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Qual a melhor arquitectura de motores?

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    Qual a melhor arquitectura de motores?

    Vamos debater um pouco de mecânica porque já há muito que não vejo um tópico assim![;(]
    Para vocês qual é a melhor arquitectura de motores?
    Justifiquem a vossa escolha.

    #2
    Não acredito que não haja ninguém que não tenha opinião...

    Comentário


      #3
      Sem dúvida o V, mais não seja por ser mais aerodinâmico que o U e o H, ou até mesmo a linha transversal.

      Já o Wankel e o Boxer, como são várias letras, já é mais difícil serem mais aerodinâmicos que o V.

      Comentário


        #4
        [xx(]

        Comentário


          #5
          Eu votei em V...;)
          penso ser uma arquitectura mais nobre, que normalmente é usada em carros de maior calibre[B)]...nas prática não creio que haja grande diferença entre este e um em linha de cilindrada e potência similar...mas isto já é ignorância minha;)
          Quanto aos Wankel, nos Mazda têm o defeito de consumirem bastante óleo e gasolina :D e não acrescentam nada em performance;)

          Comentário


            #6
            Penso que a mais equilibrada é em linha!

            Comentário


              #7
              Mas caros amigos, a arquitectura em V nasceu para reduzir ao tamanho dos motores..

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                Mas caros amigos, a arquitectura em V nasceu para reduzir ao tamanho dos motores..
                mas tornam-se mais leves?

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                  Mas caros amigos, a arquitectura em V nasceu para reduzir ao tamanho dos motores..
                  Pois...

                  Não estão a imaginar um Enzo com um 12 em linha, ou estão?

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por carrega-lhe

                    citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                    Mas caros amigos, a arquitectura em V nasceu para reduzir ao tamanho dos motores..
                    mas tornam-se mais leves?
                    De certo modo sim.
                    A árvore de manivelas não é tão grande por exemplo.

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por fapoc

                      citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                      Mas caros amigos, a arquitectura em V nasceu para reduzir ao tamanho dos motores..
                      Pois...

                      Não estão a imaginar um Enzo com um 12 em linha, ou estão?
                      Nem por isso..

                      Mas segundo já li, a arquitectura em V é boa em algumas situações.
                      Em quis delas?
                      E a arquitectura em linha?

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                        citação:Originalmente colocada por carrega-lhe

                        citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                        Mas caros amigos, a arquitectura em V nasceu para reduzir ao tamanho dos motores..
                        mas tornam-se mais leves?
                        De certo modo sim.
                        A árvore de manivelas não é tão grande por exemplo.
                        ;)

                        Comentário


                          #13
                          Comparem 6 em linha com V6... Qual preferem... eu prefiro em linha.

                          Os V existem porque é impossivel (ou quase) colocar um 8/10/12/... em linha num carro! Mas até aos 6... é possivel, e basta ver que até aos 6... os melhores motores são geralmente em linha.

                          Comentário


                            #14
                            Mas quias as razões mecânicas para os motores em linha serem melhores?

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                              citação:Originalmente colocada por fapoc

                              citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                              Mas caros amigos, a arquitectura em V nasceu para reduzir ao tamanho dos motores..
                              Pois...

                              Não estão a imaginar um Enzo com um 12 em linha, ou estão?
                              Nem por isso..

                              Mas segundo já li, a arquitectura em V é boa em algumas situações.
                              Em quis delas?
                              E a arquitectura em linha?
                              É boa numa coisa, baixa o centro de gravidade do motor, e quanto maior o ângulo de abertura mais baixo fica o cg. E poupa em comprimento no motor.

                              Comentário


                                #16
                                Falta por exemplo a W.

                                Melhor em que termos?

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por fapoc

                                  citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                                  citação:Originalmente colocada por fapoc

                                  citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                                  Mas caros amigos, a arquitectura em V nasceu para reduzir ao tamanho dos motores..
                                  Pois...

                                  Não estão a imaginar um Enzo com um 12 em linha, ou estão?
                                  Nem por isso..

                                  Mas segundo já li, a arquitectura em V é boa em algumas situações.
                                  Em quis delas?
                                  E a arquitectura em linha?
                                  É boa numa coisa, baixa o centro de gravidade do motor, e quanto maior o ângulo de abertura mais baixo fica o cg. E poupa em comprimento no motor.

