[ACTUALIZADO COM SOLUÇÃO]
Boa noite,
Decidi criar este topico porque nao só o problema parece ser desafiante, bem como parece não existir nada de similar no sentido em que já foram vistas tantas soluções e nada parece adiantar. Diria eu que isto começa a ser caso de estudo.......
Depois de ter consultado vários mecânicos, ter lido tanto em foruns portugueses e estrangeiros sobre problemas de arranque a frio nesta carrinha, parece ser impossivel dar com o "Galho".
Ela conta actualmente com 300 000kms é de 2005
O motor dela é um PSA 2.0 HDI
A carrinha responde super bem, força...até tem demasiada...subidas para ela é igual ao litro...mesmo com o AC ligado. Fumo...nem ve-lo (pois também detesto carros fumarento)
O que foi já visto:
- Velas todas novas ngk e corrente e voltagem verificada. 100% de certeza que estao as quatro a funcionar.
-Modulo relé das velas trocado
- EGR limpa : Desde o turbo até a admissao.
-Filtros todos novos.
- Valvula anti retorno colocada pouco antes da bomba de alta pressao.
-Borbuleta da admissao limpa bem como o maximo possivel das zonas acima ( Admissao nao foi aberta,só mesmo umas vassouradas à entrada)
- Motor de arranque limpo luberificado e com escovas novas...(ele ainda é o original contudo...)
-Bateria bosch a 110%
- Injectores tirados fora e limpos só por fora dos bicos...
-O solenoide do regulador de pressao está a funcionar
Retorno de combustivel? BOlhas de ar? Custa-me a acreditar. Porque? Dou a chave custa a pegar...depois de pegar e subir as 1000rpm desligo quase imediatamente....(presume-se que o sistema está agora pressurizado, certo? mas mesmo assim o bloco mal teve tempo de ganhar temperatura) aguardo uns 5 minutos e ele volta a custar outra vez a pegar.
MAS!
Se ligar o carro e deixar estar uns 15 segundos a trabalhar. Ele já nao vai custar a pegar durante o resto dia...
Quero eu com isto dizer que...isto está mais relacionado com a temperatura (oleo frio...bloco menos "folgado"?? Porcarias de um motor com 300 mil que colam durante o arrefecimento???) do que propriamente com o tempo em si que passa (retornos ..entradas de ar etc...)
Sintomas custa a pegar a frio, algum fumo branco inicial(é o unico que faz durante o dia)...
Este post é uma ultima tentativa antes de começar a gastar os euros a sério e as cegas...pois já todos sabemos que estas coisas nunca há garantias...e portanto temos de tentar pelas coisas mais pequenas...
A partir daqui os proximos passos só podem ser:
- Motor de arranque completamente novo (talvez apesar de limpo pode ja nao ter a força original)
- Injectores...(apesar de me parecerem bons podera lhes dar alguns xeliques durante a manha)
- Falta de compressao? nos segmentos? Valvulas? (se bem que como disse ..a carrinha nao tem falhas...ou pelos menos nao que eu note...)
- Admissao toda porca e entupida...esta está mais ou menos relacionada com a anterior...a egr teve uma altura que esteve toda entupida mas foi toda limpa e com ela a borbuleta e a entrada da admissao. Mas nunca a admissao até as valvulas... Também usei um produto da liquimoly para limpar a admissao...fumo saiu...melhorou realmente no respirar...mas ficou na mesma na partida de manha...
-Bomba de alta pressao (aqui ja duvido muito)
https://www.youtube.com/watch?v=kdgmEahg580
Agradeço desde já todas as ajudas e dicas que me possam ajudar a dar com o "galho".
-----------------------------------------------
SOLUÇÃO:
Motor de arranque NOVO.
Agora sim pega de estalo...parece um motor a gasolina.
A explicação:
Tal como tinha dito o motor de arranque antigo tinha levado escovas novas e tinha sido limpo e revisto e os contactos da bobine polidos.
Roda rapido? Roda sim, mas nao rapido e com a força suficiente. Muito menos de manhã.
Sim melhorou andava ligeiramente mais rapido. Mas estes sistemas comon rail pressao de elevada pressao muito rapidamente. Pois como sabem o diesel só "arde" se for vaporizado e nao "mijado" E dai as falhas de ignição e fumo branco resultante do diesel mal comprimido/queimado na camara.
Assim sendo, só um motor totalmente novo ou recauchutado é que irá fazer o serviço, pois nao é só as escovas que sofrem, é todo o material desde propriedades da bobine, imans coçados, buchas que atrasam a rotação etc etc...
O video depois de arranjado, a frio de manha...
https://www.youtube.com/watch?v=-BQJMSdM1K4
Já sabia que isto sim era uma motorização fiável e agora estou ainda mais convicto e cuidado quando vos indicarem avarias completamente disparatadas como baixas compressões, injectores , bombas etc etc... vão incorrer em despesas avultadas e ficar sem o problema resolvido. Venham mais 300 Mil kms!
