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Não puxa em baixas: Vw Bora 1.9TDI VP110

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    Não puxa em baixas: Vw Bora 1.9TDI VP110

    Boa noite. Hoje anulei a válvula EGR e desmiolei o catalizador do carro. Agora, o carro em baixas, puxa muito menos do que puxava antes. Antes às 1600/1800 disparava, agora só por volta das 2000/2300. E reparei também que numa terceira às 1500 meti pé, e ele não respondeu nada, só deitava fumo, muito mais pastelão. A dúvida é: é normal acontecer isto ou algo não está certo? Obrigado desde já e ficarei à espera dos vossos pontos de vista e ajudas.

    #2
    Originalmente Colocado por davidcosta97 Ver Post
    Boa noite. Hoje anulei a válvula EGR e desmiolei o catalizador do carro. Agora, o carro em baixas, puxa muito menos do que puxava antes. Antes às 1600/1800 disparava, agora só por volta das 2000/2300. E reparei também que numa terceira às 1500 meti pé, e ele não respondeu nada, só deitava fumo, muito mais pastelão. A dúvida é: é normal acontecer isto ou algo não está certo? Obrigado desde já e ficarei à espera dos vossos pontos de vista e ajudas.


    Quer me parecer, que será pela questão do catalizador... já não faz obstrução na linha de escape e como tal, não faz pressão.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por nto Ver Post
      Quer me parecer, que será pela questão do catalizador... já não faz obstrução na linha de escape e como tal, não faz pressão.
      Pois, eu pensei nisso e faz sentido. Então, à partida é normal? É que o carro está todo de origem, admissão normal, turbo VNT 15. E eu de início pensei que fosse fazer um melhor efeito..

      Comentário


        #4
        A supressão do catalizador só por si não seria motivo para grandes perdas.. Até porque a panela final mantém-se e essa sim é restritiva.

        Essas modificações sem acompanhar um bom ficheiro novo não terão nenhum efeito especial,eu até apontaria mais para um erro devido à EGR do que por causa do catalizador.

        Boa sorte na máquina

        Comentário


          #5
          Não terás que anular a EGR eletronicamente?

          Comentário


            #6
            gostava saber o outcome disto, vou subscrever.

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              #7
              Originalmente Colocado por JoseFrancisco61 Ver Post
              A supressão do catalizador só por si não seria motivo para grandes perdas.. Até porque a panela final mantém-se e essa sim é restritiva.

              Essas modificações sem acompanhar um bom ficheiro novo não terão nenhum efeito especial,eu até apontaria mais para um erro devido à EGR do que por causa do catalizador.

              Boa sorte na máquina
              Pois, o que me disseram logo foi que deveria fazer uma reprogramação para afinar os valores atuais para obter uma melhor resposta do motor. Será isso?
              Atenção que isto não vai ser carro para levar carga em cima!!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ricardoanjos23 Ver Post
                Não terás que anular a EGR eletronicamente?
                O mecânico disse que nestes motores, 1.9TDI VP110 AHF, não é necessário anular a EGR eletronicamente.

                Comentário


                  #9
                  Não era esse o sintoma típico das MAF (sensor de massa de ar) em mau estado?

                  Penso que era um mal comum nos 1.9tdi.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por joca149 Ver Post
                    Não era esse o sintoma típico das MAF (sensor de massa de ar) em mau estado?

                    Penso que era um mal comum nos 1.9tdi.
                    Não sei amigo, mas poderá ser essa uma das razões sim. Uma MAF em mau estado não causa excesso de fumo e andamento nenhum? Creio que sim.

                    Comentário


                      #11
                      Geometria presa?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por joca149 Ver Post
                        Não era esse o sintoma típico das MAF (sensor de massa de ar) em mau estado?

                        Penso que era um mal comum nos 1.9tdi.
                        A MAF causa perda de força , e por vezes faz o motor andar fraco e de um momento para o outro já responde, etc, mas fumo creio que não era sintoma.

                        Quanto ao user do tópico, então vais andar sem catalisador ? Isso vai-te passar na IPO ?

                        Comentário


                          #13
                          Deve ser mais pela EGR do que outra coisa. Agora isso precisava de uma afinação para tirares partido da alteração.