                                  Já estamos a aprender.;)

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por Kick

                                    Falta por exemplo a W.

                                    Melhor em que termos?
                                    Eu não pus a W porque não achei nada de especial. No fundo, na maioria dos casos, são dois motores em V acoplados.;)

                                    Quanto à tua questão, o melhor seja no que for.;)

                                    Comentário


                                      #19
                                      Motores Boxer são fixes... o GSA tinha motores Boxer, e era um motor muito bom [:X] E a Porsche que o dia [8D]

                                      Motores em V , têm uma sonoridade espetacular

                                      Comentário


                                        #20
                                        Wankel pela simplicidade de conceito, pela suavidade de haver sempre um ciclo de potência (em particular se tiver 3 rotores)...

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                                          Mas quias as razões mecânicas para os motores em linha serem melhores?
                                          Já agora, vou-me corrigir. Prefiro. Nao implica que um seja mesmo melhor que outro... foi só a minha opinião.

                                          Mas certamente que é quase impossivel dizer qual o melhor. Talvez pelo rendimento, peso e tamanho se consiga dizer qual o melhor... mas é dificil determinar o melhor.

                                          Para mim, daria primazia ao rendimento, já que isso é o que interessa no final.
                                          O peso é algo que também interessa... o espaço e tamanho que ocupam são limitações, mas nao diria que os tornem piores. Claro... ter um motor e nao ter onde os por... para que serve um motor? ;) Mas ter um motor que nao cabe, mas tem mais 100cvs que outro nao o torna melhor? Talvez melhor, mas sem uso... era uma discussão interminavel! ;)

                                          Comentário


                                            #22
                                            O melhor é V12.

                                            Em linha é mt comprido, e afecta o centro de massa. Maior, é mais pesado tanto na balança, como no momento de carregar no acelerador. Menor, é menos potente tb. e a outra arquitectura perfeita é só 6 em linha...

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por Taveirada

                                              citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                                              Mas quias as razões mecânicas para os motores em linha serem melhores?
                                              Já agora, vou-me corrigir. Prefiro. Nao implica que um seja mesmo melhor que outro... foi só a minha opinião.

                                              Mas certamente que é quase impossivel dizer qual o melhor. Talvez pelo rendimento, peso e tamanho se consiga dizer qual o melhor... mas é dificil determinar o melhor.

                                              Para mim, daria primazia ao rendimento, já que isso é o que interessa no final.
                                              O peso é algo que também interessa... o espaço e tamanho que ocupam são limitações, mas nao diria que os tornem piores. Claro... ter um motor e nao ter onde os por... para que serve um motor? ;) Mas ter um motor que nao cabe, mas tem mais 100cvs que outro nao o torna melhor? Talvez melhor, mas sem uso... era uma discussão interminavel! ;)
                                              temos tempo! :D:D;)

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                                                citação:Originalmente colocada por Kick

                                                Falta por exemplo a W.

                                                Melhor em que termos?
                                                Eu não pus a W porque não achei nada de especial. No fundo, na maioria dos casos, são dois motores em V acoplados.;)

                                                Quanto à tua questão, o melhor seja no que for.;)
                                                bom sendo assim o H tambem sao dois boxers juntos. No entanto trabalham de maneira diferente se tivermos apenas um.

                                                Ha vantagens e desvantagens em todas as arquitecturas. Adoro o som dos I6 e V10

                                                O maior Inline utilizado num automóvel foi o I8

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  eu prefiro em v , nao sei pk....lol

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    De modo geral, em V

                                                    Falta aí motor em W (VAG) e L (Ducati)

                                                    Em U e H?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por carrega-lhe

                                                      Eu votei em V...;)
                                                      penso ser uma arquitectura mais nobre, que normalmente é usada em carros de maior calibre[B)]...nas prática não creio que haja grande diferença entre este e um em linha de cilindrada e potência similar...mas isto já é ignorância minha;)
                                                      Quanto aos Wankel, nos Mazda têm o defeito de consumirem bastante óleo e gasolina :D e não acrescentam nada em performance;)
                                                      Não acrescentam??? Sabes quanto te de cilindrada o Renesis(wankel do rx-8) 654ccx2=1308cc com 231cv aspirados...
                                                      O oléo não é defeito é feitio.