Boa noite,
Decidi criar este topico porque nao só o problema parece ser desafiante, bem como parece não existir nada de similar no sentido em que já foram vistas tantas soluções e nada parece adiantar. Diria eu que isto começa a ser caso de estudo.......
Depois de ter consultado vários mecânicos, ter lido tanto em foruns portugueses e estrangeiros sobre problemas de arranque a frio nesta carrinha, parece ser impossivel dar com o "Galho".
Ela conta actualmente com 300 000kms é de 2005
O motor dela é um PSA 2.0 HDI
A carrinha responde super bem, força...até tem demasiada...subidas para ela é igual ao litro...mesmo com o AC ligado. Fumo...nem ve-lo (pois também detesto carros fumarento)
O que foi já visto:
- Velas todas novas ngk e corrente e voltagem verificada. 100% de certeza que estao as quatro a funcionar.
-Modulo relé das velas trocado
- EGR limpa : Desde o turbo até a admissao.
-Filtros todos novos.
- Valvula anti retorno colocada pouco antes da bomba de alta pressao.
-Borbuleta da admissao limpa bem como o maximo possivel das zonas acima ( Admissao nao foi aberta,só mesmo umas vassouradas à entrada)
- Motor de arranque limpo luberificado e com escovas novas...(ele ainda é o original contudo...)
-Bateria bosch a 110%
- Injectores tirados fora e limpos só por fora dos bicos...
-O solenoide do regulador de pressao está a funcionar
Retorno de combustivel? BOlhas de ar? Custa-me a acreditar. Porque? Dou a chave custa a pegar...depois de pegar e subir as 1000rpm desligo quase imediatamente....(presume-se que o sistema está agora pressurizado, certo? mas mesmo assim o bloco mal teve tempo de ganhar temperatura) aguardo uns 5 minutos e ele volta a custar outra vez a pegar.
MAS!
Se ligar o carro e deixar estar uns 15 segundos a trabalhar. Ele já nao vai custar a pegar durante o resto dia...
Quero eu com isto dizer que...isto está mais relacionado com a temperatura (oleo frio...bloco menos "folgado"?? Porcarias de um motor com 300 mil que colam durante o arrefecimento???) do que propriamente com o tempo em si que passa (retornos ..entradas de ar etc...)
Sintomas custa a pegar a frio, algum fumo branco inicial(é o unico que faz durante o dia)...
Este post é uma ultima tentativa antes de começar a gastar os euros a sério e as cegas...pois já todos sabemos que estas coisas nunca há garantias...e portanto temos de tentar pelas coisas mais pequenas...
A partir daqui os proximos passos só podem ser:
- Motor de arranque completamente novo (talvez apesar de limpo pode ja nao ter a força original)
- Injectores...(apesar de me parecerem bons podera lhes dar alguns xeliques durante a manha)
- Falta de compressao? nos segmentos? Valvulas? (se bem que como disse ..a carrinha nao tem falhas...ou pelos menos nao que eu note...)
- Admissao toda porca e entupida...esta está mais ou menos relacionada com a anterior...a egr teve uma altura que esteve toda entupida mas foi toda limpa e com ela a borbuleta e a entrada da admissao. Mas nunca a admissao até as valvulas... Também usei um produto da liquimoly para limpar a admissao...fumo saiu...melhorou realmente no respirar...mas ficou na mesma na partida de manha...
-Bomba de alta pressao (aqui ja duvido muito)
https://www.youtube.com/watch?v=kdgmEahg580
Agradeço desde já todas as ajudas e dicas que me possam ajudar a dar com o "galho".
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SOLUÇÃO:
Motor de arranque NOVO.
Agora sim pega de estalo...parece um motor a gasolina.
A explicação:
Tal como tinha dito o motor de arranque antigo tinha levado escovas novas e tinha sido limpo e revisto e os contactos da bobine polidos.
Roda rapido? Roda sim, mas nao rapido e com a força suficiente. Muito menos de manhã.
Sim melhorou andava ligeiramente mais rapido. Mas estes sistemas comon rail pressao de elevada pressao muito rapidamente. Pois como sabem o diesel só "arde" se for vaporizado e nao "mijado" E dai as falhas de ignição e fumo branco resultante do diesel mal comprimido/queimado na camara.
Assim sendo, só um motor totalmente novo ou recauchutado é que irá fazer o serviço, pois nao é só as escovas que sofrem, é todo o material desde propriedades da bobine, imans coçados, buchas que atrasam a rotação etc etc...
O video depois de arranjado, a frio de manha...
https://www.youtube.com/watch?v=-BQJMSdM1K4
Já sabia que isto sim era uma motorização fiável e agora estou ainda mais convicto e cuidado quando vos indicarem avarias completamente disparatadas como baixas compressões, injectores , bombas etc etc... vão incorrer em despesas avultadas e ficar sem o problema resolvido. Venham mais 300 Mil kms!
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