                          Comentário


                            #14
                            A luz de anomalia do motor está acesa?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por davidcosta97 Ver Post
                              Boa noite. Hoje anulei a válvula EGR e desmiolei o catalizador do carro. Agora, o carro em baixas, puxa muito menos do que puxava antes. Antes às 1600/1800 disparava, agora só por volta das 2000/2300. E reparei também que numa terceira às 1500 meti pé, e ele não respondeu nada, só deitava fumo, muito mais pastelão. A dúvida é: é normal acontecer isto ou algo não está certo? Obrigado desde já e ficarei à espera dos vossos pontos de vista e ajudas.
                              Porque, ao contrário do que todos os azeituneiros dizem, a única potência que ganhas ao desmiolar o catalisador num carro turbo diesel stock, é a potência psicológica derivada do barulho também ele azeiteiro.
                              Editado pela última vez por LuisPedro; 24 October 2018, 13:05.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                Deve ser mais pela EGR do que outra coisa. Agora isso precisava de uma afinação para tirares partido da alteração.
                                A anulação da EGR neste motor específico não tem influência relevante (a menos que algo tenha ficado mal feito), e é feita apenas mecanicamente.

                                Comentário


                                  #17
                                  Verificar se os tubos de vácuo que vão ao actuador no turbo ficaram todos ligados / sem fugas.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Entao o catalisador castra mais é nos gasolina?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Catalisadores diesel já com uns anos em cima, castram e de que maneira. Há uns castram tanto que o motor nem liga. Se o metem novos? Claro que não €€€€€€

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                        Catalisadores diesel já com uns anos em cima, castram e de que maneira. Há uns castram tanto que o motor nem liga. Se o metem novos? Claro que não €€€€€€
                                        Gostava de ver isso traduzido em números, infelizmente ninguém tem, até porque geralmente quando fazem decat fazem mais qualquer coisa.

                                        Outra coisa que nunca percebi é o porque de haver empresas a cobrar centenas ou até milhares de euros em linhas de escape completas quando, aparentemente, basta colocar um tubo directo, ou não colocar nada, para ter o melhor rendimento possível, hmmm...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Basta retirar o miolo para sentires o motor mais solto em baixas. A gasolina ou a gasóleo. Experiências em várias viaturas..

                                          +info:
                                          Não é o primeiro que sai com aquela camada negra que entope..

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                            Basta retirar o miolo para sentires o motor mais solto em baixas. A gasolina ou a gasóleo. Experiências em várias viaturas..

                                            +info:
                                            Não é o primeiro que sai com aquela camada negra que entope..


                                            Como já disse num outro tópico, o 1.9 cdti 150 stock cá de casa andava amorfo em baixas, do tipo não desenvolver nada e fazer um ronco alto. Diagnóstico - serpentina desfeita. Colocou-se uma nova, voilá, voltou a força em baixas RPM e acabou o som do bafo.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                                              Gostava de ver isso traduzido em números, infelizmente ninguém tem, até porque geralmente quando fazem decat fazem mais qualquer coisa.

                                              Outra coisa que nunca percebi é o porque de haver empresas a cobrar centenas ou até milhares de euros em linhas de escape completas quando, aparentemente, basta colocar um tubo directo, ou não colocar nada, para ter o melhor rendimento possível, hmmm...
                                              porque são linhas que podem ser homologadas? Porque passam na IPO? Porque respeitam emissões?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                A MAF causa perda de força , e por vezes faz o motor andar fraco e de um momento para o outro já responde, etc, mas fumo creio que não era sintoma.

                                                Quanto ao user do tópico, então vais andar sem catalisador ? Isso vai-te passar na IPO ?
                                                É isso mesmo que acontece. O mecânico diz que vai ver o estado da MAF e também acertar valores para tirar melhor proveito do carro. Só não o fez porque o prazo que lhe dei não deixou.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                  Deve ser mais pela EGR do que outra coisa. Agora isso precisava de uma afinação para tirares partido da alteração.
                                                  Já vai ser afinado no início do próximo mês, já foi falado com o mecânico.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                    A luz de anomalia do motor está acesa?
                                                    Não amigo

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                                                      Porque, ao contrário do que todos os azeituneiros dizem, a única potência que ganhas ao desmiolar o catalisador num carro turbo diesel stock, é a potência psicológica derivada do barulho também ele azeiteiro.
                                                      A alteração faz sim, tem é que ser acertado valores como me foi dito. E isto, repito, não vai ser carro para grandes potências e cargas. É apenas para aproveitar de maneira mais eficiente o material que O carro tem.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Já deram uma olhada na geometria do turbo?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por JonnyBoy Ver Post
                                                          Já deram uma olhada na geometria do turbo?
                                                          Vai ser revista também sim.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por seitlich Ver Post
                                                            Verificar se os tubos de vácuo que vão ao actuador no turbo ficaram todos ligados / sem fugas.
                                                            Eu ia por aqui, os tubos de vácuo controlam a geometria do turbo.
                                                            Como andaram a mexer na Egr e os tubos já devem estar ressequidos dos anos, pode ter ficado com uma fuga.

                                                            Isso é muito barato, mais vale trocar e despistar.

                                                            Comentário

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