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Andei enganado este tempo todo?

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    Andei enganado este tempo todo?

    Boas, tenho em minha posse um peugeot 206 de 2000, a gasolina, que acho que não tem turbo, por isso presumo que seja atmosférico.

    Um user aqui do fórum disse isto:

    Pois, tal como num gasolina é um erro usar somente entre as 1500 e 3000 RPM quando falamos de motores atmosféricos, era aí que eu queria chegar


    Isto assumindo que é verdade, é válido em termos de performance, ou em termos de consumo?


    Passo os dias a lamentar-me que o carro bebe demasiado, e sei que nem com os melhor estilo de condução ele vai deixar de beber muito, mas se calhar eu podia atenuar um pouquinho a coisa...


    Gosto de carros, gosto de conduzir, mas a verdade é que na escolinha ensinaram a não passar das 2500RPM, e o carro era a gasóleo.

    Tenho feito o mesmo na gasolina, estou errado?

    #2
    Um 206 a gasolina do ano 2000 pode ser o 1.1 (60cv), o 1.4(75cv) ou o 1.6(110cvs). Não sei se o 2.0 (136cvs) já havia nesse ano. Sim, nenhum deles tem turbo.
    Pela minha experiência, não estás enganado. Mas depende muito do motor do carro, do condutor e do tipo de percurso ou trânsito que apanhamos. Nada melhor que ires fazendo experiências.
    Para os consumos neste caso o melhor será rotação mais baixa e acelerações suaves. Atenção rotação mais baixa, sem que o carro se ande a engasgar todo. É importante também verificares a pressão dos pneus.
    No meu caso específico, guiar para consumos significa mudar as mudanças às 2 mil rpm também num carro a gasolina e atmosférico.
    Performance neste tipo de motores, estão lá mas nas rotações mais altas.

    Já agora o que é para ti gastar muito? É que se já tentaste de tudo secalhar tens aí algum problema mecânico que pode influenciar esses consumos altos.

    Comentário


      #3
      O que são esses consumos altos?

      Quais percursos?

      Qual motor?

      Essa rotação pode ser a ideal como não ser.
      Depende se não passas dessa rotação mas vais com o pé no fundo do acelerador, por exemplo.
      Existem muitas variáveis.

      Comentário


        #4
        Sendo o teu a gasolina, é atmosférico, pois 206 Turbo só nos motores diesel.
        Em relação a faixa de rotações diria que, o regime utilizado no dia a dia está correto.
        Pois não se está a exigir muito do motor e os consumos mantém-se estabilizados.
        No entanto, também é recomendável, por vezes, levar o motor a uma rotação um pouco mais alta. Tira algum carvão / sujidade que se vai acumulando no seu interior e deixa o motor mais "solto".
        Um motor mais limpo e solto, tem melhor performance e menor consumo.

        Comentário


          #5
          Conduzi um 2000 206 1.1 por uns tempos e fazia 7l em cidade/ICs.

          10 litros parece exagerado ou algo não está bem com o carro.


          Média de 7-8l https://www.spritmonitor.de/en/overv...=1&powerunit=2

          Comentário


            #6
            Não é um motor muito económico, mas sim, até ali entre os 7-8 l/100 km em percurso misto é perfeitamente normal. Claro que se for quase só pára-arranca e com motor frio, este número sobe um pouco.

            Comentário


              #7
              Tenho um 1.0 atmosférico e evito andar abaixo das 2500 rpms. O meu normal é puxar até às 3500 - 4000 e estabilizar um pouco acima das 2500. Faço médias globais de 5.5 litros aos 100.
              Um carro a gasolina atmksferico de baixa cilindrada comporta-se de forma bem diferente de um turbo diesel.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Cerberus Ver Post
                Boas, tenho em minha posse um peugeot 206 de 2000, a gasolina, que acho que não tem turbo, por isso presumo que seja atmosférico.

                Um user aqui do fórum disse isto:

                Pois, tal como num gasolina é um erro usar somente entre as 1500 e 3000 RPM quando falamos de motores atmosféricos, era aí que eu queria chegar


                Isto assumindo que é verdade, é válido em termos de performance, ou em termos de consumo?


                Passo os dias a lamentar-me que o carro bebe demasiado, e sei que nem com os melhor estilo de condução ele vai deixar de beber muito, mas se calhar eu podia atenuar um pouquinho a coisa...


                Gosto de carros, gosto de conduzir, mas a verdade é que na escolinha ensinaram a não passar das 2500RPM, e o carro era a gasóleo.

