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Vidros não homologados em comercial. Chumbo?

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    Vidros não homologados em comercial. Chumbo?

    Boa tarde pessoal, o meu comercial chumbou porque não tinha homologação nos vidros laterais traseiros (a seguir ao pilar b e antes do C) . Sendo um carro comercial, é obrigatória a homologação dos vidros? Eu achava que não.

    Enviado do meu BLA-L29 através do Tapatalk
    Editado pela última vez por kotic; 23 November 2018, 17:49.

    #2
    Tambem achava que nao mas segundo parece vale tudo desde que seja para sacar dinheiro ao povo. Ja andei com ideias de o fazer em meu comercial mas ja deixei isso de parte, é melhor pegar no dinheiro fazer espetada com bolo do caco com manteiga de alho e um bom vinho, e para digestivo um cafe e um bagaço isto sim que é vida

    Comentário


      #3
      Eu acho que não é, porque nem as películas temos de homologar, e a somar a isso, podes ter um comercial sem vidro (tudo em metal), com vidro tipo carro normal etc... Mas não encontro fundamentação legal para nenhuma das duas..

      Enviado do meu BLA-L29 através do Tapatalk
      Editado pela última vez por kotic; 23 November 2018, 17:50.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por kotic Ver Post
        Boa tarde pessoal, o meu comercial chumbou porque não tinha homologação nos vidros laterais traseiros (a seguir ao pilar b e antes do C) . Sendo um carro comercial, é obrigatória a ligação dos vidros? Eu achava que não.

        Enviado do meu BLA-L29 através do Tapatalk

        A ligação como?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por nto Ver Post
          A ligação como?
          Ele devia querer escrever "homolgação"

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
            Ele devia querer escrever "homolgação"


            Haaa... ok.

            Mas em todo o caso, de facto e a ter vidro, terão de ser os homologados...

            Comentário


              #7
              pois, a ideia que tenho é que ele está a falar na homologação do vidro e não de algum tipo de peliculas.
              visto que a lei diz:
              Afigura- se, igualmente, necessário isentar os vidros correspondentes à caixa de carga dos automóveis ligeiros de mercadorias
              será que eram peliculas e o carro não é considerado ligeiro de mercadorias

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por nto Ver Post
                A ligação como?
                Já editei, homologação. Este auto correct mata-me... [emoji17]

                Enviado do meu BLA-L29 através do Tapatalk

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                  pois, a ideia que tenho é que ele está a falar na homologação do vidro e não de algum tipo de peliculas.
                  visto que a lei diz:


                  será que eram peliculas e o carro não é considerado ligeiro de mercadorias
                  O carro é um comercial/ligeiro de mercadorias e por isso tenho dúvidas. A lei parece-me omissa nesta parte (zona de caixa de carga) nos comerciais, daí a minha dúvida.

                  Enviado do meu BLA-L29 através do Tapatalk

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por kotic Ver Post
                    O carro é um comercial/ligeiro de mercadorias e por isso tenho dúvidas. A lei parece-me omissa nesta parte (zona de caixa de carga) nos comerciais, daí a minha dúvida.

                    Enviado do meu BLA-L29 através do Tapatalk
                    mas qual é a viatura em questão???

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                      mas qual é a viatura em questão???
                      Exacto, se calhar ajudava, por exemplo em 92/94 saíram umas astras com uns vidros manhosos tipo vigias na lateral que eram cá montados posteriormente e se calhar não eram homolgados, pode ser um desses casos.

                      Comentário


                        #12
                        Toda a alteração ao veículo não vindo original de fábrica terá que ser homologado.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por jorgedasilva91 Ver Post
                          Toda a alteração ao veículo não vindo original de fábrica terá que ser homologado.
                          sim, mas no caso de comerciais existe excepções em relação aos ligeiros que não necessitam de qualquer homologação, isso está descriminado na lei...

