Boas, há uns dias aconteceu-me de ter passado numa estrada que não conhecia, e essa estrada ter um fundo e ao passar nessa parte o carro afundou bastante e raspou por baixo no resguardo e as rodas de trás rasparam bastante por dentro, tendo partido numa zona o resguardo do motor.
Cheguei a casa dei uma olhadela e em principio só apanhou o resguardo, tirei-o e vi se tinha chegado a alguma zona do motor. Reparei num escorrimento castanho e alguns pingos pretos que vinha de trás da polie da cambota (coisa que já tinha reparado há alguns meses mas como era muito pouco, humidade só, deixei andar) entretanto deixei o trabalho a meio pois já era tarde.
Hoje, decidi pôr mãos à obra e tentar descobrir de onde vinha aquela fuga. Depois de ver vários vídeos de como mudar a distribuição do meu carro, para ter uma noção do que ia precisar de desmontar para conseguir perceber de onde vinha a fuga.
Então, comecei por desligar a bateria, desliguei uma ficha da rampa (common rail), tirei o tubo do filtro do gasóleo que vai para a bomba de alta pressão, um tubo que acho que é do retorno do combustível, e outro de retorno para o vaso de expansão, isto tudo para poder tirar a capa de proteção da parte de cima da distribuição. Depois tirei a correia de acessórios então para poder tirar a polie da cambota, depois então tirei segunda capa, como podem ver nas fotos está tudo preto, pensei que era óleo e estava a minha vida andar para trás, mas passei o dedo em várias zonas e reparei que não era gordoroso, e cheirava a ferrugem, então percebi que só podia ser anti congelante que deve ter queimado devido ao calor.
Tentei limpar o que pude com papel, e voltei a montar tudo, ao apertar os parafusos da polie, o motor rodou várias vezes à medida que ia apertando, devia ter travado para não rodar ao apertar ?
Montei a correia, liguei os tubos e fichas, verifiquei tudo, liguei a bateria vou dar o arranque o motor pegou, trabalhou 1 ou 2 seg e foi abaixo, achei estranho e voltei a dar arranque mas desta vez já não pegou, notei que abanava bastante.
Fui buscar o vagcom e fiz um scan, não deu erro nenhum.
Lembrei-me de fazer o teste da bomba de combustível, porque quando tirei o tubo que liga à bomba injetora, derramou gasóleo, pensei que pudesse ser ar, depois fiz à bomba auxiliar mas não funcionou, diz que por razões de segurança foi abortado, estranho porque quando fiz a mudança do filtro de combustível ao ano passado, o teste funcionou. Entretanto voltei a pôr a bomba a trabalhar durante uns 20 seg para ver se o problema é mesmo ar.
Dei arranque e nada, pesquisei e tinha gente a falar que podia ser do imobilizador, fui buscar a chave suplente e testei, da primeira quase que pegava, à segunda tentativa já não deu nada, o motor abana por todos os lados e não pega.
Não sei mais o que fazer, já pensei várias vezes na minha cabeça tudo o que fiz e só me ocorre o gasóleo que derramou do tubo e depois o ar que ficou dentro desse tubo ter entrado para a bomba, apesar de ter ligado a ignição duas vezes para injetar gasóleo antes de ter dado o primeiro arranque.
Só espero que não tenha estragado a bomba injetora.
Será por ter rodado o motor à mão? Mas não tem lógica o motor não pegar por causa disso, tem? Porque ao mudar a distribuição deve-se sempre rodar o motor à mão primeiro.
O motor em questão é um 1.6 tdi 105cv, tem neste momento 78mil km.
Estas foram as ligações que tirei.
Já agora este é o estado da correia, parece estar boa, não tem rachadelas nem nada.
Cheguei a casa dei uma olhadela e em principio só apanhou o resguardo, tirei-o e vi se tinha chegado a alguma zona do motor. Reparei num escorrimento castanho e alguns pingos pretos que vinha de trás da polie da cambota (coisa que já tinha reparado há alguns meses mas como era muito pouco, humidade só, deixei andar) entretanto deixei o trabalho a meio pois já era tarde.
Hoje, decidi pôr mãos à obra e tentar descobrir de onde vinha aquela fuga. Depois de ver vários vídeos de como mudar a distribuição do meu carro, para ter uma noção do que ia precisar de desmontar para conseguir perceber de onde vinha a fuga.
Então, comecei por desligar a bateria, desliguei uma ficha da rampa (common rail), tirei o tubo do filtro do gasóleo que vai para a bomba de alta pressão, um tubo que acho que é do retorno do combustível, e outro de retorno para o vaso de expansão, isto tudo para poder tirar a capa de proteção da parte de cima da distribuição. Depois tirei a correia de acessórios então para poder tirar a polie da cambota, depois então tirei segunda capa, como podem ver nas fotos está tudo preto, pensei que era óleo e estava a minha vida andar para trás, mas passei o dedo em várias zonas e reparei que não era gordoroso, e cheirava a ferrugem, então percebi que só podia ser anti congelante que deve ter queimado devido ao calor.
Tentei limpar o que pude com papel, e voltei a montar tudo, ao apertar os parafusos da polie, o motor rodou várias vezes à medida que ia apertando, devia ter travado para não rodar ao apertar ?
Montei a correia, liguei os tubos e fichas, verifiquei tudo, liguei a bateria vou dar o arranque o motor pegou, trabalhou 1 ou 2 seg e foi abaixo, achei estranho e voltei a dar arranque mas desta vez já não pegou, notei que abanava bastante.
Fui buscar o vagcom e fiz um scan, não deu erro nenhum.
Lembrei-me de fazer o teste da bomba de combustível, porque quando tirei o tubo que liga à bomba injetora, derramou gasóleo, pensei que pudesse ser ar, depois fiz à bomba auxiliar mas não funcionou, diz que por razões de segurança foi abortado, estranho porque quando fiz a mudança do filtro de combustível ao ano passado, o teste funcionou. Entretanto voltei a pôr a bomba a trabalhar durante uns 20 seg para ver se o problema é mesmo ar.
Dei arranque e nada, pesquisei e tinha gente a falar que podia ser do imobilizador, fui buscar a chave suplente e testei, da primeira quase que pegava, à segunda tentativa já não deu nada, o motor abana por todos os lados e não pega.
Não sei mais o que fazer, já pensei várias vezes na minha cabeça tudo o que fiz e só me ocorre o gasóleo que derramou do tubo e depois o ar que ficou dentro desse tubo ter entrado para a bomba, apesar de ter ligado a ignição duas vezes para injetar gasóleo antes de ter dado o primeiro arranque.
Só espero que não tenha estragado a bomba injetora.
Será por ter rodado o motor à mão? Mas não tem lógica o motor não pegar por causa disso, tem? Porque ao mudar a distribuição deve-se sempre rodar o motor à mão primeiro.
O motor em questão é um 1.6 tdi 105cv, tem neste momento 78mil km.
Estas foram as ligações que tirei.
Já agora este é o estado da correia, parece estar boa, não tem rachadelas nem nada.
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