                Tenho feito o mesmo na gasolina, estou errado?
                Descobre a que rotação se encontra o regime máximo de binário e troca de velocidade nesse valor. É a forma correcta de usares um motor e uma caixa. O resto são palermices de escolas de condução.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por amalgamut Ver Post
                  Descobre a que rotação se encontra o regime máximo de binário e troca de velocidade nesse valor. É a forma correcta de usares um motor e uma caixa. O resto são palermices de escolas de condução.
                  Nem sempre isso é verdade, temos de ver que motores estamos a falar.

                  O 206 1.1 tem 91 Nm de binário máximo às 2600 rpm.
                  O 206 1.4 tem 111 Nm de binário máximo às 3400 rpm.

                  Nunca convivi com os dois (só com o 1.1 mas no 106), mas não acredito que o 1.4 a trocar mudanças às 3400 rpm seja o regime de maior economia, que é o assunto que estamos a falar.

                  Comentário


                    #10
                    Exacto. Isto aqui não há verdades absolutas e depende muito do tipo de utilização, geografia, orografia, etc. Eu, por exemplo, uso o 206 1.1 cá de casa sobretudo para ir para e voltar do trabalho. Percurso: sempre recto, sem subidas nem descidas, 1 ou 2 pessoas no máximo, sem carga, meio urbano...

                    Conclusão: trocas de mudança às 2500 rpm são mais que suficientes sem me tornar obstáculo para ninguém.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                      Tenho um 1.0 atmosférico e evito andar abaixo das 2500 rpms. O meu normal é puxar até às 3500 - 4000 e estabilizar um pouco acima das 2500. Faço médias globais de 5.5 litros aos 100.
                      Um carro a gasolina atmksferico de baixa cilindrada comporta-se de forma bem diferente de um turbo diesel.
                      Aconselho a fazeres as contas do consumo novamente, nenhum carro faz esses consumos se fizer essa utilização nada económica.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Cerberus Ver Post
                        Boas, tenho em minha posse um peugeot 206 de 2000, a gasolina, que acho que não tem turbo, por isso presumo que seja atmosférico.

                        Um user aqui do fórum disse isto:

                        Pois, tal como num gasolina é um erro usar somente entre as 1500 e 3000 RPM quando falamos de motores atmosféricos, era aí que eu queria chegar


                        Isto assumindo que é verdade, é válido em termos de performance, ou em termos de consumo?


                        Passo os dias a lamentar-me que o carro bebe demasiado, e sei que nem com os melhor estilo de condução ele vai deixar de beber muito, mas se calhar eu podia atenuar um pouquinho a coisa...


                        Gosto de carros, gosto de conduzir, mas a verdade é que na escolinha ensinaram a não passar das 2500RPM, e o carro era a gasóleo.

                        Tenho feito o mesmo na gasolina, estou errado?
                        Possivelmente sim porque um diesel não se conduz como um carro a gasolina, mas depende se estamos a subir, descer, plano e etc. Essas informações que está a dar são escassas.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por TheUndertaker Ver Post
                          Nem sempre isso é verdade, temos de ver que motores estamos a falar.

                          O 206 1.1 tem 91 Nm de binário máximo às 2600 rpm.
                          O 206 1.4 tem 111 Nm de binário máximo às 3400 rpm.

                          Nunca convivi com os dois (só com o 1.1 mas no 106), mas não acredito que o 1.4 a trocar mudanças às 3400 rpm seja o regime de maior economia, que é o assunto que estamos a falar.
                          Se não é às 3400 é às 3200rpm. Nunca às 2500rpm. Se não usas correctamente a caixa, como é que ganhas o momento necessário para não teres de puxar constantemente pelo motor?
                          Não entendo.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por amalgamut Ver Post
                            Se não é às 3400 é às 3200rpm. Nunca às 2500rpm. Se não usas correctamente a caixa, como é que ganhas o momento necessário para não teres de puxar constantemente pelo motor?
                            Não entendo.
                            Não entendes o facto de que nem sempre é preciso verdadeiramente "puxar" por ele? Em situações de pouco esforço e em que nunca precisas de velocidades altas, o carro quase ganha velocidade "por si mesmo".