                                                      "As vantagens do motor Wankel sobre os motores a pistão convencional são muitas. Em primeiro lugar, não existem vibrações devido ao fato de que só há um movimento rotativo, e isso significa ainda menor desgaste e vida mais longa. O motor Wankel não tem nada de complicado: ao contrário, tem poucos componentes e é bem menor. Além disso ele gera mais potência e torque que um motor "convencional" de mesma cilindrada. Isso porque cada lado de seu rotor encontra-se em uma fase do ciclo, gerando mais explosões por volta do eixo virabrequim do que um motor a pistão.

                                                      A Mazda atualmente conta com uma nova geração de motores rotativos, chamados de Renesis pela marca, que apresentam um consumo muito semelhante a carros concorrentes. Devido ao seu princípio de funcionamento, em que não existem mudanças bruscas de componentes (alteração no sentido de movimento dos pistões), as vibrações produzidas pelo motor são bem menores, assim como o nível de ruído. Outro aspecto importante, fica por conta do torque, que é disponibilizado de forma mais homogênea e constante. Como se não bastasse, são muito mais compactos e leves, possibilitando cofres de motor também menores, centro de gravidade do carro mais baixo, frentes menores e com melhor aerodinâmica (carros com motor dianteiro)."

                                                      Aqui tem mais:
                                                      http://pt.wikipedia.org/wiki/Wankel

                                                      Edit:
                                                      já agora as desvantagens e uma curiosidade:

                                                      "Entre suas desvantagens incluem-se uma curva de potência não muito elástica e os problemas em manter uma vedação ideal entre os cantos do rotor e as paredes da câmara devido à dilação térmica(daí o gasto de oleo), o que causa algumas dificuldades devido ao rigor das especificações do projeto e às tolerâncias mínimas na produção. Além disso o motor Wankel aquece-se muito mais que o motor a pistões, devido às altas rotações, trabalhando sempre no "limite", por assim dizer.


                                                      A Mazda continuou a desenvolver e a melhorar o motor rotativo nos anos 80 e, em 1991, chegava a altura de perceber até onde esses progressos poderiam levar um modelo de competição. Com uma carroçaria leve em fibra de carbono e um motor com quatro rotores, o Mazda 787B venceu as 24 Horas de Le Mans, naquela que é considerada uma das maiores surpresas de sempre da emblemática corrida. Mesmo que não constituísse surpresa para os engenheiros do RX-7 ou para os seus proprietários em todo o mundo. Depois deste triunfo, o corpo de comissários de Le Mans baniu a utilização de motores rotativos da famosa prova de resistência – o que permitiu que a competição voltasse a ter vencedores incertos."

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por EgyptOverseer

                                                        Sem dúvida o V, mais não seja por ser mais aerodinâmico que o U e o H, ou até mesmo a linha transversal.

                                                        Já o Wankel e o Boxer, como são várias letras, já é mais difícil serem mais aerodinâmicos que o V.
                                                        [}][}][}]

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                                                          #29
                                                          Até 6 cilindros, considero que a arquitectura que priveligia o maior apuro dinámico é "em linha". Como por exemplo os motores BMW Six Line.


                                                          A partir daí, como já foi dito, os "V" são a melhor solução encontrada para um optimo apuro dinámico/mecánico, sendo que a distância entre eixos costuma aumentar exponencialmente de acordo com o motor em questão!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            para se estabelecer qual a melhor, é preciso antes de mais estabelecer o objectivo.

                                                            todas elas são excelentes! umas numas coisas, outras noutras...sem objectivos, não ha melhor nem pior[:P]

                                                            dou um exemplo com o qual estou bastante familiarizado:
                                                            o meu carro (2.8 V6 de 150cv) e 156GTA (3.2 V6 de 250cv), pesos diferenciados por menos de 100kg
                                                            até as 4500 o meu dá uma aviadela bem visivel no GTA, apesar do binario maximo tb ser inferior.

                                                            arquitectura igual, concepçoes bem diferentes, resultados bem diferentes.
                                                            isto é so um exemplo das diferenças brutais dentro de UM conceito! agora imaginem entre esses todos:D

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