolina com manutencao mais facil, simples e barata. E na minha opiniao muito mais indicado para alguem que recentemente tirou a carta. Ja' viste um Honda Jazz a partir de 2008, ou mesmo o Civic ?
      Na altura não tinha dinheiro disponível nessa quantia.
      Eu faço kms que acabam por não me compensar num carro a gasolina, desde fevereiro já fiz á volta de 18.000.
      Ponderei também foi o gpl, um atmosférico a gasolina. Tinha uma proposta por um Honda Accord 1.8i 136cv de 1997 a GPL, mas fiquei naquela porque não sei nada do carro.

      A situação complicada é que neste momento não tenho nada mais que o carro para trocar, não tenho mais reserva de dinheiro nem nada.

      Comentário


        #4
        Se o Turbo ora responde cedo ora responde tarde não me parece que seja do Turbo. Não sou entendido mas começava por verificar a MAF.

        Sobre o AC e a ventilação, se ambos não funcionam, não faças nada ao AC. Talvez seja a ventoinha avariada. Experimenta colocar na velocidade máxima, não vá ser o pack das resistências da ventilação.

        Quando um carro dá problemas pode parecer mais simples trocar para outro mas pode ser pior a emenda que o soneto, e um 325 mesmo a diesel vai sempre gastar bem mais que o A3 1.9 TDI.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por PutoMarques Ver Post
          Na altura não tinha dinheiro disponível nessa quantia.
          Eu faço kms que acabam por não me compensar num carro a gasolina, desde fevereiro já fiz á volta de 18.000.
          Ponderei também foi o gpl, um atmosférico a gasolina. Tinha uma proposta por um Honda Accord 1.8i 136cv de 1997 a GPL, mas fiquei naquela porque não sei nada do carro.

          A situação complicada é que neste momento não tenho nada mais que o carro para trocar, não tenho mais reserva de dinheiro nem nada.
          E do bmw sabes?

          Se fosse eu, ou arranjava o audi ou partia para algo mais modesto e recente.

          Senão é andar a repetir o erro...

          Cump.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por PutoMarques Ver Post
            Na altura não tinha dinheiro disponível nessa quantia.
            Eu faço kms que acabam por não me compensar num carro a gasolina, desde fevereiro já fiz á volta de 18.000.
            Ponderei também foi o gpl, um atmosférico a gasolina. Tinha uma proposta por um Honda Accord 1.8i 136cv de 1997 a GPL, mas fiquei naquela porque não sei nada do carro.

            A situação complicada é que neste momento não tenho nada mais que o carro para trocar, não tenho mais reserva de dinheiro nem nada.
            E nessa situação queres mesmo um BMW com 24 anos de idade e motos 6 em linha com toda a manutenção que isso implica?

            Não dá para ter sol na eira e chuva no nabal. Aconselho a comprares um diesel básico e económico, andares uns bons tempos com ele, poupares dinheiro e depois comprares uma coisa melhor.

            Comentário


              #7
              Agradeço as vossas respostas e tenho de vos dar razão, realmente pensar que a mudar para algo mais antigo e mais potente se vai tornar melhor para mim não tem muita lógica

              Que acham do clio 1.5 dci 65 cv? fizeram me uma proposta de dar o meu á troca
              o carro tem 215.000km
              acham mau ?

              Comentário


                #8
                É difícil dizer sem ter mais dados e fotos. E por via das duvidas talvez fosse melhor teres ajuda dum mecânico ou alguém entendido no momento da compra, ou levar a uma bosch car service. Acho que por cerca de 50 euros eles fazem uma observação a diversos pontos do carro. Não é uma garantia completa mas já é alguma segurança.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por PutoMarques Ver Post
                  Agradeço as vossas respostas e tenho de vos dar razão, realmente pensar que a mudar para algo mais antigo e mais potente se vai tornar melhor para mim não tem muita lógica

                  Que acham do clio 1.5 dci 65 cv? fizeram me uma proposta de dar o meu á troca
                  o carro tem 215.000km
                  acham mau ?
                  A vantagem de um carro mais básico é que mesmo que tenhas problemas como qualquer outro, é provável que sejam mais fác€is de resolver.

                  Comentário


                    #10
                    Vais para um motor com uma manutençao mais cara e mais dificil, e que por norma não é mais fiavel.

                    Já gastaste 2500€ e não tens um motor em condições? Um motor tão simples como um VP110, acho que precisas é de trocar de oficina.

                    Edit: O turbo puxar ou não puxar pode ser tão simples como um tubo de vacuo. Às vezes os diagramas de vacuo são complicados para algumas oficinas ...
                    Editado pela última vez por kpt; 25 September 2018, 14:25.