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                              Não entendes o facto de que nem sempre é preciso verdadeiramente "puxar" por ele? Em situações de pouco esforço e em que nunca precisas de velocidades altas, o carro quase ganha velocidade "por si mesmo".
                              Claro que nem sempre é preciso, mas essas são as excepções. Se numa utilização normal não usas o que o que de melhor o motor tem para dar, não poupas combustível nenhum. Muito pelo contrário.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por amalgamut Ver Post
                                Se não é às 3400 é às 3200rpm. Nunca às 2500rpm. Se não usas correctamente a caixa, como é que ganhas o momento necessário para não teres de puxar constantemente pelo motor?
                                Não entendo.
                                Queres ver que um 1100/1200cc a gasolina, se não trocares de mudança abaixo 3 mil e tal não anda e consome 10L? Acima das 3 mil é que consome pouco? Ou seja, por esta ordem de ideias, carros a gasolina atmosféricos é para trocar mudanças no binário máximo para termos melhores consumos é isso? Estou sempre a aprender.

                                Comentário


                                  #17
                                  Antes de mais: as rotações do motor são para usar!!! Se não o conta-rotações acabava nas 2500... importante é não andar no vermelho.

                                  Posto isto... tudo depende, não se consegue fazer uma avaliação aqui pelo fórum. No entanto é preciso notar que quando se baixa demasiado a rotação para a mudança em causa... o carro gasta mesmo muito. Isto acontece em todos os carros, diesel ou gasolina.

                                  Alguns de vós lembrar-se-ão dos carros que engasgavam quando iam a uma velocidade demasiado baixa para a mudança em causa, até mandavam uns esticões valentes. A forma como as marcas afinaram isto em termos de electrónica é simplesmente injectar combustível.

                                  Claro que a condução é simplificada: ah e tal, carro suave, conduz-se como uma luva. Pois mas o mapeamento da injecção está lá por trás a lidar com estas azelhices nossas... à custa de combustível.

                                  Não é assim tão raro ir-se em 6a a gastar mais que na mesma velocidade em 5a, simplesmente porque já estamos ali em esforço e já está a injectar combustivel para compensar... Diesel ou gasolina.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Vocsa: tudo muito "lindo" e tudo muito bem, mas quem tem sensibilidade e experiência sabe bem notar quando e se o carro se sente "à vontade" no regime em que vai e para aquilo que lhe pedimos em cada momento. Se eu quero fazer uma ultrapassagem que requeira ser um pouco mais expedito, quase de certeza que vou precisar de um pouco mais de rotação (ou mantendo e puxando pela mudança que está ou fazendo uma redução), mas se for apenas para rolar e manter velocidade, sem pressas, não há qualquer necessidade de estar a puxar mais do que uma certa rotação moderada.

                                    É como um instrumento musical e a sua amplitude: nem sempre precisas de usar os extremos, podes usar ou não consoante aquilo que queres fazer.

                                    Agora, muita gente não tem essa sensibilidade e não sabe bem o que está a fazer, mas isso já é outra história.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Exactamente, é uma questão de sensibilidade!

                                      Mas o que eu queria mesmo ilustrar é que andar a olhar para o Conta-Rotações pode não ser lá muito proveitoso... não é algo matemático.

                                      De qualquer forma o que eu escrevi aplica-se bem quando algumas pessoas tentam subir algumas inclinações com o carro a pastelar em mudanças altas. Isso gasta bastante, apesar do que costuma pensar quem o faz.

                                      Comentário


                                        #20
                                        pelo que alguns dizem neste tópico, é preciso andar em regimes altos de binário para gastar pouco. ok, (des)aprendi mais alguma coisa hoje.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Deve ser giro nos Honda Civic, que geralmente têm o binário máximo perto do regime de rotação máxima!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Hoje vinha com o meu turbodiesel na A2 às 4k rotações, e que bem que ele respirava, pena que eu tenha de sair no Fogueteiro.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                              Não é um motor muito económico, mas sim, até ali entre os 7-8 l/100 km em percurso misto é perfeitamente normal. Claro que se for quase só pára-arranca e com motor frio, este número sobe um pouco.
                                              O 206 também não será coisa mais indicada, para andar a "dar giz". E que quando a traseira foge é dificil, voltá-lo a colocá-lo na linha.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por TheUndertaker Ver Post
                                                Queres ver que um 1100/1200cc a gasolina, se não trocares de mudança abaixo 3 mil e tal não anda e consome 10L? Acima das 3 mil é que consome pouco? Ou seja, por esta ordem de ideias, carros a gasolina atmosféricos é para trocar mudanças no binário máximo para termos melhores consumos é isso? Estou sempre a aprender.
                                                O que está no post é claro. 'se não usas correctamente a caixa, como é que ganhas momento para não estar constantemente a puxar pelo motor?'. Se tens a velocidade e o momento necessário, já não vais puxar pelo motor até esses regimes porque já não precisas. Mas porque, na teoria, o fizeste antes, de forma adequada.
                                                Para bom entendedor meia palavra basta. Pelo menos devia.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por marelo Ver Post
                                                  Aconselho a fazeres as contas do consumo novamente, nenhum carro faz esses consumos se fizer essa utilização nada económica.
                                                  Eu não preciso de fazer contas.