                          agora o que não se saber aqui é que viatura é que o user tem...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                            sim, mas no caso de comerciais existe excepções em relação aos ligeiros que não necessitam de qualquer homologação, isso está descriminado na lei...

                            agora o que não se saber aqui é que viatura é que o user tem...
                            Exatamente. Obrigado pela correção.

                            Comentário


                              #15
                              Transcrevendo do site:

                              Afixação de Películas Coloridas

                              Estas disposições não se aplicam às películas plásticas afixadas nos vidros:
                              ...
                              -
                              correspondentes à caixa de carga dos automóveis ligeiros de mercadorias;
                              ....

                              Eventualmente podem ter pegado pelo tipo de pelicula...

                              http://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Port...1_02Agosto.pdf

                              A separação entre o local dos passageiros e a caixa de carga está correta/legal?

                              Comentário


                                #16
                                e estamos todos a levar a conversa para o lado da pelicula quando o op fala em vidro.
                                ele ainda não esclareceu se o chumbo se deveu efetivamente a vidros ou peliculas.
                                se for efetivamente peliculas só sabendo o veiculo pois se for por exemplo uma daquelas pick up king cab ou uma transit 6 lugares existe um vidro traseiro mas que não é parte da caixa de carga.

                                Comentário


                                  #17
                                  Boa noite, desculpem a demora.
                                  Tenho um Defender, categorizado como ligeiro de mercadorias. E chumbou na inspeção pelo facto dos vidros não terem homologação. O que se passa é que ele sempre passou assim, está modificações já está feita desde há pelo menos 3 inspeções. Esta seria a quarta.
                                  Atenção que eu admiro o trabalho dos inspectores, é uma profissão que se torna ingrata, porque eles estão lá para zelar. Em última instância pela nossa própria segurança.
                                  O que não invalida este ponto ter de ser esclarecido. Já li uma porrada de legislação e 95%das restrições aplicadas por lei são referentes a películas ou taxa de passagem de luz pelo vidro. E passando para a vertente de mercadorias, ainda se torna mais Grey zone...

                                  Enviado do meu BLA-L29 através do Tapatalk

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                                    #18
                                    Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post

                                    A separação entre o local dos passageiros e a caixa de carga está correta/legal?
                                    Sim.. Está com a rede metálica de origem. Que, a ser papista, também me causa espanto numa coisa: o acrílico é ilegal nas janelas entre o pilar b e o pilar c, mas não é ilegal como separação de passageiros e carga em carros como os ibizas comerciais? É que eu nunca reparei nesse acrílico ser homologado...

                                    Enviado do meu BLA-L29 através do Tapatalk

                                    Comentário


                                      #19
                                      então o problema nada tem a ver com peliculas, é mesmo referente aos vidros?!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Sim. Não tem nada a ver com películas. Atenção, que nos comerciais podes pôr as películas que quiseres, na zona de carga.


                                        Enviado do meu BLA-L29 através do Tapatalk

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                                          #21
                                          Apagar...
                                          Editado pela última vez por Atadinho; 23 November 2018, 22:57.

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por kotic Ver Post
                                            o acrílico é ilegal nas janelas entre o pilar b e o pilar c, mas não é ilegal como separação de passageiros e carga em carros como os ibizas comerciais? É que eu nunca reparei nesse acrílico ser homologado...
                                            Tenho a ideia que a partir de certo ano deixou de ser legal o acrílico como divisória de carga em comerciais...
                                            Pelo menos eu tive um comercial de 2004 já com rede, e até perto dessa altura havia carros a sair com acrílico, mas depois disso parece-me que todos vinham com rede.

                                            Comentário


                                              #23
                                              https://dre.pt/web/guest/pesquisa/-/...ails/maximized

                                              "4 - As janelas e o óculo traseiro devem apresentar a marca de homologação CE apropriada, especificada no referido Regulamento n.º 43 da Comissão Económica para a Europa das Nações Unidas."

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