                    Comentário


                      #11
                      Estou mesmo inclinado para o clio , já há um cá por casa e quem anda nele não se queixa

                      Depois de 2500€ o motor ficou top , os periféricos é que nem por isso
                      a oficina era uma chulisse sinceramente

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                        Vais para um motor com uma manutençao mais cara e mais dificil, e que por norma não é mais fiavel.

                        Já gastaste 2500€ e não tens um motor em condições? Um motor tão simples como um VP110, acho que precisas é de trocar de oficina.

                        Edit: O turbo puxar ou não puxar pode ser tão simples como um tubo de vacuo. Às vezes os diagramas de vacuo são complicados para algumas oficinas ...
                        É um A6, os preços sobem de acordo com o segmento, ainda que o motor seja identico ao que estava no A3!!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por miraportuga Ver Post
                          É um A6, os preços sobem de acordo com o segmento, ainda que o motor seja identico ao que estava no A3!!
                          Ia jurar que tinha lido A3

                          Comentário


                            #14
                            Falando do Clio dci de 65 cv: passou um lá por casa e saiu com mais de 200.000. Foram trocados todos os injetores ainda durante a garantia (problema crónico na fase inicial e a culpa era a bomba com as suas célebres limalhas) e de resto nada a apontar. Apenas a performance do motor é curta.

                            Conheço o dono atual do carro e já passou os 300.000 sendo que continua para as curvas e está agora para levar o 1.º kit de embraiagem, mas é cuidado: revisões a tempo e horas, nada de abusos do motor ou repros...

                            Se comprares um terás que adaptar/moldar o teu modo de conduzir ou dás cabo dele... ou de qualquer outro motor!!!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                              Falando do Clio dci de 65 cv: passou um lá por casa e saiu com mais de 200.000. Foram trocados todos os injetores ainda durante a garantia (problema crónico na fase inicial e a culpa era a bomba com as suas célebres limalhas) e de resto nada a apontar. Apenas a performance do motor é curta.

                              Conheço o dono atual do carro e já passou os 300.000 sendo que continua para as curvas e está agora para levar o 1.º kit de embraiagem, mas é cuidado: revisões a tempo e horas, nada de abusos do motor ou repros...

                              Se comprares um terás que adaptar/moldar o teu modo de conduzir ou dás cabo dele... ou de qualquer outro motor!!!
                              Obrigado pelo feedback, sim tenho plena consciência que não tem nada haver com o carro que estou habituado, mas quando não há carteira para mais tem de ser..
                              Eu vou ver o carro no sábado e depois posto aqui alguma coisa.
                              Entretanto também me tinha aparecido uma passat 1.8T a GPL de 99, mas fiquei um bocado apreensivo porque me cheira a despesa também mais tarde ou mais cedo

                              Comentário


                                #16
                                Um pequeno update, parece que o meu menino vai ficar cá por casa, afinal os meus problemas não eram tão graves assim, o ac era a ventilação como falaram, troquei os discos e os calços e voltou a travar para a mundial.
                                Sensor de massa de ar trocado, carro dispara que é uma maravilha!
                                Obrigado pelas opiniões !

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por PutoMarques Ver Post
                                  Um pequeno update, parece que o meu menino vai ficar cá por casa, afinal os meus problemas não eram tão graves assim, o ac era a ventilação como falaram, troquei os discos e os calços e voltou a travar para a mundial.
                                  Sensor de massa de ar trocado, carro dispara que é uma maravilha!
                                  Obrigado pelas opiniões !

                                  Ainda bem que já está "operacional".

                                  Mas como tinha sido referido, isso mais não é do que itens de desgaste.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                    Ainda bem que já está "operacional".

                                    Mas como tinha sido referido, isso mais não é do que itens de desgaste.
                                    Acrescentando a isto, tens que pensar que isso nao e' um carro de 5000eur, mas sim um carro de 40000eur que era quanto custava quando era novo (ou mais?). Por isso e' natural que o material de desgaste tenha preços a condizer.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por f7ood Ver Post
                                      Acrescentando a isto, tens que pensar que isso nao e' um carro de 5000eur, mas sim um carro de 40000eur que era quanto custava quando era novo (ou mais?). Por isso e' natural que o material de desgaste tenha preços a condizer.


                                      Sim, claro que é assim é, sem sombra de dúvidas.