                                                  Eu encho sempre o depósito quando acende a luz de reserva ou está mesmo para acender. O carro nestas situações leva 31 a 32 litros. Faço sempre entre 550 a 600 kms com 1 depósito. Ainda este último fiz 570 kms.
                                                  Evito mesmo andar abaixo das 2500.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                    Deve ser giro nos Honda Civic, que geralmente têm o binário máximo perto do regime de rotação máxima!
                                                    Mas muitas vezes já têm 90% desse valor muito mais cedo.
                                                    Dentro desse intervalo é pacífico.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                      Vocsa: tudo muito "lindo" e tudo muito bem, mas quem tem sensibilidade e experiência sabe bem notar quando e se o carro se sente "à vontade" no regime em que vai e para aquilo que lhe pedimos em cada momento. Se eu quero fazer uma ultrapassagem que requeira ser um pouco mais expedito, quase de certeza que vou precisar de um pouco mais de rotação (ou mantendo e puxando pela mudança que está ou fazendo uma redução), mas se for apenas para rolar e manter velocidade, sem pressas, não há qualquer necessidade de estar a puxar mais do que uma certa rotação moderada.

                                                      É como um instrumento musical e a sua amplitude: nem sempre precisas de usar os extremos, podes usar ou não consoante aquilo que queres fazer.

                                                      Agora, muita gente não tem essa sensibilidade e não sabe bem o que está a fazer, mas isso já é outra história.
                                                      A avaliar pelo primeiro post o user não tem essa sensibilidade.

                                                      Andar suavemente é o que normalmente leva a melhores consumos, mas é saudável ir utilizando as rpms todas. Numa subida inclinada em cidade ir às 3.500/4.000/4.500 pode ser necessário.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por amalgamut Ver Post
                                                        Descobre a que rotação se encontra o regime máximo de binário e troca de velocidade nesse valor. É a forma correcta de usares um motor e uma caixa. O resto são palermices de escolas de condução.
                                                        Parece que não só as escolas de condução dizem palermices.

                                                        O binário máximo é apenas o regime onde o motor tem mais força, não é o regime mais económico.


                                                        Exemplo de um motor honda gasolina atmosférico




                                                        Binário máximo: 4500rpm

                                                        Melhor consumo de combustível, entre as 1800 e as 2200 rpm.

                                                        Típico dos motores a gasolina sem turbo, o binário máximo está muito para lá do ponto de operação mais eficiente.

                                                        Já nos turbo diesel



                                                        O binário máximo está geralmente antes do ponto de melhor eficiência.



                                                        Regra aplicável a todos os motores: Quanto maior rotação mais combustível, logo se queres poupar tens de usar a menor rotação possivel para a velocidade que queres.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                                          Parece que não só as escolas de condução dizem palermices.

                                                          O binário máximo é apenas o regime onde o motor tem mais força, não é o regime mais económico.


                                                          Exemplo de um motor honda gasolina atmosférico




                                                          Binário máximo: 4500rpm

                                                          Melhor consumo de combustível, entre as 1800 e as 2200 rpm.

                                                          Típico dos motores a gasolina sem turbo, o binário máximo está muito para lá do ponto de operação mais eficiente.

                                                          Já nos turbo diesel



                                                          O binário máximo está geralmente antes do ponto de melhor eficiência.



                                                          Regra aplicável a todos os motores: Quanto maior rotação mais combustível, logo se queres poupar tens de usar a menor rotação possivel para a velocidade que queres.
                                                          Se tens problemas de interpretação escrita procura ajuda médica.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            O user que disse essa frase fui eu, no tópico do 320d " vs " 528i .
                                                            E se na escola ensinaram-te a não passar das 2500 RPM, isso é discutivel mesmo que a diesel. E depende sempre do motor, carga, situação, etc.

                                                            Certo é que num motor a gasolina, as RPM nem sempre significam um aumento tão gigante em consumos.

                                                            Comentário

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