                                      Já por diversas vezes por cá referido, que veículos de segmento mais alto, ainda que possam ser mais baratos ao longo dos anos, é óbvio que a sua manutenção mantem-se condizente à respectiva viatura.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Maltinha, desculpem lá continuar a chatear, mas tirem me cá uma dúvida..
                                        Se eu mandar abrir a panela final e meter lá um tubo direto vou ouvir o barulho da descompressão sempre que largar o acelerador ?
                                        É que queria o barulho mas sem aparentemente nada da linha para na inspeção não pegarem de ponta

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por PutoMarques Ver Post
                                          Maltinha, desculpem lá continuar a chatear, mas tirem me cá uma dúvida..
                                          Se eu mandar abrir a panela final e meter lá um tubo direto vou ouvir o barulho da descompressão sempre que largar o acelerador ?
                                          É que queria o barulho mas sem aparentemente nada da linha para na inspeção não pegarem de ponta
                                          Pra quê? Para andar menos?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por PutoMarques Ver Post
                                            Maltinha, desculpem lá continuar a chatear, mas tirem me cá uma dúvida..
                                            Se eu mandar abrir a panela final e meter lá um tubo direto vou ouvir o barulho da descompressão sempre que largar o acelerador ?
                                            É que queria o barulho mas sem aparentemente nada da linha para na inspeção não pegarem de ponta
                                            Tens que ter tudo directo e a geometria do turbo bem limpinha. Alguns turbos ouve-se mais que outros.

                                            Tudo directo faz muito barulho, à primeira operação stop és logo apanhado.

                                            Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                                            Pra quê? Para andar menos?
                                            Fica a andar mais em baixas mas pior em altas.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                                              Fica a andar mais em baixas mas pior em altas.
                                              Já ouvi várias opiniões sobre isso, vários mecânicos, vários comentários na internet, parece não haver um consenso relativamente aos diesel alimentados.

                                              No meu caso, Vectra GTS 1.9 cdti, andei com a serpentina desfeita (ou seja, pseudo linha direta) durante uns anos, e as poucas baixas que tinha desapareceram por completo, muuuuuuiiito mais tempo a gerar boost. Não testei 'ponta' e não me parece que tenha havido alteração em altos regimes, e se houve foi para pior.

                                              Filtro de partículas igual, mal foi removido (temporariamente)lá foram as baixas todas...

                                              No meu tdi 110, tenho como comparação um carro semelhante que fez electrónica no mesmo sítio que eu, sendo que a diferença é o meu escape completo original contra a linha fumarenta e barulhenta dele, e o meu carro desenvolve claramente melhor. Não sei se será influência da linha.

                                              No caso da potência psicológica derivada do barulho, aquele ronco grave e o 'tsuu' dão prai 50cv a mais.

                                              No caso de preparações hardcore, acredito que o escape original, catalisadores e essas tretas acabem por ser restritivos.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                                                Já ouvi várias opiniões sobre isso, vários mecânicos, vários comentários na internet, parece não haver um consenso relativamente aos diesel alimentados.

                                                No meu caso, Vectra GTS 1.9 cdti, andei com a serpentina desfeita (ou seja, pseudo linha direta) durante uns anos, e as poucas baixas que tinha desapareceram por completo, muuuuuuiiito mais tempo a gerar boost. Não testei 'ponta' e não me parece que tenha havido alteração em altos regimes, e se houve foi para pior.

                                                Filtro de partículas igual, mal foi removido (temporariamente)lá foram as baixas todas...

                                                No meu tdi 110, tenho como comparação um carro semelhante que fez electrónica no mesmo sítio que eu, sendo que a diferença é o meu escape completo original contra a linha fumarenta e barulhenta dele, e o meu carro desenvolve claramente melhor. Não sei se será influência da linha.

                                                No caso da potência psicológica derivada do barulho, aquele ronco grave e o 'tsuu' dão prai 50cv a mais.

                                                No caso de preparações hardcore, acredito que o escape original, catalisadores e essas tretas acabem por ser restritivos.
                                                Por experiencia propria a diferenca que vejo, em carros não reprogramados é quando a ECU lê os gases e quando não lê.

                                                No caso dos 1.9 tdi não lê, daí o ganho, não há gestão electronica a gerir gasoleo mediante o que sai pelo escape, pura liberdade no escapamento.

                                                No meu 130 notou-se bem os ganhos, mas também tive mais dificuldade a controlar os picos de pressão.

                                                A turbina quente roda mais facilmente havendo menos backpressure, mais overboost, depois depende do que a ECU deixar. Podes ter um TDI que faz 1.55b de origem e pode picar a 2b e ele nem te corta gasoleo, só após uns bons segundos é que entra em safe-mode.

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                                                  Obrigado pelas respostas!
                                                  Eu não quero andar mais ou menos, 110 para mim está bem por agora. O que eu procuro é o som da descompressão que me deixa babado.
                                                  Eu não queria nada muito alto, apenas que quando desse mais um gás o carro solta-se o som mas aparentemente com linha stock .
                                                  Ja vi que carros sem panela final ou com um cano lá e com tudo o resto da linha a fazer esse barulho, por isso é que perguntei..

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